Logo Passei Direto
Buscar

Quando as professoras e os professores de uma determinada escola foram orientados a desenvolverem práticas sobre a história e cultura afro-brasileira nas suas salas de aula, a reação foi de imenso desconforto. As considerações eram, entre outras: não saber dominar o tema; acréscimo de um tema novo; falta de estrutura e material; substituição dos conteúdos tidos como “normais” por outros que não se tinha conhecimento; obrigatoriedade da lei sem informar aos professores. Eles também disseram que sempre ensinaram sobre a história e cultura afro-brasileira, ao citar conteúdos sobre escravidão e a cultura do samba. Inclusive um deles contou que, ao ver alunos fazendo piadas com o termo “macumba”, não identificava como um caso de racismo, porque eram brincadeiras entre colegas de classe que viviam implicando uns com os outros. Para eles, há necessidade de saber filtrar os problemas, pois quanto mais se falar da questão racial mais o problema não desaparecerá. Por fim, foi dita a frase: “há muita apelação, tudo é racismo agora”.

Partindo do texto acima, que é um caso fictício, e com base em nossos estudos sobre o Módulo 2 - Unidade 1: Prática antirracista com intencionalidade pedagógica, podemos afirmar que os professores não conseguem identificar a importância e urgência de ações pedagógicas com base nos princípios da Lei 10.639/2003 alterada para 11.645/2008. A prática desses professores eprofessoras se encaixa em um modelo pedagógico antirracista por obrigatoriedade da lei, não por um posicionamento antirracista, de fato. Nesse caso, entendemos que para promover uma educação antirracista há necessidade de trabalhar com intencionalidade pedagógica. 

Quais casos a seguir demonstram existir intencionalidade pedagógica antirracista?

Chegado o mês de novembro, a escola preparou murais pedagógicos sobre máscaras africanas, frases de efeito contra o racismo, contratou um professor de capoeira e um professor palestrante para o dia 20 de novembro.Professora ou professor introduziu o assunto da história e cultura afro-brasileira na semana da consciência negra, por normatização da Secretaria Municipal de Educação.A professora ou o professor precisou parar a aula sobre equações do segundo grau para orientar os alunos a não implicarem com o cabelo crespo da colega. Após orientações, encaminhou o aluno que implicou e a aluna ofendida para a orientadora pedagógica.A professora ou professor está sempre engajando o discurso da diversidade em suas aulas, envolvendo a temática da ERER de forma cotidiana e em diferentes níveis de planejamento, desde práticas pedagógicas como as aulas, excursões, pesquisas e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, até durante as celebrações escolares.

User badge image
Patricia Rodrigues Da Silveira

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para identificar casos que demonstram intencionalidade pedagógica antirracista, podemos analisar as situações apresentadas: 1. Murais pedagógicos e atividades específicas: Preparar murais sobre máscaras africanas e contratar profissionais para o dia 20 de novembro mostra uma ação pontual, mas não necessariamente contínua ou integrada ao currículo. Isso pode ser visto como uma tentativa de atender à lei, mas não reflete uma prática antirracista constante. 2. Introdução do tema por normatização: Quando o professor introduz o assunto apenas por exigência da Secretaria Municipal de Educação, isso indica que a prática é reativa e não proativa. A intencionalidade pedagógica antirracista requer um compromisso mais profundo e contínuo. 3. Intervenção em situações de implicância: A ação do professor que orienta os alunos sobre o cabelo crespo da colega demonstra uma preocupação com o respeito e a diversidade, além de uma intervenção direta em situações de discriminação. Isso é um exemplo de intencionalidade pedagógica antirracista. 4. Engajamento contínuo com a diversidade: O professor que integra a temática da educação antirracista de forma cotidiana em suas aulas, projetos e celebrações escolares demonstra um compromisso real e contínuo com a prática antirracista. Essa abordagem é a mais alinhada com a intencionalidade pedagógica antirracista. Portanto, os casos que melhor demonstram a intencionalidade pedagógica antirracista são a intervenção em situações de implicância e o engajamento contínuo com a diversidade nas aulas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina