Logo Passei Direto
Buscar

A nova riqueza do século XXI. Gradativamente, o capital financeiro - que predominou na Era Industrial - está cedendo lugar para o capital intelectual como a base fundamental das operações empresariais. Em um mundo em que os tradicionais fatores de produção - natureza, capital e trabalho - já esgotaram e exauriram sua contribuição para os negócios, as empresas estão investindo pesadamente no capital intelectual para aumentar sua vantagem competitiva. Criatividade e inovação por meio de ideias. E ideias provêm do conhecimento. E o conhecimento está na cabeça das pessoas. O fato é que as empresas bem-sucedidas estão transformando-se em organizações educadoras e em organizações do conhecimento, nas quais a aprendizagem organizacional é incrementada e desenvolvida por meio de processos inteligentes de gestão do conhecimento. Nessas empresas, a GH está totalmente comprometida em incrementar o capital intelectual e em aplicá-lo cada vez mais intensamente.

 

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: gestão humana: fundamentos básicos. 9. ed. Barueri [SP]: Atlas, 2022, p. 38.


Considerando o fragmento de texto e os estudos da disciplina sobre contemporaneidade e tendências na gestão estratégica de recursos humanos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. Havia uma tendência de olhar para o futuro, em relação àquilo que o empregado poderia fazer e, portanto, merecer pelo conjunto de competências desenvolvidas, sejam elas competências técnicas ou competências comportamentais.


PORQUE


II. A remuneração por competências não é uma remuneração variável, mas sim um programa complexo que envolve análise de cargos, faixas e níveis salariais.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas


Alternativa 1:


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


Alternativa 2:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Alternativa 3:


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


Alternativa 4:


A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


Alternativa 5:


As asserções I e II são proposições falsas.

User badge image
talita alves de andrade

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as asserções: I. Havia uma tendência de olhar para o futuro, em relação àquilo que o empregado poderia fazer e, portanto, merecer pelo conjunto de competências desenvolvidas, sejam elas competências técnicas ou competências comportamentais. Essa afirmação é verdadeira, pois reflete a tendência atual de valorizar as competências dos empregados para determinar sua remuneração e desenvolvimento. II. A remuneração por competências não é uma remuneração variável, mas sim um programa complexo que envolve análise de cargos, faixas e níveis salariais. Essa afirmação também é verdadeira, pois a remuneração por competências envolve uma estrutura mais complexa do que apenas um pagamento variável, considerando diferentes aspectos da função e do desempenho. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - A asserção I fala sobre a valorização das competências para a remuneração, enquanto a asserção II explica que a remuneração por competências é um programa complexo. A II não justifica a I, mas complementa a ideia de que a remuneração está ligada às competências. Diante disso, a alternativa correta é: Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina