Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996), qual é a obrigatoriedade de início da Educação Infantil considerando a idade da criança? Assinale a alternativa correta. A ) A oferta da Educação Infantil é a partir dos 4 anos deve ser realizada apenas nas instituições públicas de ensino. B ) Não há obrigatoriedade, as famílias decidem quando colocar as crianças na escola, bem como se vão colocar. C ) A oferta da Educação Infantil é a partir dos 5 anos e deve ser realizada apenas nas instituições privadas de ensino. D ) A Educação Infantil deve ser realizada obrigatoriamente a partir do nascimento da criança, pois ela já é uma cidadã de diretos. E ) A Educação Infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade.
User badge image
Lara Nolasco

há 2 anos

User badge image
Lara Nolasco

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996), a Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e a obrigatoriedade de sua oferta se inicia a partir dos 4 anos de idade. Analisando as alternativas: A) A oferta da Educação Infantil a partir dos 4 anos deve ser realizada apenas nas instituições públicas de ensino. - Incorreto, pois a oferta deve ser feita em instituições públicas e privadas. B) Não há obrigatoriedade, as famílias decidem quando colocar as crianças na escola, bem como se vão colocar. - Incorreto, pois a educação infantil é obrigatória a partir dos 4 anos. C) A oferta da Educação Infantil é a partir dos 5 anos e deve ser realizada apenas nas instituições privadas de ensino. - Incorreto, a obrigatoriedade é a partir dos 4 anos e não se limita a instituições privadas. D) A Educação Infantil deve ser realizada obrigatoriamente a partir do nascimento da criança, pois ela já é uma cidadã de direitos. - Incorreto, a obrigatoriedade começa aos 4 anos. E) A Educação Infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade. - Correto, esta é a afirmação que reflete a legislação. Portanto, a alternativa correta é: E) A Educação Infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996), a obrigatoriedade de início da Educação Infantil considerando a idade da criança é a partir dos 4 anos de idade. Portanto, a alternativa correta é a letra E: "A Educação Infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade". É importante ressaltar que a oferta da Educação Infantil é de responsabilidade do Estado, mas pode ser realizada tanto em instituições públicas quanto privadas de ensino.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como era considerada a infância na Idade Média?

a )

As crianças eram respeitadas por suas especificidades apenas pelos governantes dos povoados.

b )

As crianças eram consideradas uma miniatura de um adulto e não eram percebidas por suas especificidades.

c )

As crianças eram tratadas como seres de direito e por isso eram consideradas superiores aos adultos.

d )

As crianças eram tratadas com muito carinho pelos adultos e tinham um lugar especial na sociedade.

e )

As crianças eram enviadas para as escolas e tinham acesso aos mesmos conhecimentos que os adultos.

Assinale a alternativa correta quanto à avaliação na Educação Infantil e sua realização.

a )

Deve ter um caráter educativo e não determinativo, uma vez que a avaliação na Educação Infantil não tem o caráter de aprovação e retenção da criança.

b )

O melhor momento para a realização da avaliação na Educação Infantil é o período do final do ano letivo, para que se possa verificar se as crianças alcançaram ou não as metas previstas no currículo.

c )

Deve ser realizada apenas por meio de observações informais, sem registro ou documentação, uma vez que é uma avaliação sem responsabilidade de aprovação.

d )

Deve se basear apenas em testes padronizados e quantitativos, pois dessa forma é mais fácil mensurar o desempenho e as dificuldades das crianças.

e )

Deve ser realizada com o objetivo de classificar as crianças de acordo com o seu desempenho, para fins de seleção ou exclusão.

Mais conteúdos dessa disciplina