Quanto as desvantagens e os cuidados, ressaltam-se: I. Geralmente, exigem entrevistas pessoais com entrevistadores recém treinados; II. Alto esforço hermanêutico e, consequentemente, intérpretes qualificados para realizar as análises; III. Risco de tendenciosidade na interpretação. IV. Em vista de sua simplicidade, as técnicas projetivas devem ser usadas ingenuamente.
Assinale a alternativa correta:
I. Geralmente, exigem entrevistas pessoais com entrevistadores recém treinados; II. Alto esforço hermanêutico e, consequentemente, intérpretes qualificados para realizar as análises; III. Risco de tendenciosidade na interpretação. IV. Em vista de sua simplicidade, as técnicas projetivas devem ser usadas ingenuamente. a. Apenas II e III estão corretas b. Todas as alternativas estão corretas c. Apenas I e IV estão corretas d. Apenas II é correta e. Apenas III é correta
No decorrer da sessão de enquadre, o psicopedagogo precisa perceber qual o vínculo entre paciente e psicopedagogo, como está se estabelecendo, se é de modo natural, se demonstra uma boa dicção para a sua faixa etária, se há inibição ou não, se consegue estabelecer um diálogo dando sequência ao assunto e responder aos questionamentos feitos, estabelecer momentos de escutas de todos os relatos e questionar como vai na escola, se gosta ou o que acha ruim. Deste modo, quanto as técnicas psicopedagógica na aplicação do enquadre, analise as afirmacoes a seguir:
I. Organização prévia da tarefa; II. Graduação nas dificuldades da tarefa; III. Auto avaliação de cada tarefa, a partir de determinada finalidade; IV. Historicidade do processo, de forma que o paciente possa reconhecer sua trajetória no tratamento; V. Informações a serem oferecidas pelo psicopedagogo, num nível em que possa integrá-las ao seu repertório intelectual e construir o mundo que habita; VI. E por fim, uma indicação como mais uma técnica necessária ao tratamento psicopedagógico.
Assinale a alternativa correta:
I. Organização prévia da tarefa; II. Graduação nas dificuldades da tarefa; III. Auto avaliação de cada tarefa, a partir de determinada finalidade; IV. Historicidade do processo, de forma que o paciente possa reconhecer sua trajetória no tratamento; V. Informações a serem oferecidas pelo psicopedagogo, num nível em que possa integrá-las ao seu repertório intelectual e construir o mundo que habita; VI. E por fim, uma indicação como mais uma técnica necessária ao tratamento psicopedagógico. a. Apenas II e IV estão corretas. b. Apenas II, III e IV estão corretas. c. Todas as alternativas estão corretas. d. Apenas III é correta. e. Apenas VI é correta.
I. É um momento importante no diagnóstico, pois é o encontro entre sujeito, psicopedagogo e família, para traçar os próximos passos, por meio dos relatos dos resultados do diagnóstico, analisando todos os fatos da situação apresentada, seguindo de uma síntese integradora e um encaminhamento. II. É um momento sem importância no diagnóstico, pois é o encontro entre sujeito, psicopedagogo e família, para traçar os próximos passos, por meio dos relatos dos resultados do diagnóstico, analisando todos os fatos da situação apresentada, seguindo de uma síntese integradora e um encaminhamento. III. Talvez o momento mais importante desta aprendizagem seja a entrevista dedicada à devolução do diagnóstico, entrevista que se realiza primeiramente com o sujeito e depois com os pais. IV. É o momento que inicia-se o processo diagnóstico que alguns estudos tratam como Informe psicopedagógico. a. Apenas I e II estão corretas. b. Todas as alternativas estão corretas. c. Apenas IV está correta. d. Apenas I e III estão corretas. e. Apenas II está correta.
Quanto a este assunto, analise as afirmacoes a seguir:
Os testes se diferenciam, em geral, pela sua particularidade de analisar a aprendizagem humana, e ainda é preciso destacar que se trata geralmente de especificidade de uma atuação clínica. A função de ouvir não é somente estar registrando tudo, mas que o psicopedagogo possa se colocar em uma posição de empatia; porém, ter a sensibilidade de não influenciar as narrativas pela explicitação de juízos de valor, nem tampouco auxiliar nas descrições de alguns fatos. Na terapia psicopedagógica é preciso escutar as demandas dos pais, do aprendente e professores, e fazer uma análise nas entrelinhas do que não é expresso explicitamente no dia a dia, mas surge a partir dos diálogos entre o aprendente e o terapeuta da aprendizagem; entre o professor, os pais e psicopedagogo e outros profissionais. Acolher, por sua vez, está relacionado ao conceito de “solicitude” ou à responsabilidade no que vai ocorrer com o outro e, simultaneamente, que ele mesmo tome parte neste destino. a. Apenas II e IV estão corretas b. Apenas III e IV estão corretas c. Todas as alternativas estão corretas d. Apenas III é correta e. Apenas II é correta