Logo Passei Direto
Buscar
Um problema para um usuário não necessariamente será para outro. Cybis (2003) alerta que, baseado "em algumas combinações entre a natureza do problema, o tipo de usuário que ele prejudica e seus efeitos sobre a usabilidade das funções do sistema pode propor um sistema de classificação". Uma análise da natureza de um problema de usabilidade permite classificá-lo como uma barreira, um obstáculo ou um.
Leia atentamente a descrição a seguir: Refere-se a um aspecto da interface no qual o usuário esbarra e aprende a suplantá-lo. Em função do as próximas realizações da tarefa dar-se-ão à custa de uma perda de desempenho. A presença de um implica a acumulação de prejuízos para os que operam e para os que adquiriram o sistema. (CYBIS, 2003, 108). Sobre qual problema de usabilidade o trecho acima está se referindo? Assinale a alternativa CORRETA:
Obstáculo.
Nenhuma das alternativas.
Ruído.
Barreira.
User badge image
Desafios para Aprender

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

O trecho mencionado se refere a um "Obstáculo". Um obstáculo é um aspecto da interface que o usuário encontra e aprende a superar, mas que resulta em perda de desempenho e acumulação de prejuízos. Portanto, a alternativa correta é "Obstáculo".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Heurística é uma regra que funciona na prática, mas para a qual não há (ou não importa procurar) uma explicação teórica, é um conhecimento adquirido com tempo. O conhecimento heurístico se desenvolve ao longo de anos de prática, como uma compilação do que funciona e do que não funciona, os motivos de o porquê de funcionar (ou não) não vem ao caso.
Uma avaliação heurística é representada pelo julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interfaces humano-computador, mas os valores dessa avaliação se baseiam na avaliação realizada por especialistas em ergonomia, que tomam por base suas experiências e competências no assunto. Com base em seu conhecimento, eles examinam o software e conseguem diagnosticar os problemas ou as barreiras que os usuários provavelmente encontrarão durante a interação. As avaliações heurísticas, segundo Cybis (2003), enfocam os seguintes aspectos: Usabilidade em geral, Inspeção cognitiva, Inspeção preventiva. Assinale a alternativa CORRETA que contenha a descrição para a avaliações heurísticas com enfoque no aspectos de INSPEÇÃO PREVENTIVA.
Nenhuma das alternativas.
Para esse tipo de avaliação, os avaliadores têm como base heurísticas ou padrões de usabilidade gerais padrões que podem ser próprios ou desenvolvidos por especialistas na área.
Alguns conjuntos de heurísticas populares: Os critérios ergonômicos, propostos por Scapin e Bastien (1993); As heurísticas de usabilidade, propostas por Jacob Nielsen, em seus livros sobre engenharia de usabilidade; Os princípios de diálogo, propostos pela norma ISO 9241:10.
Neste processo de avaliação, segundo Cybis (2003, 114), "os especialistas enfocam especificamente processos cognitivos que se estabelecem quando o usuário realiza a tarefa interativa pela primeira vez (KIERAS; POLSON, 1991). Ela está baseada em um modelo de como se desenvolvem as ações cognitivas dos usuários".

Mais conteúdos dessa disciplina