Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Colégio Objetivo
O processo de transmissão é parte integrante do Sistema Interligado Nacional (SIN), que utiliza a malha de transmissão para transferir a energia entre os diversos subsistemas. A evolução da instalação de linhas de transmissão constitui tema da maior relevância para o setor elétrico brasileiro, em razão dos altos investimentos envolvidos e da alta demanda.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A medida de evolução empregada é a de metros de linhas de energia (m).
( ) Como os circuitos presentes nas LTs em corrente alternada (CA) são trifásicos, nesse tipo de sistema de transmissão sempre terá três ou seis condutores, já que são redes tipicamente trifásicas.
( ) O Brasil é um país de dimensões continentais com um território de mais de 10,5 milhões de km², e para transportar energia para toda esta extensão faz-se necessário uma ampla rede de transmissão de energia elétrica.
( ) As linhas de transmissão no Brasil são extensas, devido às grandes hidrelétricas estarem instaladas longe dos centros de consumo.
A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D V - F - V - F.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o processo de transmissão de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN): ( ) A medida de evolução empregada é a de metros de linhas de energia (m). É falsa (F). A medida de evolução geralmente utilizada para linhas de transmissão é em quilômetros (km), não em metros. ( ) Como os circuitos presentes nas LTs em corrente alternada (CA) são trifásicos, nesse tipo de sistema de transmissão sempre terá três ou seis condutores, já que são redes tipicamente trifásicas. É verdadeira (V). Em sistemas trifásicos, é comum ter três condutores, mas também pode haver seis condutores em configurações específicas, como em sistemas de transmissão com dois circuitos. ( ) O Brasil é um país de dimensões continentais com um território de mais de 10,5 milhões de km², e para transportar energia para toda esta extensão faz-se necessário uma ampla rede de transmissão de energia elétrica. É verdadeira (V). De fato, devido à grande extensão territorial do Brasil, uma ampla rede de transmissão é necessária para garantir o fornecimento de energia. ( ) As linhas de transmissão no Brasil são extensas, devido às grandes hidrelétricas estarem instaladas longe dos centros de consumo. É verdadeira (V). Muitas hidrelétricas estão localizadas em regiões remotas, o que exige longas linhas de transmissão para levar a energia até os centros de consumo. Portanto, a sequência correta é: F - V - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A etapa seguinte é a etapa de transmissão, cuja principal função é transportar a energia elétrica, com o mínimo de perdas, dos grandes centros de geração aos centros de carga, com distâncias elevadas. Tal interligação é exigida por várias razões, dentre elas destacando-se a confiabilidade e a possibilidade de intercâmbio entre áreas.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma linha de transmissão é formada por condutores, torres, cabos, para-raios e isoladores, o circuito de uma linha pode ser simples, duplo ou múltiplo com a disposição dos condutores triangular vertical ou horizontal.
( ) As linhas de transmissão podem ser descritas matematicamente em termos de ondas eletromagnéticas transversais, sendo ideal que a linha apresente resistência infinita, não havendo perdas por efeito joule (térmico).
( ) Os sistemas de transmissão constituem-se de linhas de transmissão (LTs), sistemas de proteção (reles, disjuntores etc.) e subestações, de modo que as LTs são constituídas de cabos condutores, de isoladores e ferragens, de torres e de cabos para-raios.
( ) As redes de transmissão proporcionam o transporte da eletricidade produzida pelas usinas geradoras às subestações seguintes, onde estão localizados os geradores elétricos que alteram a tensão elétrica de baixa para alta, ou vice-versa.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C F - F - V - V.
D V - F - V - F.

Depois que a eletricidade é gerada, deve ser transmitida e distribuída aos consumidores. Instalações com rede de transmissão e distribuição formam a rede de energia elétrica. Tipicamente, a eletricidade é transmitida em uma tensão muito alta através de cabos elétricos que pontilham o interior do País.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil, de modo geral, as linhas de 89 kV são consideradas de subtransmissão. E como já dito, existem as linhas de transmissão do tipo subterrânea, que apresentam um custo de três a dez vezes maior do que o da linha aérea tradicional.
( ) Assim, a rede subterrânea é utilizada para trechos curtos e em que não há a possibilidade de instalação de rede aérea, como em áreas urbanas. Os cabos são fabricados para comportar tensões de transmissão da ordem de 600 kV.
( ) Quando é realizado o projeto de linhas de transmissão de energia elétrica a escolha da tensão de transmissão deve levar em consideração diversos fatores, sendo escolhida a tensão que apresentar o melhor custo-benefício.
( ) É necessário ter alguns dados para que se possa fazer uma escolha econômica da tensão de transmissão. Sendo três deles básicos: tensão de geração, potência a ser transmitida e comprimento da linha de transmissão.
A V - F - V - V.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.

O processo de projeto de uma linha de transmissão inclui a identificação da necessidade de uma nova linha, a seleção da rota mais adequada, a obtenção de autorizações regulatórias e a realização de estudos de impacto ambiental. Uma etapa dos processos é realizar as avaliações técnicas e econômicas na construção das linhas de transmissão. No entanto, há um parâmetro que se torna predominante no cálculo da impedância de uma LT, em que é pretendido diminuir esse valor atendendo às solicitações elétricas da linha.
Com relação parâmetro predominante presente no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Condutância.
B Reatância indutiva.
C Resistividade.
D Capacitância.

Os isoladores têm formatos idealizados para permitir um fluxo de ar e distribuição de potência, com a proposta de assegurar tensões de descargas adequadas. A radiointerferência pode aparecer nesses isoladores, e é causada por minúsculos pontos de disrupção elétrica para o ar, fenômeno também chamado de corona. É um problema que deve ser eliminado pelo próprio desenho e pelo acabamento superficial dos isoladores. As superfícies desses isoladores podem ser de porcelana vitrificada ou vidro temperado.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Grampo de suspensão: é responsável por conectar os cabos aos isoladores e evita o esmagamento dos fios que constituem o isolante.
II- Anel anticorona: é responsável por distribuir o potencial elétrico que se concentra nas arestas ou ângulos das ferragens, sendo esse elemento tipicamente instalado na lateral do grampo de suspensão.
III- Espaçador: é responsável por impedir que diferentes condutores se toquem devido à ação dos eventos.
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

[Laboratório Virtual – Transformadores e linhas de transmissão] É necessário realizar a prática para auxiliar na resolução do exercício. No experimento, siga o passo a passo: conecte o inversor ao motor e o gerador ao multimedidor 1. Realize o fechamento e aterramento do motor e do gerador. Realize a excitação do gerador e ligue o seu disjuntor geral. Conecte a saída do multimedidor 1 à entrada do transformador da esquerda (220 V). Conecte a saída do transformador da esquerda (127 V) ao multimedidor 2. Ligue o dispositivo DR na lateral esquerda da bancada. Ligue o disjuntor motor e o contator 1. Com essa configuração de bancada, é possível variar a frequência através do conversor de frequência 1. Configure a frequência do conversor de frequência para 60 Hz.
Com base no experimento exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A As correntes I1, I2 e I3 presentes no multimedidor 2 são nulas, pois a tensão está sendo aplicada em um transformador a vazio.
B As correntes I1, I2 e I3 presentes no multimedidor 2 são nulas, pois a tensão está sendo aplicada em um transformador com carga.
C As correntes I1, I2 e I3 no multimedidor 2 possuem o mesmo valor do medidor 1, visto que o transformador não altera o valor.
D As correntes I1, I2 e I3 presentes no multimedidor 2 são nulas, pois o equipamento não está operando corretamente.

A categorização das linhas de transmissão em curta, média ou longa depende da distância que transportam energia elétrica e da tensão de operação. Cada categoria requer características de projeto específicas para assegurar a transferência eficiente e segura da energia elétrica.
Com relação aos modelos de linhas de transmissão e sua extensão, assinale a alternativa CORRETA:
A É possível modelar as linhas de transmissão em três categorias de comprimento: linhas curtas, com extensão inferior a 80 km; linhas médias, com comprimento entre 80 e 240 km; e linhas longas, com distâncias acima de 240 km.
B É possível modelar as linhas de transmissão em três categorias de comprimento: linhas curtas, com extensão inferior a 20 km; linhas médias, com comprimento entre 20 e 100 km; e linhas longas, com distâncias acima de 100 km.
C É possível modelar as linhas de transmissão em três categorias de comprimento: linhas curtas, com extensão inferior a 50 km; linhas médias, com comprimento entre 50 e 240 km; e linhas longas, com distâncias acima de 240 km.
D É possível modelar as linhas de transmissão em três categorias de comprimento: linhas curtas, com extensão inferior a 30 km; linhas médias, com comprimento entre 30 e 100 km; e linhas longas, com distâncias acima de 100 km.

Mais conteúdos dessa disciplina