Logo Passei Direto
Buscar
Como se denomina o processo que, basicamente é a derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio, fazendo assim uma limpeza no território para que se pudesse produzir e trabalhar na terra? Assinale a alternativa correta:
a. Explanação.
b. Coivara.
c. Cruzada.
d. Empreitada.
e. Derrubada.
User badge image
Didaticamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

O processo descrito na sua pergunta refere-se à prática de derrubar a vegetação e queimá-la para preparar o solo para o cultivo. Essa técnica é comumente conhecida como "coivara", que é uma forma tradicional de manejo agrícola em algumas regiões. Analisando as alternativas: a) Explanação - Não é o termo correto para esse processo. b) Coivara - Este é o termo que se refere à derrubada e queima da vegetação para limpar o solo para o plantio. c) Cruzada - Não se relaciona com o processo descrito. d) Empreitada - Refere-se a um trabalho ou projeto, mas não ao processo de limpeza do solo. e) Derrubada - Embora se refira à derrubada de árvores, não captura a prática de queima para limpeza do solo. Portanto, a alternativa correta é: b) Coivara.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A história do africano no Brasil é uma história de resistência. Entre 1500 e 1850, mais ou menos doze milhões de africanos foram raptados, escravizados e transportados para venda como mercadoria do outro lado do oceano.
Sendo assim, analise as afirmações a seguir: I. Cerca de um terço dos africanos veio para o Brasil, que é, de longe, o país que menos recebeu escravos na Idade Moderna. II. A história dos africanos na formação do Brasil começa com o rapto praticado na África, seguido por longas viagens a pé até chegar nos navios e, após a compra por algum fazendeiro no Brasil. III. Na época do descobrimento do Brasil por Portugal, o tráfico de pessoas escravizadas existia em diversas partes da Europa, da África e da Ásia, sendo que os maiores praticantes desse comércio eram mercadores árabes. IV. A Bélgica também passou a comprar africanos escravizados para explorar nas ilhas do Caribe, onde as populações indígenas desapareceram completamente. Assinale a alternativa correta:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II é correta.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas I e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Este índice é uma medida comparativa para classificar diferentes regiões pelos critérios de expectativa de vida, escolaridade e renda por pessoa. Ele fornece um parâmetro objetivo sobre o desenvolvimento de cada sociedade. Tal afirmação se refere a(o):
a. Inflação
b. IDH
c. IBGE
d. IVC
e. IPCA

Este tipo de preconceito se apresenta com o desprezo direcionado àquele que sofre o preconceito.
Que tipo é este?
a. O preconceito de gênero.
b. O preconceito de origem.
c. O preconceito de orientação.
d. O preconceito de regionalidades.
e. O preconceito de marca.

A história do africano no Brasil confunde-se com a própria história do país. Foram trazidos ao Brasil como solução de um problema, quando os indígenas resistiam à escravidão ou eram protegidos pelos padres jesuítas e com a falta de mão-de-obra nas lavouras de cana, e depois no trabalho nas minas criou-se um mercado escravocrata entre a colônia brasileira e o continente africano.
Deste modo, diante do texto exposto, analise as afirmacoes a seguir: I. Dois anos após a chegada dos portugueses no nordeste brasileiro, o tráfico negreiro iniciou-se e foi ganhando força com o passar dos decênios. II. Diante de um crescente número de africanos trazidos à revelia ao Brasil, esse povo misturou-se aos indígenas que aqui já viviam e aos portugueses que ocupavam aos poucos essas terras. III. O povo africano traz consigo, evidentemente, sua carga cultural, como linguagem, religião, práticas artísticas, etc. IV. Apesar da presença do povo africano no Brasil, atualmente não se observa nenhuma influencia ou traço africano na cultura brasileira. Assinale a alternativa correta: Apenas II e III estão corretas.
I. Dois anos após a chegada dos portugueses no nordeste brasileiro, o tráfico negreiro iniciou-se e foi ganhando força com o passar dos decênios.
II. Diante de um crescente número de africanos trazidos à revelia ao Brasil, esse povo misturou-se aos indígenas que aqui já viviam e aos portugueses que ocupavam aos poucos essas terras.
III. O povo africano traz consigo, evidentemente, sua carga cultural, como linguagem, religião, práticas artísticas, etc.
IV. Apesar da presença do povo africano no Brasil, atualmente não se observa nenhuma influencia ou traço africano na cultura brasileira.

Os primeiros movimentos abolicionistas no Brasil foram sociedades religiosas como os jesuítas que protestavam contra a escravidão de indígenas ainda no século XVII. O modelo de escravidão indígena já estava em declínio, substituído pela escravidão negra africana, mais lucrativa e geralmente aceita.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: I. Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado do Reino de Portugal. II. Para a Coroa abolir a escravidão negra na América seria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos territórios quanto no fim do tráfico de pessoas. III. Em 1822 o Brasil quase foi fundado como um país sem escravidão e teria sido o primeiro país da América do Sul, mas foi a do Chile que aboliu toda forma de escravidão em 1823 logo após a sua independência. IV. Uma das principais figuras da independência e da institucionalização do Brasil foi José Bonifácio que classificava a escravidão como um câncer que destruiu as bases de uma sociedade. Assinale a alternativa correta: Todas as alternativas estão corretas.
I. Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado do Reino de Portugal.
II. Para a Coroa abolir a escravidão negra na América seria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos territórios quanto no fim do tráfico de pessoas.
III. Em 1822 o Brasil quase foi fundado como um país sem escravidão e teria sido o primeiro país da América do Sul, mas foi a do Chile que aboliu toda forma de escravidão em 1823 logo após a sua independência.
IV. Uma das principais figuras da independência e da institucionalização do Brasil foi José Bonifácio que classificava a escravidão como um câncer que destruiu as bases de uma sociedade.

Nos Estados Unidos [...] o branqueamento, pela miscigenação, por mais completo que seja, não implica incorporação do mestiço ao grupo branco. Mesmo de cabelos sedosos e loiros, pele [branca], nariz afilado, lábios finos, olhos verdes, sem nenhum [traço] característico que se possa considerar como negroide e, mesmo, lhe sendo impossível, biologicamente, produzir uma descendência negroide, ‘por mais esforço que faça, para todos os efeitos sociais, o mestiço continuará sendo um ‘negro’.
Assim, analise as afirmações a seguir: I. Se um brasileiro completamente branco e que, como branco, sempre viveu no Brasil, indo aos Estados Unidos, terá a surpresa de ser considerado e tratado como negro. II. O simples fato de ser norte-americano e falar inglês faz com que muitos brasileiros não o discriminem como faria com um negro brasileiro de classe baixa. III. Todos se assustaram com a informação de que nos Estados Unidos, devido à definição de “negro”, há indivíduos completamente brancos que são considerados “negros” por se envolverem com pessoas negras, ou por amizade ou por relações afetivas. IV. Os negros nos Estados Unidos não lutam para serem aceitos pelos brancos, pelo fim do racismo, lutam para terem direitos iguais. Assinale a alternativa correta: Todas as alternativas estão corretas.
I. Se um brasileiro completamente branco e que, como branco, sempre viveu no Brasil, indo aos Estados Unidos, terá a surpresa de ser considerado e tratado como negro.
II. O simples fato de ser norte-americano e falar inglês faz com que muitos brasileiros não o discriminem como faria com um negro brasileiro de classe baixa.
III. Todos se assustaram com a informação de que nos Estados Unidos, devido à definição de “negro”, há indivíduos completamente brancos que são considerados “negros” por se envolverem com pessoas negras, ou por amizade ou por relações afetivas.
IV. Os negros nos Estados Unidos não lutam para serem aceitos pelos brancos, pelo fim do racismo, lutam para terem direitos iguais.

Analise as asserções abaixo: I. No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a expressão “para inglês ver” quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido, PORTANTO, II. No caso, “para inglês ver” foram as primeiras leis brasileiras contra o comércio de africanos, como as leis do Sexagenário e Ventre-livre.
Assinale a alternativa correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

No Império Romano, a escravidão estava presente nas mesmas possibilidades, incluindo o cenário em que um escravizado poderia conquistar ou comprar, não apenas a sua liberdade, mas também sua cidadania, por exemplo, pelo serviço militar. É importante notar que esses mecanismos eram universais, sem restrições étnicas e geográficas.
Deste modo, analise as afirmações a seguir: I. Em Roma, as pessoas escravizadas poderiam ser romanas, germânicas, cartagineses, celtas, trácias, etíopes, basicamente todas as etnias dentro das fronteiras da República ou do Império. II. Entre os povos indígenas americanos, a escravidão pela guerra ou por dívidas era praticada, dentre outros, pelos povos mesoamericanos, pelos caribe, pelos comanches e os tupinambás. III. Sociedades chinesas, nórdicas, mongóis e japonesas também mantinham a prática da escravidão. IV. Na África, praticamente todas as culturas e sociedades tinham o costume da escravidão por guerras ou por dívidas, como no Reino do Congo. Assinale a alternativa correta: Todas as alternativas estão corretas.
I. Em Roma, as pessoas escravizadas poderiam ser romanas, germânicas, cartagineses, celtas, trácias, etíopes, basicamente todas as etnias dentro das fronteiras da República ou do Império.
II. Entre os povos indígenas americanos, a escravidão pela guerra ou por dívidas era praticada, dentre outros, pelos povos mesoamericanos, pelos caribe, pelos comanches e os tupinambás.
III. Sociedades chinesas, nórdicas, mongóis e japonesas também mantinham a prática da escravidão.
IV. Na África, praticamente todas as culturas e sociedades tinham o costume da escravidão por guerras ou por dívidas, como no Reino do Congo.

Assinale a alternativa correta: A Lei Imperial nº 3.353, nome oficial da_______________, foi apresentada à Câmara Geral, atual Câmara dos Deputados, pelo então ministro da agricultura no dia 8 de maio de 1888. Foi aprovada e levada ao Senado que também a aprovou no dia 13 de maio e após foi assinada pela princesa Isabel como regente do Brasil.
a. Lei anti escravatura.
b. Lei Arbórea.
c. Lei do Escravo.
d. Lei de alforria.
e. Lei Áurea.

A resistência à escravização começava na África onde os capturados frequentemente tentavam fugas e revoltas e continuava nos navios negreiros, exemplo disso foi o navio____________, quem em 1839 transportava clandestinamente pessoas para vender em Cuba, mas que foram frustrados por uma rebelião.
Assinale a alternativa correta:
a. La Amesterdã.
b. Ouro Negro.
c. Precioza.
d. Soberano.
e. La Amistad.

Diante de um crescente número de africanos trazidos à revelia ao Brasil, esse povo misturou-se aos indígenas que aqui já viviam e aos portugueses que ocupavam aos poucos essas terras. O povo africano traz consigo, evidentemente, sua carga cultural, como linguagem, religião, práticas artísticas, etc. Isto é, o povo africano não pode ser pensado sem levar em consideração suas práticas culturais.
Deste modo, diante do texto exposto, analise as afirmações a seguir: I. Durante toda a história do Brasil, é realizada a manutenção de mecanismos que impediram a ascensão social do negro no Brasil. II. Durante todo o período colonial (1500- 1522) e imperial (1822-1889) a escravidão imperou de tal forma que até mesmo pressões estrangerias de potências mundiais criaram leis internacionais para forçar o Brasil a declarar o fim de sua escravidão. III. O Brasil foi o último país no mundo a abolir sua escravidão. IV. Sendo a educação um meio de ascensão econômica e social, o impedimento aos negros de estudarem consolidou a manutenção destes nas camadas mais pobres. Assinale a alternativa correta: Todas as alternativas estão corretas.
I. Durante toda a história do Brasil, é realizada a manutenção de mecanismos que impediram a ascensão social do negro no Brasil.
II. Durante todo o período colonial (1500- 1522) e imperial (1822-1889) a escravidão imperou de tal forma que até mesmo pressões estrangerias de potências mundiais criaram leis internacionais para forçar o Brasil a declarar o fim de sua escravidão.
III. O Brasil foi o último país no mundo a abolir sua escravidão.
IV. Sendo a educação um meio de ascensão econômica e social, o impedimento aos negros de estudarem consolidou a manutenção destes nas camadas mais pobres.

Complete a afirmativa a seguir: Da África ________________, no norte do continente, vieram ao Brasil povos de Castelo da Mina, Costa da Mina, povos Ajudá, Bissau, Oorin, Calabar e Cameron. Calcula-se que entre 1812 a 1820 17.691 escravizados tenham sido trazidos em 68 navios. Já da África ___________ ao sul do continente, 20.841 africanos foram trazidos em 69 navios negreiros ao país do Congo, Zaire, Cabinda, Angola, Moçambique, Quillemani, Cabo Lopes, Malambo, Rio Ambriz e Zanzibar. Esta estatística não nos diz a nacionalidade dos negros trazidos ao Brasil, mas nos apresenta que os navios negreiros vinham da costa oeste africana, entre povos bantos e sudaneses.
Assinale a alternativa correta:
a. Do Norte; Setentrional.
b. Do Sul; Central.
c. Setentrional; Meridional.
d. Setentrional; Central.
e. Central; Meridional.

No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a expressão “para inglês ver”.
Deste modo, esta expressão se refere a(o): Assinale a alternativa correta:
a. Quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido.
b. Quando algo é prometido com a necessidade de ser cumprido.
c. Quando algo é prometido sem a necessidade de ser cumprido.
d. Quando algo é prometido com a intenção de ser cumprido.
e. Quando algo não é prometido e cumprido.

“Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal.”
Tal afirmação se refere a carta de Pero Vaz de caminha, no qual a pintura corporal e a nudez era algo chamado por ele de:
a. Falta de respeito.
b. Pudor.
c. Inocência.
d. Ingenuidade.
e. Incoerência.

Mais conteúdos dessa disciplina