Logo Passei Direto
Buscar
A avaliação diagnóstica pode ser considerada como a avaliação inicial. A avaliação formativa se fundamenta também na ideia de avaliação como contínua e processual e na intenção de reajustar o trabalho do professor, tendo como premissa básica um processo ininterrupto de reflexão e reorganização do planejamento e da didática do professor. A avaliação somativa, também denominada terminal acumulativa, está focada no final do processo e tem uma função certificativa, que objetiva obter uma visão geral sobre o desempenho dos alunos. Sobre as três avaliações citadas, é correto afirmar que


a. são avaliações diferentes, com funções diferentes; porém, não são incompatíveis e sim complementares entre si.
b. são avaliações diferentes, e uma anula a outra. Deve-se permanecer com a avaliação formativa, que é mais completa.
c. são avaliações fundamentadas em concepções diferentes, não havendo relação entre elas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre as três formas de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. a) "são avaliações diferentes, com funções diferentes; porém, não são incompatíveis e sim complementares entre si." - Esta alternativa reflete a ideia de que cada tipo de avaliação tem seu propósito e pode ser utilizada em conjunto para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. b) "são avaliações diferentes, e uma anula a outra. Deve-se permanecer com a avaliação formativa, que é mais completa." - Essa afirmação sugere que as avaliações se excluem, o que não é correto, pois cada uma tem seu papel. c) "são avaliações fundamentadas em concepções diferentes, não havendo relação entre elas." - Embora as avaliações tenham fundamentos diferentes, elas não são totalmente desconectadas; na verdade, podem se complementar. Diante dessa análise, a alternativa correta é: a) são avaliações diferentes, com funções diferentes; porém, não são incompatíveis e sim complementares entre si.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa a. As avaliações diagnóstica, formativa e somativa são diferentes, com funções diferentes, mas não são incompatíveis e sim complementares entre si. A avaliação diagnóstica é realizada no início do processo para identificar o nível de conhecimento dos alunos, a avaliação formativa ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem para acompanhar e ajustar o trabalho do professor, e a avaliação somativa é realizada no final do processo para obter uma visão geral do desempenho dos alunos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE-2011) junto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito. (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.) Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmacoes abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor. I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado. II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos. III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes. IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo. É correto apenas o que se afirma em


a. I e II.
b. III e IV.

Sobre a pedagogia libertadora, afirma-se que ?[...] para Paulo Freire a educação surgia como um instrumento de crucial importância para promover a passagem da consciência popular do nível transitivo-ingênuo para o nível transitivo-crítico, evitando-se a sua queda na consciência fanática. É em vista desse objetivo que foi criado um método de alfabetização ativo, dialogal, crítico e ?criticizador?. Esse método, no entanto, é apenas um aspecto de uma proposta pedagógica mais ampla enraizada na tradição mais autêntica do existencialismo cristão, em diálogo com algumas contribuições do marxismo.? (SAVIANI, 2008, p. 335). Neste sentido, assinale a afirmativa que contempla a função do aluno diante do seu processo de aprendizagem.


a. O professor, nesse contexto, é um elo entre a verdade científica e o aluno, ou seja, é o técnico responsável pela eficiência do ensino. O aluno é um ser fragmentado; espectador que está na escola para aprender a fazer e sendo preparado para o mercado de trabalho.
b. Educador e educando têm funções diferentes; o professor é sujeito do aprender e o aluno é submetido a uma relação pedagógica baseada na cultura de transmissão de conhecimento.
c. O educador é sujeito do aprender, e a relação pedagógica é baseada na cultura do grupo. O aluno é estipulado a competir com o grupo. É o ensino a partir de um planejamento do professor, que baseia-se no currículo da escola, e que nem sempre é de uso corrente dos alunos.
d. O educando é sujeito do ato do conhecimento, e a relação pedagógica é baseada na cultura do grupo. O aluno é sujeito participante do/no grupo. É o ensino a partir da palavra geradora, que é de uso corrente dos alunos.

No decorrer da história da educação brasileira, vivenciou-se a vigoração de três legislações, sendo estas a Lei 4.024/61, a Lei 5.692/71 e a atual Lei 9.394/96. Sobre a verificação do rendimento escolar, assinale a alternativa que contempla corretamente esse aspecto nas três leis citadas.


a. A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece no artigo 24, parágrafo V., que a apuração do rendimento escolar ficará a cargo dos estabelecimentos de ensino, aos quais caberá expedir certificados de conclusão de séries e ciclos e diplomas de conclusão de cursos. A Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, apresenta no artigo 14 que a verificação do rendimento escolar ficará, na forma regimental, a cargo dos estabelecimentos, compreendendo a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade. A Lei 4.024, de dezembro de 1961, previa em seu artigo 39 que a verificação do rendimento escolar observará cinco critérios.
b. As diferenças entre as legislações são muito significativas, de modo que não é possível compará-las.
c. Entre as leis não se observam diferenças significativas, ou seja, não há alteração
d. A Lei 4.024, de dezembro de 1961, previa em seu artigo 39 que a apuração do rendimento escolar ficará a cargo dos estabelecimentos de ensino, aos quais caberá expedir certificados de conclusão de séries e ciclos e diplomas de conclusão de cursos. A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece em seu artigo 24 que a verificação do rendimento escolar ficará, na forma regimental, a cargo dos estabelecimentos, compreendendo a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade. A Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, apresenta no artigo 14. A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece no artigo 24, parágrafo V, que a verificação do rendimento escolar observará cinco critérios.
e. A Lei 4.024, de dezembro de 1961, previa em seu artigo 39 que a apuração do rendimento escolar ficará a cargo dos estabelecimentos de ensino, aos quais caberá expedir certificados de conclusão de séries e ciclos e diplomas de conclusão de cursos. A Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, apresenta em seu artigo 14 que a verificação do rendimento escolar ficará, na forma regimental, a cargo dos estabelecimentos, compreendendo a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade. A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece em seu artigo 24, parágrafo V, que a verificação do rendimento escolar observará cinco critérios.

A Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece em seu artigo 24, parágrafo V, que a verificação do rendimento escolar observará cinco critérios.


Mais conteúdos dessa disciplina