O que também fazem os portugueses que vão às suas aldeias, principalmente se lhes entendem a língua, maldizendo no choro a pouco ventura que seus avós e os mais antepassados tiveram que não alcançaram gente tão valerosa como são os portugueses, que são senhores de todas as coisas boas que trazem à terra, de que eles dantes careciam e agora as têm tanta abundância, como são machados, foices, anzóis, facas, tesouras, espelhos, pentes e roupas, porque antigamente roçavam os matos com cunhas de pedra e gastavam muitos dias em cortar uma árvore, pescavam com uns espinhos, faziam o cabelo e as unhas com pedras agudas, e quando se queriam enfeitar faziam de um alguidar de água espelho, e que desta maneira viviam mui trabalhados, porém agora fazem suas lavouras e todas as mais coisas com muito descanso, pelo que os devem de ter em muita estima. (SALVADOR, p. 79, 1982).
O presente excerto documental foi escrito por Frei Vicente de Salvador, um dos cronistas mais importantes do Brasil colonial. A partir de seu escrito analise as asserções a seguir:
I. O autor do documento destaca que os objetos ofertados pelos portugueses possibilitaram aos indígenas uma melhoria substancial na realização de tarefas em seu cotidiano. Isto é, com as facas, machados, foices, anzóis e tesouras, os naturais da terra puderam desenvolver pequenos trabalhos que antes demoravam muito tempo, pelo método precário que utilizavam.
PORQUE
II. As informações presentes no documento são de suma relevância para a compreendermos as primeiras relações de trabalho estabelecidas entre portugueses e indígenas. Diante disso, oferecem sua força de trabalho em troca de objetos que facilitariam seu cotidiano, porém quando conseguiam aquilo que almejavam, perdiam o interesse pela labuta oferecida pelos portugueses.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
há 2 semanas
Vamos analisar as asserções: I. O autor do documento destaca que os objetos ofertados pelos portugueses possibilitaram aos indígenas uma melhoria substancial na realização de tarefas em seu cotidiano. Isto é, com as facas, machados, foices, anzóis e tesouras, os naturais da terra puderam desenvolver pequenos trabalhos que antes demoravam muito tempo, pelo método precário que utilizavam. Verdadeiro. O texto realmente menciona que os indígenas passaram a realizar suas tarefas com mais facilidade e eficiência devido aos objetos trazidos pelos portugueses. II. As informações presentes no documento são de suma relevância para compreendermos as primeiras relações de trabalho estabelecidas entre portugueses e indígenas. Diante disso, oferecem sua força de trabalho em troca de objetos que facilitariam seu cotidiano, porém quando conseguiam aquilo que almejavam, perdiam o interesse pela labuta oferecida pelos portugueses. Falso. Embora a primeira parte da asserção seja verdadeira, a segunda parte que fala sobre os indígenas perderem o interesse pela labuta não é explicitamente mencionada no texto. O texto não sugere que os indígenas perdiam o interesse após conseguirem os objetos. Agora, vamos às alternativas: - Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. (FALSA) - Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSA) - Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (VERDADEIRA) - Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (FALSA) - Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas. (FALSA) Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.