Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
(ENADE, 2014) Vygotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor:
A Destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
B Indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
C Anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la.
D Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa questão sobre a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, precisamos considerar o papel do professor na mediação do aprendizado. A ideia central é que o professor deve atuar como um facilitador, ajudando os alunos a avançar de seu nível de desenvolvimento real para o potencial. Vamos analisar as alternativas: A) Destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema. - Essa abordagem pode ser útil, mas não envolve a mediação ativa do professor. B) Indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem. - Essa opção é mais direta, mas pode não promover a autonomia dos alunos. C) Anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la. - Essa abordagem é passiva e não envolve a orientação necessária. D) Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário. - Essa opção reflete a ideia de mediação e suporte contínuo, permitindo que os alunos explorem e desenvolvam suas habilidades com a ajuda do professor. A alternativa que melhor se alinha com a abordagem de Vygotsky sobre a zona de desenvolvimento proximal é: D) Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os autores Piaget e Vygotsky contribuíram historicamente com o estudo da inteligência na psicologia, no qual descrevem a inteligência como processo dinâmico e construído na interação do sujeito e da cultura com seus sistemas simbólicos. Piaget considerava a inteligência possível de ser construída a partir da ação do sujeito-aprendiz sobre o objeto do conhecimento, sobre o mundo ao seu redor. Vygotsky desenvolveu a concepção de aprendizagem 'Histórico Cultural'.
Sobre esta teoria, analise as sentenças a seguir:
I- Esta teoria considera o papel da mediação social nas relações entre o indivíduo e seu ambiente.
II- O sujeito é peça ativa em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
III- Esta teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino.
IV- Maturação, assimilação, acomodação e equilibração definem esta teoria.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Paulo Freire é um dos grandes nomes da educação de jovens e adultos no Brasil. O método de Freire para alfabetizar foi e ainda é objeto de estudo de muitos pesquisadores.
Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- Sua proposição pedagógica tem como base uma visão crítica e transformadora, objetivando se contrapor à concepção alienante de homem e educação de uma época.
II- Seu método é construído sob o diálogo entre educando e educador, ou seja, enfatizado na troca de saberes.
III- O conteúdo a ser transmitido aos educandos era pronto e sistemático, sem possibilidade de alterações.
IV- A luta pela libertação também era um dos lemas em que Paulo Freire concentrava seus esforços, propondo uma pedagogia para os homens.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Conforme o desenvolvimento da inteligência, a representação simbólica das ideias concretas e abstratas manifesta-se através da palavra.
Para Piaget, a linguagem infantil vai muito além da comunicação, ela expressa o tipo de lógica que vem a caracterizar seu pensamento e que pode ser duplamente categorizada. Quais são essas duas categorias?
a) Comunicação ativa e comunicação passiva.
b) Linguagem egocêntrica e linguagem socializada.
c) Pensamento conexo e pensamento desconexo.
d) Atividades formais e atividades informais.

A dificuldade de aprendizagem possui muitos fatores. Ao se observar que uma criança não está aprendendo os conteúdos escolares, faz-se necessário considerar os fatores psicológicos e sociais envolvidos.
Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fatores específicos.
II- Fatores psicógenos.
III- Fatores ambientais.
( ) Não possuem causas orgânicas, atingem áreas referentes à linguagem ou à localização espacial/temporal, entre outros.
( ) É extremamente necessário que se estabeleça se a dificuldade tem origem sintomática ou inibitória. Trata-se de uma retração intelectual do ego, diminuindo as funções cognitivas, que acaba por acarretar os problemas para aprender.
( ) Estão relacionados às condições objetivas ambientais, podem auxiliar ou prejudicar o indivíduo no processo de aprendizagem. Podem favorecer ou não a aprendizagem do indivíduo.

Atualmente, na sociedade em que vivemos, muitos adolescentes enfrentam conflitos inerentes à escolha profissional. Trata-se de um momento muito importante e complexo.
Assinale a alternativa CORRETA referente aos comportamentos desse adolescentes:
a) Percepção totalmente realista de suas próprias características.
b) Mudanças físicas e na identidade.
c) Marcado por sentimentos comuns ao processo decisório de seleção de uma profissão.
d) Separação, em sua totalidade, da fantasia e da realidade.

A educação não formal passou a ter destaque a partir dos anos 90, em que se passou a valorizar os processos de aprendizagem em grupo e uma nova cultura organizacional começou a ser pensada.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O primeiro campo refere-se à aprendizagem política dos direitos dos cidadãos, bem como à conscientização do indivíduo para com seus interesses e meio social em que vive.
( ) O segundo campo trata de como o indivíduo torna-se apto ao desenvolver potencialidades por meio da aprendizagem, por meio de capacitações para o mercado de trabalho.
( ) O terceiro campo prioriza o trabalho de grupo, visando às necessidades coletivas, ou seja, ao bem-estar da comunidade.
( ) O quarto campo tem por destaque a aprendizagem autônoma, ou seja, o que o indivíduo consegue aprender por ele próprio sem a mediação do outro.

A Psicopedagogia é uma área independente, mas ligada à psicologia. Seus estudos, como os distúrbios de aprendizagem, que dificultam o domínio, por exemplo, de uma criança ou adolescente, das matérias escolares, implicam considerar o que a psicologia sabe sobre a aprendizagem e suas dificuldades.
Como base nesta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Psicopedagogia estuda a aprendizagem humana normal e patológica, buscando reintegrar ao processo de construção do conhecimento o sujeito que apresenta problemas de aprendizagem.
( ) Faz parte da identidade da psicopedagogia definir as teorias e as técnicas psicológicas que, com as devidas transformações, ela necessita para cumprir seu papel.
( ) O psicopedagogo, enquanto profissional, compromete-se em analisar e se possível intervir nos aspectos que dificultam, ou eventualmente favorecem, a aprendizagem de conteúdos escolares.
( ) A psicopedagogia também atua em empresas, hospitais e creches.

A Psicologia da Educação pode ser entendida como uma psicologia de caráter prático e aplicado, que tem fins preventivos ou curativos, visando à promoção e ao bom desenvolvimento socioafetivo e acadêmico de quem aprende.
Qual é a principal finalidade da Psicologia da Educação?
a) Analisar os processos mentais mediante os quais a criança assimila as disciplinas incluídas no currículo escolar.
b) Conhecer fundamentos filosóficos das disciplinas escolares.
c) Questionar os conteúdos abordados nas disciplinas escolares.
d) Relacionar as dificuldades de aprendizagem do educando.

Vygotsky e Piaget contribuíram historicamente com os estudos da inteligência na psicologia. Outros pesquisadores da área, como Galton, Catell e Binet, também deram importantes contribuições através de suas pesquisas.
Para Binet, as diferenças individuais no âmbito intelectual são processos complexos, e a inteligência:
a) Apresenta um grau de desenvolvimento limitado, que é determinado nos primeiros anos de vida da criança.
b) Pode ser mensurada somente através da análise do raciocínio verbal, pois está relacionada à fala do indivíduo.
c) Consta em um conjunto de capacidades e habilidades que podem ser estudadas separadamente.
d) Está localizada em uma área específica do cérebro, tornando impossível a realização de outras pesquisas.

Mais conteúdos dessa disciplina