Logo Passei Direto
Buscar
Ao estudar os princípios do processo decisório, seguindo seus preceitos básicos e aprendendo sua metodologia, você visualizará todas as etapas que envolvem esse processo com clareza e terá a oportunidade de usufruir e de se beneficiar de cada conceito dessa importante área da ciência da administração.
Dito isso, pergunta-se: O que significa decidir?
"Tomar decisões é o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas" (CARAVANTES, 2005, p. 446).
"Uma decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade" (SOBRAL, 2008, p. 98).
"A tomada de decisão ocorre em reação a um problema. Isto é, existe uma discrepância entre o estado atual das coisas e o estado desejável, que exige uma consideração sobre cursos de ação alternativos. [...] O conhecimento sobre a existência de um problema e sobre a necessidade de uma decisão depende da percepção da pessoa" (ROBBINS, 2005, p. 111).
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Decidir significa escolher uma alternativa entre várias opções disponíveis, com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. Esse processo envolve a identificação de uma discrepância entre a situação atual e a desejada, levando à consideração de diferentes cursos de ação. A percepção do problema e a necessidade de tomar uma decisão são fundamentais para iniciar esse processo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para encontrar a solução de um problema, é necessário tomar decisões racionais. Entre as alternativas a seguir, uma não apresenta um pressuposto para uma tomada de decisão racional. Assinale qual é ela.
O problema não se encontra claramente definido.
Há um único objetivo a ser atingido.
Todas as alternativas e consequências são conhecidas.
A escolha final maximiza o retorno econômico.
Não há limitação para custo e tempo.

Leia atentamente as afirmacoes a seguir: "O modelo racional de tomada de decisão se refere ao processo decisório em que os administradores tomam ótimas decisões, as quais maximizam os resultados da organização. Dessa forma, o processo leva a uma decisão ideal, independentemente de quem a tome" (SOBRAL, 2008, p. 108). "Na realidade, o modelo de tomada de decisão racional não tem a pretensão de descrever como as decisões são tomadas, mas sim como deveriam ser tomadas" (SOBRAL, 2008, p. 108).
Assinale a alternativa que não pode ser considerada uma premissa subjacente ao modelo racional de tomada de decisão:
Existem informações precisas, mensuráveis e confiáveis sobre algumas das alternativas e sobre os resultados potenciais de cada uma.
A situação, o problema ou a oportunidade está bem definido e está corretamente formulado.
As metas e objetivos a alcançar são claros e conhecidos.
Não há restrições de tempo e de recursos.
Todos os critérios e preferências para avaliar as alternativas são perfeitamente identificáveis, permanecendo estáveis e constantes no tempo.

Ao final de setembro de 2008, o mundo toma conhecimento de uma nova crise, com características nunca antes vistas no cenário econômico. Uma instituição financeira decide suspender, após estudos do cenário vigente, as linhas de crédito e o financiamento para seus clientes. Em consequência disso, parte de seu corpo de colaboradores é dispensada.
A tomada dessas duas decisões pode ser classificada, respectivamente, como:
Estratégica, tática.
Tática, operacional.
Estratégica, tática.
Estratégica, operacional.
Operacional, estratégica.

O ciclo PDCA de solução de problemas consiste:
No controle do processo, que pode ser realizado de forma contínua, para gerenciar as atividades de uma organização, evitando erros lógicos nas análises e tornando as informações mais fáceis de entender.
Em definir o plano de ação para neutralizar o problema, preparar a equipe para a implementação da solução, verificar se a solução implementada bloqueia o problema e padronizar a solução.
Em descobrir as causas fundamentais, desenvolver um plano de ação e investigar as características.
Na manutenção do problema, solução de problemas, investigação de algumas características do problema e na descoberta das causas fundamentais.
Na verificação dos possíveis desvios, realização, planejamento e padronização dos problemas.

No que tange ao planejamento operacional, sabemos que as decisões estão no contexto de decisões rotineiras, as quais englobam: • recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação; • procedimentos a serem adotados; • produtos ou resultados finais esperados; • prazos estabelecidos.
Logo, as decisões operacionais são tomadas de acordo com:
Os responsáveis pela sua execução e implantação, designados durante a elaboração do planejamento nos níveis superiores.
As secretárias executivas, que detalham e distribuem as decisões de seus superiores.
Os operadores dos equipamentos de produção da empresa, durante o preparo das máquinas.
Ninguém se responsabiliza pela tomada de decisão, uma vez que, na hora de executar as ações, quem planejou está longe e quem sabe o que é bom para o sistema é quem está agindo, de acordo com a prática obtida ao longo de muitos anos.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta, todas são absurdas e não se aplicam ao enunciado.

Mais conteúdos dessa disciplina