Logo Passei Direto
Buscar
As cepas de Staphylococcus aureus produzem várias enzimas e toxinas que participam do seu mecanismo de patogenicidade. As enterotoxinas são particularmente importantes no processo de gastrenterite de origem alimentar, pois nela ocorre a ingestão da toxina pré-formada, e não das células vegetativas. (JAY, 2010) As características apresentadas pelas doenças permitem a sua identificação. Dentre as características apresentadas a seguir, qual das opções fornece informações corretas sobre a doença causada pela ingestão dessa toxina?

A. São vários os tipos de enterotoxinas envolvidos em toxinoses de origem alimentar por Staphylococcus aureus: A, B, C1, C2, C3, D e E; Os tipos de enterotoxinas envolvidos em toxinoses de origem alimentar por Staphylococcus aureus são: A, B, C1, C2, C3, D e E.
B. O período de incubação é longo, geralmente maior do que 7 dias, dificultando assim a identificação do alimento envolvido; A doença ocorre após incubação, por cerca de 4 horas após a ingestão do alimento, podendo ocorrer em períodos mais curtos, de 30 minutos a 3 horas.
C. O desenvolvimento de Staphylococcus aureus em alimentos está relacionado a casos de intoxicação alimentar pela ingestão de um único tipo de enterotoxina. São geralmente seis os tipos de enterotoxinas associadas à toxinfecção por Staphylococcus aureus.
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a doença causada pela ingestão da enterotoxina de Staphylococcus aureus: A. São vários os tipos de enterotoxinas envolvidos em toxinoses de origem alimentar por Staphylococcus aureus: A, B, C1, C2, C3, D e E; Os tipos de enterotoxinas envolvidos em toxinoses de origem alimentar por Staphylococcus aureus são: A, B, C1, C2, C3, D e E. Essa afirmação está correta, pois realmente existem várias enterotoxinas produzidas por Staphylococcus aureus. B. O período de incubação é longo, geralmente maior do que 7 dias, dificultando assim a identificação do alimento envolvido; A doença ocorre após incubação, por cerca de 4 horas após a ingestão do alimento, podendo ocorrer em períodos mais curtos, de 30 minutos a 3 horas. Essa afirmação é contraditória. O período de incubação para intoxicação alimentar por enterotoxinas de Staphylococcus aureus é curto, geralmente de 30 minutos a 6 horas, e não longo. C. O desenvolvimento de Staphylococcus aureus em alimentos está relacionado a casos de intoxicação alimentar pela ingestão de um único tipo de enterotoxina. São geralmente seis os tipos de enterotoxinas associadas à toxinfecção por Staphylococcus aureus. Essa afirmação é incorreta, pois a intoxicação pode ocorrer por múltiplas enterotoxinas, não apenas por um único tipo. Portanto, a alternativa correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Embora a produção de enterotoxinas esteja associada à Staphylococcus aureus coagulase e a terno nuclease (TNase) positivos, algumas espécies que não produzem essas enzimas podem produzir enterotoxinas. (LAMAITA et al., 2005) Marque a alternativa que apresenta uma definição correta para a expressão enterotoxina estafilocócicas.

A. Endotoxina é uma toxina que é parte integrante da membrana externa de algumas bactérias. Sua liberação ocorre após a destruição da membrana externa da bactéria das gram-negativas; Essa seria a definição de endotoxinas. Entretanto, Staphylococcus aureus são gram-positivos.
B. Enterotoxinas são proteínas ou polipeptídeos que podem ser secretados pelas células; Nesse caso, seriam exotoxinas, proteínas que podem ser produzidas pelas bactérias gram-positivas e gram-negativas, que matam ou alteram uma função de uma célula hospedeira.
C. As enterotoxinas são proteínas produzidas por algumas espécies de estafilococos. Enterotoxinas estafilocócicas são os principais agentes de intoxicação de origem bacteriana no homem e têm sido relatadas em vários surtos de doenças transmissíveis por alimentos. As toxinas são termoestáveis e originam sintomas como vômito e diarreia, dentre outros. É necessário menos de 1mg de toxina pura para desencadear os sintomas característicos de intoxicação estafilocócica, sendo que a população de 105UFC de Staphylococcus/g ou ml de alimento é necessária para provocar um quadro de intoxicação (LAMAITA et al., 2005).

Mais conteúdos dessa disciplina