Logo Passei Direto
Buscar
Quanto a eles, assinale a alternativa correta.

A ) Avaliação diagnóstica, avaliação seletiva e avaliação comparativa.
B ) Avaliação contínua, avaliação processual e avaliação cumulativa.
C ) Avaliação diagnóstica, avaliação efetiva e avaliação classificatória.
D ) Avaliação diagnóstica, avaliação classificatória e Avaliação segregadora.
E ) Avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender os diferentes tipos de avaliação mencionados nas alternativas. Vamos analisar cada uma: A) Avaliação diagnóstica, avaliação seletiva e avaliação comparativa - A avaliação seletiva e comparativa não são categorias amplamente reconhecidas. B) Avaliação contínua, avaliação processual e avaliação cumulativa - Essas são abordagens que se concentram no acompanhamento do aprendizado ao longo do tempo. C) Avaliação diagnóstica, avaliação efetiva e avaliação classificatória - A avaliação efetiva não é uma categoria comum. D) Avaliação diagnóstica, avaliação classificatória e Avaliação segregadora - A avaliação segregadora não é uma categoria amplamente reconhecida. E) Avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa - Esta alternativa inclui tipos de avaliação bem estabelecidos e reconhecidos na prática educacional. Após a análise, a alternativa correta é: E) Avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE-2011) A escola delimita espaços. Servindo-se de símbolos e códigos, ela afirma o que cada um pode (ou não pode) fazer. Ela separa e institui. Informa o "lugar" dos pequenos e dos grandes, dos meninos e das meninas. Através dos seus quadros, crucifixos, santas ou esculturas, aponta aqueles/as que deverão ser modelos e permite, também, que os sujeitos se reconheçam (ou não) nesses modelos [...] Currículos, normas, procedimentos de ensino, teorias, linguagem, materiais didáticos, processo de avaliação são, seguramente, loci das diferenças de gênero, sexualidade, etnia, classe - são constituídos por essas distinções e, ao mesmo tempo, seus produtores. Todas essas dimensões precisam, pois, ser colocadas em questão. É indispensável questionar não apenas o que ensinamos, mas o modo como ensinamos e que sentidos nossos/as alunos/as dão ao que aprendem. Atrevidamente é preciso, também, problematizar as teorias que orientam nosso trabalho (incluindo, aqui, até mesmo aquelas teorias consideradas "críticas"). Temos de estar atentas/os, sobretudo, para nossa linguagem, procurando perceber o sexismo, o racismo e o etnocentrismo que ela frequentemente carrega e institui. Com base no texto acima, avalie as afirmacoes que se seguem. I. A escola define os espaços que cada um deve ocupar socialmente, visto que reproduz modelos e condiciona os alunos a segui-los. II. Os espaços delimitados pela escola representam a sala de aula em si, visto que é o ambiente predominante em que acontece o processo de aprendizagem. III. A delimitação de espaços pela escola só acontece no espaço escolar, visto que o(a) aluno(a) o ignora nos momentos em que não está inserido no contexto educacional. IV. Os espaços delimitados pela escola representam a rotulação e o estabelecimento de papéis e padrões de comportamento. É correto apenas o que se afirma em

A ) I e II.
B ) II, III e IV.
C ) II e III.
D ) I e IV.
E ) I, III e IV.

Sobre a pedagogia libertadora, afirma-se que ?[...] para Paulo Freire a educação surgia como um instrumento de crucial importância para promover a passagem da consciência popular do nível transitivo-ingênuo para o nível transitivo-crítico, evitando-se a sua queda na consciência fanática. É em vista desse objetivo que foi criado um método de alfabetização ativo, dialogal, crítico e ?criticizador?. Esse método, no entanto, é apenas um aspecto de uma proposta pedagógica mais ampla enraizada na tradição mais autêntica do existencialismo cristão, em diálogo com algumas contribuições do marxismo.? (SAVIANI, 2008, p. 335). Neste sentido, assinale a afirmativa que contempla a função do aluno diante do seu processo de aprendizagem.


a. O professor, nesse contexto, é um elo entre a verdade científica e o aluno, ou seja, é o técnico responsável pela eficiência do ensino. O aluno é um ser fragmentado; espectador que está na escola para aprender a fazer e sendo preparado para o mercado de trabalho.
b. Educador e educando têm funções diferentes; o professor é sujeito do aprender e o aluno é submetido a uma relação pedagógica baseada na cultura de transmissão de conhecimento.
c. O educador é sujeito do aprender, e a relação pedagógica é baseada na cultura do grupo. O aluno é estipulado a competir com o grupo. É o ensino a partir de um planejamento do professor, que baseia-se no currículo da escola, e que nem sempre é de uso corrente dos alunos.
d. O educando é sujeito do ato do conhecimento, e a relação pedagógica é baseada na cultura do grupo. O aluno é sujeito participante do/no grupo. É o ensino a partir da palavra geradora, que é de uso corrente dos alunos.

Assinale a alternativa correspondente a essa diferença, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação infantil.

A ) Indicadores e parâmetros não têm em sua essência diferenças significativas, portanto, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação infantil, ambos têm o mesmo significado de indicar a qualidade da educação infantil.
B ) Indicadores e parâmetros são definidos como mecanismos de aferição de resultados com base em questionários com pais e profissionais. A diferença entre eles é que os parâmetros são direcionados aos professores e os indicadores, aos pais.
C ) Indicadores podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Parâmetros, por sua vez, presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade do indicador. Indicadores são mais amplos e genéricos; parâmetros, mais específicos e precisos.
D ) Entende-se por parâmetro e por indicador a norma, o padrão ou a variável capaz de modificar, regular e ajustar o sistema. A diferença está no fato de os parâmetros serem destinados às escolas públicas e os indicadores, às escolas particulares.
E ) Entende-se por parâmetros a norma, o padrão, ou a variável capaz de modificar, regular e ajustar o sistema. Parâmetros podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Indicadores, por sua vez, presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade do parâmetro. Parâmetros são mais amplos e genéricos; indicadores, mais específicos e precisos.

Sobre a verificação do rendimento escolar, assinale a alternativa que contempla corretamente esse aspecto nas três leis citadas.

A ) A Lei 4.024, de dezembro de 1961, previa em seu artigo 39 que a apuração do rendimento escolar ficará a cargo dos estabelecimentos de ensino, aos quais caberá expedir certificados de conclusão de séries e ciclos e diplomas de conclusão de cursos. A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece em seu artigo 24 que a verificação do rendimento escolar ficará, na forma regimental, a cargo dos estabelecimentos, compreendendo a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade. A Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, apresenta no artigo 14. A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece no artigo 24, parágrafo V, que a verificação do rendimento escolar observará cinco critérios.
B ) A Lei 4.024, de dezembro de 1961, previa em seu artigo 39 que a apuração do rendimento escolar ficará a cargo dos estabelecimentos de ensino, aos quais caberá expedir certificados de conclusão de séries e ciclos e diplomas de conclusão de cursos. A Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, apresenta em seu artigo 14 que a verificação do rendimento escolar ficará, na forma regimental, a cargo dos estabelecimentos, compreendendo a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade. A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece em seu artigo 24, parágrafo V, que a verificação do rendimento escolar observará cinco critérios.
C ) A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece no artigo 24, parágrafo V., que a apuração do rendimento escolar ficará a cargo dos estabelecimentos de ensino, aos quais caberá expedir certificados de conclusão de séries e ciclos e diplomas de conclusão de cursos. A Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, apresenta no artigo 14 que a verificação do rendimento escolar ficará, na forma regimental, a cargo dos estabelecimentos, compreendendo a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade. A Lei 4.024, de dezembro de 1961, previa em seu artigo 39 que a verificação do rendimento escolar observará cinco critérios.
D ) Entre as leis não se observam diferenças significativas, ou seja, não há alteração.
E ) As diferenças entre as legislações são muito significativas, de modo que não é possível compará-las.

Mais conteúdos dessa disciplina