Logo Passei Direto
Buscar
O método de barreiras é uma forma de preservação dos objetos bastante eficaz, porém somente será bem-sucedido se estiverem claros na equipe os riscos de deterioração que podem sofrer determinados objetos. Cada tipo de material requer diferentes ações e tratamentos.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os tratamentos iniciais indicados para a preservação de documentos, cartas, mapas, fotos, desenhos, gravuras, entre outros tipos de papéis:
A Controle ambiental, limpeza periódica, lubrificação, acondicionamento adequado.
B Controle ambiental, higienização, acondicionamento adequado.
C Controle ambiental, vistorias regulares, acondicionamento adequado.
D Vistorias regulares, higienização, acondicionamento adequado.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta sobre os tratamentos iniciais indicados para a preservação de documentos e outros tipos de papéis, vamos analisar cada uma das alternativas: A) Controle ambiental, limpeza periódica, lubrificação, acondicionamento adequado. - Embora mencione controle ambiental e acondicionamento, a lubrificação não é um tratamento comum para documentos. B) Controle ambiental, higienização, acondicionamento adequado. - Esta opção menciona controle ambiental e acondicionamento, além de higienização, que é um tratamento importante para a preservação. C) Controle ambiental, vistorias regulares, acondicionamento adequado. - Esta opção também menciona controle ambiental e acondicionamento, mas as vistorias regulares não são um tratamento inicial, mas sim uma prática de monitoramento. D) Vistorias regulares, higienização, acondicionamento adequado. - Embora inclua higienização e acondicionamento, as vistorias regulares não são um tratamento inicial. A alternativa que melhor apresenta os tratamentos iniciais indicados para a preservação de documentos, cartas, mapas, fotos, desenhos, gravuras, entre outros tipos de papéis é: B) Controle ambiental, higienização, acondicionamento adequado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O museu performa um importante papel social de preservar o patrimônio formado por objetos da cultura material de uma sociedade. A conservação e preservação desses objetos para difusão da cultura e conhecimento pelo museu, muitas vezes, encontra adversidades para desempenhar esse papel social.
Assinale alternativa CORRETA que apresenta alguns exemplos de barreiras na conservação de museus:
A Carência de planejamento, recursos humanos, financeiros e diminuição do público frequentador dos espaços culturais.
B Carência de planejamento, falta de recursos humanos, baixo orçamento financeiros e de condições físicas.
C Carência de investimentos financeiros, centralização dos bens culturais, carência de planejamento.
D Carência de investimentos financeiros, centralização dos bens culturais, falta de espaço físico.

O registro dos métodos de intervenção que determinado objeto sofre ao longo da sua vida museológica, bem como o tratamento em si dado ao objeto em conservação e/ou restauração, deve ser documentado em fotografias, fichas e relatórios do livro diário do acervo. Sobre como chamamos essas ações, assinale a alternativa CORRETA:
a) Denominadas "gestão de acervo", atribuição do profissional responsável com formação na área, bem como dos gestores da instituição museológica.
b) Denominadas "gestão de acervo", papel dos restauradores da instituição museológica.
c) Denominadas "gestão museológica", papel do profissional responsável com formação na área.
d) Denominadas "gestão museológica", papel do profissional responsável sem formação na área, bem como dos gestores da instituição museológica.

A legislação federal que rege os museus define que, entre outras atribuições, a conservação dos acervos museológicos é parte de sua função social. No interior da instituição, os cuidados com o acervo devem ser pensados por uma equipe interdisciplinar.
No que se refere aos cuidados pessoais com a equipe que trata do acervo, analise as sentenças a seguir:
I- O uso de guarda-pós, aventais, máscaras e luvas são equipamentos imprescindíveis.
II- A preservação refere-se à proteção, isto é, proteger o patrimônio museológico e seus agentes externos.
III- Evitar de ingerir alimentos em áreas que contenham peças é medida que evita a ação de microrganismos.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, instituição situada às margens do Rio Guaíba em Porto Alegre, é uma das principais instituições museológicas do Estado do Rio Grande do Sul. O MARGS, instituído pelo estado em 1954, ocupa o prédio da então Delegacia Fiscal da Fazenda, construído em 1912.
Tendo como exemplo essa instituição, sobre o nível de interferência direta do ambiente nos objetos do acervo, do menor para o maior, ordene os itens a seguir:
I- Trata da área interna ao objeto. Em nível de reserva técnica, embalagens e posição de contato direto com a peça compõem esse ambiente. A essa terminologia, pode-se aplicar também os espaços expositivos, como vitrines, painéis e suportes.
II- Trata-se do ambiente externo ao acervo, espaço geográfico onde a instituição está inserida. Fatores como a temperatura, incidência de chuvas, predispõe ação indireta à preservação do objeto.
III- Refere-se às dependências do museu. A esse ambiente, é importante observar as adaptações que devem preservar a história arquitetônica e urbanística, porém também contribuir com a preservação e conservação dos objetos contidos na reserva técnica ou salas de exibição.
a) I - III - II.
b) I - II - III.
c) III - II - I.
d) II - III - I.

Mais conteúdos dessa disciplina