Logo Passei Direto
Buscar
Considere o extrato de texto:
“Fernando Collor de Mello foi presidente do Brasil entre os anos de 1990 e 1992. No que diz respeito à política educacional, o governo se comprometeu, no 'Plano de Reconstrução Nacional', a reorganizar o ensino fundamental e contribuir para sua universalização; recuperar prédios e instalações escolares; [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOSIAK, Ana Carolina Contin. Rota de Aprendizagem da Aula 6. História da educação. Curitiba: InterSaberes, 2022. p. 3.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 1.1 – Governo Collor, de História da Educação Brasileira, como o governo de Fernando Collor de Mello foi marcado em relação à política Educacional? Assinale a alternativa correta:
A Foi marcado pela reorganização do ensino fundamental e contribuição para a sua universalização.
B O seu governo investiu na educação inclusiva, para poucos privilegiados.
C Fez uma importante revisão nas fórmulas de financiamento educacional.
D Apoio a autonomia universitária e o sistema de bolsas e créditos educativos.
E Foi marcado por inúmeros problemas como altos índices de analfabetismo e evasão escolar.
A
B
C
D
E
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas com base no contexto do governo de Fernando Collor de Mello e sua política educacional. A) Foi marcado pela reorganização do ensino fundamental e contribuição para a sua universalização. - Esta alternativa está alinhada com o que foi mencionado no extrato do texto, que fala sobre o compromisso do governo em reorganizar o ensino fundamental e contribuir para sua universalização. B) O seu governo investiu na educação inclusiva, para poucos privilegiados. - Essa afirmação não é correta, pois o governo Collor não é conhecido por ter priorizado a educação inclusiva. C) Fez uma importante revisão nas fórmulas de financiamento educacional. - Embora tenha havido discussões sobre financiamento, essa não é uma característica marcante do governo Collor. D) Apoio à autonomia universitária e o sistema de bolsas e créditos educativos. - O governo Collor não é amplamente reconhecido por apoiar a autonomia universitária nesse período. E) Foi marcado por inúmeros problemas como altos índices de analfabetismo e evasão escolar. - Embora esses problemas existissem, a alternativa A é mais específica em relação às ações do governo. Diante dessa análise, a alternativa correta é: A) Foi marcado pela reorganização do ensino fundamental e contribuição para a sua universalização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 1.1 – Governo Collor, de História da Educação Brasileira, o governo de Fernando Collor de Mello foi marcado em relação à política Educacional pela alternativa correta: A) Foi marcado pela reorganização do ensino fundamental e contribuição para a sua universalização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho de texto a seguir:
“A partir do século XVI, a direção do ensino público português desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino público em Portugal e, posteriormente, no Brasil”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACIEL, Lizete S. B.; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: Uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 465-476, dez., 2006. p. 469.
A reforma educacional pombalina foi um importante marco na história da educação brasileira. Considerando os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
A O marquês de Pombal se inspirou no positivismo para empregar suas reformas educacionais, por isso, extinguiu as aulas régias do território português.
B A educação, no período pombalino, manteve uma continuidade com o ensino proposto pelos jesuítas, pois aliou o Estado à Companhia de Jesus.
C A modernização educacional de Pombal foi facilmente instituída, pois havia abundância de recursos humanos e materiais, comprovada pelo grande número de professores.
D A reforma pombalina na Educação foi influenciada pelo Iluminismo, buscando a modernização; estabeleceu o sistema de aulas régias e visava que os súditos legitimassem as leis e costumes do Estado.
E A implantação das novas diretrizes pombalinas para a educação encontrou mais aderência na colônia brasileira, pois a população ficou satisfeita com a expulsão dos jesuítas, já que estranhavam seus métodos.
A
B
C
D
E

Leia o trecho a seguir:
“Muitas tensões políticas, econômicas e sociais, internas e externas ao Brasil, permeiam esse contexto”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Nádia G. Constituição Histórica da Educação Brasileira. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 96.
Com base no trecho acima e na leitura do livro-base Constituição histórica da educação brasileira, marque a alternativa que apresenta a divisão histórica do período imperial brasileiro:

A Período Joanino e Período Pombalino.
B Império Absolutista, Império Constitucional e Império Brasileiro.
C Período Inicial, Período Médio e Período Final.
D Primeiro Reinado, Regência, Segundo Reinado.
E Reino Antigo e Reino Novo.

Leia a passagem de texto:"Os embates para a aprovação de novos projetos educacionais não terminam por aqui. Em 1952, ganhou força o conflito entre a instituição de escolas particulares versus escolas públicas. Enquanto, de um lado, havia uma luta pela implantação de uma escola 'verdadeiramente pública, universal e gratuita' [...]”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOSIAK, Ana Carolina Contin. Rota de Aprendizagem da Aula 5. História da educação. Curitiba: InterSaberes, 2022. p. 5.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 1 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, de História da Educação Brasileira, por que a igreja católica sentiu-se ameaçada pela implantação de uma escola pública, universal e gratuita? Assinale a alternativa correta:
A A escola pública abarcaria todos os tipos de público e não haveria espaço para outro tipo de escola.
B Existindo apenas um modelo de escola, a Igreja católica perderia força na arrecadação do dízimo.
C A universalização/padronização das escolas poderia gerar um único modelo de educação manipuladora.
D A escola pública, universal e gratuita, poderia enfraquecer o ensino político no Brasil.
E A Igreja católica precisaria continuar ensinando a moral e os bons costumes, atrelados à educação formal.
A
B
C
D
E

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 2 – Concepções de Educação na República Velha, de História da Educação Brasileira, quais disciplinas as escolas dos imigrantes ofereciam além das disciplinas comuns de letramento e cálculo? Assinale a alternativa correta:

A Geografia, filosofia e sociologia.
B Cultura local, história e desenho das belezas do Brasil.
C Ciências, biologia e educação da saúde.
D Latim, religião, moral e cívica.
E Línguas, história e cultura dos grupos de origem.

Mais conteúdos dessa disciplina