Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Origem e Evolução da Auditoria
A auditoria surgiu da necessidade de controlar os registros contábeis, as movimentações financeiras e muitos outros fatores ocorridos na origem e evolução da auditoria. 
Documentos históricos afirmam que os imperadores romanos nomeavam altos funcionário que eram incumbidos de supervisionar todas operações financeiras de seus administradores provinciais e prestar contas, verbalmente (a palavra auditoria tem origem no latim, vem de “audire”, que significa ouvir.
A auditoria externa ou independente surgiu com a evolução do sistema capitalista. No período inicial a qual foram surgidas as empresas pertenciam a grupos familiares. Com a evolução do mercado e a concorrência as empresas necessitaram desenvolver tecnologias aprimoradas e controles nos procedimentos internos em geral, principalmente buscando a redução dos custos e tornar mais competitivo os produtos a serem colocados no mercado.
 A profissão do auditor data do século XVIII, onde alguns profissionais se autonomeavam contadores públicos, executando, porém, um trabalho pouco mais aprofundado do que aquele efetuado pelos contadores comuns.
No século XIX aparece o denominado perito contador, cuja função básica era de descobrir erros e fraudes. A profissão do auditor tomou maior impulso depois de 1990 com o desenvolvimento do capitalismo.
No Brasil, a auditoria surgiu na época colonial, quando o juiz era a pessoa de confiança do rei, designada pela coroa portuguesa para conferir o recolhimento dos tributos ao tesouro, reprimindo e punindo fraudes.
O surgimento se desenvolveu mais significativamente no final da Segunda Guerra Mundial, quando começou com a entrada de multinacionais no Brasil, filiais das que existiam na América do Norte e Europa.
Com isso contribuiu a vinda das filiais de escritórios de auditoria que no exterior já prestavam serviços a estas empresas dando assim um avanço da auditoria no Brasil. As principais influências para o desenvolvimento da auditoria no Brasil foram: as filiais e subsidiárias de firmas estrangeiras; financiamento de empresas brasileiras através de entidades internacionais; evolução do mercado de capitais; crescimento das empresas brasileiras e necessidades de descentralização e diversificação de suas atividades e criação da Comissão de Valores Mobiliários e da Lei das Sociedades Anônimas.
A causa da evolução da auditoria, que é decorrente da evolução da contabilidade, foi a do desenvolvimento econômico dos países, do crescimento das empresas e expansão das atividades produtoras, gerando crescente complexidade na administração dos negócios e de práticas financeiras.
A partir do conhecimento da evolução histórica da auditoria, pode-se entender o motivo pelo qual o seu objetivo educativo é, hoje, muito valorizado.
Muita gente em muitos ambientes empresariais e profissionais tem medo da auditoria, pois, acredita-se que a intenção principal do auditor é a punição pelos erros e fraudes, mas o principal objetivo da Auditoria consiste em verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas no intuito de ajudá-las. Auditoria é um instrumento amplo controle para os administradores, através de suas atividades de trabalho serve à administração como meio de identificação de que todos os processos internos e políticas definido pela companhia, assim como sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos a fim de ajudar a organização atingir seus objetivos.

Mais conteúdos dessa disciplina