Logo Passei Direto
Buscar
É de amplo domínio popular o consagrado ditado “não basta alegar é preciso provar”. Nesse contexto, em relação ao instituto das provas no Processo Judiciário Trabalhista, conforme norma legal aplicável,


a) caso a testemunha não saiba falar a língua nacional o seu depoimento será feito por meio de intérprete indicado pela parte e as despesas com tal ato serão arcadas pela União.
b) nas ações trabalhistas que tramitam pelo rito sumaríssimo cada parte poderá ouvir até 5 testemunhas.
c) o documento em cópia oferecido para prova poderá ser declarado autêntico pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
d) as testemunhas das partes somente serão ouvidas se for apresentado rol de testemunhas em até 15 dias antes da audiência, seja qual foi o rito processual.
e) nas ações que tramitam pelo rito sumaríssimo não cabe produção de prova pericial visto que a apreciação da reclamação deverá ocorrer no prazo máximo de 15 dias do seu ajuizamento.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D) as testemunhas das partes somente serão ouvidas se for apresentado rol de testemunhas em até 15 dias antes da audiência, seja qual for o rito processual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com relação às provas no Processo do Trabalho, assinale a alternativa correta.


a) De acordo com a CLT, o parentesco até o quarto grau civil não prestará compromisso como testemunha no processo do trabalho.
b) A testemunha que for amigo íntimo de qualquer das partes não prestará compromisso e seu depoimento valerá como simples informação.
c) Admite-se depoimento de surdo-mudo que não saiba escrever por meio de intérprete nomeado pelo Juiz, ficando as custas a cargo da Defensoria Pública.
d) É defeso ao juiz arguir os peritos compromissados ou técnicos após a apresentação dos laudos.
e) Cada uma das partes, no procedimento ordinário e nos casos de inquérito para apuração de falta grave, observará o máximo de três testemunhas

Em relação às provas no processo do trabalho e à aplicação subsidiária do Código de Processo Civil (CPC), assinale a opção correta.


a) É admissível o testemunho de surdo-mudo por meio de intérprete nomeado pela parte interessada no depoimento, ficando as custas do intérprete a cargo da justiça do trabalho.
b) É permitido à testemunha recusar-se a depor.
c) No processo do trabalho, admite-se o testemunho de pessoa na condição de simples informante, o que significa que ela não precisa prestar compromisso.
d) Não se admite como testemunha o estrangeiro que residir no país, mas não falar a língua portuguesa.
e) No processo do trabalho, em consequência da aplicação subsidiária do CPC, a regra geral é que a parte requerida detém o ônus da prova.

Conforme normas contidas na Consolidação das Leis do Trabalho, sobre as testemunhas, nas ações que tramitam pelos procedimentos sumaríssimo e ordinário, a quantidade máxima por parte e a forma comum de comparecimento na audiência, são, respectivamente:


a) duas e cinco; independentemente de intimação e intimadas.
b) três e quatro; ambas independentemente de intimação.
c) três e seis; intimadas e independentemente de intimação.
d) duas e três; ambas independentemente de intimação.
e) duas e três; independentemente de intimação e intimadas.

A Consolidação das Leis do Trabalho prevê algumas regras que diferenciam os tipos procedimentais das ações que tramitam na Justiça do Trabalho, notadamente quanto ao número de testemunhas que cada parte pode indicar para oitiva em audiência. Assim, para os ritos sumaríssimo, ordinário e inquérito judicial para apuração de falta grave, o número de testemunhas será, respectivamente,


a) três − quatro − cinco.
b) duas − três − três.
c) três − cinco − seis.
d) duas − cinco − cinco.
e) duas − três − seis.

Em relação à matéria relativa às provas no Processo Judiciário de Trabalho, marque a opção CORRETA.


a) A União arcará com o pagamento das despesas com intérprete necessário à coleta de depoimento das partes e testemunhas que não souberem falar a língua nacional.
b) Se a testemunha apresentada tiver algum parentesco, até o terceiro grau civil, com qualquer das partes, prestará compromisso, será ouvida, mas seu depoimento não valerá nem mesmo como simples informação.
c) Apenas quando devidamente convocadas pelo juiz as testemunhas não poderão sofrer qualquer desconto pelas faltas ao serviço, ocasionadas pelo seu comparecimento para depor.
d) As partes e testemunhas serão inquiridas pelo juiz, mas somente por requerimento dos advogados e por seu intermédio poderão ser reinquiridas.
e) O juiz poderá arguir os peritos compromissados ou os técnicos e rubricará o laudo que os primeiros tiverem apresentado para ser junto ao processo.

Sobre as provas no Direito Processual do Trabalho, marque a alternativa INCORRETA.


a) A prova das alegações incumbe à parte que as fizer.
b) É facultado a cada uma das partes apresentar um perito ou técnico.
c) O documento em cópia oferecido para prova poderá ser declarado autêntico pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
d) Cada uma das partes não poderá indicar mais de três testemunhas, salvo quando se tratar de inquérito, caso em que esse número poderá ser elevado a seis.
e) As testemunhas comparecerão à audiência independentemente de notificação ou intimação e, em caso de não comparecimento, ficam sujeitas à condução coercitiva.

Analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I - No sistema da persuasão racional, o juiz tem liberdade no exame das provas, devendo a conclusão ligar-se logicamente à apreciação jurídica daquilo que restou demonstrado nos autos;
II - Não dependem de prova os fatos notórios, afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária, admitidos, no processo como incontroversos, em cujo favor milita presunção legal de existência ou de veracidade;
III - A inversão do ônus da prova aplica-se somente às relações de consumo de natureza civil, e não às de natureza penal, para as quais vigora a presunção de inocência do réu;
IV - Não são admitidas em juízo as provas obtidas por meios ilegais, exceto quando destinadas a provar fatos constitutivos do direito do autor;
V - O direito, ordinariamente não se prova, pois jura novit curia. Mas, quando a parte alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário, poderá o juiz exigir-lhe a respectiva prova.
Assinale a alternativa correta:


a) somente a proposição IV está incorreta;
b) somente as proposições IV e V estão incorretas;
c) todas as proposições estão corretas;
d) somente as proposições I e II estão corretas;
e) as proposições III e V estão incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina