As titulações de complexação tem, de acordo com o próprio nome, como característica a formação de complexos. Tais complexos são formados pela união de um ácido de Lewis (íon metálico) a uma base de Lewis (ligante). Com base nesse processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O efeito quelato é a capacidade de ligantes monodentados de formarem complexos mais estáveis do que aqueles formados por ligantes multidentados. ( ) Ligantes monodentados doam dois ou mais pares de elétrons, ou seja, ligam-se ao íon metálico através de dois ou mais átomos. ( ) O EDTA é o ligante multidentado mais utilizado em titulações de complexação, uma vez que quase todos os elementos da tabela periódica podem ser determinados utilizando o composto. ( ) Ao realizar uma titulação de complexação com EDTA é necessário verificar o pH da solução, uma vez que ele interfere de forma significativa na f
A) V - F - V - F. B) F - V - V - F. C) V - F - F - V. D) F - V - F - V.
A compreensão das reações químicas que ocorrem entre ácidos e bases nos processos de titulação necessita da compreensão de alguns tópicos, como a constante de equilíbrio para a dissociação (Ka). Essa constante representa uma relação entre as moléculas dissociadas e associadas, sendo que quanto maior o seu valor, maior será a presença de moléculas dissociadas. Considerando a reação de dissociação do ácido acético (CH3COOH), em que sua concentração inicial era de 0,1 mol/L e a concentração final de H+ era de 0,02 mol/L, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o valor da constante de dissociação deste ácido (Ka):
A) 5.10^(-1). B) 5.10^(-4). C) 5.10^(-5). D) 5.10^(-3).
Considerando uma atividade prática que busca determinar cálcio (Ca2+) em uma amostra utilizando EDTA de concentração 0,001mol/L, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Se o valor de 0,0006 mol é o número de mols de cálcio (Ca2+) disponível para reagir com o titulante (EDTA) então devemos adicionar a mesma quantia de titulante (EDTA) para o atingir o ponto de equivalência, ou seja, 0,6L. ( ) A estequiometria da reação para reações entre íons metálicos e EDTA serão sempre na proporção 1:1. ( ) Se o volume de EDTA utilizado para atingir o ponto de equivalência for de 250mL, isso indica que temos 0,00025 mol de Ca2+ na amostra. ( ) Ao atingir o equilíbrio químico, a equação química que representa corretamente a reação é Ca2+ + Y4- -> CaY . Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F - F. B) V - V - V - F. C) V - F - F - V. D) F - F - V - V.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de adição de reagentes em uma titulação com EDTA totalmente desprotonado.
A) F - F - V - V. B) F - F - V - F. C) V - V - F - V. D) V - V - F - F.
Ao se montar uma estrutura para se realizar um processo de titulação é necessário que se conheça quais as vidrarias devem ser utilizadas assim como qual espécie química será adicionada em cada uma dessas vidrarias. Com base na imagem anexada, analise as sentenças a seguir: I- A vidraria A representa a bureta. II- Dentro da vidraria A deve ser adicionado o titulante. III- A vidraria B representa o béquer. IV- Dentro da vidraria B deve ser adicionado a solução padrão juntamente com o indicador. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas. B) As sentenças II e IV estão corretas. C) As sentenças III e IV estão corretas. D) Somente a sentença III está correta.