Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Uma das aplicações das derivadas parciais é a taxa de crescimento ao longo de mais de uma direção. Baseado nisto, calcule a taxa que está crescendo a área de um retângulo se seu comprimento é de 10 cm e está crescendo a uma taxa de 0,5 cm/s enquanto que sua largura é de 8 cm e está crescendo 0,2 cm/s. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


a) 9 cm²/s.
b) 6,6 cm²/s.
c) 6 cm²/s.
d) 0,7 cm²/s.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular a taxa de crescimento da área de um retângulo, podemos usar as derivadas parciais. A área de um retângulo é dada pelo produto do comprimento pela largura. Dado que o comprimento está crescendo a uma taxa de 0,5 cm/s e a largura está crescendo a uma taxa de 0,2 cm/s, podemos calcular a taxa de crescimento da área da seguinte forma: Taxa de crescimento da área = (comprimento * taxa de crescimento da largura) + (largura * taxa de crescimento do comprimento) Taxa de crescimento da área = (10 cm * 0,2 cm/s) + (8 cm * 0,5 cm/s) Taxa de crescimento da área = 2 cm²/s + 4 cm²/s Taxa de crescimento da área = 6 cm²/s Portanto, a alternativa correta é a letra c) 6 cm²/s.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em matemática, a matriz Hessiana de uma função f de n variáveis é a matriz quadrada com n colunas e n linhas (n X n) das derivadas parciais de segunda ordem da função. Por isto, esta matriz descreve a curvatura local da função 'f'. Matrizes hessianas são usadas em larga escala em problemas de otimização que não usam métodos newtonianos. Baseado na matriz hessiana a seguir, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A matriz hessiana no ponto (0,-1) é a matriz identidade.
( ) A matriz hessiana no ponto (0,-1) é a matriz nula.
( ) A matriz hessiana ajuda a definir pontos críticos da função.
( ) A matriz hessiana tem ordem igual ao maior grau da função.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

O diferencial total de uma função real de várias variáveis reais corresponde a uma combinação linear de diferenciais, cujos coeficientes compõem o gradiente da função. O que é realizado é a soma das derivadas parciais em cada direção dada na função de várias variáveis. Dada a função f(x,y) = 3x²y + 5xy², analise as sentenças a seguir:

I- O diferencial total de f é 6xy + 5xy.
II- O diferencial total de f é 6xy² + 10xy.
III- O diferencial total de f é 3x² + 5y² + 16xy.
IV- O diferencial total de f é x² + y² + 8xy.

Assinale a alternativa CORRETA:


a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença III está correta.

Uma das aplicações das derivadas parciais é a taxa de crescimento ao longo de mais de uma direção. Baseado nisto, calcule a taxa com que está crescendo a área de um retângulo se seu comprimento é de 6 cm e está crescendo a uma taxa de 0,5 cm/s, enqu


anto que sua largura é de 10 cm e está crescendo 0,2 cm/s. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:


a) 6,2 cm²/s.
b) 5,6 cm²/s.
c) 9 cm²/s.
d) 6 cm²/s.

6. A integral múltipla é uma integral definida para funções de múltiplas variáveis. Além de calcular áreas e volumes definidos por funções de mais de uma variável, este conceito também possui aplicações na área da física, como, por exemplo, no cálculo do centro de massa de um corpo. Baseado nisto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas sobre as integrais abaixo quanto a sua relação com a região compreendida entre y = x³ e y = 4x.


a) F - V - F - F.
b) V - F - F - F.
c) F - F - F - V.
d) F - F - V - F.

8. Uma barragem foi construída e formou um lago cuja superfície se assemelha à metade de uma circunferência no plano xy, como mostra a Figura. A profundidade desse lago em metros é dada pela função f(x,y) = 300 - x² + 2x + y². Existe um certo tipo de peixe neste lago que normalmente é encontrado nas partes mais profundas. Um biólogo pretende estudar este peixe e para isso precisa pegar um exemplar. Sabendo que o biólogo está com o bote no ponto (-2, 4), qual a direção que ele deve navegar para chegar no ponto de maior profundidade e qual é a maior profundidade?


a) (6, 8) e 10.
b) (6, 8) e 14.
c) (-2, 4) e 12.
d) (-1, 4) e 316.

Mais conteúdos dessa disciplina