Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CLOROFILAS 
A clorofila (do grego: chloros, verde + phyllon, folha) é um pigmento encontrado em plantas, algas e algumas bactérias que apresenta como característica mais marcante sua coloração verde. A clorofila absorve luz nos comprimentos de luz violeta, azul e vermelho e, por esse motivo, reflete a luz verde. Assim sendo, as plantas que possuem clorofila possuem coloração esverdeada.
A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese. Assim sendo, ela é essencial para a manutenção do oxigênio disponível no planeta. Vale destacar que, além disso, esse pigmento possui importância comercial, sendo utilizado, por exemplo, como antioxidante e corante em alimentos.
CURIOSIDADE: O termo clorofila foi proposto em 1818, por Pelletier e Caventou, para nomear a substância de coloração verde que sai das folhas após tratamento com álcool.
referência bibliográfica
Alimentos verdes: a clorofila é a responsável pela cor verde da maioria das verduras. Presente principalmente nas folhas, como couve, espinafre, bertalha, agrião, brócolis e rúcula, a clorofila tem um grande potencial antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo a arteriosclerose e doenças cardiovasculares, bem como auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo. Além disso, as folhas verde-escuras também são fontes de ácido fólico, importante substância que participa de várias funções no organismo como a boa saúde do cérebro, a formação do sistema neurológico no feto, o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de doenças cardíacas. Esses alimentos também são fontes de fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é clorofila?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-clorofila.htm. Acesso em 30 de agosto de 2021.
ANTOXANTINAS
Alimentos brancos e amarelos: presente nos alimentos de cor branca, bege ou amarelada, como batata, banana, couve-flor, pera, alho, cebola, cogumelos, aipim e inhame, as antoxantinas são substâncias antioxidantes, que combatem alguns tipos de câncer e auxiliam na redução do colesterol. Os alimentos que possuem antoxantina como pigmento também são fontes de vitaminas do complexo B, permitindo o bom funcionamento do sistema nervoso e auxiliando na produção de energia pelo organismo, combatendo a fadiga e melhorando a disposição.
https://www.vigilantesdopeso.com.br/br/artigos/as-cores-dos-alimentos-e-seus-nutrientes. Acesso em 30 de agosto de 2021.
Esses alimentos pálidos tem um antioxidante flavonoides bem forte: a antoxantina. Ele é uma grande aliada no combate ao câncer, auxilia na redução do colesterol e protege o coração. Mantém a comunicação entre as células de defesa bem alinhada para combater qualquer invasor e ajuda na regulação dos processos inflamatórios. Esse pigmento também deixa todo mundo bem da cuca, fazendo bonito em um estudo publicado no ano passado mostrando sua ação no combate contra a Doença de Alzheimer.
Muitas vezes alimentos com antoxantinas fazem uma dupla dinâmica com as vitaminas do complexo B. Isso porque muitos alimentos que possuem esses pigmentos também são ricos nessas vitaminas. E aí é benefício para tudo quanto é lado: o sistema nervoso funcionando direitinho, o corpo produzindo energia, combatendo a fadiga e a criançada com a disposição lá em cima! Uma dica? Aproveite para rechear o seu prato também com esses alimentos e, assim, acompanhar melhor o pique do filhote.
Branco combina com tudo
As antoxantinas estão presentes em alimentos como: feijão branco, batata, banana, polpa da maçã, couve-flor, pera, rabanete, repolho, alho, cebola, cogumelos, aipim e inhame. E, para não passar em branco, aqui vão algumas receitas gostosas para você se inspirar!
https://gourmetjr.com.br/alimentos-brancos-muitos-beneficios-e-deliciosas-receitas/Acesso em 30 de agosto de 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina