Logo Passei Direto
Buscar
A teoria ácido/base de Brönsted e Lowry, também chamada Teoria Protônica, aperfeiçoou a teoria de Arrhenius, mais antiga. Brönsted e Lowry deram um passo à frente definindo ácidos como espécies químicas capazes de doar íons H+ (prótons) e bases como espécies químicas capazes de receber íons H+, trazendo o conceito de pares ácido/base conjugados.
Assinale a alternativa que mostra somente pares ácido/base conjugados corretos:
H2PO4 - / HPO42- ; H2CO3 / HCO3-
HCl / Cl - ; HPO42- / PO33-
HCO3 -/ CO32- ; H3PO4 / H3PO3
H2PO4 - / HPO42- ; H2CO3 / HCO3-
H3O + /OH- ; H2O / OH-
HSO3 - /SO32- ; H2CO3 /CO32-
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para identificar pares ácido/base conjugados corretos, precisamos lembrar que um ácido se transforma em sua base conjugada ao doar um próton (H+), e uma base se transforma em seu ácido conjugado ao receber um próton. Vamos analisar as alternativas: 1. H2PO4⁻ / HPO4²⁻ ; H2CO3 / HCO3⁻ - Correto. H2PO4⁻ doa um H+ para formar HPO4²⁻, e H2CO3 doa um H+ para formar HCO3⁻. 2. HCl / Cl⁻ ; HPO4²⁻ / PO3³⁻ - Correto. HCl doa um H+ para formar Cl⁻, mas HPO4²⁻ não se transforma em PO3³⁻ diretamente, pois HPO4²⁻ se transforma em H2PO4⁻ ou PO4³⁻. 3. HCO3⁻ / CO3²⁻ ; H3PO4 / H3PO3 - Correto. HCO3⁻ doa um H+ para formar CO3²⁻, mas H3PO4 não se transforma em H3PO3 dessa forma. 4. H2PO4⁻ / HPO4²⁻ ; H2CO3 / HCO3⁻ - Correto. Esta é a mesma da primeira opção e está correta. 5. H3O⁺ / OH⁻ ; H2O / OH⁻ - H3O⁺ é um ácido, mas OH⁻ não é a base conjugada de H3O⁺. H2O pode atuar como ácido ou base, mas não forma um par ácido/base conjugado direto com OH⁻. 6. HSO3⁻ / SO3²⁻ ; H2CO3 / CO3²⁻ - HSO3⁻ doa um H+ para formar SO3²⁻, mas H2CO3 não se transforma diretamente em CO3²⁻ sem passar por HCO3⁻. A alternativa que mostra somente pares ácido/base conjugados corretos é a 1. H2PO4⁻ / HPO4²⁻ ; H2CO3 / HCO3⁻.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um determinado paciente apresenta um quadro de deficiência pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), problema respiratório devido à inflamação e ao estreitamento dos brônquios, que, entre outros problemas, dificulta a expiração do gás CO2. A partir do conhecimento do equilíbrio químico existente no sangue devido à presença de dióxido de carbono e o ânion bicarbonato:
Assinale a alternativa correta:
O aumento da concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea desloca o equilíbrio químico para a direita, aumentando a concentração de íons H+ e, consequentemente, elevando a possibilidade de acidose sanguínea.
O aumento da concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea desloca o equilíbrio químico para a esquerda, diminuindo a concentração de íons H+ e, consequentemente, elevando a possibilidade de acidose sanguínea.
O aumento da concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea desloca o equilíbrio químico para a direita, aumentando a concentração de íons H+ e, consequentemente, elevando a possibilidade de acidose sanguínea.
O aumento da concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea desloca o equilíbrio químico para a direita, diminuindo a concentração de íons H+ e, consequentemente, diminuindo a possibilidade de acidose sanguínea.
O aumento da concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea desloca o equilíbrio químico para a esquerda, aumentando a concentração de íons H+ e, consequentemente, diminuindo a possibilidade de acidose sanguínea.

Mais conteúdos dessa disciplina