Logo Passei Direto
Buscar
Um sistema tampão é aquele capaz de manter o pH relativamente constante mesmo com a adição de certas quantidades de ácido ou base. Na espécie humana existem diversos tampões capazes de manter o pH em torno de 7,4, sendo os principais os tampões fosfato, as proteínas e o bicarbonato. Conhecendo a equação de Handerson-Hasselbach, indicada em seguida, é possível calcular o pH do meio a partir dos valores das concentrações do ácido e da sua base conjugada.
Sabe-se que o valor de Ka = 1,38 x 10-7. Considere uma solução tampão na qual a concentração de HPO42- é 0,005 mol.L-1 e a concentração de H2PO4- é 0,001mol.L-1. O valor do pH dessa solução é, aproximadamente, igual a:
7,56.
6,16.
6,86.
7,68.
7,02.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para calcular o pH da solução tampão usando a equação de Henderson-Hasselbalch, utilizamos a seguinte fórmula: \[ pH = pK_a + \log\left(\frac{[Base]}{[Ácido]}\right) \] Primeiro, precisamos calcular o \( pK_a \) a partir do \( K_a \): \[ pK_a = -\log(K_a) \] \[ pK_a = -\log(1,38 \times 10^{-7}) \approx 6,86 \] Agora, substituímos os valores das concentrações na equação: - [Base] = [HPO₄²⁻] = 0,005 mol/L - [Ácido] = [H₂PO₄⁻] = 0,001 mol/L Substituindo na equação: \[ pH = 6,86 + \log\left(\frac{0,005}{0,001}\right) \] \[ pH = 6,86 + \log(5) \] \[ pH = 6,86 + 0,699 \] \[ pH \approx 7,56 \] Portanto, o valor do pH dessa solução é aproximadamente 7,56.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um determinado paciente apresenta um quadro de deficiência pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), problema respiratório devido à inflamação e ao estreitamento dos brônquios, que, entre outros problemas, dificulta a expiração do gás CO2. A partir do conhecimento do equilíbrio químico existente no sangue devido à presença de dióxido de carbono e o ânion bicarbonato:
Assinale a alternativa correta:
O aumento da concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea desloca o equilíbrio químico para a direita, aumentando a concentração de íons H+ e, consequentemente, elevando a possibilidade de acidose sanguínea.
O aumento da concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea desloca o equilíbrio químico para a esquerda, diminuindo a concentração de íons H+ e, consequentemente, elevando a possibilidade de acidose sanguínea.
O aumento da concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea desloca o equilíbrio químico para a direita, aumentando a concentração de íons H+ e, consequentemente, elevando a possibilidade de acidose sanguínea.
O aumento da concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea desloca o equilíbrio químico para a direita, diminuindo a concentração de íons H+ e, consequentemente, diminuindo a possibilidade de acidose sanguínea.
O aumento da concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea desloca o equilíbrio químico para a esquerda, aumentando a concentração de íons H+ e, consequentemente, diminuindo a possibilidade de acidose sanguínea.

Mais conteúdos dessa disciplina