Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O desafio da superação do ensino tradicional deve ser encarado pela escola de maneira que a orientação pedagógica passe a cultivar uma relação baseada no diálogo entre professor e aluno. Essa medida contribui para que ambos se tornem pesquisadores permanentemente. Essas novas necessidades podem ser atendidas pelas escolas "[...] através da modificação conjunta de atitudes docente e discente, de maneira que ambos atualizem um novo espaço de ensino-aprendizagem em resposta às exigências sociais" (CARDOSO, 1989, p. 97).
Assinale a alternativa correta quanto às medidas necessárias para que o aluno se torne um pesquisador.
A escola não deve ter uma função social.
A escola deve manter o ensino baseado em provas excludentes para manter os melhores alunos.
Ensino tradicional baseado na autoridade do professor.
Ensino profissionalizante voltado para atender às exigências do mercado de trabalho.
Formação do professor voltada para a investigação científica.

Segundo Gil (2002, p. 53), Tipicamente, o estudo de campo focaliza uma comunidade, que não é necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, de estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana. Basicamente, a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo. Esses procedimentos são geralmente conjugados com muitos outros, tais como a análise de documentos, filmagem e fotografias.
Assinale a alternativa correta que corresponda aos tipos de pesquisa de campo.
Quantitativos-descritivos: delineiam e analisam as características dos fatos e fenômenos; exploratórios: desenvolvem hipóteses; familiaridade do pesquisador com o ambiente.
Quantitativos-descritivos: delineia e analisa as características dos fatos e fenômenos; pesquisa documental: levantamento de dados em arquivos públicos e particulares.
Experimentais: teste de hipóteses relativas a causa-efeito; bibliográficos: levantamento de fontes secundárias, bibliotecas, internet e periódicos.
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias; pesquisa em laboratório: parâmetros de investigação de controle rígidos.
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias em bibliotecas, internet e periódicos; documentais: levantamento de dados em arquivos públicos e particulares.

Considere o resumo abaixo: Com o intuito de contribuir para a utilização de análise documental em pesquisa, este texto apresenta o processo de uma investigação que objetivou compreender as relações entre psicologia e educação, no contexto sócio-histórico brasileiro, entre as décadas de 50 e 80. Partindo de uma autora cuja relevância na história recente se deve, especialmente, à criação de uma proposta de alfabetização, o Programa Alfa, foram pesquisadas as intersecções entre produção teórica da psicologia e atividade prática em educação. São descritos os instrumentos e meios de realização da análise de conteúdo, apontando o percurso em que as decisões foram sendo tomadas quanto às técnicas de manuseio dos documentos: desde a organização e classificação do material até a elaboração das categorias de análise. A perspectiva historiográfica adotada nesse estudo procurou superar a dicotomia entre as abordagens internalista e externalista da história das ciências, propiciando compreender o âmbito sóciohistórico em que se constituiu a referida produção científica. (PIMENTEL, 2001, p. 179).
Qual a característica de uma pesquisa documental?
É comum na área de história, mas não na área de ciências da saúde.
É vantajosa por proporcionar baixo custo de investimento quando comparado com outros tipos de pesquisa.
Tem um custo alto e só pode ser realizada por pesquisadores doutores.
Só é possível na abordagem qualitativa.
Existe um problema subjetivo na seleção dos documentos arquivados.

A coleta e elaboração de dados estatísticos, inclusive censitários, está a cargo de vários órgãos particulares e oficiais, entre eles: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), IBOP (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), Departamentos Municipais e Estaduais de Estatística, Instituto Gallup etc. Os dados coletados são os mais diversos, tais como características da população, fatores econômicos, dentre outros. (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 177).
Marque a alternativa correta que corresponda à técnica e ao tipo de pesquisa apresentados pelas autoras.
Pesquisa em laboratório.
Observação direta intensiva - observação e entrevista.
Documentação direta - pesquisa de campo.
Observação direta extensiva - pesquisa de campo.
Documentação indireta - pesquisa documental.

Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas relacionadas ao tema. Entretanto, antes de redigir um projeto de pesquisa, alguns passos devem ser dados. Em primeiro lugar, exige-se estudos preliminares que permitirão verificar o estado da questão que se pretende desenvolver sob o aspecto teórico e de outros estudos e pesquisas já elaborados. Tal esforço não será desperdiçado, pois qualquer tema de pesquisa necessita de adequada integração na teoria existente e a análise do material já disponível será incluída no projeto sob o título de "revisão da bibliografia" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 215, grifos das autoras).
Considerando os conteúdos abordados no texto-base desta disciplina e seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. O trecho anterior se refere às etapas que antecedem o projeto de pesquisa, tendo como objetivo a realização do anteprojeto.
II. O anteprojeto tem como finalidade promover a revisão dos aspectos procedimentais e teóricos da pesquisa.
III. A elaboração e utilização do anteprojeto devem ser realizadas dos estudos preliminares à coleta de dados em pesquisa de campo ou de laboratório.
IV. O anteprojeto de pesquisa permite apresentar ao orientador da pesquisa o esboço e os propósitos que pretende desenvolver na investigação.
V. Não há a necessidade da elaboração de um anteprojeto, pois o projeto definitivo contém detalhadamente os caminhos a serem percorridos quanto às técnicas e aos aspectos metodológicos.
Apenas as afirmativas III, e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão incorretas.
Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II, e IV estão corretas.
Apenas a afirmativa V está correta.

Leia atentamente o texto apresentado a seguir: Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida, em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 225). O excerto anterior se refere à fase da revisão bibliográfica no projeto.
Assinale a alternativa correta quanto à fase da pesquisa a que se refere o trecho e quanto à contribuição desse tipo de pesquisa:
Definição dos termos - Esclarecimento dos conceitos científicos utilizados na pesquisa que comunicam o assunto investigado de forma não ambígua.
Procedimento - Explicação geral dos fenômenos por meio de levantamentos: histórico, comparativo, estatístico, dentre outros de acordo com o objeto de estudo.
Formulação do problema – "[...] esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221).
Hipótese - Resposta "[...] provável, suposta e provisória" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221) ao problema formulado.
Levantamento de dados - Permite expor as principais conclusões obtidas, por meio das fontes levantadas acerca do seu objeto de estudo, "[...] demonstra contradições ou reafirma comportamentos e atitudes" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221).

Escolhido o tema e delimitado o seu escopo, a fase seguinte é a transformação do tema em problema. Problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar solução (CERVO, 2014, p. 75). Sabemos que o mais comum ao ouvirmos a palavra problema é pensarmos em obstáculo, contratempo, situação difícil, conflito e outras situações semelhantes.
Em relação ao problema científico, assinale a alternativa CORRETA:
Analisa obras de artes renascentistas.
Reflete um assunto que ainda não foi satisfatoriamente respondido.
Reflete os fatos religiosos.
Desenvolve um assunto sem discussão.
Tem como base o senso comum.

“Convém superar a tendência muito comum de escolher tema ou, por sua extensão e complexidade, não permitam estudo em profundidade. Feita, portanto, a escolha do tema passa-se a fixar sua extensão” (CERVO, 2004, p. 74). A pesquisa e a escolha do tema são etapas importantíssimas do trabalho de conclusão de curso (TCC) ou pesquisa de um aluno de graduação. Como pesquisadores, precisamos definir com muita cautela certos elementos de nossas pesquisas. São eles:
Com base nos nossos estudos, julgue as asserções anteriores assinalando a alternativa correta:
I. O assunto que será estudado.
II. Definir qual será o tema após pesquisar a bibliografia existente sobre o assunto.
III. Solicitar ao orientador que escolha o tema de sua pesquisa.
IV. Decidir por um tema que seja inédito, pois, não possuindo bibliografia considerável, se torna atrativo.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O desafio da superação do ensino tradicional deve ser encarado pela escola de maneira que a orientação pedagógica passe a cultivar uma relação baseada no diálogo entre professor e aluno. Essa medida contribui para que ambos se tornem pesquisadores permanentemente. Essas novas necessidades podem ser atendidas pelas escolas "[...] através da modificação conjunta de atitudes docente e discente, de maneira que ambos atualizem um novo espaço de ensino-aprendizagem em resposta às exigências sociais" (CARDOSO, 1989, p. 97).
Assinale a alternativa correta quanto às medidas necessárias para que o aluno se torne um pesquisador.
A escola não deve ter uma função social.
A escola deve manter o ensino baseado em provas excludentes para manter os melhores alunos.
Ensino tradicional baseado na autoridade do professor.
Ensino profissionalizante voltado para atender às exigências do mercado de trabalho.
Formação do professor voltada para a investigação científica.

Segundo Gil (2002, p. 53), Tipicamente, o estudo de campo focaliza uma comunidade, que não é necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, de estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana. Basicamente, a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo. Esses procedimentos são geralmente conjugados com muitos outros, tais como a análise de documentos, filmagem e fotografias.
Assinale a alternativa correta que corresponda aos tipos de pesquisa de campo.
Quantitativos-descritivos: delineiam e analisam as características dos fatos e fenômenos; exploratórios: desenvolvem hipóteses; familiaridade do pesquisador com o ambiente.
Quantitativos-descritivos: delineia e analisa as características dos fatos e fenômenos; pesquisa documental: levantamento de dados em arquivos públicos e particulares.
Experimentais: teste de hipóteses relativas a causa-efeito; bibliográficos: levantamento de fontes secundárias, bibliotecas, internet e periódicos.
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias; pesquisa em laboratório: parâmetros de investigação de controle rígidos.
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias em bibliotecas, internet e periódicos; documentais: levantamento de dados em arquivos públicos e particulares.

Considere o resumo abaixo: Com o intuito de contribuir para a utilização de análise documental em pesquisa, este texto apresenta o processo de uma investigação que objetivou compreender as relações entre psicologia e educação, no contexto sócio-histórico brasileiro, entre as décadas de 50 e 80. Partindo de uma autora cuja relevância na história recente se deve, especialmente, à criação de uma proposta de alfabetização, o Programa Alfa, foram pesquisadas as intersecções entre produção teórica da psicologia e atividade prática em educação. São descritos os instrumentos e meios de realização da análise de conteúdo, apontando o percurso em que as decisões foram sendo tomadas quanto às técnicas de manuseio dos documentos: desde a organização e classificação do material até a elaboração das categorias de análise. A perspectiva historiográfica adotada nesse estudo procurou superar a dicotomia entre as abordagens internalista e externalista da história das ciências, propiciando compreender o âmbito sóciohistórico em que se constituiu a referida produção científica. (PIMENTEL, 2001, p. 179).
Qual a característica de uma pesquisa documental?
É comum na área de história, mas não na área de ciências da saúde.
É vantajosa por proporcionar baixo custo de investimento quando comparado com outros tipos de pesquisa.
Tem um custo alto e só pode ser realizada por pesquisadores doutores.
Só é possível na abordagem qualitativa.
Existe um problema subjetivo na seleção dos documentos arquivados.

A coleta e elaboração de dados estatísticos, inclusive censitários, está a cargo de vários órgãos particulares e oficiais, entre eles: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), IBOP (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), Departamentos Municipais e Estaduais de Estatística, Instituto Gallup etc. Os dados coletados são os mais diversos, tais como características da população, fatores econômicos, dentre outros. (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 177).
Marque a alternativa correta que corresponda à técnica e ao tipo de pesquisa apresentados pelas autoras.
Pesquisa em laboratório.
Observação direta intensiva - observação e entrevista.
Documentação direta - pesquisa de campo.
Observação direta extensiva - pesquisa de campo.
Documentação indireta - pesquisa documental.

Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas relacionadas ao tema. Entretanto, antes de redigir um projeto de pesquisa, alguns passos devem ser dados. Em primeiro lugar, exige-se estudos preliminares que permitirão verificar o estado da questão que se pretende desenvolver sob o aspecto teórico e de outros estudos e pesquisas já elaborados. Tal esforço não será desperdiçado, pois qualquer tema de pesquisa necessita de adequada integração na teoria existente e a análise do material já disponível será incluída no projeto sob o título de "revisão da bibliografia" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 215, grifos das autoras).
Considerando os conteúdos abordados no texto-base desta disciplina e seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. O trecho anterior se refere às etapas que antecedem o projeto de pesquisa, tendo como objetivo a realização do anteprojeto.
II. O anteprojeto tem como finalidade promover a revisão dos aspectos procedimentais e teóricos da pesquisa.
III. A elaboração e utilização do anteprojeto devem ser realizadas dos estudos preliminares à coleta de dados em pesquisa de campo ou de laboratório.
IV. O anteprojeto de pesquisa permite apresentar ao orientador da pesquisa o esboço e os propósitos que pretende desenvolver na investigação.
V. Não há a necessidade da elaboração de um anteprojeto, pois o projeto definitivo contém detalhadamente os caminhos a serem percorridos quanto às técnicas e aos aspectos metodológicos.
Apenas as afirmativas III, e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão incorretas.
Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II, e IV estão corretas.
Apenas a afirmativa V está correta.

Leia atentamente o texto apresentado a seguir: Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida, em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 225). O excerto anterior se refere à fase da revisão bibliográfica no projeto.
Assinale a alternativa correta quanto à fase da pesquisa a que se refere o trecho e quanto à contribuição desse tipo de pesquisa:
Definição dos termos - Esclarecimento dos conceitos científicos utilizados na pesquisa que comunicam o assunto investigado de forma não ambígua.
Procedimento - Explicação geral dos fenômenos por meio de levantamentos: histórico, comparativo, estatístico, dentre outros de acordo com o objeto de estudo.
Formulação do problema – "[...] esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221).
Hipótese - Resposta "[...] provável, suposta e provisória" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221) ao problema formulado.
Levantamento de dados - Permite expor as principais conclusões obtidas, por meio das fontes levantadas acerca do seu objeto de estudo, "[...] demonstra contradições ou reafirma comportamentos e atitudes" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221).

Escolhido o tema e delimitado o seu escopo, a fase seguinte é a transformação do tema em problema. Problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar solução (CERVO, 2014, p. 75). Sabemos que o mais comum ao ouvirmos a palavra problema é pensarmos em obstáculo, contratempo, situação difícil, conflito e outras situações semelhantes.
Em relação ao problema científico, assinale a alternativa CORRETA:
Analisa obras de artes renascentistas.
Reflete um assunto que ainda não foi satisfatoriamente respondido.
Reflete os fatos religiosos.
Desenvolve um assunto sem discussão.
Tem como base o senso comum.

“Convém superar a tendência muito comum de escolher tema ou, por sua extensão e complexidade, não permitam estudo em profundidade. Feita, portanto, a escolha do tema passa-se a fixar sua extensão” (CERVO, 2004, p. 74). A pesquisa e a escolha do tema são etapas importantíssimas do trabalho de conclusão de curso (TCC) ou pesquisa de um aluno de graduação. Como pesquisadores, precisamos definir com muita cautela certos elementos de nossas pesquisas. São eles:
Com base nos nossos estudos, julgue as asserções anteriores assinalando a alternativa correta:
I. O assunto que será estudado.
II. Definir qual será o tema após pesquisar a bibliografia existente sobre o assunto.
III. Solicitar ao orientador que escolha o tema de sua pesquisa.
IV. Decidir por um tema que seja inédito, pois, não possuindo bibliografia considerável, se torna atrativo.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

Pontuação desta tentativa: 20 de 20 
Enviado 9 nov em 23:59 
Esta tentativa levou 11 minutos. 
 
Pergunta 1 
2 / 2 pts 
O desafio da superação do ensino tradicional deve ser encarado pela escola de 
maneira que a orientação pedagógica passe a cultivar uma relação baseada no 
diálogo entre professor e aluno. Essa medida contribui para que ambos se 
tornem pesquisadores permanentemente. Essas novas necessidades podem 
ser atendidas pelas escolas "[...] através da modificação conjunta de atitudes 
docente e discente, de maneira que ambos atualizem um novo espaço de 
ensino-aprendizagem em resposta às exigências sociais” (CARDOSO, 1989, p. 
97). 
 
Assinale a alternativa correta quanto às medidas necessárias para que o aluno 
se torne um pesquisador. 
 
Formação do professor voltada para a investigação científica 
 
 
A escola deve manter o ensino baseado em provas excludentes para manter os 
melhores alunos. 
 
 
Ensino profissionalizante voltado para atender às exigências do mercado de 
trabalho. 
 
 
A escola não deve ter uma função social. 
 
 
Ensino tradicional baseado na autoridade do professor. 
 
A resposta está correta, pois a dualidade existente entre ensinar e aprender 
nos leva a inferir que, se o professor tem uma boa formação voltada para a 
investigação científica, seu aluno aprenderá a ser um aluno pesquisador. O 
professor pesquisador contribui para a formação do pensamento crítico e 
autônomo dos seus alunos e isso é condição primordial para a inclusão de 
todos os cidadãos na sociedade globalizada. 
 
Pergunta 2 
2 / 2 pts 
Segundo Gil (2002, p. 53), 
 
Tipicamente, o estudo de campo focaliza uma comunidade, que não é 
necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, de 
estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana. 
Basicamente, a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das 
atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar 
suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo. Esses 
procedimentos são geralmente conjugados com muitos outros, tais como a 
análise de documentos, filmagem e fotografias. 
 
Assinale a alternativa correta que corresponda aos tipos de pesquisa de campo 
 
Quantitativos-descritivos: delineia e analisa as características dos fatos e 
fenômenos; pesquisa documental: levantamento de dados em arquivos 
públicos e particulares. 
 
 
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias em bibliotecas, internet e 
periódicos; documentais: levantamento de dados em arquivos públicos e 
particulares. 
 
 
Quantitativos-descritivos: delineiam e analisam as características dos fatos e 
fenômenos; exploratórios: desenvolvem hipóteses; familiaridade do 
pesquisador com o ambiente. 
 
 
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias; pesquisa em laboratório: 
parâmetros de investigação de controle rígidos. 
 
 
Experimentais: teste de hipóteses relativas a causa-efeito; bibliográficos: 
levantamento de fontes secundárias, bibliotecas, internet e periódicos. 
 
A resposta está correta, pois a pesquisa de campo visa ao aprofundamento das 
informações obtidas por meio do levantamento de dados da pesquisa 
bibliográfica e se constitui na busca de informações empíricas acerca dos 
problemas propostos no projeto de pesquisa com vistas à obtenção de 
respostas e comprovação das hipóteses elencadas. Os tipos de pesquisa de 
campo são: quantitativos-descritivos, exploratórios e experimentais. 
 
Pergunta 3 
2 / 2 pts 
Considere o resumo abaixo: 
Com o intuito de contribuir para a utilização de análise documental em 
pesquisa, este texto apresenta o processo de uma investigação que objetivou 
compreender as relações entre psicologia e educação, no contexto sócio-
histórico brasileiro, entre as décadas de 50 e 80. Partindo de uma autora cuja 
relevância na história recente se deve, especialmente, à criação de uma 
proposta de alfabetização, o Programa Alfa, foram pesquisadas as 
intersecções entre produção teórica da psicologia e atividade prática em 
educação. São descritos os instrumentos e meios de realização da análise de 
conteúdo, apontando o percurso em que as decisões foram sendo tomadas 
quanto às técnicas de manuseio dos documentos: desde a organização e 
classificação do material até a elaboração das categorias de análise. A 
perspectiva historiográfica adotada nesse estudo procurou superar a dicotomia 
entre as abordagens internalista e externalista da história das ciências, 
propiciando compreender o âmbito sóciohistórico em que se constituiu a 
referida produção científica. (PIMENTEL, 2001, p. 179). 
Qual a característica de uma pesquisa documental? 
 
É vantajosa por proporcionar baixo custo de investimento quando comparado 
com outros tipos de pesquisa. 
 
 
É comum na área de história, mas não na área de ciências da saúde. 
 
 
Tem um custo alto e só pode ser realizada por pesquisadores doutores. 
 
 
Só é possível na abordagem qualitativa. 
 
 
Existe um problema subjetivo na seleção dos documentos arquivados. 
 
 
Pergunta 4 
2 / 2 pts 
A coleta e elaboração de dados estatísticos, inclusive censitários, está a cargo 
de vários órgãos particulares e oficiais, entre eles: o IBGE (Instituto Brasileiro 
de Geografia e Estatística), IBOP (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), 
Departamentos Municipais e Estaduais de Estatística, Instituto Gallup etc. Os 
dados coletados são os mais diversos, tais como características da população, 
fatores econômicos, dentre outros. (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 177). 
 
Marque a alternativa correta que corresponda à técnica e ao tipo de pesquisa 
apresentados pelas autoras. 
 
Observação direta extensiva - pesquisa de campo. 
 
 
Documentação direta - pesquisa de campo. 
 
 
Observação direta intensiva - observação e entrevista. 
 
 
Pesquisa em laboratório. 
 
 
Documentação indireta - pesquisa documental. 
 
A resposta está correta, pois a técnica da documentação indireta por meio da 
pesquisa documental permite ao pesquisador realizar levantamento em fontes 
estatísticas publicadas por órgãos públicos e particulares. 
 
Pergunta 5 
2 / 2 pts 
Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas 
relacionadas ao tema. 
Da mesma forma que as fichas, para os pesquisadores os resumos são 
instrumentos obrigatórios de trabalho através dos quais se podem selecionar 
obras que merecem a leitura do texto completo. Entretanto, os resumos só são 
válidos quando contiverem, de forma sintética e clara, tanto a natureza da 
pesquisa realizada quanto os resultados e as conclusões mais importantes, em 
ambos os casos destacando-se o valor dos achados ou de sua originalidade 
(LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 67). 
Para tanto, o assunto apresentado deve ser estabelecido em uma estrutura 
sequencial. 
Considerando os conteúdos abordados no texto-base desta disciplina e seus 
conhecimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. O resumo, por sua curta extensão, pode apresentar uma fragmentação das 
ideias apresentadas no texto original, sem se ater à estrutura organizada pelo 
autor. 
II. A estrutura das frases deve seguir uma sequência lógica de acordo com as 
partes do texto original. 
III. Não há necessidade da apresentação do resumo de acordo com as partes 
do relatório, pois o autor pode resumir o que considera mais importante. 
IV. As frases do resumo devem ser apresentadas com a incorporação de novas 
ideias. 
V. Autores especializados em Metodologia Científica preconizam leituras 
esquematizadas e rigorosas para a compreensão das ideias globais do texto. 
Com base em seus estudos, assinale a alternativa correta que apresente a 
estrutura do resumo. 
 
Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas. 
 
 
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. 
 
 
Apenas a afirmativa I está correta. 
 
 
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
 
 
Apenas a afirmativa V está correta.Dentro da extensão preconizada na norma, o autor deve estar atento às partes 
do texto original, de forma que apresente o assunto em uma sequência lógica, 
incluindo a incorporação de novas ideias. Deve fazer isso conforme os autores 
preconizam a leitura rigorosa do texto original para se estabelecer a 
esquematização do resumo. A primeira leitura permite realizar um esboço do 
resumo ao observar o plano, a estrutura da obra e como o autor a desenvolveu. 
Em seguida, a segunda leitura serve para fazer anotações referentes à ideia 
central do texto e sobre os propósitos do autor. A terceira leitura é indicada 
para observar como o autor estruturou as partes principais, possibilitando, 
assim, a compreensão global do texto. 
 
Pergunta 6 
2 / 2 pts 
Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas 
relacionadas ao tema. 
Entretanto, antes de redigir um projeto de pesquisa, alguns passos devem ser 
dados. Em primeiro lugar, exige-se estudos preliminares que permitirão 
verificar o estado da questão que se pretende desenvolver sob o aspecto 
teórico e de outros estudos e pesquisas já elaborados. Tal esforço não será 
desperdiçado, pois qualquer tema de pesquisa necessita de adequada 
integração na teoria existente e a análise do material já disponível será incluída 
no projeto sob o título de "revisão da bibliografia" (LAKATOS; MARCONI, 2003, 
p. 215, grifos das autoras). 
 
Considerando os conteúdos abordados no texto-base desta disciplina e seus 
conhecimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. O trecho anterior se refere às etapas que antecedem o projeto de pesquisa, 
tendo como objetivo a realização do anteprojeto. 
II. O anteprojeto tem como finalidade promover a revisão dos aspectos 
procedimentais e teóricos da pesquisa. 
III. A elaboração e utilização do anteprojeto devem ser realizadas dos estudos 
preliminares à coleta de dados em pesquisa de campo ou de laboratório. 
IV. O anteprojeto de pesquisa permite apresentar ao orientador da pesquisa o 
esboço e os propósitos que pretende desenvolver na investigação. 
V. Não há a necessidade da elaboração de um anteprojeto, pois o projeto 
definitivo contém detalhadamente os caminhos a serem percorridos quanto às 
técnicas e aos aspectos metodológicos. 
 
Com base na análise das afirmativas e de acordo com o estudado, assinale a 
alternativa correta: 
 
Apenas as afirmativas III, e IV estão corretas. 
 
 
Apenas as afirmativas I e II estão incorretas. 
 
 
Apenas as afirmativas IV e V estão corretas. 
 
 
Apenas as afirmativas I, II, e IV estão corretas 
 
 
Apenas a afirmativa V está correta. 
 
A elaboração do anteprojeto permite que o pesquisador apresente ao seu 
orientador os propósitos e o esboço do que pretende desenvolver na 
investigação. Esse procedimento permite a revisão de aspectos 
procedimentais, tais como a definição da abordagem da pesquisa, as técnicas 
mais adequadas, a definição dos termos e os demais aspectos teóricos que se 
fizerem necessários para a posterior elaboração do projeto definitivo. Dessa 
forma, o anteprojeto é essencial para que o projeto de pesquisa seja elaborado 
e desenvolvido com mais rigor metodológico. 
 
Pergunta 7 
2 / 2 pts 
Leia atentamente o texto apresentado a seguir: 
Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de 
avaliação de uma situação concreta desconhecida, em um dado local, alguém 
ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou 
semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa 
pretendida (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 225). 
O excerto anterior se refere à fase da revisão bibliográfica no projeto. Assinale 
a alternativa correta quanto à fase da pesquisa a que se refere o trecho e 
quanto à contribuição desse tipo de pesquisa: 
 
Procedimento - Explicação geral dos fenômenos por meio de levantamentos: 
histórico, comparativo, estatístico, dentre outros de acordo com o objeto de 
estudo. 
 
 
Definição dos termos - Esclarecimento dos conceitos científicos utilizados na 
pesquisa que comunicam o assunto investigado de forma não ambígua. 
 
 
Hipótese - Resposta “[...] provável, suposta e provisória” (LAKATOS; 
MARCONI, 2003, p. 220-221) ao problema formulado. 
 
 
Formulação do problema – “[...] esclarece a dificuldade específica com a qual 
se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa” (LAKATOS; 
MARCONI, 2003, p. 220-221). 
 
 
Levantamento de dados - Permite expor as principais conclusões obtidas, por 
meio das fontes levantadas acerca do seu objeto de estudo, “[...] demonstra 
contradições ou reafirma comportamentos e atitudes” (LAKATOS; MARCONI, 
2003, p. 220-221). 
 
A revisão bibliográfica no projeto de pesquisa se refere à procura por fontes 
documentais e bibliográficas para evitar repetição de informações sobre o 
objeto pesquisado. No relatório, o pesquisador expõe as principais conclusões 
obtidas por meio das fontes levantadas acerca do seu objeto de estudo, ou 
seja, “demonstra contradições ou reafirma comportamentos e atitudes”. 
 
Pergunta 8 
2 / 2 pts 
Escolhido o tema e delimitado o seu escopo, a fase seguinte é a transformação 
do tema em problema. Problema é uma questão que envolve intrinsecamente 
uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar solução 
(CERVO, 2014, p. 75). 
Sabemos que o mais comum ao ouvirmos a palavra problema é pensarmos em 
obstáculo, contratempo, situação difícil, conflito e outras situações 
semelhantes. 
Em relação ao problema científico, assinale a alternativa CORRETA: 
 
Tem como base o senso comum. 
 
 
Desenvolve um assunto sem discussão. 
 
 
Reflete um assunto que ainda não foi satisfatoriamente respondido. 
 
 
Analisa obras de artes renascentistas. 
 
 
Reflete os fatos religiosos. 
 
É importante pensarmos uma questão ou um tema que ainda não foi tratado 
ou, se já o foi, lançar sobre ele um novo olhar e uma outra perspectiva teórica. 
 
Pergunta 9 
2 / 2 pts 
“Convém superar a tendência muito comum de escolher tema ou, por sua 
extensão e complexidade, não permitam estudo em profundidade. Feita, 
portanto, a escolha do tema passa-se a fixar sua extensão” (CERVO, 2004, p. 
74). 
 
A pesquisa e a escolha do tema são etapas importantíssimas do trabalho de 
conclusão de curso (TCC) ou pesquisa de um aluno de graduação. 
Como pesquisadores, precisamos definir com muita cautela certos elementos 
de nossas pesquisas. São eles: 
I. O assunto que será estudado. 
II. Definir qual será o tema após pesquisar a bibliografia existente sobre o 
assunto. 
III. Solicitar ao orientador que escolha o tema de sua pesquisa. 
IV. Decidir por um tema que seja inédito, pois, não possuindo bibliografia 
considerável, se torna atrativo. 
Com base nos nossos estudos, julgue as asserções anteriores assinalando a 
alternativa correta: 
 
Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
 
 
Somente as afirmativas III e IV estão corretas. 
 
 
Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
 
 
Todas as afirmativas estão corretas. 
 
 
Somente as afirmativas I e IV estão corretas. 
 
A escolha do tema de pesquisa é um momento em que devemos pensar e 
escolher o tema definido com clareza. Deve-se também avaliar a sua 
capacidade de executá-lo no tempo que é disponível e de duração do curso ou 
da disciplina. 
 
Pergunta 10 
2 / 2 pts 
"Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que 
apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas 
diversas áreas do conhecimento" (ABNT, 2003, p. 2). 
O artigo científico, por se tratar de uma produção compartilhada pela 
comunidade científica, tem estrutura semelhante aos demais trabalhos 
científicos como, por exemplo, a monografia. 
Em relação aos elementos que compõem um artigo científico, assinale a 
alternativa CORRETA: 
 
Pré-textual, textual e pós-textual. 
 
 
Textual, intertextual e pós-textual.Textual, pós-textual e supratextual. 
 
 
Pós-textual, textual e infratextual. 
 
 
Pré-textual, intratextual e ultratextual. 
 
Para que o artigo esteja dentro dos padrões estabelecidos pela comunidade 
científica, a ordem dos elementos são: pré-textuais, textuais e pós-textuais. 
Pontuação do teste: 20 de 20 
Anterior 
Detalhes da última tentativa: 
Tempo: 
11 
minutos 
Pontuação atual: 20 de 20 
Pontuação 
mantida: 
20 de 20 
Mais 1 tentativa disponível 
Fazer o teste novamente 
(Será mantida sua pontuação mais 
 
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/8943/modules/items/183450
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/8943/quizzes/20244/take?user_id=12845

Mais conteúdos dessa disciplina