Logo Passei Direto
Buscar
A análise eletromiográfica na execução do movimento é de grande importância para entendimento do músculo mais participativo da ação. Essa informação facilita a organização do treinamento e permite o cumprimento de seu objetivo.
Indique a alternativa correta sobre a análise eletromiográfica dos músculos bíceps femoral e semitendíneo.
I. No exercício de mesa flexora, o bíceps femoral e o semitendíneo estão mais ativos do que no agachamento na fase de contração concêntrica.
II. No exercício de Stiff, o bíceps femoral e o semitendíneo estão menos ativos do que no agachamento na fase de contração concêntrica.
III. A ação concêntrica dos músculos bíceps femoral e semitendíneo é equivalente nos exercícios de mesa flexora e Stiff.
IV. O uso do exercício de agachamento, segundo esse gráfico, é o melhor movimento para trabalhar o complexo isquiotibial.
I e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
II e IV estão corretas.
I e II estão corretas.
I e IV estão corretas.
User badge image
EstudandoBiomecanica

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. No exercício de mesa flexora, o bíceps femoral e o semitendíneo estão mais ativos do que no agachamento na fase de contração concêntrica. Isso é geralmente verdadeiro, pois a mesa flexora isola mais os músculos isquiotibiais em comparação ao agachamento. II. No exercício de Stiff, o bíceps femoral e o semitendíneo estão menos ativos do que no agachamento na fase de contração concêntrica. Isso é falso, pois o exercício Stiff é conhecido por ativar bastante os músculos isquiotibiais, possivelmente mais do que no agachamento. III. A ação concêntrica dos músculos bíceps femoral e semitendíneo é equivalente nos exercícios de mesa flexora e Stiff. Isso é falso, pois a ativação muscular varia entre os exercícios, e o Stiff geralmente ativa mais os isquiotibiais. IV. O uso do exercício de agachamento, segundo esse gráfico, é o melhor movimento para trabalhar o complexo isquiotibial. Isso pode ser considerado falso, pois a mesa flexora e o Stiff são mais específicos para trabalhar os isquiotibiais. Com base nas análises: - A afirmativa I está correta. - A afirmativa II está incorreta. - A afirmativa III está incorreta. - A afirmativa IV está incorreta. Portanto, a única alternativa correta é: I e IV estão corretas. No entanto, como essa opção não está disponível, a resposta correta é que apenas a afirmativa I é verdadeira. Se você precisar de uma alternativa que contenha a afirmativa I, a melhor escolha seria: "I e IV estão corretas", mas isso não é verdade. Assim, a resposta correta não está entre as opções fornecidas. Você deve revisar as opções ou a questão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O tecido muscular é o principal componente do corpo para produzir e controlar o movimento humano. Esse possui os componentes contráteis e elásticos para gerarem a força necessária para o movimento, além de sofrer influência de fatores que podem alterar a quantidade de força produzida pelo tecido.
Sobre as informações é possível afirmar que:
I. A quantidade de conexões entre actina e miosina é o que determina a quantidade de força gerada pelo componente contrátil do músculo. Ele é o principal elemento que produz força no movimento, quando há pausa entre a ação excêntrica e concêntrica dos músculos atuantes em um movimento dinâmico.
II. O ciclo alongamento-encurtamento garante a produção de força muscular potente. Para esse tipo de força ser produzida, o componente elástico acumula energia elástica na ação excêntrica do músculo e essa energia é restituída na ação concêntrica do músculo principal do movimento. A pausa entre essas ações musculares não interfere no uso do ciclo alongamento-encurtamento.
III. Os músculos, quando produzem movimentos, fazem em torno de um eixo articular e, nesse caso, ganham das forças resistentes que tentam impedir o movimento. Esse conceito é conhecido por torque, havendo sempre dois tipos de torques ao redor de cada articulação que participa do movimento: o potente, produzido pelo músculo, e o resistente, gerado pelas forças externas que tentam impedir o movimento.
IV. O posicionamento entre eixo articular, torque potente e torque resistente define tipos distintos de alavancas encontradas nos movimentos do corpo humano. A alavanca interpotente é a que facilita mais o movimento para o músculo, pois o braço de alavanca potente é maior do que o braço de alavanca resistente.
I e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
II e IV estão corretas.
I e IV estão corretas.
I, II e IV estão corretas.