Logo Passei Direto
Buscar
A higienização das mãos é tradicionalmente o ato mais importante para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IrAS). Essa medida histórica, que vem sendo ensinada aos profissionais de saúde, pacientes e visitantes, desde 1848, e que pode reduzir em até 70% os processos infecciosos, é ainda pouco adotada na maioria dos hospitais.
Em relação aos diferentes tipos de microbiota, assinale a alternativa correta.
a. A microbiota residente é facilmente removida por meio da higienização das mãos.
b. A microbiota transitória é regularmente encontrada na nossa pele.
c. A microbiota residente nos confere proteção contra microrganismos externos e não é perturbada pela microbiota transitória.
d. A microbiota transitória nos confere proteção contra microrganismos externos e a sua distribuição varia de acordo com a idade e região corpórea.
e. A microbiota residente nos confere proteção contra microrganismos externos e a sua distribuição varia de acordo com a idade e região corpórea.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação aos tipos de microbiota: a) A microbiota residente é facilmente removida por meio da higienização das mãos. - Incorreto. A microbiota residente é mais difícil de ser removida, pois faz parte da flora normal da pele. b) A microbiota transitória é regularmente encontrada na nossa pele. - Incorreto. A microbiota transitória não é regularmente encontrada; ela aparece temporariamente e pode ser removida com a higienização. c) A microbiota residente nos confere proteção contra microrganismos externos e não é perturbada pela microbiota transitória. - Parcialmente correto, mas a microbiota residente pode ser influenciada pela microbiota transitória. d) A microbiota transitória nos confere proteção contra microrganismos externos e a sua distribuição varia de acordo com a idade e região corpórea. - Incorreto. A microbiota transitória não é a principal responsável pela proteção, essa função é mais atribuída à microbiota residente. e) A microbiota residente nos confere proteção contra microrganismos externos e a sua distribuição varia de acordo com a idade e região corpórea. - Correto. A microbiota residente realmente confere proteção e sua composição pode variar conforme a idade e a região do corpo. Portanto, a alternativa correta é: e) A microbiota residente nos confere proteção contra microrganismos externos e a sua distribuição varia de acordo com a idade e região corpórea.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As primeiras diretrizes de biossegurança foram do National Institutes of Health (NIH), que divulgou, em 1976, normas de segurança laboratorial que deveriam ser obrigatoriamente observadas pelos projetos que contassem com verbas federais. A partir daí, outros países, como Inglaterra, França e Alemanha, também definiram normas de biossegurança laboratorial, desencadeando o trabalho de harmonização dessas normas no âmbito da organização de cooperação e desenvolvimento econômico.
Quais são os princípios gerais da Biossegurança?
a. Atendimento ético, uso de equipamentos de segurança, técnicas e práticas de laboratório, estrutura física dos ambientes de trabalho, uso de câmeras de segurança e gestão administrativa dos locais de trabalho em saúde.
b. Análise de riscos, uso de equipamentos de segurança, técnicas e práticas de laboratório, estrutura física dos ambientes de trabalho, descarte apropriado de resíduos e gestão administrativa dos locais de trabalho em saúde.
c. Análise de riscos, uso de equipamentos de segurança, técnicas e práticas de laboratório, uso de câmeras de segurança, descarte apropriado de resíduos e gestão administrativa dos locais de trabalho em saúde.
d. Análise de riscos, uso de equipamentos de segurança, técnicas e práticas de laboratório, estrutura física dos ambientes de trabalho, descarte apropriado de resíduos e atendimento ético.
e. Análise de riscos, uso de equipamentos de segurança, atendimento ético, estrutura física dos ambientes de trabalho, descarte apropriado de resíduos e uso de câmeras de segurança.

Mais conteúdos dessa disciplina