Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

1) Analise as afirmacoes e responda: I- uma enchente que causa a destruição de uma casa se trata de força maior. II- uma enchente que causa a morte de uma pessoa se trata de força maior. III- o contrato é um negócio jurídico bilateral quanto à manifestação de vontade. IV- fato jurídico em sentido amplo é todo acontecimento, de ordem natural ou humana que cria, modifica ou extingue direitos.
I- uma enchente que causa a destruição de uma casa se trata de força maior.
II- uma enchente que causa a morte de uma pessoa se trata de força maior.
III- o contrato é um negócio jurídico bilateral quanto à manifestação de vontade.
IV- fato jurídico em sentido amplo é todo acontecimento, de ordem natural ou humana que cria, modifica ou extingue direitos.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a IV incorreta.
b) as alternativas I, III e IV estão corretas e a II incorreta.
c) as alternativas II e III estão corretas e as alternativas I e IV incorretas.
d) todas as alternativas estão corretas.

2) Analise as alternativas abaixo e responda: I. contratos consensuais são aqueles que são formados bastando a manifestação de vontade dos contratantes. II. contratos gratuitos são aqueles que beneficiam a um só dos contratantes. III. contratos bilaterais são aqueles que acarretam obrigações recíprocas entre os contratantes. IV. contratos formais exigem o consentimento e a tradição como elemento de sua formação.
I. contratos consensuais são aqueles que são formados bastando a manifestação de vontade dos contratantes.
II. contratos gratuitos são aqueles que beneficiam a um só dos contratantes.
III. contratos bilaterais são aqueles que acarretam obrigações recíprocas entre os contratantes.
IV. contratos formais exigem o consentimento e a tradição como elemento de sua formação.
a) as alternativas II, III e IV estão corretas e a alternativa I está incorreta.
b) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II está incorreta.
c) todas as alternativas estão corretas.
d) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.

3) A respeito do princípio da boa fé contratual, analise as afirmativas e responda: I- é aquele pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro. II- estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato. III- estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente. IV- estabelece que as partes podem estabelecer livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública.
I- é aquele pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro.
II- estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato.
III- estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente.
IV- estabelece que as partes podem estabelecer livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública.
a) a alternativa I está correta e as demais incorretas.
b) a alternativa II está correta e as demais incorretas.
c) a alternativa III está correta e as demais incorretas.
d) todas as alternativas estão incorretas.

4) Assinale a alternativa CORRETA:
a) contrato oneroso é aquele que acarreta VANTAGENS E OBRIGAÇÕES para ambos os contratantes.
b) contrato unilaterais são aqueles COM OBRIGAÇÕES RECÍPROCAS.
c) contratos reais são aqueles que exigem além do consentimento, A ENTREGA DO OBJETO PARA SUA FORMAÇÃO.
d) contratos formais são aqueles que exigem uma SOLENIDADE ESPECIAL, além da ENTREGA DA COISA, como elemento de formação.

5) Sobre a exceção do contrato não cumprido, assinale a alternativa INCORRETA:
a) estabelece que o contratante, a quem compete cumprir a obrigação em primeiro lugar, não poderá exigir a obrigação do outro contratante enquanto não a cumprir, exceto na hipótese do artigo 477 do CCB.
b) somente tem cabimento nos contratos bilaterais.
c) independe de cláusula expressa no contrato, decorrendo seus efeitos por força de lei.
d) estabelece que se o contratante não cumprir suas obrigações, a outra poderá rescindir o contrato ou exigir o cumprimento, mais perdas e danos.

6) Everaldo comprou de Fernando F. 10 (dez) pastéis de carne ‘enormes”, “muito grande mesmo”, pelo preço de R$ 20,00 que ficou de pagar em 7 dias. Fernando F. entregou os pastéis, mas vencido o prazo, Everaldo não efetuou o pagamento. Assinale a solução jurídica adequada:
a) Fernando F. deverá interpelar Everaldo para pagar, sob pena de perdas e danos e poderá rescindir o contrato ou exigir o cumprimento, tudo com fundamento no artigo 475 do CCB.
b) Fernando F. poderá rescindir o contrato e exigir indenização por perdas e danos, com fundamento nos artigos 475 e 476 do CCB.
c) Fernando F. poderá tão somente, ingressar com ação de cobrança dos R$ 20,00 mais juros e correção monetária, com fundamento no artigo 475 do CCB.
d) Fernando F. poderá, independentemente de interpelação, rescindir o contrato e cobrar indenização por perdas e danos ou cobrar o valor mais indenização por perdas e danos, conforme artigo 475 do CCB.

7) a respeito do princípio da autonomia da vontade, analise as afirmações e responda: I- é aquele pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro. II- estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato. III- estabelece que as partes podem fixar livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública. IV- estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente.
I- é aquele pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro.
II- estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato.
III- estabelece que as partes podem fixar livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública.
IV- estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente.
a) a alternativa IV está correta e as demais incorretas.
b) a alternativa I está correta e as demais incorretas.
c) a alternativa III está correta e as demais incorretas.
d) todas as alternativas estão incorretas.

8) Analise as afirmações abaixo e responda: I- cláusula resolutiva tácita autoriza a parte lesada pelo inadimplemento, nos contratos bilaterais, a rescindir o contrato ou exigir o cumprimento e mais perdas e danos. II- a cláusula resolutiva tácita está prevista no artigo 475 e a exceção do contrato não cumprido no artigo 476, ambos do CCB. III- aquele que não se beneficia, nos contratos gratuitos, só responderá pelo descumprimento da obrigação se agir com dolo. IV- a cláusula resolutiva e a exceção do contrato não cumprido devem constar de cláusula expressa no contrato.
I- cláusula resolutiva tácita autoriza a parte lesada pelo inadimplemento, nos contratos bilaterais, a rescindir o contrato ou exigir o cumprimento e mais perdas e danos.
II- a cláusula resolutiva tácita está prevista no artigo 475 e a exceção do contrato não cumprido no artigo 476, ambos do CCB.
III- aquele que não se beneficia, nos contratos gratuitos, só responderá pelo descumprimento da obrigação se agir com dolo.
IV- a cláusula resolutiva e a exceção do contrato não cumprido devem constar de cláusula expressa no contrato.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.
b) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II está incorreta.
c) as alternativas II, III estão corretas e as alternativas I e IV estão incorretas.
d) todas as alternativas estão corretas.

9) Analise as afirmações e responda: I- o caso fortuito e força maior são fatos jurídicos em sentido estrito, extraordinários. II- o nascimento, a maioridade e a morte natural são fatos jurídicos em sentido estrito, ordinários. III- os atos jurídicos e negócios jurídicos permitem autorregulamentação por parte dos agentes que os praticam. IV- os fatos jurídicos em sentido estrito ocorrem independentemente da vontade, enquanto os atos e negócios são dependentes da vontade.
I- o caso fortuito e força maior são fatos jurídicos em sentido estrito, extraordinários.
II- o nascimento, a maioridade e a morte natural são fatos jurídicos em sentido estrito, ordinários.
III- os atos jurídicos e negócios jurídicos permitem autorregulamentação por parte dos agentes que os praticam.
IV- os fatos jurídicos em sentido estrito ocorrem independentemente da vontade, enquanto os atos e negócios são dependentes da vontade.
a) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II está incorreta.
b) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.
c) as alternativas III e IV estão corretas e as alternativas I e II estão incorretas.
d) as alternativas I, II e IV estão corretas e a alternativa III está incorreta.

10) Roberto doou (sem exigir qualquer contra-prestação) um veículo gol 1000 de sua propriedade para sua prima Eduarda por contrato escrito. Roberto foi entregar o veículo e no caminho para a casa de Eduarda, por negligência e imprudência, perdeu o controle do veículo vindo a colidir com um poste, resultando em perda total. Analise as afirmativas e responda: I- Roberto, apesar de ter agido com imprudência e negligência, não responderá pelo dano ao veículo e o contrato se resolverá. II- Roberto, por ter agido com imprudência e negligência, responderá pelo valor do veículo para com sua prima. III-Eduarda, por está de boa fé, terá direito a um outro veículo do mesmo valor ou a ser indenizada por perdas e danos. IV- Eduarda deverá promover ação de rescisão cumulada com perdas e danos.
I- Roberto, apesar de ter agido com imprudência e negligência, não responderá pelo dano ao veículo e o contrato se resolverá.
II- Roberto, por ter agido com imprudência e negligência, responderá pelo valor do veículo para com sua prima.
III-Eduarda, por está de boa fé, terá direito a um outro veículo do mesmo valor ou a ser indenizada por perdas e danos.
IV- Eduarda deverá promover ação de rescisão cumulada com perdas e danos.
a) as alternativas II, III e IV estão corretas e as alternativas I incorreta.
b) as alternativas II, III e IV estão incorretas e a alternativa I correta.
c) as alternativas III e IV estão corretas e as alternativas I e II incorretas.
d) as alternativas I e III estão incorretas e as alternativas II e IV corretas.

11) Carla vendeu para Romeu uma máquina de lavar roupa usada pelo preço de R$ 500,00 que ficaram de ser pagos em 5 parcelas iguais fixas de R$ 100,00 cada. A máquina foi entregue para Romeu que, entretanto, não pagou nenhuma parcela do preço. Carla o(a) procura. Quais as soluções cabíveis. Explique e fundamente.
a) Carla poderá tão somente ingressar com ação de cobrança do valor, mais perdas e danos.
b) Aplica-se, neste caso a exceção do contrato não cumprido, artigo 476 do CCB.
c) Carla poderá ingressar com ação de cobrança ou rescindir o contrato e mais perdas e danos.
d) Carla poderá tão somente rescindir o contrato, resolvendo-o, mais perdas e danos.

12) Jairo celebrou contrato de permuta com Jorge, obrigando-se a entregar uma bicicleta e, em contrapartida, Jorge entregaria um telefone celular. Foi marcado o dia 10 de abril de 2020 para a entrega simultânea dos bens permutados. Jairo apareceu para buscar o telefone, entretanto, sem a bicicleta, alegando que a entregaria no dia seguinte. Assinale a alternativa correta:
a) Jorge deverá entregar o telefone e depois exigir a entrega da bicicleta.
b) Jorge não é obrigado a entregar o telefone se não receber, ao mesmo tempo, a bicicleta.
c) Jairo tem direito de exigir o telefone, mas ficará obrigado a entregar a bicicleta posteriormente.
d) nenhuma das anteriores.

14) Analise as afirmações abaixo e responda: I- contratos nominados são aqueles que recebem um nome jurídico, também chamados de típicos. II- pelo princípio da obrigatoriedade da convenção, o que foi estabelecido vira lei entre as partes. III- todo contrato gratuito é unilateral, mas nem todo contrato unilateral é gratuito. IV- todo o contrato bilateral é oneroso, mas nem todo o contrato oneroso é bilateral.
I- contratos nominados são aqueles que recebem um nome jurídico, também chamados de típicos.
II- pelo princípio da obrigatoriedade da convenção, o que foi estabelecido vira lei entre as partes.
III- todo contrato gratuito é unilateral, mas nem todo contrato unilateral é gratuito.
IV- todo o contrato bilateral é oneroso, mas nem todo o contrato oneroso é bilateral.
a) as alternativas I, II e IV estão corretas e a alternativa III está incorreta.
b) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.
c) as alternativas II, III e IV estão corretas e a alternativa I está incorreta.
d) todas as alternativas estão corretas.

15) Analise as afirmações e responda: I- objeto do contrato é o fim visado pelos contratantes e é idêntico em contratos da mesma natureza. II- objeto da obrigação se equivale ao objeto do contrato. III- os absolutamente incapazes serão representados na formação dos contratos e os relativamente incapazes assistidos. IV- objeto da obrigação é a prestação, que pode ser positiva ou negativa.
I- objeto do contrato é o fim visado pelos contratantes e é idêntico em contratos da mesma natureza.
II- objeto da obrigação se equivale ao objeto do contrato.
III- os absolutamente incapazes serão representados na formação dos contratos e os relativamente incapazes assistidos.
IV- objeto da obrigação é a prestação, que pode ser positiva ou negativa.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV incorreta.
b) as alternativas II e III estão corretas e as alternativas I e IV incorretas.
c) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II incorreta.
d) as alternativas III e IV estão corretas e as alternativas I e II incorretas.

16) Analise as afirmações e responda: I- pelo princípio da relatividade dos efeitos dos contratos, o contrato somente produz efeitos para os contratantes. II- contratos aleatórios são contratos de risco, que podem resultar em perda ou em lucro. III- os atos jurídicos em sentido estrito tem seus efeitos previstos em lei, efeitos que vigoram enquanto não forem alterados pelos contratantes. IV- os atos ilícitos são atos contrários à lei, que causam danos e como efeito decorre a obrigação de repará-los.
I- pelo princípio da relatividade dos efeitos dos contratos, o contrato somente produz efeitos para os contratantes.
II- contratos aleatórios são contratos de risco, que podem resultar em perda ou em lucro.
III- os atos jurídicos em sentido estrito tem seus efeitos previstos em lei, efeitos que vigoram enquanto não forem alterados pelos contratantes.
IV- os atos ilícitos são atos contrários à lei, que causam danos e como efeito decorre a obrigação de repará-los.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a IV incorreta.
b) as alternativas II e III estão corretas e as alternativas I e IV incorretas.
c) as alternativas I, II e IV estão corretas e a III incorreta.
d) as alternativas I e IV estão corretas e as alternativas II e III incorretas.

17) O Contrato de Compra e Venda de bem imóvel pode ser classificado como:
a) bilateral, comutativo, paritário, nominado, oneroso e real.
b) oneroso, bilateral, por adesão, nominado, formal e comutativo.
c) oneroso, formal, bilateral, comutativo, paritário e típico.
d) consensual, oneroso, bilateral, comutativo, paritário e nominado.

18) O Contrato de Comodato pode ser classificado como:
a) unilateral, gratuito, formal e nominado.
b) gratuito, real, nominado e unilateral.
c) consensual, típico, gratuito, unilateral.
d) formal, nominado, unilateral e gratuito.

19) O Contrato de Doação pura e simples de bens móveis de valor significativo pode ser classificado como:
a) nominado, gratuito, unilateral e formal.
b) típico, unilateral, real e gratuito.
c) unilateral, gratuito, consensual e nominado.
d) bilateral, nominado, gratuito e formal.

20) O Contrato de Compra e Venda de bens móveis pode ser classificado como:
a) típico, bilateral, oneroso, comutativo, paritário e real.
b) bilateral, oneroso, comutativo, paritário, típico e consensual.
c) oneroso, comutativo, formal, bilateral, nominado e paritário.
d) comutativo, aleatório, consensual, bilateral e nominado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

1) Analise as afirmacoes e responda: I- uma enchente que causa a destruição de uma casa se trata de força maior. II- uma enchente que causa a morte de uma pessoa se trata de força maior. III- o contrato é um negócio jurídico bilateral quanto à manifestação de vontade. IV- fato jurídico em sentido amplo é todo acontecimento, de ordem natural ou humana que cria, modifica ou extingue direitos.
I- uma enchente que causa a destruição de uma casa se trata de força maior.
II- uma enchente que causa a morte de uma pessoa se trata de força maior.
III- o contrato é um negócio jurídico bilateral quanto à manifestação de vontade.
IV- fato jurídico em sentido amplo é todo acontecimento, de ordem natural ou humana que cria, modifica ou extingue direitos.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a IV incorreta.
b) as alternativas I, III e IV estão corretas e a II incorreta.
c) as alternativas II e III estão corretas e as alternativas I e IV incorretas.
d) todas as alternativas estão corretas.

2) Analise as alternativas abaixo e responda: I. contratos consensuais são aqueles que são formados bastando a manifestação de vontade dos contratantes. II. contratos gratuitos são aqueles que beneficiam a um só dos contratantes. III. contratos bilaterais são aqueles que acarretam obrigações recíprocas entre os contratantes. IV. contratos formais exigem o consentimento e a tradição como elemento de sua formação.
I. contratos consensuais são aqueles que são formados bastando a manifestação de vontade dos contratantes.
II. contratos gratuitos são aqueles que beneficiam a um só dos contratantes.
III. contratos bilaterais são aqueles que acarretam obrigações recíprocas entre os contratantes.
IV. contratos formais exigem o consentimento e a tradição como elemento de sua formação.
a) as alternativas II, III e IV estão corretas e a alternativa I está incorreta.
b) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II está incorreta.
c) todas as alternativas estão corretas.
d) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.

3) A respeito do princípio da boa fé contratual, analise as afirmativas e responda: I- é aquele pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro. II- estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato. III- estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente. IV- estabelece que as partes podem estabelecer livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública.
I- é aquele pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro.
II- estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato.
III- estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente.
IV- estabelece que as partes podem estabelecer livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública.
a) a alternativa I está correta e as demais incorretas.
b) a alternativa II está correta e as demais incorretas.
c) a alternativa III está correta e as demais incorretas.
d) todas as alternativas estão incorretas.

4) Assinale a alternativa CORRETA:
a) contrato oneroso é aquele que acarreta VANTAGENS E OBRIGAÇÕES para ambos os contratantes.
b) contrato unilaterais são aqueles COM OBRIGAÇÕES RECÍPROCAS.
c) contratos reais são aqueles que exigem além do consentimento, A ENTREGA DO OBJETO PARA SUA FORMAÇÃO.
d) contratos formais são aqueles que exigem uma SOLENIDADE ESPECIAL, além da ENTREGA DA COISA, como elemento de formação.

5) Sobre a exceção do contrato não cumprido, assinale a alternativa INCORRETA:
a) estabelece que o contratante, a quem compete cumprir a obrigação em primeiro lugar, não poderá exigir a obrigação do outro contratante enquanto não a cumprir, exceto na hipótese do artigo 477 do CCB.
b) somente tem cabimento nos contratos bilaterais.
c) independe de cláusula expressa no contrato, decorrendo seus efeitos por força de lei.
d) estabelece que se o contratante não cumprir suas obrigações, a outra poderá rescindir o contrato ou exigir o cumprimento, mais perdas e danos.

6) Everaldo comprou de Fernando F. 10 (dez) pastéis de carne ‘enormes”, “muito grande mesmo”, pelo preço de R$ 20,00 que ficou de pagar em 7 dias. Fernando F. entregou os pastéis, mas vencido o prazo, Everaldo não efetuou o pagamento. Assinale a solução jurídica adequada:
a) Fernando F. deverá interpelar Everaldo para pagar, sob pena de perdas e danos e poderá rescindir o contrato ou exigir o cumprimento, tudo com fundamento no artigo 475 do CCB.
b) Fernando F. poderá rescindir o contrato e exigir indenização por perdas e danos, com fundamento nos artigos 475 e 476 do CCB.
c) Fernando F. poderá tão somente, ingressar com ação de cobrança dos R$ 20,00 mais juros e correção monetária, com fundamento no artigo 475 do CCB.
d) Fernando F. poderá, independentemente de interpelação, rescindir o contrato e cobrar indenização por perdas e danos ou cobrar o valor mais indenização por perdas e danos, conforme artigo 475 do CCB.

7) a respeito do princípio da autonomia da vontade, analise as afirmações e responda: I- é aquele pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro. II- estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato. III- estabelece que as partes podem fixar livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública. IV- estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente.
I- é aquele pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro.
II- estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato.
III- estabelece que as partes podem fixar livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública.
IV- estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente.
a) a alternativa IV está correta e as demais incorretas.
b) a alternativa I está correta e as demais incorretas.
c) a alternativa III está correta e as demais incorretas.
d) todas as alternativas estão incorretas.

8) Analise as afirmações abaixo e responda: I- cláusula resolutiva tácita autoriza a parte lesada pelo inadimplemento, nos contratos bilaterais, a rescindir o contrato ou exigir o cumprimento e mais perdas e danos. II- a cláusula resolutiva tácita está prevista no artigo 475 e a exceção do contrato não cumprido no artigo 476, ambos do CCB. III- aquele que não se beneficia, nos contratos gratuitos, só responderá pelo descumprimento da obrigação se agir com dolo. IV- a cláusula resolutiva e a exceção do contrato não cumprido devem constar de cláusula expressa no contrato.
I- cláusula resolutiva tácita autoriza a parte lesada pelo inadimplemento, nos contratos bilaterais, a rescindir o contrato ou exigir o cumprimento e mais perdas e danos.
II- a cláusula resolutiva tácita está prevista no artigo 475 e a exceção do contrato não cumprido no artigo 476, ambos do CCB.
III- aquele que não se beneficia, nos contratos gratuitos, só responderá pelo descumprimento da obrigação se agir com dolo.
IV- a cláusula resolutiva e a exceção do contrato não cumprido devem constar de cláusula expressa no contrato.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.
b) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II está incorreta.
c) as alternativas II, III estão corretas e as alternativas I e IV estão incorretas.
d) todas as alternativas estão corretas.

9) Analise as afirmações e responda: I- o caso fortuito e força maior são fatos jurídicos em sentido estrito, extraordinários. II- o nascimento, a maioridade e a morte natural são fatos jurídicos em sentido estrito, ordinários. III- os atos jurídicos e negócios jurídicos permitem autorregulamentação por parte dos agentes que os praticam. IV- os fatos jurídicos em sentido estrito ocorrem independentemente da vontade, enquanto os atos e negócios são dependentes da vontade.
I- o caso fortuito e força maior são fatos jurídicos em sentido estrito, extraordinários.
II- o nascimento, a maioridade e a morte natural são fatos jurídicos em sentido estrito, ordinários.
III- os atos jurídicos e negócios jurídicos permitem autorregulamentação por parte dos agentes que os praticam.
IV- os fatos jurídicos em sentido estrito ocorrem independentemente da vontade, enquanto os atos e negócios são dependentes da vontade.
a) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II está incorreta.
b) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.
c) as alternativas III e IV estão corretas e as alternativas I e II estão incorretas.
d) as alternativas I, II e IV estão corretas e a alternativa III está incorreta.

10) Roberto doou (sem exigir qualquer contra-prestação) um veículo gol 1000 de sua propriedade para sua prima Eduarda por contrato escrito. Roberto foi entregar o veículo e no caminho para a casa de Eduarda, por negligência e imprudência, perdeu o controle do veículo vindo a colidir com um poste, resultando em perda total. Analise as afirmativas e responda: I- Roberto, apesar de ter agido com imprudência e negligência, não responderá pelo dano ao veículo e o contrato se resolverá. II- Roberto, por ter agido com imprudência e negligência, responderá pelo valor do veículo para com sua prima. III-Eduarda, por está de boa fé, terá direito a um outro veículo do mesmo valor ou a ser indenizada por perdas e danos. IV- Eduarda deverá promover ação de rescisão cumulada com perdas e danos.
I- Roberto, apesar de ter agido com imprudência e negligência, não responderá pelo dano ao veículo e o contrato se resolverá.
II- Roberto, por ter agido com imprudência e negligência, responderá pelo valor do veículo para com sua prima.
III-Eduarda, por está de boa fé, terá direito a um outro veículo do mesmo valor ou a ser indenizada por perdas e danos.
IV- Eduarda deverá promover ação de rescisão cumulada com perdas e danos.
a) as alternativas II, III e IV estão corretas e as alternativas I incorreta.
b) as alternativas II, III e IV estão incorretas e a alternativa I correta.
c) as alternativas III e IV estão corretas e as alternativas I e II incorretas.
d) as alternativas I e III estão incorretas e as alternativas II e IV corretas.

11) Carla vendeu para Romeu uma máquina de lavar roupa usada pelo preço de R$ 500,00 que ficaram de ser pagos em 5 parcelas iguais fixas de R$ 100,00 cada. A máquina foi entregue para Romeu que, entretanto, não pagou nenhuma parcela do preço. Carla o(a) procura. Quais as soluções cabíveis. Explique e fundamente.
a) Carla poderá tão somente ingressar com ação de cobrança do valor, mais perdas e danos.
b) Aplica-se, neste caso a exceção do contrato não cumprido, artigo 476 do CCB.
c) Carla poderá ingressar com ação de cobrança ou rescindir o contrato e mais perdas e danos.
d) Carla poderá tão somente rescindir o contrato, resolvendo-o, mais perdas e danos.

12) Jairo celebrou contrato de permuta com Jorge, obrigando-se a entregar uma bicicleta e, em contrapartida, Jorge entregaria um telefone celular. Foi marcado o dia 10 de abril de 2020 para a entrega simultânea dos bens permutados. Jairo apareceu para buscar o telefone, entretanto, sem a bicicleta, alegando que a entregaria no dia seguinte. Assinale a alternativa correta:
a) Jorge deverá entregar o telefone e depois exigir a entrega da bicicleta.
b) Jorge não é obrigado a entregar o telefone se não receber, ao mesmo tempo, a bicicleta.
c) Jairo tem direito de exigir o telefone, mas ficará obrigado a entregar a bicicleta posteriormente.
d) nenhuma das anteriores.

14) Analise as afirmações abaixo e responda: I- contratos nominados são aqueles que recebem um nome jurídico, também chamados de típicos. II- pelo princípio da obrigatoriedade da convenção, o que foi estabelecido vira lei entre as partes. III- todo contrato gratuito é unilateral, mas nem todo contrato unilateral é gratuito. IV- todo o contrato bilateral é oneroso, mas nem todo o contrato oneroso é bilateral.
I- contratos nominados são aqueles que recebem um nome jurídico, também chamados de típicos.
II- pelo princípio da obrigatoriedade da convenção, o que foi estabelecido vira lei entre as partes.
III- todo contrato gratuito é unilateral, mas nem todo contrato unilateral é gratuito.
IV- todo o contrato bilateral é oneroso, mas nem todo o contrato oneroso é bilateral.
a) as alternativas I, II e IV estão corretas e a alternativa III está incorreta.
b) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.
c) as alternativas II, III e IV estão corretas e a alternativa I está incorreta.
d) todas as alternativas estão corretas.

15) Analise as afirmações e responda: I- objeto do contrato é o fim visado pelos contratantes e é idêntico em contratos da mesma natureza. II- objeto da obrigação se equivale ao objeto do contrato. III- os absolutamente incapazes serão representados na formação dos contratos e os relativamente incapazes assistidos. IV- objeto da obrigação é a prestação, que pode ser positiva ou negativa.
I- objeto do contrato é o fim visado pelos contratantes e é idêntico em contratos da mesma natureza.
II- objeto da obrigação se equivale ao objeto do contrato.
III- os absolutamente incapazes serão representados na formação dos contratos e os relativamente incapazes assistidos.
IV- objeto da obrigação é a prestação, que pode ser positiva ou negativa.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV incorreta.
b) as alternativas II e III estão corretas e as alternativas I e IV incorretas.
c) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II incorreta.
d) as alternativas III e IV estão corretas e as alternativas I e II incorretas.

16) Analise as afirmações e responda: I- pelo princípio da relatividade dos efeitos dos contratos, o contrato somente produz efeitos para os contratantes. II- contratos aleatórios são contratos de risco, que podem resultar em perda ou em lucro. III- os atos jurídicos em sentido estrito tem seus efeitos previstos em lei, efeitos que vigoram enquanto não forem alterados pelos contratantes. IV- os atos ilícitos são atos contrários à lei, que causam danos e como efeito decorre a obrigação de repará-los.
I- pelo princípio da relatividade dos efeitos dos contratos, o contrato somente produz efeitos para os contratantes.
II- contratos aleatórios são contratos de risco, que podem resultar em perda ou em lucro.
III- os atos jurídicos em sentido estrito tem seus efeitos previstos em lei, efeitos que vigoram enquanto não forem alterados pelos contratantes.
IV- os atos ilícitos são atos contrários à lei, que causam danos e como efeito decorre a obrigação de repará-los.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a IV incorreta.
b) as alternativas II e III estão corretas e as alternativas I e IV incorretas.
c) as alternativas I, II e IV estão corretas e a III incorreta.
d) as alternativas I e IV estão corretas e as alternativas II e III incorretas.

17) O Contrato de Compra e Venda de bem imóvel pode ser classificado como:
a) bilateral, comutativo, paritário, nominado, oneroso e real.
b) oneroso, bilateral, por adesão, nominado, formal e comutativo.
c) oneroso, formal, bilateral, comutativo, paritário e típico.
d) consensual, oneroso, bilateral, comutativo, paritário e nominado.

18) O Contrato de Comodato pode ser classificado como:
a) unilateral, gratuito, formal e nominado.
b) gratuito, real, nominado e unilateral.
c) consensual, típico, gratuito, unilateral.
d) formal, nominado, unilateral e gratuito.

19) O Contrato de Doação pura e simples de bens móveis de valor significativo pode ser classificado como:
a) nominado, gratuito, unilateral e formal.
b) típico, unilateral, real e gratuito.
c) unilateral, gratuito, consensual e nominado.
d) bilateral, nominado, gratuito e formal.

20) O Contrato de Compra e Venda de bens móveis pode ser classificado como:
a) típico, bilateral, oneroso, comutativo, paritário e real.
b) bilateral, oneroso, comutativo, paritário, típico e consensual.
c) oneroso, comutativo, formal, bilateral, nominado e paritário.
d) comutativo, aleatório, consensual, bilateral e nominado.

Prévia do material em texto

UNIVALI – DIREITO CIVIL – CONTRATOS 6º PERÍODO – ATIVIDADE CURRICULAR MÉDIA 1 - PROF.MAURO – ALUNO: DOUGLAS ROGERIO WINCH DATA: 24/9/2020 Prova Legal
Esta atividade deverá ser respondida individualmente e com consulta somente ao Código Civil, sem comentários. Assinale apenas uma alternativa. Não é permitido nenhuma rasura.
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	13
	14
	15
	16
	17
	18
	19
	20
	D
	C
	C
	C
	A
	B
	B
	C
	D
	B
	C
	B
	A
	D
	
	C
	D
	A
	A
	B
1) Analise as afirmações e responda:
I- uma enchente que causa a destruição de uma casa se trata de força maior.
II- uma enchente que causa a morte de uma pessoa se trata de força maior.
III- o contrato é um negócio jurídico bilateral quanto à manifestação de vontade.
IV- fato jurídico em sentido amplo é todo acontecimento, de ordem natural ou humana que cria, modifica ou extingue direitos.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a IV incorreta.
b) as alternativas I, III e IV estão corretas e a II incorreta.
c) as alternativas II e III estão corretas e as alternativas I e IV incorretas.
d) todas as alternativas estão corretas.
2) Analise as alternativas abaixo e responda:
I. contratos consensuais são aqueles que são formados bastando a manifestação de vontade dos contratantes.
II. contratos gratuitos são aqueles que beneficiam a um só dos contratantes.
III. contratos bilaterais são aqueles que acarretam obrigações recíprocas entre os contratantes.
IV. contratos formais exigem o consentimento e a tradição como elemento de sua formação.
a) as alternativas II, III e IV estão corretas e a alternativa I está incorreta.
b) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II está incorreta.
c) todas as alternativas estão corretas.
d) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.
3) A respeito do princípio da boa fé contratual, analise as afirmativas e responda:
I- é aquele pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro.
II- estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato.
III- estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente.
IV- estabelece que as partes podem estabelecer livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública.
a) a alternativa I está correta e as demais incorretas.
b) a alternativa II está correta e as demais incorretas.
c) a alternativa III está correta e as demais incorretas.
d) todas as alternativas estão incorretas.
4) Assinale a alternativa CORRETA:
a) contrato oneroso é aquele que acarreta VANTAGENS E OBRIGAÇÕES para ambos os contratantes.
b) contrato unilaterais são aqueles COM OBRIGAÇÕES RECÍPROCAS.
c) contratos reais são aqueles que exigem além do consentimento, A ENTREGA DO OBJETO PARA SUA FORMAÇÃO.
d) contratos formais são aqueles que exigem uma SOLENIDADE ESPECIAL, além da ENTREGA DA COISA, como elemento de formação.
5) Sobre a exceção do contrato não cumprido, assinale a alternativa INCORRETA:
a) estabelece que o contratante, a quem compete cumprir a obrigação em primeiro lugar, não poderá exigir a obrigação do outro contratante enquanto não a cumprir, exceto na hipótese do artigo 477 do CCB.
b) somente tem cabimento nos contratos bilaterais.
c) independe de cláusula expressa no contrato, decorrendo seus efeitos por força de lei.
d) estabelece que se o contratante não cumprir suas obrigações, a outra poderá rescindir o contrato ou exigir o cumprimento, mais perdas e danos.
6) Everaldo comprou de Fernando F. 10 (dez) pastéis de carne ‘enormes”, “muito grande mesmo”, pelo preço de R$ 20,00 que ficou de pagar em 7 dias. Fernando F. entregou os pastéis, mas vencido o prazo, Everaldo não efetuou o pagamento. Assinale a solução jurídica adequada:
a) Fernando F. deverá interpelar Everaldo para pagar, sob pena de perdas e danos e poderá rescindir o contrato ou exigir o cumprimento, tudo com fundamento no artigo 475 do CCB.
b) Fernando F. poderá rescindir o contrato e exigir indenização por perdas e danos, com fundamento nos artigos 475 e 476 do CCB.
c) Fernando F. poderá tão somente, ingressar com ação de cobrança dos R$ 20,00 mais juros e correção monetária, com fundamento no artigo 475 do CCB.
d) Fernando F. poderá, independentemente de interpelação, rescindir o contrato e cobrar indenização por perdas e danos ou cobrar o valor mais indenização por perdas e danos, conforme artigo 475 do CCB.
7) a respeito do princípio da autonomia da vontade, analise as afirmações e responda:
I- é aquele pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro.
II- estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato.
III- estabelece que as partes podem fixar livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública.
IV- estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente.
 a) a alternativa IV está correta e as demais incorretas.
b) a alternativa I está correta e as demais incorretas.
c) a alternativa III está correta e as demais incorretas.
d) todas as alternativas estão incorretas.
8) Analise as afirmações abaixo e responda:
I- cláusula resolutiva tácita autoriza a parte lesada pelo inadimplemento, nos contratos bilaterais, a rescindir o contrato ou exigir o cumprimento e mais perdas e danos.
II- a cláusula resolutiva tácita está prevista no artigo 475 e a exceção do contrato não cumprido no artigo 476, ambos do CCB.
 III- aquele que não se beneficia, nos contratos gratuitos, só responderá pelo descumprimento da obrigação se agir com dolo.
IV- a cláusula resolutiva e a exceção do contrato não cumprido devem constar de cláusula expressa no contrato.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.
b) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II está incorreta.
c) as alternativas II, III estão corretas e as alternativas I e IV estão incorretas.
d) todas as alternativas estão corretas.
9) Analise as afirmações e responda:
I- o caso fortuito e força maior são fatos jurídicos em sentido estrito, extraordinários.
II- o nascimento, a maioridade e a morte natural são fatos jurídicos em sentido estrito, ordinários.
III- os atos jurídicos e negócios jurídicos permitem autorregulamentação por parte dos agentes que os praticam.
IV- os fatos jurídicos em sentido estrito ocorrem independentemente da vontade, enquanto os atos e negócios são dependentes da vontade.
a) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II está incorreta.
b) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.
c) as alternativas III e IV estão corretas e as alternativas I e II estão incorretas.
d) as alternativas I, II e IV estão corretas e a alternativa III está incorreta.
10) Roberto doou (sem exigir qualquer contra-prestação) um veículo gol 1000 de sua propriedade para sua prima Eduarda por contrato escrito. Roberto foi entregar o veículo e no caminho para a casa de Eduarda, por negligência e imprudência, perdeu o controle do veículo vindo a colidir com um poste, resultando em perda total. Analise as afirmativas e responda:
I- Roberto, apesar de ter agido com imprudência e negligência, não responderá pelo dano ao veículo e o contrato se resolverá.
II- Roberto, por ter agido com imprudência e negligência, responderá pelo valor do veículo para com sua prima.
III-Eduarda, por está de boa fé, terá direitoa um outro veículo do mesmo valor ou a ser indenizada por perdas e danos.
IV- Eduarda deverá promover ação de rescisão cumulada com perdas e danos.
a) as alternativas II, III e IV estão corretas e as alternativas I incorreta.
b) as alternativas II, III e IV estão incorretas e a alternativa I correta.
c) as alternativas III e IV estão corretas e as alternativas I e II incorretas.
d) as alternativas I e III estão incorretas e as alternativas II e IV corretas.
11) Carla vendeu para Romeu uma máquina de lavar roupa usada pelo preço de R$ 500,00 que ficaram de ser pagos em 5 parcelas iguais fixas de R$ 100,00 cada. A máquina foi entregue para Romeu que, entretanto, não pagou nenhuma parcela do preço. Carla o(a) procura. Quais as soluções cabíveis. Explique e fundamente.
a) Carla poderá tão somente ingressar com ação de cobrança do valor, mais perdas e danos.
b) Aplica-se, neste caso a exceção do contrato não cumprido, artigo 476 do CCB.
c) Carla poderá ingressar com ação de cobrança ou rescindir o contrato e mais perdas e danos.
d) Carla poderá tão somente rescindir o contrato, resolvendo-o, mais perdas e danos.
12) Jairo celebrou contrato de permuta com Jorge, obrigando-se a entregar uma bicicleta e, em contrapartida, Jorge entregaria um telefone celular. Foi marcado o dia 10 de abril de 2020 para a entrega simultânea dos bens permutados. Jairo apareceu para buscar o telefone, entretanto, sem a bicicleta, alegando que a entregaria no dia seguinte. Assinale a alternativa correta:
a) Jorge deverá entregar o telefone e depois exigir a entrega da bicicleta.
b) Jorge não é obrigado a entregar o telefone se não receber, ao mesmo tempo, a bicicleta.
c) Jairo tem direito de exigir o telefone, mas ficará obrigado a entregar a bicicleta posteriormente.
d) nenhuma das anteriores.
13) A respeito do princípio da OBRIGATORIEDADE DA CONVENÇÃO, assinale a alternativa CORRETA:
a) é o princípio pelo qual o que foi contratado faz lei entre as partes, respondendo o contratante inadimplente com seu patrimônio pelos prejuízos que vier a causar ao outro.
b) estabelece que os efeitos do contrato são relativos e somente obrigam os contratantes que nele intervieram, não atingindo terceiros que não participaram do contrato.
c) estabelece que ao interpretar um contrato deve ser levado em conta mais a intenção do que o sentido literal da linguagem e as partes deverão agir de forma leal e transparente.
d) estabelece que as partes podem fixar livremente as cláusulas a que vão ficar subordinadas, respeitados os limites da função social do contrato e as normas de ordem pública.
14) Analise as afirmações abaixo e responda:
I- contratos nominados são aqueles que recebem um nome jurídico, também chamados de típicos.
II- pelo princípio da obrigatoriedade da convenção, o que foi estabelecido vira lei entre as partes.
III- todo contrato gratuito é unilateral, mas nem todo contrato unilateral é gratuito.
IV- todo o contrato bilateral é oneroso, mas nem todo o contrato oneroso é bilateral.
a) as alternativas I, II e IV estão corretas e a alternativa III está incorreta.
b) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV está incorreta.
c) as alternativas II, III e IV estão corretas e a alternativa I está incorreta.
d) todas as alternativas estão corretas.
15) Analise as afirmações e responda:
I- objeto do contrato é o fim visado pelos contratantes e é idêntico em contratos da mesma natureza.
II- objeto da obrigação se equivale ao objeto do contrato.
III- os absolutamente incapazes serão representados na formação dos contratos e os relativamente incapazes assistidos.
IV- objeto da obrigação é a prestação, que pode ser positiva ou negativa.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a alternativa IV incorreta.
b) as alternativas II e III estão corretas e as alternativas I e IV incorretas.
c) as alternativas I, III e IV estão corretas e a alternativa II incorreta.
d) as alternativas III e IV estão corretas e as alternativas I e II incorretas.
16) Analise as afirmações e responda:
I- pelo princípio da relatividade dos efeitos dos contratos, o contrato somente produz efeitos para os contratantes.
II- contratos aleatórios são contratos de risco, que podem resultar em perda ou em lucro.
III- os atos jurídicos em sentido estrito tem seus efeitos previstos em lei, efeitos que vigoram enquanto não forem alterados pelos contratantes.
IV- os atos ilícitos são atos contrários à lei, que causam danos e como efeito decorre a obrigação de repará-los.
a) as alternativas I, II e III estão corretas e a IV incorreta.
b) as alternativas II e III estão corretas e as alternativas I e IV incorretas.
c) as alternativas I, II e IV estão corretas e a III incorreta.
d) as alternativas I e IV estão corretas e as alternativas II e III incorretas.
17) O Contrato de Compra e Venda de bem imóvel pode ser classificado como:
a) bilateral, comutativo, paritário, nominado, oneroso e real.
b) oneroso, bilateral, por adesão, nominado, formal e comutativo.
c) oneroso, formal, bilateral, comutativo, paritário e típico.
d) consensual, oneroso, bilateral, comutativo, paritário e nominado.
18) O Contrato de Comodato pode ser classificado como:
a) unilateral, gratuito, formal e nominado.
b) gratuito, real, nominado e unilateral.
c) consensual, típico, gratuito, unilateral.
d) formal, nominado, unilateral e gratuito.
19) O Contrato de Doação pura e simples de bens móveis de valor significativo pode ser classificado como:
a) nominado, gratuito, unilateral e formal.
b) típico, unilateral, real e gratuito.
c) unilateral, gratuito, consensual e nominado.
d) bilateral, nominado, gratuito e formal.
20) O Contrato de Compra e Venda de bens móveis pode ser classificado como:
a) típico, bilateral, oneroso, comutativo, paritário e real.
b) bilateral, oneroso, comutativo, paritário, típico e consensual.
c) oneroso, comutativo, formal, bilateral, nominado e paritário.
d) comutativo, aleatório, consensual, bilateral e nominado.

Mais conteúdos dessa disciplina