Logo Passei Direto
Buscar
Analise as afirmativas a respeito dos grupos formais e informais das organizações e marque a alternativa correta.
As pessoas procuram se reunir em grupos formais de acordo com os seus interesses pessoais.
Os grupos formais são aqueles organizados pelas organizações para o cumprimento de suas tarefas, os informais ocorrem fora delas.
Os grupos informais são aqueles que fazem parte das vivências culturais das pessoas, logo, não se aplicam nos estudos do comportamento organizacional.
Dentro das organizações ocorrerá a reunião de pessoas em grupos formais (criados pela empresa e informais criados pelos indivíduos).
Os grupos informais sempre serão mais importantes, pois destes se originam as lideranças situacionais.
User badge image
ComportamentoHumano360

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é: "Dentro das organizações ocorrerá a reunião de pessoas em grupos formais (criados pela empresa e informais criados pelos indivíduos)." Essa afirmativa destaca a coexistência e importância tanto dos grupos formais, criados pela empresa para cumprir tarefas específicas, quanto dos grupos informais, que surgem de forma espontânea entre os colaboradores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o relato abaixo e assinale a alternativa correta.

O Elbow Room Café está lotado e muito barulhento na manhã de sábado. Um cliente do restaurante no centro de Vancouver, Canadá, praticamente precisa gritar para ser servido de mais café. Um garçom que está perto dele zomba em tom amistoso: “quer mais café, vai buscar!”, e o cliente ri. Outro reclama alto que ele e seu grupo estão atrasados e precisam da comida. Dessa vez, é Patrick Savoie, o gerente, que responde: “se estavam com pressa, deviam ter ido no Mc Donald’s”, e o cliente e seus amigos riem.

- Esse texto não tem relação com o elemento emoção no trabalho, uma vez que o comportamento dos indivíduos não foi afetado por tais episódios.
- É necessário que um gerente responda a um cliente, para que ele não atrapalhe o serviço de seus funcionários.
- O envolvimento de emoções no trabalho é sempre perturbador, por isso, é melhor evitá-las.
- As ações das pessoas no trabalho são governadas estritamente pela racionalidade.
- Esse texto apresenta uma boa interação entre cliente e atendentes. O tom de brincadeira reforça a ideia de que todos mantiveram suas emoções minimamente controladas.

A respeito da influência das emoções no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

- As teorias organizacionais, durante muito tempo, subjugaram o papel das emoções, considerando-as disfuncionais para o bom desempenho no trabalho.
- Cognição e emoção, por serem processos diferentes, não interferem necessariamente no ambiente organizacional.
- As emoções e os sentimentos atrapalham o raciocínio e as ações planejadas no contexto das organizações de trabalho.
- O controle das emoções é sempre positivo às organizações e ao desenvolvimento do trabalho.
- As relações de trabalho não devem ser permeadas por emoções e afetos, pois o foco das organizações deve ser a consecução dos seus objetivos, carecendo de razão para a efetividade das ações.

Em 1995, o psicólogo Daniel Goleman lançou o livro “Inteligência Emocional”, evidenciando como o nível intelectual de uma pessoa não pode ser medido apenas por sua capacidade de pensamento racional, ampliando a nossa forma de enxergar a inteligência. A inteligência emocional acabou se tornando uma condição indispensável para o planejamento de atividades empresariais, e desenvolvê-la pode trazer mudanças expressivas para o ambiente de trabalho, pois as relações interpessoais entre profissionais formam um fator prioritário à conquista da excelência em todas as áreas.

Em se tratando do gerenciamento das emoções no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

- As emoções são sentimentos incontroláveis, logo, é impossível ter total domínio sobre nossas reações no ambiente de trabalho.
- Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que outra pessoa sentiria, se estivesse na mesma situação dela. Portanto, isso nada tem a ver com inteligência emocional, que é inerente a cada um.
- A inteligência emocional está relacionada a habilidades, tais como motivar as pessoas e a si mesmo; controlar impulsos.
- A habilidade interpessoal é um dos componentes da inteligência emocional, entre os quais incluem a capacidade de não demonstrar emoções e não influenciar os outros com as próprias emoções.
- Segundo o autor, o conhecimento técnico ainda é o fator mais importante no desenvolvimento bem-sucedido do trabalho.

Emoções são consideradas respostas instantâneas a determinadas situações. Podem ser caracterizadas pelas reações físicas, comportamentais e psicológicas.

Essa definição ajuda a compreender o que ocorreu com uma aluna, em uma dia de discussão com um colega:

Uma aluna discute com seu colega de sala, até que atira uma cadeira em sua direção. Ao atingi-lo, outros colegas intercedem, a fim de separar a briga. A aluna permanece muito irritada e grita pelos corredores, até que o diretor da instituição a chama em sua sala para uma conversa.

- A aluna era a única pessoa que demonstrava sua emoção.
- Esse tipo de comportamento da aluna assegura que as brigas seguidas de agressões são um comportamento comum em sua vida.
- Pelo nível de estresse da situação, a aluna também gritou com o diretor da instituição.
- Pode ser que a conversa com o diretor tenha acalmado a aluna.
- O colega também agiu com emoção, com desequilíbrio, já que perturbou a aluna até que ela reagisse agressivamente.

- Não há regras definidas que ajudem profissionais a controlar o próprio comportamento, ao dizer de que forma devem expressar uma emoção.
- As emoções auxiliam em muitas decisões que precisam ser tomadas de forma rápida, mas é necessário pensar muito sobre o que está acontecendo.
- O estado de prontidão quer dizer que, quando sentimos medo, por exemplo, surge um impulso forte para fugir ou evitar uma situação.
- O impulso não pode prevenir algumas situações que poderiam colocar a vida em risco.
- Gerenciamento de emoções não é um elemento importante quando se pensa em contratar alguém para trabalhar em um setor de teleatendimento, por exemplo, pois os clientes encontram-se distantes dos atendentes.

Mais conteúdos dessa disciplina