Logo Passei Direto
Buscar
Ao longo da Primeira República, tomou forma no Brasil uma tradição de pensamento político que criticou o liberalismo que havia inspirado a Constituição de 1891.
Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que melhor define essa crítica.
A - A principal crítica de autores como Caio Prado Jr. e Sérgio Buarque de Holanda foi à dimensão rural e agrária da Primeira República. Esses autores defendiam a industrialização.
B - A principal crítica de autores como Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda foi à ideia de que os governos locais deveriam ser mais fortes que a autoridade central, o que comprometeria a organização do País.
C - A principal crítica de autores como Caio Prado Jr. e Sérgio Buarque de Holanda foi à ausência de uma proposta de reforma agrária que, de fato, democratizasse o acesso à terra e incluísse descendentes de escravos na sociedade de classes.
D - A principal crítica de autores como Alberto Torres e Oliveira Vianna foi à ideia de que os governos locais deveriam ser mais fortes que a autoridade central, o que comprometeria a organização do País.
E - A principal crítica de autores como Alberto Torres e Oliveira Vianna foi à ausência de uma proposta de reforma agrária que, de fato, democratizasse o acesso à terra e incluísse descendentes de escravos na sociedade de classes.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a crítica que melhor se encaixa no contexto da Primeira República e dos autores mencionados. A - A principal crítica de autores como Caio Prado Jr. e Sérgio Buarque de Holanda foi à dimensão rural e agrária da Primeira República. Esses autores defendiam a industrialização. - Essa alternativa é válida, pois Caio Prado Jr. e Sérgio Buarque de Holanda realmente criticaram a estrutura agrária e defenderam a industrialização, mas não é a única crítica que eles abordaram. B - A principal crítica de autores como Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda foi à ideia de que os governos locais deveriam ser mais fortes que a autoridade central, o que comprometeria a organização do País. - Essa crítica não é a mais representativa do pensamento desses autores, que focaram mais em questões sociais e econômicas. C - A principal crítica de autores como Caio Prado Jr. e Sérgio Buarque de Holanda foi à ausência de uma proposta de reforma agrária que, de fato, democratizasse o acesso à terra e incluísse descendentes de escravos na sociedade de classes. - Essa alternativa é bastante pertinente, pois reflete a crítica à falta de uma reforma agrária que promovesse a inclusão social. D - A principal crítica de autores como Alberto Torres e Oliveira Vianna foi à ideia de que os governos locais deveriam ser mais fortes que a autoridade central, o que comprometeria a organização do País. - Embora Alberto Torres e Oliveira Vianna tenham abordado questões sobre a centralização do poder, essa não é a crítica mais destacada. E - A principal crítica de autores como Alberto Torres e Oliveira Vianna foi à ausência de uma proposta de reforma agrária que, de fato, democratizasse o acesso à terra e incluísse descendentes de escravos na sociedade de classes. - Essa crítica é válida, mas não é a principal associada a esses autores, que focaram mais em questões de centralização e organização do Estado. Após essa análise, a alternativa que melhor define a crítica feita por Caio Prado Jr. e Sérgio Buarque de Holanda é a C: "A principal crítica de autores como Caio Prado Jr. e Sérgio Buarque de Holanda foi à ausência de uma proposta de reforma agrária que, de fato, democratizasse o acesso à terra e incluísse descendentes de escravos na sociedade de classes."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina