Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Atente para a citação:

"Para Aquino os seres se apresentam em uma ordem hierárquica de perfeição no conjunto da criação, sendo os elementos compostos mais perfeitos que os elementos simples. Por exemplo, podemos citar as plantas que são mais perfeitas que os minerais, os animais que são mais perfeitos que as plantas, assim também os homens, que na hierarquia da criação, são mais elevados no grau de perfeição que os animais".

Considerando citação e os conteúdos do livro-base Deus como problema filosófico na Idade Média sobre o problema do mal em Tomás de Aquino, assinale a alternativa correta:
A) Para Tomás de Aquino é somente pela penitência do corpo que se pode chegar ao conhecimento de Deus.
B) Segundo Tomás de Aquino, Deus se revela somente para o ser material (corpo) dos homens.
C) Tomás de Aquino diz que o mal é necessário e uma revelação da perfeição das coisas.
D) Para Tomás de Aquino, o mal leva a um estado de aproximação com Deus, ao passo que afasta da existência.
E) Como não-ser, o mal é a imperfeição das coisas, e não pode ser substância delas mesmo, mas somente acidente
User badge image
CuriosidadesGerais

há 8 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas à luz do pensamento de Tomás de Aquino sobre o mal e a perfeição: A) Para Tomás de Aquino é somente pela penitência do corpo que se pode chegar ao conhecimento de Deus. - Esta afirmação não reflete a visão mais ampla de Aquino sobre o conhecimento de Deus, que envolve razão e fé. B) Segundo Tomás de Aquino, Deus se revela somente para o ser material (corpo) dos homens. - Essa afirmação é restritiva e não representa a totalidade do pensamento de Aquino sobre a revelação divina. C) Tomás de Aquino diz que o mal é necessário e uma revelação da perfeição das coisas. - Embora Aquino discorra sobre o mal, ele não o considera necessário, mas sim como uma privação do bem. D) Para Tomás de Aquino, o mal leva a um estado de aproximação com Deus, ao passo que afasta da existência. - Essa afirmação não é precisa, pois o mal é visto como uma privação e não como algo que aproxima o ser humano de Deus. E) Como não-ser, o mal é a imperfeição das coisas, e não pode ser substância delas mesmo, mas somente acidente. - Esta alternativa está correta, pois reflete a visão de Aquino de que o mal não é uma substância em si, mas uma privação do bem, ou seja, uma imperfeição. Portanto, a alternativa correta é: E) Como não-ser, o mal é a imperfeição das coisas, e não pode ser substância delas mesmo, mas somente acidente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o extrato de texto:

"Para Tomá s de Aquino, a alma humana é uma forma simples, não se compõe de matéria e forma, mas há nela composição de ato e potência. A alma humana seria o último grau numa hierarquia descendente dessas formas simples. [...] as almas humanas são substâncias espirituais inferiores e possuem o ser ligado ao corpo e, por meio deste, recebem o inteligível".

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Deus como problema filosófico na Idade Média sobre a compreensão da alma em Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
A) Tomás de Aquino é considerado um materialista, pois concebe os sentidos e o corpo como ponto máximo de intelecção humana e forma do homem conhecer Deus.
B) Em Tomás de Aquino, a oposição entre alma e corpo ocorre na oposição entre forma e matéria, onde a alma é a forma do corpo material da forma.
C) Toda criatura é imediatamente uma com sua essência, visto que Deus é perfeito, e sendo um ser perfeito toda sua obra será
D) Tomás de Aquino coloca Deus como o sumo ser, acima de todos; e, em sequência, por seu grau de aproximação ao ser divino, animais, as plantas e, na hierarquia mais baixa, os homens.

Através dos sentidos, o ser humano chega ao conhecimento de cada objeto material em sua forma singular, mas pelo intelecto imaterialidade.
E) A base do conhecimento encontra seu pontapé inicial no mundo sensível, contudo transcer dos sentidos, o ser humano chega ao conhecimento de cada objeto material em sua forma singular, mas pelo intelecto chega imaterialidade - ao independente

Mais conteúdos dessa disciplina