Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quando o professor trabalha com representações cronológicas pessoais, comparativamente ao exercício de cronologias de uma dada sociedade, poderá inferir e refletir sobre a continuidade ou ruptura dos movimentos sociais dessa sociedade. Assim, é possível construir uma linha do tempo para cada sociedade, organizando sua história. Sobre as linhas do tempo, analise as assertivas abaixo:
É correto o que se afirma em:
I. São organizadas dentro de uma ordem cronológica de fatos e ideias que não se repetem.
II. São tomadas como períodos finitos ou infinitos: tempo geológico, tempo da vida de uma pessoa, de uma cidade, tempo da história humana.
III. Existem diferentes formas de representações de linha do tempo: com desenhos, com valores estatísticos, com fotos, com mais ou menos dados explicativos, na forma espiral.
IV. É contada a partir de um referencial e pode apresentar diferentes unidades de medida de tempo: dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios, horas... adequando ao tamanho do período de tempo que se deseja representar.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Dada a complexidade de uma criança situar um fato em um contexto temporal e compreender o tempo diante da sua abstração, é necessário que na sala de aula o professor possibilite que os alunos constituam novas compreensões temporais e percebam as convenções de tempo estabelecidas nas diferentes sociedades. Sobre o assunto, leia as asserções a seguir:
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
I. É importante oportunizar aos alunos a aprendizagem das mais diferentes medidas de tempo, formais e informais, do nosso e de outros grupos sociais, do presente e do passado.
II. É necessário que os alunos compreendam a existência de diversidades na forma de pensar e sentir os tempos.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

A preocupação com as temáticas relacionadas à cultura indígena se fortaleceu nos discursos acadêmicos e governamentais, no âmbito da Constituição Brasileira de 1988, e prosseguiu ganhando espaço e relevância na década de 1990. Contudo, foi apenas com a Lei n 11.645 de março de 2008, que ficou estabelecida uma obrigatoriedade da temática indígena nas esferas educacionais brasileiras. Nesse sentido, é preciso que os alunos da Educação Básica sejam capazes de:
Sobre o assunto, é correto o que se afirma em:
I. Reconhecer a cultura indígena como elemento primordial da formação do povo brasileiro (miscigenação).
II. Compreender que possuímos vários costumes atualmente que herdamos destes povos, fortalecendo a cultura indígena como integrante de nossa própria cultura.
III. Quebrar preconceitos que cercam nossa sociedade e construir uma relação de respeito ao outro.
IV. Desmistificar o índio como acomodado, preguiçoso, ingênuo, inferior, exótico dentre outros pejorativos relacionados à sua cultura.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Um dos campos de experiência da Educação Infantil oriundos da BNNC é “O eu, o outro e o nós”. Isto porque se acredita na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais. A respeito deste assunto, considere as asserções e a relação proposta entre elas:
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Na Educação Infantil, o professor precisa criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas.
II. É nas experiências vivenciadas pelas crianças que elas vão ampliando o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizando suas identidades, respeitando os outros e reconhecendo as diferenças que nos constituem como seres humanos.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Márcia é professora da Educação Infantil e sabe da importância de planejar e executar práticas escolares capazes de desenvolver a orientação temporal nos alunos. A respeito desta prática, considere as afirmacoes a seguir:
Sobre o assunto, é correto o que se afirma em:
I. Usar a rotina de sala de aula como aliada: a hora do lanche, a hora da conversa… sempre dialogando com os pequenos de modo a internalizarem gradativamente a ideia de tempo vivido.
II. Evitar expressões vagas a respeito do tempo: nunca diga aos alunos “daqui a pouco”, “já, já”, “logo”, porquê as crianças terão percepções diferentes da passagem do tempo métrico.
III. Utilizar em sala de aula relógios e calendários: assim as crianças vão percebendo a passagem do tempo. Isso facilita a compreensão e assimilação dos conceitos de segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos.
IV. Desenvolver o hábito de cultivar plantas e hortas: envolvendo as crianças no plantio e nos cuidados com as plantações darão a elas a dimensão da passagem do tempo cíclico.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

No ano de 1996 aconteceu uma conferência em que o historiador francês François Hartog proferiu a divisão da História em três modos de compreendê-la, assim como o entendimento do papel do historiador. Sobre tais aspectos, leia as afirmativas que seguem:
É correto o que se afirma em:
I. No terceiro modelo o futuro tornou-se mais importante que o presente.
II. O primeiro modelo se propunha a escrever sobre o passado, sem pensar no futuro.
III. O modo clássico ficou conhecido como o primeiro modo ou modelo de abordagem da história.
IV. A história estaria dividida em: a história voltada para o passado, a história teológica voltada para o futuro, e por fim, a história do presente.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

De acordo com nossos estudos, a corrente positivista surgiu para se opor às outras correntes e seus princípios. Sobre o Positivismo, considere (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
I. Os seguidores da corrente positivista foram somente Auguste Comte e Émile Durkheim.
II. Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o pesquisador/autor e sua obra.
III. Os seguidores dessa corrente contribuíram para fazer do positivismo e da cientifização do saber um posicionamento poderoso no século XIX.
IV. Para os positivistas o conhecimento era explicado por si mesmo, sendo necessário somente recuperar e colocar esse conhecimento à mostra.
F, V, V, V.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.

A professora Aline está planejando suas aulas para sua turma da Educação Infantil e para tanto se fundamentou na obra de Piaget “A noção de tempo na criança” (2002), para distinguir dois tipos de apreensão temporal: o tempo físico e o tempo vivido. Com relação a estes dois tipos de tempo, analise as afirmações abaixo com (V) para verdadeira e com (F) para falsa:
A sequência correta é:
I. O tempo físico diz respeito aos esquemas temporais construídos pelo indivíduo para sua adaptação ao mundo, para a compreensão das relações entre os objetos do mundo físico, em termos de ordem, simultaneidade e sucessão.
II. O tempo físico conduz ao tempo métrico, à avaliação e medida das durações de intervalos temporais de maneira objetiva.
III. O tempo vivido pode ser descrito como a duração psicológica do tempo, como as percepções do sujeito em relação às durações dos movimentos, à sensação de passagem do tempo.
IV. O tempo vivido é uma coordenação interna de diferentes eventos e situações percebidas.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, V, V, V.

A avaliação no processo de ensino e aprendizagem é um instrumento importante de investigação da prática pedagógica, tanto para os alunos, como para os professores que organizam esta etapa do ensino. A partir do feedback da avaliação conhecemos os avanços, problemáticas e dificuldades presentes na aprendizagem e por meio desta análise, os docentes podem reavaliar suas posturas e ferramentas pedagógicas que utilizam neste processo. Tendo estas inquietações como referência, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
I. A avaliação diagnóstica dá-se no início do processo de ensino e aprendizagem, pois visa levantar os pré-requisitos que os alunos possuem antes de firmarem um contato com os conteúdos sistematizados pelo professor.
II. Inicialmente se faz necessário ao professor quantificar o quanto os alunos sabem sobre determinado assunto, criando categorias de alunos para separar a turma em dois grupos: os fortes e os fracos em conteúdo.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Trabalhar os conteúdos de história, assim como das demais disciplinas, exige do professor a reflexão sobre alguns aspectos específicos de seu trabalho. Dentre esses aspectos, analise as afirmativas abaixo e considere V para verdadeiro e F para falso:
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
I. No planejamento, os objetivos devem ser bem elaborados e condizentes com o conteúdo e a realidade da turma.
II. O trabalho com jogos e com a ludicidade, por ser mais dinâmico e livre, não necessita da orientação do professor.
III. No planejamento, considerar o momento da problematização do conteúdo com a turma para compreender os saberes prévios dos alunos é fundamental.
IV. Os conteúdos, assim como a metodologia, devem constar no planejamento, no entanto, não há necessidade de contemplar práticas lúdicas com os alunos.
V,V,F,F.
V,F,V,F.
F,F,V,V.
F,V,F,V.
F,F,F,V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quando o professor trabalha com representações cronológicas pessoais, comparativamente ao exercício de cronologias de uma dada sociedade, poderá inferir e refletir sobre a continuidade ou ruptura dos movimentos sociais dessa sociedade. Assim, é possível construir uma linha do tempo para cada sociedade, organizando sua história. Sobre as linhas do tempo, analise as assertivas abaixo:
É correto o que se afirma em:
I. São organizadas dentro de uma ordem cronológica de fatos e ideias que não se repetem.
II. São tomadas como períodos finitos ou infinitos: tempo geológico, tempo da vida de uma pessoa, de uma cidade, tempo da história humana.
III. Existem diferentes formas de representações de linha do tempo: com desenhos, com valores estatísticos, com fotos, com mais ou menos dados explicativos, na forma espiral.
IV. É contada a partir de um referencial e pode apresentar diferentes unidades de medida de tempo: dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios, horas... adequando ao tamanho do período de tempo que se deseja representar.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Dada a complexidade de uma criança situar um fato em um contexto temporal e compreender o tempo diante da sua abstração, é necessário que na sala de aula o professor possibilite que os alunos constituam novas compreensões temporais e percebam as convenções de tempo estabelecidas nas diferentes sociedades. Sobre o assunto, leia as asserções a seguir:
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
I. É importante oportunizar aos alunos a aprendizagem das mais diferentes medidas de tempo, formais e informais, do nosso e de outros grupos sociais, do presente e do passado.
II. É necessário que os alunos compreendam a existência de diversidades na forma de pensar e sentir os tempos.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

A preocupação com as temáticas relacionadas à cultura indígena se fortaleceu nos discursos acadêmicos e governamentais, no âmbito da Constituição Brasileira de 1988, e prosseguiu ganhando espaço e relevância na década de 1990. Contudo, foi apenas com a Lei n 11.645 de março de 2008, que ficou estabelecida uma obrigatoriedade da temática indígena nas esferas educacionais brasileiras. Nesse sentido, é preciso que os alunos da Educação Básica sejam capazes de:
Sobre o assunto, é correto o que se afirma em:
I. Reconhecer a cultura indígena como elemento primordial da formação do povo brasileiro (miscigenação).
II. Compreender que possuímos vários costumes atualmente que herdamos destes povos, fortalecendo a cultura indígena como integrante de nossa própria cultura.
III. Quebrar preconceitos que cercam nossa sociedade e construir uma relação de respeito ao outro.
IV. Desmistificar o índio como acomodado, preguiçoso, ingênuo, inferior, exótico dentre outros pejorativos relacionados à sua cultura.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Um dos campos de experiência da Educação Infantil oriundos da BNNC é “O eu, o outro e o nós”. Isto porque se acredita na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais. A respeito deste assunto, considere as asserções e a relação proposta entre elas:
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Na Educação Infantil, o professor precisa criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas.
II. É nas experiências vivenciadas pelas crianças que elas vão ampliando o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizando suas identidades, respeitando os outros e reconhecendo as diferenças que nos constituem como seres humanos.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Márcia é professora da Educação Infantil e sabe da importância de planejar e executar práticas escolares capazes de desenvolver a orientação temporal nos alunos. A respeito desta prática, considere as afirmacoes a seguir:
Sobre o assunto, é correto o que se afirma em:
I. Usar a rotina de sala de aula como aliada: a hora do lanche, a hora da conversa… sempre dialogando com os pequenos de modo a internalizarem gradativamente a ideia de tempo vivido.
II. Evitar expressões vagas a respeito do tempo: nunca diga aos alunos “daqui a pouco”, “já, já”, “logo”, porquê as crianças terão percepções diferentes da passagem do tempo métrico.
III. Utilizar em sala de aula relógios e calendários: assim as crianças vão percebendo a passagem do tempo. Isso facilita a compreensão e assimilação dos conceitos de segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos.
IV. Desenvolver o hábito de cultivar plantas e hortas: envolvendo as crianças no plantio e nos cuidados com as plantações darão a elas a dimensão da passagem do tempo cíclico.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

No ano de 1996 aconteceu uma conferência em que o historiador francês François Hartog proferiu a divisão da História em três modos de compreendê-la, assim como o entendimento do papel do historiador. Sobre tais aspectos, leia as afirmativas que seguem:
É correto o que se afirma em:
I. No terceiro modelo o futuro tornou-se mais importante que o presente.
II. O primeiro modelo se propunha a escrever sobre o passado, sem pensar no futuro.
III. O modo clássico ficou conhecido como o primeiro modo ou modelo de abordagem da história.
IV. A história estaria dividida em: a história voltada para o passado, a história teológica voltada para o futuro, e por fim, a história do presente.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

De acordo com nossos estudos, a corrente positivista surgiu para se opor às outras correntes e seus princípios. Sobre o Positivismo, considere (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
I. Os seguidores da corrente positivista foram somente Auguste Comte e Émile Durkheim.
II. Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o pesquisador/autor e sua obra.
III. Os seguidores dessa corrente contribuíram para fazer do positivismo e da cientifização do saber um posicionamento poderoso no século XIX.
IV. Para os positivistas o conhecimento era explicado por si mesmo, sendo necessário somente recuperar e colocar esse conhecimento à mostra.
F, V, V, V.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.

A professora Aline está planejando suas aulas para sua turma da Educação Infantil e para tanto se fundamentou na obra de Piaget “A noção de tempo na criança” (2002), para distinguir dois tipos de apreensão temporal: o tempo físico e o tempo vivido. Com relação a estes dois tipos de tempo, analise as afirmações abaixo com (V) para verdadeira e com (F) para falsa:
A sequência correta é:
I. O tempo físico diz respeito aos esquemas temporais construídos pelo indivíduo para sua adaptação ao mundo, para a compreensão das relações entre os objetos do mundo físico, em termos de ordem, simultaneidade e sucessão.
II. O tempo físico conduz ao tempo métrico, à avaliação e medida das durações de intervalos temporais de maneira objetiva.
III. O tempo vivido pode ser descrito como a duração psicológica do tempo, como as percepções do sujeito em relação às durações dos movimentos, à sensação de passagem do tempo.
IV. O tempo vivido é uma coordenação interna de diferentes eventos e situações percebidas.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, V, V, V.

A avaliação no processo de ensino e aprendizagem é um instrumento importante de investigação da prática pedagógica, tanto para os alunos, como para os professores que organizam esta etapa do ensino. A partir do feedback da avaliação conhecemos os avanços, problemáticas e dificuldades presentes na aprendizagem e por meio desta análise, os docentes podem reavaliar suas posturas e ferramentas pedagógicas que utilizam neste processo. Tendo estas inquietações como referência, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
I. A avaliação diagnóstica dá-se no início do processo de ensino e aprendizagem, pois visa levantar os pré-requisitos que os alunos possuem antes de firmarem um contato com os conteúdos sistematizados pelo professor.
II. Inicialmente se faz necessário ao professor quantificar o quanto os alunos sabem sobre determinado assunto, criando categorias de alunos para separar a turma em dois grupos: os fortes e os fracos em conteúdo.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Trabalhar os conteúdos de história, assim como das demais disciplinas, exige do professor a reflexão sobre alguns aspectos específicos de seu trabalho. Dentre esses aspectos, analise as afirmativas abaixo e considere V para verdadeiro e F para falso:
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
I. No planejamento, os objetivos devem ser bem elaborados e condizentes com o conteúdo e a realidade da turma.
II. O trabalho com jogos e com a ludicidade, por ser mais dinâmico e livre, não necessita da orientação do professor.
III. No planejamento, considerar o momento da problematização do conteúdo com a turma para compreender os saberes prévios dos alunos é fundamental.
IV. Os conteúdos, assim como a metodologia, devem constar no planejamento, no entanto, não há necessidade de contemplar práticas lúdicas com os alunos.
V,V,F,F.
V,F,V,F.
F,F,V,V.
F,V,F,V.
F,F,F,V.

Prévia do material em texto

24/09/2021 22:38 Unicesumar - Ensino a Distância
1/7
ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 53/2021
Período:02/08/2021 08:00 a 20/08/2021 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ENCERRADO
Nota máxima:1,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/08/2021 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:1,35
1ª QUESTÃO
Quando o professor trabalha com representações cronológicas pessoais, comparativamente ao exercício de
cronologias de uma dada sociedade, poderá inferir e refletir sobre a continuidade ou ruptura dos
movimentos sociais dessa sociedade. Assim, é possível construir uma linha do tempo para cada sociedade,
organizando sua história. Sobre as linhas do tempo, analise as assertivas abaixo:
I. São organizadas dentro de uma ordem cronológica de fatos e ideias que não se repetem.
II. São tomadas como períodos finitos ou infinitos: tempo geológico, tempo da vida de uma pessoa, de uma
cidade, tempo da história humana.
 III. Existem diferentes formas de representações de linha do tempo: com desenhos, com valores estatísticos,
com fotos, com mais ou menos dados explicativos, na forma espiral.
IV. É contada a partir de um referencial e pode apresentar diferentes unidades de medida de tempo: dias,
semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios, horas... adequando ao tamanho do período de tempo que
se deseja representar.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
Dada a complexidade de uma criança situar um fato em um contexto temporal e compreender o tempo
diante da sua abstração, é necessário que na sala de aula o professor possibilite que os alunos constituam
novas compreensões temporais e percebam as convenções de tempo estabelecidas nas diferentes
sociedades. Sobre o assunto, leia as asserções a seguir:
I. É importante oportunizar aos alunos a aprendizagem das mais diferentes medidas de tempo, formais e
informais, do nosso e de outros grupos sociais, do presente e do passado.
 
PORQUE
 
II. É necessário que os alunos compreendam a existência de diversidades na forma de pensar e sentir os
tempos.
 
 Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
24/09/2021 22:38 Unicesumar - Ensino a Distância
2/7
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
A preocupação com as temáticas relacionadas à cultura indígena se fortaleceu nos discursos acadêmicos e
governamentais, no âmbito da Constituição Brasileira de 1988, e prosseguiu ganhando espaço e relevância
na década de 1990. Contudo, foi apenas com a Lei n 11.645 de março de 2008, que ficou estabelecida uma
obrigatoriedade da temática indígena nas esferas educacionais brasileiras. Nesse sentido, é preciso que os
alunos da Educação Básica sejam capazes de:
 
I. Reconhecer a cultura indígena como elemento primordial da formação do povo brasileiro (miscigenação).
II. Compreender que possuímos vários costumes atualmente que herdamos destes povos, fortalecendo a
cultura indígena como integrante de nossa própria cultura.
III. Quebrar preconceitos que cercam nossa sociedade e construir uma relação de respeito ao outro.
IV. Desmistificar o índio como acomodado, preguiçoso, ingênuo, inferior, exótico dentre outros pejorativos
relacionados à sua cultura.
 
Sobre o assunto, é correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
24/09/2021 22:38 Unicesumar - Ensino a Distância
3/7
Um dos campos de experiência da Educação Infantil oriundos da BNNC é “O eu, o outro e o nós”.  Isto
porque se acredita na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo
próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes,
com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição
escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros,
diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais. A respeito deste
assunto, considere as asserções e a relação proposta entre elas:
 
 
I. Na Educação Infantil, o professor precisa criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com
outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados
pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas.
PORQUE
II. É nas experiências vivenciadas pelas crianças que elas vão ampliando o modo de perceber a si mesmas e
ao outro, valorizando suas identidades, respeitando os outros e reconhecendo as diferenças que nos
constituem como seres humanos.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
Márcia é professora da Educação Infantil e sabe da importância de planejar e executar práticas escolares
capazes de desenvolver a orientação temporal nos alunos. A respeito desta prática, considere as afirmações
a seguir:
 
I. Usar a rotina de sala de aula como aliada: a hora do lanche, a hora da conversa… sempre dialogando com
os pequenos de modo a internalizarem gradativamente a ideia de tempo vivido.
II. Evitar expressões vagas a respeito do tempo: nunca diga aos alunos “daqui a pouco”, “já, já”, “logo”,
porquê as crianças terão percepções diferentes da passagem do tempo métrico.
III. Utilizar em sala de aula relógios e calendários: assim as crianças vão percebendo a passagem do tempo.
Isso facilita a compreensão e assimilação dos conceitos de segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e
anos.
IV. Desenvolver o hábito de cultivar plantas e hortas: envolvendo as crianças no plantio e nos cuidados com
as plantações darão a elas a dimensão da passagem do tempo cíclico.
 
Sobre o assunto, é correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
24/09/2021 22:38 Unicesumar - Ensino a Distância
4/7
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
No ano de 1996 aconteceu uma conferência em que o historiador francês François Hartog proferiu a divisão
da História em três modos de compreendê-la, assim como o entendimento do papel do historiador. Sobre
tais aspectos, leia as afirmativas que seguem:
 
I. No terceiro modelo o futuro tornou-se mais importante que o presente.
II. O primeiro modelo se propunha a escrever sobre o passado, sem pensar no futuro.
III. O modo clássico ficou conhecido como o primeiro modo ou modelo de abordagem da história.
IV. A história estaria dividida em: a história voltada para o passado, a história teológica voltada para o
futuro, e por fim, a história do presente. 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
De acordo com nossos estudos, a corrente positivista surgiu para se opor às outras correntes e seus
princípios. Sobre o Positivismo, considere (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:
I. Os seguidores da corrente positivista foram somente Auguste Comte e Émile Durkheim.
 II. Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o
pesquisador/autor e suaobra.
III. Os seguidores dessa corrente contribuíram para fazer do positivismo e da cientifização do saber um
posicionamento poderoso no século XIX.
IV. Para os positivistas o conhecimento era explicado por si mesmo, sendo necessário somente recuperar e
colocar esse conhecimento à mostra.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
 
ALTERNATIVAS
24/09/2021 22:38 Unicesumar - Ensino a Distância
5/7
F, V, V, V.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
8ª QUESTÃO
A professora Aline está planejando suas aulas para sua turma da Educação Infantil e para tanto se
fundamentou na obra de Piaget “A noção de tempo na criança” (2002), para distinguir dois tipos de
apreensão temporal: o tempo físico e o tempo vivido. Com relação a estes dois tipos de tempo, analise as
afirmações abaixo com (V) para verdadeira e com (F) para falsa:
 
I. O tempo físico diz respeito aos esquemas temporais construídos pelo indivíduo para sua adaptação ao
mundo, para a compreensão das relações entre os objetos do mundo físico, em termos de ordem,
simultaneidade e sucessão.
II. O tempo físico conduz ao tempo métrico, à avaliação e medida das durações de intervalos temporais de
maneira objetiva.
III. O tempo vivido pode ser descrito como a duração psicológica do tempo, como as percepções do sujeito
em relação às durações dos movimentos, à sensação de passagem do tempo.
IV. O tempo vivido é uma coordenação interna de diferentes eventos e situações percebidas.
 
A sequência correta é:
ALTERNATIVAS
V, F, V, F.
F, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, V, V, V.
9ª QUESTÃO
24/09/2021 22:38 Unicesumar - Ensino a Distância
6/7
A avaliação no processo de ensino e aprendizagem é um instrumento importante de investigação da prática
pedagógica, tanto para os alunos, como para os professores que organizam esta etapa do ensino. A partir
do feedback da avaliação conhecemos os avanços, problemáticas e dificuldades presentes na aprendizagem
e por meio desta análise, os docentes podem reavaliar suas posturas e ferramentas pedagógicas que
utilizam neste processo. Tendo estas inquietações como referência, analise as asserções abaixo e a relação
proposta entre elas:
 
I. A avaliação diagnóstica dá-se no início do processo de ensino e aprendizagem, pois visa levantar os pré-
requisitos que os alunos possuem antes de firmarem um contato com os conteúdos sistematizados pelo
professor.
PORQUE
II. Inicialmente se faz necessário ao professor quantificar o quanto os alunos sabem sobre determinado
assunto, criando categorias de alunos para separar a turma em dois grupos: os fortes e os fracos em
conteúdo.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
Trabalhar os conteúdos de história, assim como das demais disciplinas, exige do professor a reflexão sobre
alguns aspectos específicos de seu trabalho. Dentre esses aspectos, analise as afirmativas abaixo e considere
V para verdadeiro e F para falso:
I. No planejamento, os objetivos devem ser bem elaborados e condizentes com o conteúdo e a realidade da
turma.
II. O trabalho com jogos e com a ludicidade, por ser mais dinâmico e livre, não necessita da orientação do
professor.
III. No planejamento, considerar o momento da problematização do conteúdo com a turma para
compreender os saberes prévios dos alunos é fundamental.
IV. Os conteúdos, assim como a metodologia, devem constar no planejamento, no entanto, não há
necessidade de contemplar práticas lúdicas com os alunos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
24/09/2021 22:38 Unicesumar - Ensino a Distância
7/7
V,V,F,F.
V,F,V,F.
F,F,V,V.
F,V,F,V.
F,F,F,V.

Mais conteúdos dessa disciplina