Logo Passei Direto
Buscar
Na pólis desenvolveu-se o pensamento democrático. Os homens, voltados para os interesses comuns presentes no espaço citadino, cada vez mais utilizavam a palavra como instrumento político desde o período arcaico, quando o saber argumentar tornou-se um elemento essencial para o cidadão, isto é, aquele que toma as decisões na pólis. Na formação desse homem que argumenta, existe ainda outro componente que é a religiosidade. Em sua cultura religiosa, a sociedade grega possuía um panteão de deuses caracterizado pelo fato de que também os deuses são cidadãos. A esse respeito, como esse período foi conhecido?
Assinale corretamente, diante do contexto apresentado pelas alternativas abaixo.
a. Grécia Clássica.
b. Médio Império.
c. Roma Antiga.
d. China Contemporânea.
e. Suécia Medieval.
User badge image
EducacaoHistorica

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Analisando o contexto apresentado, a descrição refere-se ao desenvolvimento do pensamento democrático na pólis grega, onde a palavra e a argumentação eram fundamentais para a participação política dos cidadãos. Além disso, menciona a religiosidade e a presença de um panteão de deuses, que é uma característica marcante da cultura grega. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Grécia Clássica - Este período é conhecido pelo desenvolvimento da democracia, da filosofia e da cultura grega, incluindo a importância da argumentação e da cidadania. b) Médio Império - Refere-se a um período da história do Egito, não relacionado ao contexto grego. c) Roma Antiga - Embora tenha desenvolvido um sistema político, não é o foco do texto, que se refere à pólis grega. d) China Contemporânea - Não se relaciona com o contexto da pólis grega. e) Suécia Medieval - Também não se relaciona com a Grécia e seu desenvolvimento democrático. Portanto, a alternativa correta é: a) Grécia Clássica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No decorrer do século XIX reafirmam a necessidade da escola pública, leiga, gratuita e obrigatória. Inevitavelmente, esta proposta deveria ser implantada, verificando a explosão demográfica e o desenvolvimento industrial e tecnológico. Para Dewey (1859-1952), conforme Aranha (1990), educação era ação. Desse modo, o aspecto instrucional da educação cava relegado a um segundo plano. Dewey imaginava o processo educacional como algo contínuo, no qual, permanentemente, reconstruía-se a experiência concreta, ativa e produtiva de cada ser humano. Para ele, a escola não deveria preparar para a vida, pois a escola deveria ser a própria vida.
Avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas. I. Theodore Schultz (1973), em sua teoria do capital humano, afirma que a educação deve estar com vistas ao crescimento econômico. Um trabalhador qualificado consegue produzir mais e ser mais bem remunerado, contribuindo para o crescimento do país. Nesse ponto, como afirma abaixo o autor, podemos dizer que, aos poucos, o próprio trabalhador se torna capitalista. PORQUE II. “Os trabalhadores transformaram-se em capitalistas, pela difusão da propriedade das ações da empresa, mas pela aquisição de conhecimentos e capacidades que possuem valor econômico”. A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina