Logo Passei Direto
Buscar
Marque com (V) as alternativas verdadeiras e com (F) as alternativas falsas. Em seguida assinale a sequencia correta.
( ) A primeira Constituição Brasileira foi outorga em 1824, e baliza uma das grandes marcas do “Período Imperial”, que tem início em 1822.
( ) A primeira Constituição Brasileira, em seu artigo 179, já instituía “instrução primaria e gratuita para todos os cidadãos”.
( ) A constituição de 1891 principia um olhar para educação como uma forma de se desenvolver o país e vislumbra a ampliação, ainda precária e limitada, a toda a massa populacional do país.
( ) A constituição de 1934, pela influencia do movimento dos Pioneiros da Educação, apresenta a educação como “um direito de todos”.
F, V, V, V.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, V, V.
X V, V, V, V.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das afirmações para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A primeira Constituição Brasileira foi outorgada em 1824, e baliza uma das grandes marcas do “Período Imperial”, que tem início em 1822. É verdadeira (V). A Constituição de 1824 realmente foi outorgada nesse ano e marca o início do período imperial no Brasil. ( ) A primeira Constituição Brasileira, em seu artigo 179, já instituía “instrução primária e gratuita para todos os cidadãos”. É falsa (F). O artigo 179 da Constituição de 1824 não previa a instrução primária e gratuita para todos os cidadãos, essa ideia foi mais desenvolvida em constituições posteriores. ( ) A constituição de 1891 principia um olhar para educação como uma forma de se desenvolver o país e vislumbra a ampliação, ainda precária e limitada, a toda a massa populacional do país. É verdadeira (V). A Constituição de 1891 realmente trouxe um enfoque na educação como um meio de desenvolvimento do país, embora a implementação fosse limitada. ( ) A constituição de 1934, pela influência do movimento dos Pioneiros da Educação, apresenta a educação como “um direito de todos”. É verdadeira (V). A Constituição de 1934 realmente reconheceu a educação como um direito de todos, influenciada por movimentos sociais da época. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. F 3. V 4. V A sequência correta é: V, F, V, V. Portanto, a alternativa correta é: V, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“...o modelo curricular da LDB 4024/1961 foi "aperfeiçoado" pela LDB 5692/1971, com mais uma divisão do currículo, agora em núcleo comum e parte diversificada, esta última para atender às peculiaridades locais e às diferenças individuais dos alunos. Pela primeira vez o aluno, como pessoa cujas necessidades devem ser levadas em conta, aparece no tratamento das questões curriculares. Foi um começo... O núcleo comum, a ser fixado pela União, deveria indicar os conteúdos obrigatórios; a parte diversificada seria da alçada dos CEEs.” (MELLO, 2014, p.4) Essa afirmação de Mello aponta os princípios de estruturação de uma base nacional comum. Sobre a BNCC é correto afirmar:
X A “Base Nacional Curricular Comum” prevê a criação de um currículo comum que guiará o ensino de todo o país, no entanto, essa parte comum fixa, deverá ser completada por uma parte diversificada que atenda características “regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela” (BRASIL, 1996).
O núcleo comum, fixado pela União, deveria indicar os conteúdos obrigatórios, e desse modo os mais importantes.
A complementação prevista pela BNCC, de acordo com os regionalismos não é algo importante.
A BNCC garantirá que todos os conteúdos explicitados sejam trabalhados de fato nas escolas e que a qualidade na educação, por si só, seja alcançada.
A LDB (Lei n. 9.394/1996), não prevê a criação da BNCC, uma vez que essa já havia sido determinada na LDB 5692/1971.

Mais conteúdos dessa disciplina