Professor, analise a seguinte situação, vivenciada por um educador: Professor Jonas:
“A Marta me procurou hoje, antes do início da minha aula, juntamente com a Sofia, que começou a chorar. A Marta encorajou a Sofia a falar e ela então me disse que estava
se cortando. Fiquei muito assustado na hora, mas procurei me manter focado no que ela estava me contando, dizendo que ela poderia falar comigo. Disse que o pai saiu de casa faz 4 meses, a mãe está muito triste e não tem conseguido trabalhar nem cuidar dela e dos irmãos. Contou que tem se sentido muito angustiada e que os cortes davam alívio para seus sentimentos. Eu não tinha reparado nada de diferente nela, mas depois que me contou me dei conta que ultimamente ela tem estado o tempo todo com blusas de mangas compridas, mesmo nos dias quentes.”
Baseado(a) no relato acima e nas e reflexões realizadas nesta aula, assinale a alternativa que você considera a mais correta:
Penso que a ação inicial do professor Jonas em se propor a ouvir a Sofia foi a melhor neste momento, já que ela se sentiu confiante em se abrir com ele e relatar o que estava acontecendo. O próximo passo é conversar com a Sofia sobre a importância de compartilhar a situação com a gestão da escola.
Entendo que a primeira ação mais segura, numa situação como esta, é acompanhar imediatamente a estudante até a direção e chamar a família, que poderá socorrer a adolescente e encaminhá-la para um profissional de saúde.
Considero que o melhor é me mostrar disponível para ouvir, apoiar a Sofia em qualquer momento e não relatar para a gestão, uma vez que é algo muito pessoal e ela me contou em confiança.
Penso que após ouvir a Sofia, a melhor atitude como um adulto de referência é transmitir tranquilidade para a estudante, dizendo que esta situação irá passar, que ela irá superar este sofrimento inicial e que em poucos meses a situação da família estará estabilizada.
Ed
há 2 meses
A situação apresentada é delicada e requer uma abordagem cuidadosa. A alternativa mais correta seria a segunda: "Entendo que a primeira ação mais segura, numa situação como esta, é acompanhar imediatamente a estudante até a direção e chamar a família, que poderá socorrer a adolescente e encaminhá-la para um profissional de saúde." Isso porque a segurança e o bem-estar da estudante são prioritários. É fundamental que a situação seja tratada com a seriedade que merece, envolvendo profissionais capacitados para oferecer o suporte necessário. Além disso, é importante que a escola esteja ciente da situação para que possa agir de forma adequada.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade