Logo Passei Direto
Buscar
É uma realidade que os pigmentos de tintas utilizados por grandes nomes da história da arte, no século XIX e XX, tenham esmaecido e que suas cores, então vibrantes, tenham se tornado menos brilhantes aos olhos dos observadores contemporâneos. Embora os profissionais das áreas de conservação, restauro e curadoria não meçam esforços para a preservação das obras, muitas pinturas demonstram sinais de descoloração e mudanças na cor.
Sobre o material utilizado nas pinturas a óleo que compõem os acervos museológicos de arte, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Sofrem com a ação da luz, umidade e temperatura, que podem causar esse processo de desbotamento da cor. PORQUE II- As obras a óleo são constituídas por matérias orgânicas e inorgânicas. Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I está correta, e a II, incorreta.
B As asserções I e II estão corretas, e II é a justificativa de I.
C As asserções I e II estão corretas, mas II não é a justificativa de I.
D A asserção I está incorreta, e a II, correta.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as asserções: I- Sofrem com a ação da luz, umidade e temperatura, que podem causar esse processo de desbotamento da cor. Esta asserção está correta, pois a luz, umidade e temperatura realmente afetam as obras de arte, levando ao desbotamento das cores. II- As obras a óleo são constituídas por matérias orgânicas e inorgânicas. Esta asserção também está correta, já que as tintas a óleo são feitas de pigmentos (que podem ser orgânicos ou inorgânicos) e um meio oleoso. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - A asserção II não justifica a I, pois a I fala sobre os fatores que causam o desbotamento, enquanto a II descreve a composição das tintas a óleo. Portanto, as asserções I e II estão corretas, mas II não é a justificativa de I. A alternativa correta é: C As asserções I e II estão corretas, mas II não é a justificativa de I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Embalagens, protetores, suportes, entre outros, são meios de proteção da materialidade, formato, cor, consistência e outros atributos dos acervos tridimensionais e bidimensionais. Quanto ao acondicionamento dos objetos no acervo museológico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Embalagens de acondicionamento dos objetos devem considerar dimensões, peso, estrutura, dimensões e histórico de uso de determinada peça.
( ) É recomendável que as embalagens de acondicionamento de papel neutro, plástico bolha ou derivados, sejam fechadas usando materiais como fita adesiva, a fim de lacrar a entrada de ar.
( ) Itens frágeis, como couro e pergaminho, devem ser revestidos item a item com papel neutro antes de serem acondicionados em caixas de transporte.
( ) Itens de fácil acesso no mercado, como papelão, espuma, PVC, podem ser utilizados para o acondicionamento correto dos objetos, desde que embalados considerando as especificações deste.
A F - F - V - F.
B V - V - V - F.
C V - F - V - V.
D F - V - F - V.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, instituição situada às margens do Rio Guaíba em Porto Alegre, é uma das principais instituições museológicas do Estado do Rio Grande do Sul. O MARGS, instituído pelo estado em 1954, ocupa o prédio da então Delegacia Fiscal da Fazenda, construído em 1912. Tendo como exemplo essa instituição, sobre o nível de interferência direta do ambiente nos objetos do acervo, do menor para o maior, ordene os itens a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Trata da área interna ao objeto. Em nível de reserva técnica, embalagens e posição de contato direto com a peça compõem esse ambiente. A essa terminologia, pode-se aplicar também os espaços expositivos, como vitrines, painéis e suportes.
II- Trata-se do ambiente externo ao acervo, espaço geográfico onde a instituição está inserida. Fatores como a temperatura, incidência de chuvas, predispõe ação indireta à preservação do objeto.
III- Refere-se às dependências do museu. A esse ambiente, é importante observar as adaptações que devem preservar a história arquitetônica e urbanística, porém também contribuir com a preservação e conservação dos objetos contidos na reserva técnica ou salas de exibição.
A I - III - II.
B II - III - I.
C III - II - I.
D I - II - III.

Conservar é um conceito que deve estar presente durante a exposição dos objetos nos acervos. Tanto em exposições temporárias como em exposições permanentes, conservação é uma preocupação das equipes. A segurança, o transporte e a forma como os objetos serão expostos durante as exposições temporárias pode interferir no processo degradativo das peças. Sobre o processo de exposição de têxteis, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Tecidos devem ser necessariamente expostos em expositores horizontais, já que não suportam a sustentação de suas fibras por muito tempo caso dependurados.
PORQUE
II- Peças de vestuário se deformam caso não suportadas em suas formas originais.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.

O museu performa um importante papel social de preservar o patrimônio formado por objetos da cultura material de uma sociedade. A conservação e preservação desses objetos para difusão da cultura e conhecimento pelo museu, muitas vezes, encontra adversidades para desempenhar esse papel social.
Assinale alternativa CORRETA que apresenta alguns exemplos de barreiras na conservação de museus:
A Carência de planejamento, recursos humanos, financeiros e diminuição do público frequentador dos espaços culturais.
B Carência de planejamento, falta de recursos humanos, baixo orçamento financeiros e de condições físicas.
C Carência de investimentos financeiros, centralização dos bens culturais, carência de planejamento.
D Carência de investimentos financeiros, centralização dos bens culturais, falta de espaço físico.

Mais conteúdos dessa disciplina