Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A metafísica é o campo da filosofia que trata das questões dos fundamentos, leis, condições e estruturas básicas ou causas e princípios da realidade. Este assunto é constante nas diferentes religiões em que cada uma estabelece formas de explicar a gênese, ou as causas e os princípios que sustentam ou possibilitam o mundo físico e a experiência humana. Sobre a metafísica budista, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- De acordo com a metafísica budista, existe uma independência em tudo o que existe, sendo que todas as coisas existem independentes.
II- A Realidade Última no budismo não pode ser considerada a mesma coisa que o Deus pessoal das religiões teístas.
III- A metafísica budista considera que Deus se manifestou em forma humana no advento da vinda do Cristo à terra.
IV- A Realidade Última no budismo é quando o ser humano chegar a um estágio de glorificação eterna ao lado de Deus.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- De acordo com a metafísica budista, existe uma independência em tudo o que existe, sendo que todas as coisas existem independentes. Falso. No budismo, a interdependência (ou "pratītyasamutpāda") é um conceito central, que afirma que todas as coisas estão interconectadas e não existem de forma independente. II- A Realidade Última no budismo não pode ser considerada a mesma coisa que o Deus pessoal das religiões teístas. Verdadeiro. No budismo, a Realidade Última é frequentemente entendida como um estado de iluminação ou nirvana, que é diferente da concepção de um Deus pessoal encontrado em religiões teístas. III- A metafísica budista considera que Deus se manifestou em forma humana no advento da vinda do Cristo à terra. Falso. O budismo não tem uma concepção de Deus pessoal e não reconhece a manifestação de Deus na forma de Cristo. IV- A Realidade Última no budismo é quando o ser humano chegar a um estágio de glorificação eterna ao lado de Deus. Falso. A Realidade Última no budismo é mais sobre alcançar a iluminação e o nirvana, que não envolve a glorificação ao lado de um Deus. Com base nas análises, apenas a sentença II está correta. Portanto, a alternativa correta é: D Somente a sentença II está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O pluralismo religioso é o reconhecimento de que a verdade está presente em diferentes religiões. Os teóricos da religião desenvolveram duas versões (hipótese pluralista e pluralismo aspectual), no sentido de compreender a pluralidade religiosa com suas crenças, valores e práticas. Sobre o pluralismo aspectual, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No pluralismo aspectual, acredita-se que há uma realidade última e que esta é cognoscível para nós.
II- Os pensadores da versão pluralismo aspectual acreditam que o real manifesta diferentes aspectos de si nas diferentes religiões de acordo com sua estrutura religiosa.
III- O pluralismo aspectual ignora qualquer diferença entre as religiões, pois acredita que existe apenas um Deus e que deve ser adorado, independente da crença religiosa.
IV- A maneira como se descreve o transcendente nas religiões deve ser entendida em sua forma metafórica e não no sentido literal.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A filosofia ocidental é caracterizada por considerar a Realidade Última como um Deus pessoal e, portanto, possui qualidades que definem sua personalidade e sua relação com o universo e os seres que nele existem. O teísmo tradicional atribui a Deus pelo menos cinco propriedades que o caracterizam e define quem Ele é.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Eternidade caracteriza que Deus é um ser atemporal. Nesse sentido, Deus está fora do tempo, não tendo localização neste.
( ) Imutabilidade caracteriza que Deus é plenamente perfeito, não havendo possibilidade de se tornar melhor ou pior.
( ) Onisciência caracteriza que Deus é perfeito em poder, ou seja, Ele pode fazer o que desejar.
( ) Onipotência caracteriza que Deus tem o conhecimento de todas as coisas, seja no passado, presente ou futuro.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - V.

A filosofia ocidental é caracterizada por considerar a Realidade Última como um Deus pessoal e, portanto, possui qualidades que definem sua personalidade. Nesse sentido, o teísmo tradicional atribui a Deus pelo menos cinco propriedades que o caracterizam e definem quem Ele é: necessidade, onipotência, onisciência, eternidade e imutabilidade. Sobre o atributo da necessidade da existência de Deus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A existência de Deus como um ser necessário significa dizer que Ele não depende de nada e/ou de ninguém.
( ) Um ser necessário é o mesmo que um ser contingente, pois ambos existem independente de outros seres ou qualquer outra coisa.
( ) O atributo da necessidade significa que Deus possui todo o poder e que ele pode fazer qualquer coisa que deseja.
( ) Um ser necessário é autoexistente, contrastando diretamente com os seres contingentes em que sua existência depende de algo a mais.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - V.

O realismo e o não realismo religioso são duas posições muito diferentes, que são tomadas pelos filósofos da religião no sentido de estudar o conceito de verdade presente no discurso religioso.
Sobre o não realismo religioso, assinale a alternativa INCORRETA:
A O não realismo religioso compreende a verdade como uma fabricação humana, pois consiste no consenso atual entre nós.
B O não realismo religioso estabelece uma verdade que já existe pré-feita lá fora, ou seja, a verdade transcende os indivíduos.
C Para o não realismo religioso, a religião não consiste em afirmacoes sobre algo que transcende a linguagem humana.
D Para o não realismo religioso não há verdade objetiva e eterna, pois a verdade consiste e é vista como uma improvisação humana.

Os argumentos teleológicos se baseiam nas coisas que existem para provar a existência de Deus. Portanto, é um tipo de argumento a posteriori, pois aquilo que existe prova que veio a ser do jeito que é em decorrência da ação de uma mente criadora. Dentre os argumentos teleológicos, temos o Argumento do Desígnio (design) de Paley. Sobre este argumento, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Willian Paley defende que nas obras da natureza estão manifestos desígnios, assim como toda a manifestação de desígno que existe em um relógio.
II- O fato de as obras da natureza serem muito mais complexas e numerosas que um relógio, é provavelmente produto de um grande designer.
III- O argumento de Paley foi tão bem elaborado que até o momento nenhum filósofo ousou objetar suas posições.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Apesar da diversidade religiosa existente no mundo, há elementos que são comuns e estão presentes no arcabouço doutrinário das religiões. Dentre estes, podemos destacar as questões relativas à salvação. Desta maneira, o objetivo soteriológico consiste numa preocupação fundamental de diferentes religiões do mundo atual, e, portanto, servem de parâmetro para o comportamento humano no sentido de o crente alcançar a salvação. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) No hinduísmo o crente busca atingir o nirvana, que é a libertação do sofrimento, dos apetites e anseios, ou seja, chegar a um estado de plena paz interior.
( ) No budismo, a salvação é o moksha, momento em que o indivíduo se liberta do ciclo de morte e renascimento e é absorvido no Brahman.
( ) No judaísmo a bem-aventurança com Deus é objetivo supremo, e a maneira de se chegar a isso consiste na obediência dos mitzvot, mandamentos divinos.
( ) No cristianismo o objetivo da salvação é a transformação espiritual e vida eterna com Deus. Por meio da charis (graça) de Deus, o homem é salvo do pecado.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) V - F - F - V.

O relativismo religioso é caracterizado pela ideia de que não há uma verdade absoluta e permanente. Nesse sentido, fica por conta de cada indivíduo escolher no que acreditar ou não acreditar. Esta é uma maneira de lidar com as verdades conflitantes das diferentes tradições de fé sem abrir mão dos ensinamentos religiosos de sua própria tradição. Sobre o relativismo religioso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O relativismo religioso não fornece uma melhor consideração pelas crenças cognitivas dos adeptos das religiões, pois acredita que as religiões em sua essência nada têm a oferecer de real.
( ) Uma das vantagens do relativismo religioso é que exige um sincretismo ou uma religião nova para apreender melhor a Realidade Última.
( ) O relativismo religioso mantém a dignidade das diferentes religiões, pois aceita suas diferenças como reais e significativas.
( ) O relativismo religioso fornece uma visão parcial do real professada dentro das diferentes religiões.
A V - V - F - V.
B V - F - V - F.
C F - V - V - V.
D F - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina