Logo Passei Direto
Buscar
Ao desenvolver interfaces, tem-se como objetivo a satisfação dos usuários. Para isso, as interfaces com uma boa usabilidade fazem com que o usuário se torne mais produtivo, à medida em que ele não tem que interromper a todo o momento seu trabalho para buscar orientação adicional. Para que se alcance essa qualidade, a observação do usuário é sempre interessante.
Baseado na observação no estudo de campo, assinale a alternativa CORRETA:
Os dados obtidos são do tipo quantitativos, pois contabilizam as quantidades de usuários testados.
A vantagem deste método é a observação em situações comuns e rotineiras de uso.
Estudo de campo e o teste de usabilidade utilizam mesmo local para a observação dos usuários.
Esse tipo de estudo só ocorre após a finalização do projeto.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

A alternativa correta é: "A vantagem deste método é a observação em situações comuns e rotineiras de uso." Isso porque a observação em um estudo de campo permite entender como os usuários interagem com a interface em seu ambiente natural, o que é fundamental para identificar problemas de usabilidade e oportunidades de melhoria. As outras opções apresentam informações incorretas ou imprecisas sobre o método.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Heurística é uma regra que funciona na prática, mas para a qual não há (ou não importa procurar) uma explicação teórica, é um conhecimento adquirido com tempo. O conhecimento heurístico se desenvolve ao longo de anos de prática, como uma compilação do que funciona e do que não funciona, os motivos de o porquê de funcionar (ou não) não vem ao caso.
Uma avaliação heurística é representada pelo julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interfaces humano-computador, mas os valores dessa avaliação se baseiam na avaliação realizada por especialistas em ergonomia, que tomam por base suas experiências e competências no assunto. Com base em seu conhecimento, eles examinam o software e conseguem diagnosticar os problemas ou as barreiras que os usuários provavelmente encontrarão durante a interação. As avaliações heurísticas, segundo Cybis (2003), enfocam os seguintes aspectos: Usabilidade em geral, Inspeção cognitiva, Inspeção preventiva. Assinale a alternativa CORRETA que contenha a descrição para a avaliações heurísticas com enfoque no aspectos de INSPEÇÃO PREVENTIVA.
Nenhuma das alternativas.
Para esse tipo de avaliação, os avaliadores têm como base heurísticas ou padrões de usabilidade gerais padrões que podem ser próprios ou desenvolvidos por especialistas na área.
Alguns conjuntos de heurísticas populares: Os critérios ergonômicos, propostos por Scapin e Bastien (1993); As heurísticas de usabilidade, propostas por Jacob Nielsen, em seus livros sobre engenharia de usabilidade; Os princípios de diálogo, propostos pela norma ISO 9241:10.
Neste processo de avaliação, segundo Cybis (2003, 114), "os especialistas enfocam especificamente processos cognitivos que se estabelecem quando o usuário realiza a tarefa interativa pela primeira vez (KIERAS; POLSON, 1991). Ela está baseada em um modelo de como se desenvolvem as ações cognitivas dos usuários".

Mais conteúdos dessa disciplina