Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
4. (UEL) Analise a tabela a seguir: Os dados sobre a pobreza e a indigência segundo a cor ilustram os argumentos dos estudos
a) de Gilberto Freyre sobre a natural integração dos negros na sociedade brasileira, que desenvolveu a democracia racial.
b) de Caio Prado Junior sobre a formação igualitária da sociedade brasileira, que desenvolveu o liberalismo racial.
c) de Sérgio Buarque de Holanda sobre a cordialidade entre as raças que formam a nação brasileira: os negros, os índios e os brancos.
d) de Euclides da Cunha sobre a passividade do povo brasileiro, ordeiro e disciplinado, que desenvolveu a igualdade de oportunidades para todas as raças.
e) de Florestan Fernandes sobre a não integração dos negros no mercado de trabalho cem anos após a abolição da escravidão.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação aos argumentos dos autores mencionados e como eles se relacionam com a pobreza e a indigência segundo a cor. a) Gilberto Freyre argumenta sobre a "democracia racial" no Brasil, mas essa ideia é frequentemente criticada por não refletir a realidade das desigualdades raciais, especialmente em relação à pobreza. b) Caio Prado Júnior fala sobre a formação da sociedade brasileira, mas não enfatiza a questão racial de forma que se encaixe na descrição da pobreza e indigência. c) Sérgio Buarque de Holanda discute a cordialidade entre as raças, mas isso não necessariamente aborda a pobreza e a indigência de forma direta. d) Euclides da Cunha fala sobre a passividade do povo brasileiro, mas sua análise não se concentra na igualdade de oportunidades para todas as raças. e) Florestan Fernandes é conhecido por suas análises sobre a exclusão dos negros no mercado de trabalho, especialmente após a abolição da escravidão, o que se relaciona diretamente com a pobreza e a indigência. Diante disso, a alternativa que melhor se alinha com a análise da pobreza e indigência segundo a cor é: e) de Florestan Fernandes sobre a não integração dos negros no mercado de trabalho cem anos após a abolição da escravidão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E) de Florestan Fernandes sobre a não integração dos negros no mercado de trabalho cem anos após a abolição da escravidão. A tabela apresenta dados que mostram a desigualdade social e econômica entre as diferentes cores/raças no Brasil, o que corrobora com a tese de Florestan Fernandes sobre a exclusão dos negros no mercado de trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nos conhecimentos sobre Descartes e o surgimento da filosofia moderna, assinale a alternativa correta.
a) A língua vulgar, o francês, expressa de modo mais adequado o espírito da modernidade por estar livre dos preconceitos da língua dos doutos, o latim.
b) Redigir o Discurso do Método em francês teve propósito similar à tradução da bíblia para o alemão feita por Lutero:

facilitar o acesso à sacralidade do texto em língua vulgar.
c) O desencantamento do mundo, resultante da radical crítica cartesiana à tradição, teve como consequência o abandono da referência à divindade.
d) As ideias expressas por Descartes em seu Discurso do Método refletem a postura tipicamente moderna de ruptura total com o passado.
e) A razão natural inteiramente pura é um atributo inerente à natureza humana, independentemente da tradição ou da cultura à qual o humano se vincula.

No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características
a) aproximação entre inovação e saberes antigos.

A partir das informações e das relações presentes no texto, conclui-se que
d) os argumentos materialistas resgatam a metafísica platônica, favorecendo hipóteses de natureza espiritualista.

Após a leitura do texto acima, assinale a alternativa correta.
c) Ideias claras e distintas são o mesmo que ideias evidentes.

Com base na tira e no texto, sobre o cogito cartesiano, é correto afirmar:
b) A existência é manifesta pelo ato de pensar que, ao trazer à mente a imagem da coisa pensada, assegura a sua realidade.

Se a Semana de 22 representa o primeiro passo do pensamento brasileiro no século XX, as obras “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre, e “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque, representam os passos seguintes. O fato é que a proclamação da República não havia criado uma nação brasileira, com uma sociabilidade específica. Que país era o Brasil? Como era o seu povo? Quais suas peculiaridades? Já era uma República e então se via forçosamente inserido na modernidade através de um processo civilizatório complexo e comandado pelas elites.

Mais conteúdos dessa disciplina