Logo Passei Direto
Buscar
Referente à conservação preventiva em museus, o cuidado e o controle dos ambientes faz diferença na materialidade do objeto.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O macroambiente interfere indiretamente na conservação preventiva. II- Realizado durante a elaboração do plano museológico, o diagnóstico institucional tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento de soluções para os problemas que afetam as coleções. III- O processo de restauração é reversível e pode ser aplicado como forma de prevenir a deterioração do objeto restaurado. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença I está correta.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O macroambiente interfere indiretamente na conservação preventiva. Verdadeiro, o macroambiente, que inclui fatores como temperatura, umidade e poluição, realmente pode afetar a conservação dos objetos de forma indireta. II- Realizado durante a elaboração do plano museológico, o diagnóstico institucional tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento de soluções para os problemas que afetam as coleções. Verdadeiro, o diagnóstico institucional é uma etapa importante que visa identificar e solucionar problemas que podem impactar as coleções. III- O processo de restauração é reversível e pode ser aplicado como forma de prevenir a deterioração do objeto restaurado. Falso, a restauração não é necessariamente reversível e, embora possa ajudar a preservar um objeto, não é uma forma de prevenção, mas sim uma intervenção que ocorre após a deterioração. Com base nas análises, as sentenças I e II estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: A As sentenças I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Segundo os autores Souza e Froner (2008, p. 4), o processo de deterioração dos objetos do acervo museológico pode e deve ser evitado. Sobre o aspecto de evitar riscos, perigos e danos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São inevitáveis e irreversíveis, visto que não existe nenhum material, natural ou sintético, orgânico ou inorgânico, que não se degrade com o passar do tempo, e mesmo com os esforços interdisciplinares da equipe de conservação, o objeto estará fadado ao perecimento.
( ) Toda degeneração é irreversível, pois o objeto não voltará a sua condição original, porém com as técnicas de conservação preventiva e, em casos específicos, o processo de restauração, esses processos degenerativos podem ser estacionados e controlados.
( ) O processo de envelhecimento de um objeto depende exclusivamente do macro, médio e microambiente onde está sendo armazenado.
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) V - F - V.
d) F - F - V.

Conservar é um conceito que deve estar presente durante a exposição dos objetos nos acervos. Tanto em exposições temporárias como em exposições permanentes, conservação é uma preocupação das equipes. A segurança, o transporte e a forma como os objetos serão expostos durante as exposições temporárias pode interferir no processo degradativo das peças.
Sobre o processo de exposição de têxteis, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Tecidos devem ser necessariamente expostos em expositores horizontais, já que não suportam a sustentação de suas fibras por muito tempo caso dependurados.
II- Peças de vestuário se deformam caso não suportadas em suas formas originais.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

O registro dos métodos de intervenção que determinado objeto sofre ao longo da sua vida museológica, bem como o tratamento em si dado ao objeto em conservação e/ou restauração, deve ser documentado em fotografias, fichas e relatórios do livro diário do acervo. Sobre como chamamos essas ações, assinale a alternativa CORRETA:
a) Denominadas "gestão de acervo", atribuição do profissional responsável com formação na área, bem como dos gestores da instituição museológica.
b) Denominadas "gestão de acervo", papel dos restauradores da instituição museológica.
c) Denominadas "gestão museológica", papel do profissional responsável com formação na área.
d) Denominadas "gestão museológica", papel do profissional responsável sem formação na área, bem como dos gestores da instituição museológica.

Os museus são reconhecidos em diferentes perspectivas de ação. Para uns, o alcance dessas instituições se dá na ênfase da antiguidade dos acervos. Para outros, na produção do conhecimento e da informação que produzem em favor dos públicos. No que se refere à legislação brasileira de museus e de que forma essas instituições são caracterizadas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, bens culturais materiais e imateriais.
b) Instituições sem fins lucrativos abertas ao público da sociedade, visando ao desenvolvimento, à preservação técnica e à educação elitizada por meio de bens culturais com valor histórico e artístico representativo de classe.
c) Instituições que adquirem, conservam e expõem bens culturais para fins de serviços de turismo e educação.
d) Instituições com fins lucrativos que preservam, restauram, pesquisam, realizam exposições e conservação de bens históricos, artísticos e científicos para educação e deleite da sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina