“Ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.” (BRASIL, 2017, p. 57 e 58).
A partir do trecho lido, como deve ser o processo de avaliação para os anos iniciais, segundo a BNCC?
a.
A avaliação deve ser transparente e participativa, envolvendo os estudantes, os pais e os professores no processo de definição dos critérios de avaliação e na análise dos resultados. Também destaca a importância da autoavaliação e da coavaliação como formas de envolver o estudante ao longo deste processo e desenvolver a sua capacidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.
b.
A avaliação é feita pela equipe diretiva, para que seja possível verificar se o professor está cumprindo o que foi estabelecido no PPP. Também destaca a importância da participação da comunidade com a finalidade de auxiliar o processo de aprendizagem.
c.
A avaliação deve ser feita sempre em larga escala e por fatores externos, para que seja possível verificar se a escola está cumprindo o papel de educar o aluno de forma eficaz.
d.
A avaliação deve ser subjetiva, envolvendo apenas os estudantes no processo de definição dos critérios de avaliação e na análise dos resultados. Também destaca a importância da avaliação dos pais como formas de envolver o estudante ao longo deste processo e desenvolver a sua capacidade de refletir sobre a forma com que o professor ministra as aulas.
e.
A avaliação deve ser feita pelos pais ou responsáveis, pois são eles que conhecem o que é melhor para os educandos. Também destaca a importância da autoavaliação e da coavaliação como formas de envolver a família ao longo deste processo e desenvolver a sua capacidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.
Ed
há 3 semanas
Vamos analisar as alternativas com base no trecho apresentado e nos princípios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre avaliação nos anos iniciais. a) A avaliação deve ser transparente e participativa, envolvendo os estudantes, os pais e os professores no processo de definição dos critérios de avaliação e na análise dos resultados. Também destaca a importância da autoavaliação e da coavaliação como formas de envolver o estudante ao longo deste processo e desenvolver a sua capacidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem. - Esta alternativa está alinhada com os princípios da BNCC, que enfatiza a participação e a reflexão dos alunos. b) A avaliação é feita pela equipe diretiva, para que seja possível verificar se o professor está cumprindo o que foi estabelecido no PPP. Também destaca a importância da participação da comunidade com a finalidade de auxiliar o processo de aprendizagem. - Essa alternativa foca mais na verificação do cumprimento do PPP e não na participação ativa dos alunos. c) A avaliação deve ser feita sempre em larga escala e por fatores externos, para que seja possível verificar se a escola está cumprindo o papel de educar o aluno de forma eficaz. - Essa abordagem não reflete a proposta da BNCC, que valoriza a avaliação formativa e contínua. d) A avaliação deve ser subjetiva, envolvendo apenas os estudantes no processo de definição dos critérios de avaliação e na análise dos resultados. Também destaca a importância da avaliação dos pais como formas de envolver o estudante ao longo deste processo e desenvolver a sua capacidade de refletir sobre a forma com que o professor ministra as aulas. - Essa alternativa é limitada, pois não inclui a participação dos professores e não é totalmente alinhada com a BNCC. e) A avaliação deve ser feita pelos pais ou responsáveis, pois são eles que conhecem o que é melhor para os educandos. Também destaca a importância da autoavaliação e da coavaliação como formas de envolver a família ao longo deste processo e desenvolver a sua capacidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem. - Essa alternativa não considera o papel fundamental dos educadores no processo de avaliação. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete o processo de avaliação para os anos iniciais, segundo a BNCC, é: a).