Logo Passei Direto
Buscar

Prova imunologia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Joana de 58 anos, previamente sadia, vai à sua clínica acompanhada de sua filha Luiza, por causa de emagrecimento não intencional. Nos últimos três meses, perdeu aproximadamente 7,5 kg sem mudar a dieta ou o nível de atividades, além disso relata estar muito agitada. Exceto isso, sente-se muito bem. Tem apetite excelente. Nega intolerância a frio ou calor. Ao exame, a frequência cardíaca é de 116 bpm, a pressão arterial é de 162/92 mmHg, e ela está afebril. Ela olha fixamente para você, e seus olhos estão um tanto protuberantes. Você nota uma glândula tireoide grande, lisa e indolor e a pele está quente e seca. Há tremor suave em repouso.
Você solicitou para Joana a dosagem de TSH, T4 livre e T3 livre. Levando em consideração que o caso relatado anteriormente é clínico, observe as possibilidades de resultados dos exames laboratoriais abaixo e escolha a mais adequada.
a) TSH elevado, T4 livre e T3 livre dentro do valor de referência.
b) TSH diminuído, T4 livre dentro do valor de referência e T3 livre acima do valor de referência.
c) TSH diminuído, T4 livre e T3 livre dentro do valor de referência.
d) TSH elevado, T4 livre acima do valor de referência e T3 livre dentro do valor de referência.

No caso de Joana, assim como da maioria dos pacientes com essa doença, qual a principal dosagem de auto-anticorpo você espera que esteja acima do valor de referência?
a) Anti-tireoperoxidase.
b) Anti-tireoglobulina.
c) Anti-receptor de TSH – inibidor.
d) Auto-anticorpo tireoestimulante (TSI).

Em relação ao tratamento de Joana
a) Betabloqueadores podem ser iniciados mesmo antes da conclusão do teste de diagnóstico para alívio dos sintomas como palpitações, taquicardia, tremor e intolerância ao calor.
b) Um homem de 33 anos de idade apresenta taquicardia, intolerância ao calor, perda de peso e uma glândula tireoide aumentada. Qual dos seguintes tratamentos é o mais provável para esse paciente?
A. Corticoterapia de longo prazo
B. Terapia com propranolol
C. Iodo radioativo
D. Ressecção cirúrgica

Em relação ao mecanismo de ação das drogas antitireoidianas (DAT) tionamidas, é correto afirmar:
a) Inibem a síntese e liberação do hormônio tireoidiano ao inibir a função da tireoperoxidase, e aumentar a proteólise nas células foliculares;
b) Metimazol também inibe a desiodação periférica da tiroxina (T4) para triiodotironina (T3), por isso é o medicamento de escolha para a maioria dos casos.
c) O metimazol deve ser preferido para os pacientes que escolherem a terapia com DAT para a doença de Graves, incluindo as gestantes durante o primeiro trimestre da gravidez, pois é o mais seguro.
d) O PTU (propiltiouracila) é preferido no tratamento da tempestade tireoidiana, porém apresenta maior taxa de efeitos colaterais, como hepatotoxicidade, erupção cutânea, urticária e leucocitopenia.

Um dos medicamentos que podem ser usados no tratamento da doença relatada no caso é o tiocianato. O mecanismo pelo qual esse medicamento reduz a síntese de hormônios da tireoide é pela inibição de qual das seguintes opções?
a) Oxidação de iodo.
b) Organificação do iodo.
c) Transporte de iodo.
d) Biossíntese de TSH.

Mulher de 26 anos de idade procura atendimento médico ambulatorial com queixa de ganho de peso. Relata ganho de peso gradativo, com início há três anos. Nega ter aumentado a ingestão alimentar. A mãe refere que, associado ao ganho de peso, ela passou a apresentar lentidão de raciocínio, pele ressecada e fala diferente da habitual. Durante o atendimento médico, a paciente disse que nunca teve problemas com ganho de peso e que sempre foi magra na infância e na adolescência. Notou, nos últimos meses, pele áspera, pegajosa e ressecada, constipação intestinal, dores articulares difusas de fraca intensidade, queda de cabelos, unhas fracas e finas e intolerância ao frio.
Você solicitou para essa paciente a dosagem de TSH e T4 livre. Levando em consideração que o caso relatado anteriormente é clínico, observe as possibilidades de resultados dos exames laboratoriais abaixo e escolha a mais adequada.
a) TSH acima do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
b) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
c) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre acima do valor de referência.
d) TSH acima do valor de referência e T4 livre abaixo do valor de referência.

Você explicou para a paciente que ela pode apresentar alguns sintomas, mesmo que a doença esteja na fase subclínica. Levando em consideração essa possibilidade, qual poderá ser o resultado das dosagens de TSH e T4 livre?
a) TSH acima do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
b) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
c) TSH acima do valor de referência e T4 livre acima do valor de referência.
d) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre acima do valor de referência.

Assinale a alternativa CORRETA em relação às características do medicamento escolhido para o tratamento da paciente em questão:
a) Em caso de gravidez a paciente não poderia tomar o medicamento, pois este poderia provocar abortamento, parto prematuro ou eclampsia.
b) Certos alimentos (soja e fórmula infantil) diminuem a absorção, por isso deve ser tomado em jejum, 60 minutos antes do café da manhã ou ≥ 3 horas após o jantar.
c) Possui ligação às proteínas plasmáticas superior a 99%, metabolismo hepático e a sua principal via de excreção é a renal.
d) A terapia oral com o medicamento citado é também recomendada e efetiva para tratar o coma mixedematoso.

O tratamento de primeira linha para o hipertireoidismo em adultos com doença de Graves é droga antitireoidiana, terapia com iodo radioativo 131 ou tireoidectomia.
a) Entre os fatores que podem favorecer a escolha do radioiodo podemos citar hipertireoidismo grave e bócios médios ou grandes.
b) Tratamento com radioiodo é contra-indicado para mulheres que amamentam e pacientes com câncer de tireoide coexistente ou suspeita de câncer de tireoide.
c) Entre as situações que contraindicam a escolha da tireoidectomia podemos compressão sintomática, bócio grande, suspeita de malignidade, oftalmopatia grave de Graves.
d) Entre os efeitos do iodo radioativo podemos citar a hipocalcemia (transitória ou permanente), lesão ao nervo laríngeo (transitória ou permanente).

Historicamente, os iodetos eram os principais agentes antitireoidianos. Em relação a este tratamento, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Grandes doses orais de iodeto inibem a organificação e a secreção de hormônios da tireoide.
b) O iodeto é útil no tratamento de tireotoxicose aguda (tempestade da tireoide).
c) O iodeto é útil para reduzir o tamanho, a vascularização e a fragilidade de uma tireoide hiperplásica no pré-operatório.
d) Os efeitos de bloqueio de iodeto são duradouros e são indicados como uma alternativa às DAT.

Um homem de 45 anos de idade apresenta-se para avaliação de aumento de massa corporal. Ele notou um ganho de peso de 9 kg nos últimos meses sem ter feito qualquer alteração em sua dieta ou nível de atividade. Começou também a desenvolver “estrias” em seu abdome. Sua esposa notou que até mesmo o seu rosto parece ter engordado. A revisão dos sistemas é significativa para queixas de fadiga, múltiplas infecções respiratórias do trato superior recentes, bem como o desenvolvimento de acne facial. Há uma história familiar de diabetes e hipertensão. Ao exame, sua pressão arterial está elevada em 165/95 mmHg, mas os outros sinais vitais estão normais. Seu rosto é pletórico (corado), e ele tem uma pequena corcunda gordurosa desenvolvendo na parte superior das costas. O abdome está obeso, mas mole e indolor, sem massas ou líquido. O exame da pele é notável para acne facial moderada e várias estrias violáceas no abdome. Os exames de sangue mostram um nível elevado de glicose de 150 mg/dL. Seus testes de função da tireoide são normais. Você suspeita de Síndrome de Cushing após ele lhe mostrar o medicamento que toma com frequência há alguns meses, por conta de uma dor no joelho.
Em nível histológico, o córtex suprarrenal é dividido em três zonas. Da cápsula em direção à medula, essas regiões são zona glomerulosa, zona fasciculada e zona reticular. Essas zonas, respectivamente, produzem e são controladas principalmente por:
a) Aldosterona – ACTH; Glicocorticoides - ACTH; Andrógenos - ACTH.
b) Andrógenos - ACTH; Glicocorticoides - ACTH; Aldosterona – Angiotensina II.
c) Aldosterona – Angiotensina II; Glicocorticoides - ACTH; Andrógenos - ACTH.
d) Glicocorticoides - ACTH; Aldosterona – concentração sanguínea de potássio; Andrógenos – ACTH.

O cortisol, o glicocorticoide endógeno, é sintetizado a partir do colesterol. É considerada uma reação limitadora de velocidade da sua formação a conversão do colesterol em:
a) Progesterona.
b) 17-hidroxi-pregnenolona.
c) Pregnenolona.
d) Desoxicortisol.

À semelhança de outros hormônios esteroides, o cortisol na forma não ligada difunde-se pela membrana plasmática para o citosol das células-alvo, onde o hormônio liga-se a um receptor citosólico. Após a ligação do cortisol a seu receptor citosólico, com formação de um complexo hormônio-receptor, o complexo sofre dimerização com outro complexo hormônio-receptor e é transportado para o núcleo onde liga-se a elementos promotores de genes, designados como elementos de resposta aos glicocorticoides (ERG), que podem intensificar ou inibir a expressão de genes específicos. Dessa forma, é possível afirmar que:
I - O cortisol estimula gliconeogênese no fígado, enquanto nos tecidos periféricos estimula lipólise e proteólise, além de estimular o consumo de glicose.
II – O cortisol estimula a redistribuição da gordura corporal para região dorsal do pescoço, face e área supraclavicular, com perda de gordura nos membros.
III - Os adipócitos periféricos e do tronco apresentam sensibilidade diferente a insulina e aos efeitos lipolíticos estimulados pelo cortisol.
IV – O paciente pode apresentar hiperglicemia ou diabetes devido ao aumento da gliconeogênese e resistência a insulina.
a) Todas estão corretas.
b) I, II, IV estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) Apenas II e IV estão corretas.

O paciente apresenta estrias violáceas no abdômen, levando em consideração a hipótese diagnóstica é provável que:
a) A função dos fibroblastos está aumentada e a matriz extracelular está reduzida, devido a proteólise estimulada pelo cortisol, o que explica o aparecimento das estrias.
b) O tecido subcutâneo está hipertrofiado, devido ao estímulo causado pelo cortisol, o que facilita a ruptura das fibras de colágeno e o aparecimento das estrias.
c) O cortisol não altera a função dos fibroblastos, mas leva a redução da espessura da matriz extracelular devido a proteólise, o que explica o aparecimento das estrias.
d) O cortisol leva a redução da função dos fibroblastos, assim como redução da espessura da matriz extracelular devido a proteólise, o que explica o aparecimento das estrias.

O paciente relata múltiplas infecções respiratórias do trato superior, levando em consideração a hipótese diagnóstica, leia as afirmativas a seguir:
I – Na presença do cortisol a lipocortina inibe a fosfolipase A2. Além disso, o cortisol também inibe a síntese da ciclooxigenase II, atuando dessa forma, em diferentes locais da cascata do ácido aracdônico.
II – O cortisol aumenta a produção e liberação de interleucinas pró-inflamatórias, como a IL-10.
III – O cortisol leva a redução da contagem dos leucócitos no sangue periférico, com exceção da contagem de neutrófilos que estará aumentada.
a) Todas estão corretas.
b) I e II estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) Apenas I está correta.

Glicocorticoide com tempo de ação intermediário e efeito anti-inflamatório quatro vezes maior que a hidrocortisona. É indicada para o tratamento de reumatismo, alterações hormonais, colagenoses, doenças de pele, sangue e olhos. Pode ser usado também em alergias graves na pele, inchaços generalizados, doenças e problemas respiratórios, gastrintestinais e neurológicos.
Qual é o nome desse glicocorticoide?
a) betametasona
b) prednisolona
c) fludrocortisona
d) dexametasona

Exemplo de glicocorticóide de ação prolongada potente efeito anti-inflamatório, por possuir fluor em sua estrutura, sem efeito mineralocorticoide:
a) budesonida
b) triancinolona
c) betametasona
d) metilprednisolona

Um paciente de 22 anos de idade, com história de asma brônquica desenvolve um aumento na frequência e gravidade das crises asmáticas agudas. Qual esteroide em baixas doses, pode ser incluído ao tratamento desse jovem, de modo a conseguir eficácia com menor efeito sistêmico?
a) budesonida
b) prednisolona
c) beclometasona
d) dexametasona

Qual das seguintes opções descreve mais adequadamente as estratégias para a retirada de glicocorticoides de um paciente que vem tomando grandes doses por seis meses?
a) Manter a dose de glicocorticoides e adicionar um inibidor da síntese de cortisol.
b) Manter a dose de glicocorticoides e adicionar espironolactona, um antagonista mineralocorticoide.
c) Começar um esquema de dosagem em dias alternados de glicocorticoides.
d) Reduzir lentamente a dose de glicocorticoides.

Qual fator presente nas glândulas suprarrenais mais provavelmente é o responsável por tais achados?
a) Adenoma
b) Destruição autoimune
c) Carcinoma metastático
d) Infecção por Neisseria meningitidis

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Joana de 58 anos, previamente sadia, vai à sua clínica acompanhada de sua filha Luiza, por causa de emagrecimento não intencional. Nos últimos três meses, perdeu aproximadamente 7,5 kg sem mudar a dieta ou o nível de atividades, além disso relata estar muito agitada. Exceto isso, sente-se muito bem. Tem apetite excelente. Nega intolerância a frio ou calor. Ao exame, a frequência cardíaca é de 116 bpm, a pressão arterial é de 162/92 mmHg, e ela está afebril. Ela olha fixamente para você, e seus olhos estão um tanto protuberantes. Você nota uma glândula tireoide grande, lisa e indolor e a pele está quente e seca. Há tremor suave em repouso.
Você solicitou para Joana a dosagem de TSH, T4 livre e T3 livre. Levando em consideração que o caso relatado anteriormente é clínico, observe as possibilidades de resultados dos exames laboratoriais abaixo e escolha a mais adequada.
a) TSH elevado, T4 livre e T3 livre dentro do valor de referência.
b) TSH diminuído, T4 livre dentro do valor de referência e T3 livre acima do valor de referência.
c) TSH diminuído, T4 livre e T3 livre dentro do valor de referência.
d) TSH elevado, T4 livre acima do valor de referência e T3 livre dentro do valor de referência.

No caso de Joana, assim como da maioria dos pacientes com essa doença, qual a principal dosagem de auto-anticorpo você espera que esteja acima do valor de referência?
a) Anti-tireoperoxidase.
b) Anti-tireoglobulina.
c) Anti-receptor de TSH – inibidor.
d) Auto-anticorpo tireoestimulante (TSI).

Em relação ao tratamento de Joana
a) Betabloqueadores podem ser iniciados mesmo antes da conclusão do teste de diagnóstico para alívio dos sintomas como palpitações, taquicardia, tremor e intolerância ao calor.
b) Um homem de 33 anos de idade apresenta taquicardia, intolerância ao calor, perda de peso e uma glândula tireoide aumentada. Qual dos seguintes tratamentos é o mais provável para esse paciente?
A. Corticoterapia de longo prazo
B. Terapia com propranolol
C. Iodo radioativo
D. Ressecção cirúrgica

Em relação ao mecanismo de ação das drogas antitireoidianas (DAT) tionamidas, é correto afirmar:
a) Inibem a síntese e liberação do hormônio tireoidiano ao inibir a função da tireoperoxidase, e aumentar a proteólise nas células foliculares;
b) Metimazol também inibe a desiodação periférica da tiroxina (T4) para triiodotironina (T3), por isso é o medicamento de escolha para a maioria dos casos.
c) O metimazol deve ser preferido para os pacientes que escolherem a terapia com DAT para a doença de Graves, incluindo as gestantes durante o primeiro trimestre da gravidez, pois é o mais seguro.
d) O PTU (propiltiouracila) é preferido no tratamento da tempestade tireoidiana, porém apresenta maior taxa de efeitos colaterais, como hepatotoxicidade, erupção cutânea, urticária e leucocitopenia.

Um dos medicamentos que podem ser usados no tratamento da doença relatada no caso é o tiocianato. O mecanismo pelo qual esse medicamento reduz a síntese de hormônios da tireoide é pela inibição de qual das seguintes opções?
a) Oxidação de iodo.
b) Organificação do iodo.
c) Transporte de iodo.
d) Biossíntese de TSH.

Mulher de 26 anos de idade procura atendimento médico ambulatorial com queixa de ganho de peso. Relata ganho de peso gradativo, com início há três anos. Nega ter aumentado a ingestão alimentar. A mãe refere que, associado ao ganho de peso, ela passou a apresentar lentidão de raciocínio, pele ressecada e fala diferente da habitual. Durante o atendimento médico, a paciente disse que nunca teve problemas com ganho de peso e que sempre foi magra na infância e na adolescência. Notou, nos últimos meses, pele áspera, pegajosa e ressecada, constipação intestinal, dores articulares difusas de fraca intensidade, queda de cabelos, unhas fracas e finas e intolerância ao frio.
Você solicitou para essa paciente a dosagem de TSH e T4 livre. Levando em consideração que o caso relatado anteriormente é clínico, observe as possibilidades de resultados dos exames laboratoriais abaixo e escolha a mais adequada.
a) TSH acima do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
b) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
c) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre acima do valor de referência.
d) TSH acima do valor de referência e T4 livre abaixo do valor de referência.

Você explicou para a paciente que ela pode apresentar alguns sintomas, mesmo que a doença esteja na fase subclínica. Levando em consideração essa possibilidade, qual poderá ser o resultado das dosagens de TSH e T4 livre?
a) TSH acima do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
b) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
c) TSH acima do valor de referência e T4 livre acima do valor de referência.
d) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre acima do valor de referência.

Assinale a alternativa CORRETA em relação às características do medicamento escolhido para o tratamento da paciente em questão:
a) Em caso de gravidez a paciente não poderia tomar o medicamento, pois este poderia provocar abortamento, parto prematuro ou eclampsia.
b) Certos alimentos (soja e fórmula infantil) diminuem a absorção, por isso deve ser tomado em jejum, 60 minutos antes do café da manhã ou ≥ 3 horas após o jantar.
c) Possui ligação às proteínas plasmáticas superior a 99%, metabolismo hepático e a sua principal via de excreção é a renal.
d) A terapia oral com o medicamento citado é também recomendada e efetiva para tratar o coma mixedematoso.

O tratamento de primeira linha para o hipertireoidismo em adultos com doença de Graves é droga antitireoidiana, terapia com iodo radioativo 131 ou tireoidectomia.
a) Entre os fatores que podem favorecer a escolha do radioiodo podemos citar hipertireoidismo grave e bócios médios ou grandes.
b) Tratamento com radioiodo é contra-indicado para mulheres que amamentam e pacientes com câncer de tireoide coexistente ou suspeita de câncer de tireoide.
c) Entre as situações que contraindicam a escolha da tireoidectomia podemos compressão sintomática, bócio grande, suspeita de malignidade, oftalmopatia grave de Graves.
d) Entre os efeitos do iodo radioativo podemos citar a hipocalcemia (transitória ou permanente), lesão ao nervo laríngeo (transitória ou permanente).

Historicamente, os iodetos eram os principais agentes antitireoidianos. Em relação a este tratamento, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Grandes doses orais de iodeto inibem a organificação e a secreção de hormônios da tireoide.
b) O iodeto é útil no tratamento de tireotoxicose aguda (tempestade da tireoide).
c) O iodeto é útil para reduzir o tamanho, a vascularização e a fragilidade de uma tireoide hiperplásica no pré-operatório.
d) Os efeitos de bloqueio de iodeto são duradouros e são indicados como uma alternativa às DAT.

Um homem de 45 anos de idade apresenta-se para avaliação de aumento de massa corporal. Ele notou um ganho de peso de 9 kg nos últimos meses sem ter feito qualquer alteração em sua dieta ou nível de atividade. Começou também a desenvolver “estrias” em seu abdome. Sua esposa notou que até mesmo o seu rosto parece ter engordado. A revisão dos sistemas é significativa para queixas de fadiga, múltiplas infecções respiratórias do trato superior recentes, bem como o desenvolvimento de acne facial. Há uma história familiar de diabetes e hipertensão. Ao exame, sua pressão arterial está elevada em 165/95 mmHg, mas os outros sinais vitais estão normais. Seu rosto é pletórico (corado), e ele tem uma pequena corcunda gordurosa desenvolvendo na parte superior das costas. O abdome está obeso, mas mole e indolor, sem massas ou líquido. O exame da pele é notável para acne facial moderada e várias estrias violáceas no abdome. Os exames de sangue mostram um nível elevado de glicose de 150 mg/dL. Seus testes de função da tireoide são normais. Você suspeita de Síndrome de Cushing após ele lhe mostrar o medicamento que toma com frequência há alguns meses, por conta de uma dor no joelho.
Em nível histológico, o córtex suprarrenal é dividido em três zonas. Da cápsula em direção à medula, essas regiões são zona glomerulosa, zona fasciculada e zona reticular. Essas zonas, respectivamente, produzem e são controladas principalmente por:
a) Aldosterona – ACTH; Glicocorticoides - ACTH; Andrógenos - ACTH.
b) Andrógenos - ACTH; Glicocorticoides - ACTH; Aldosterona – Angiotensina II.
c) Aldosterona – Angiotensina II; Glicocorticoides - ACTH; Andrógenos - ACTH.
d) Glicocorticoides - ACTH; Aldosterona – concentração sanguínea de potássio; Andrógenos – ACTH.

O cortisol, o glicocorticoide endógeno, é sintetizado a partir do colesterol. É considerada uma reação limitadora de velocidade da sua formação a conversão do colesterol em:
a) Progesterona.
b) 17-hidroxi-pregnenolona.
c) Pregnenolona.
d) Desoxicortisol.

À semelhança de outros hormônios esteroides, o cortisol na forma não ligada difunde-se pela membrana plasmática para o citosol das células-alvo, onde o hormônio liga-se a um receptor citosólico. Após a ligação do cortisol a seu receptor citosólico, com formação de um complexo hormônio-receptor, o complexo sofre dimerização com outro complexo hormônio-receptor e é transportado para o núcleo onde liga-se a elementos promotores de genes, designados como elementos de resposta aos glicocorticoides (ERG), que podem intensificar ou inibir a expressão de genes específicos. Dessa forma, é possível afirmar que:
I - O cortisol estimula gliconeogênese no fígado, enquanto nos tecidos periféricos estimula lipólise e proteólise, além de estimular o consumo de glicose.
II – O cortisol estimula a redistribuição da gordura corporal para região dorsal do pescoço, face e área supraclavicular, com perda de gordura nos membros.
III - Os adipócitos periféricos e do tronco apresentam sensibilidade diferente a insulina e aos efeitos lipolíticos estimulados pelo cortisol.
IV – O paciente pode apresentar hiperglicemia ou diabetes devido ao aumento da gliconeogênese e resistência a insulina.
a) Todas estão corretas.
b) I, II, IV estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) Apenas II e IV estão corretas.

O paciente apresenta estrias violáceas no abdômen, levando em consideração a hipótese diagnóstica é provável que:
a) A função dos fibroblastos está aumentada e a matriz extracelular está reduzida, devido a proteólise estimulada pelo cortisol, o que explica o aparecimento das estrias.
b) O tecido subcutâneo está hipertrofiado, devido ao estímulo causado pelo cortisol, o que facilita a ruptura das fibras de colágeno e o aparecimento das estrias.
c) O cortisol não altera a função dos fibroblastos, mas leva a redução da espessura da matriz extracelular devido a proteólise, o que explica o aparecimento das estrias.
d) O cortisol leva a redução da função dos fibroblastos, assim como redução da espessura da matriz extracelular devido a proteólise, o que explica o aparecimento das estrias.

O paciente relata múltiplas infecções respiratórias do trato superior, levando em consideração a hipótese diagnóstica, leia as afirmativas a seguir:
I – Na presença do cortisol a lipocortina inibe a fosfolipase A2. Além disso, o cortisol também inibe a síntese da ciclooxigenase II, atuando dessa forma, em diferentes locais da cascata do ácido aracdônico.
II – O cortisol aumenta a produção e liberação de interleucinas pró-inflamatórias, como a IL-10.
III – O cortisol leva a redução da contagem dos leucócitos no sangue periférico, com exceção da contagem de neutrófilos que estará aumentada.
a) Todas estão corretas.
b) I e II estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) Apenas I está correta.

Glicocorticoide com tempo de ação intermediário e efeito anti-inflamatório quatro vezes maior que a hidrocortisona. É indicada para o tratamento de reumatismo, alterações hormonais, colagenoses, doenças de pele, sangue e olhos. Pode ser usado também em alergias graves na pele, inchaços generalizados, doenças e problemas respiratórios, gastrintestinais e neurológicos.
Qual é o nome desse glicocorticoide?
a) betametasona
b) prednisolona
c) fludrocortisona
d) dexametasona

Exemplo de glicocorticóide de ação prolongada potente efeito anti-inflamatório, por possuir fluor em sua estrutura, sem efeito mineralocorticoide:
a) budesonida
b) triancinolona
c) betametasona
d) metilprednisolona

Um paciente de 22 anos de idade, com história de asma brônquica desenvolve um aumento na frequência e gravidade das crises asmáticas agudas. Qual esteroide em baixas doses, pode ser incluído ao tratamento desse jovem, de modo a conseguir eficácia com menor efeito sistêmico?
a) budesonida
b) prednisolona
c) beclometasona
d) dexametasona

Qual das seguintes opções descreve mais adequadamente as estratégias para a retirada de glicocorticoides de um paciente que vem tomando grandes doses por seis meses?
a) Manter a dose de glicocorticoides e adicionar um inibidor da síntese de cortisol.
b) Manter a dose de glicocorticoides e adicionar espironolactona, um antagonista mineralocorticoide.
c) Começar um esquema de dosagem em dias alternados de glicocorticoides.
d) Reduzir lentamente a dose de glicocorticoides.

Qual fator presente nas glândulas suprarrenais mais provavelmente é o responsável por tais achados?
a) Adenoma
b) Destruição autoimune
c) Carcinoma metastático
d) Infecção por Neisseria meningitidis

Prévia do material em texto

Prova Morfofuncional
Módulo III
6ª etapa A
2018.2
Joana de 58 anos, previamente sadia, vai à sua clínica acompanhada de
sua filha Luiza, por causa de emagrecimento não intencional. Nos
últimos três meses, perdeu aproximadamente 7,5 kg sem mudar a dieta
ou o nível de atividades, além disso relata estar muito agitada. Exceto
isso, sente-se muito bem. Tem apetite excelente. Nega intolerância a frio
ou calor. Ao exame, a frequência cardíaca é de 116 bpm, a pressão
arterial é de 162/92 mmHg, e ela está afebril. Ela olha fixamente para
você, e seus olhos estão um tanto protuberantes. Você nota uma
glândula tireoide grande, lisa e indolor e a pele esta quente e seca. Há
tremor suave em repouso.
LEIA O CASO 1 PARA RESPONDER AS QUESTÕES 01 A 06
1– Você solicitou para Joana a dosagem de TSH, T4 livre e T3 livre. Levando em
consideração que o caso relatado anteriormente é clínico, observe as possibilidades de
resultados dos exames laboratoriais abaixo e escolha a mais adequada.
a) TSH elevado, T4 livre e T3 livre dentro do valor de referência.
b) TSH diminuído, T4 livre dentro do valor de referência e T3 livre acima do valor de
referência.
c) TSH diminuído, T4 livre e T3 livre dentro do valor de referência.
d) TSH elevado, T4 livre acima do valor de referência e T3 livre dentro do valor de
referência.
2– Você também solicitou a dosagem de TSH, T4 livre e T3 livre para Luiza. Se
essa paciente apresentar uma situação subclínica da mesma doença que sua mãe,
qual será o resultado dos exames laboratoriais?
a) TSH elevado, T4 livre e T3 livre dentro do valor de referência.
b) TSH diminuído, T4 livre dentro do valor de referência e T3 livre acima do
valor de referência.
c) TSH diminuído, T4 livre e T3 livre dentro do valor de referência.
d) TSH elevado, T4 livre acima do valor de referência e T3 livre dentro do valor
de referência.
3– No caso de Joana, assim como da maioria dos pacientes com essa
doença, qual a principal dosagem de auto-anticorpo você espera que
esteja acima do valor de referência?
a) Anti-tireoperoxidase.
b) Anti-tireoglobulina.
c) Anti-receptor de TSH – inibidor .
d) Auto-anticorpo tireoestimulante (TSI).
4– Em relação ao tratamento de Joana
a) Betabloqueadores podem ser iniciados mesmo antes da conclusão do
teste de diagnóstico para para alívio dos sintomas como palpitações,
taquicardia, tremor e intolerância ao calor.
b) Umhomemde33anosdeidadeapresentataquicardia,intolerânciaaocal
or, perda de peso e uma glândula tireoide aumentada. Qual dos
seguintes trata- mentos é o mais provável para esse paciente?
c) A. Corticoterapia de longo prazo B. Terapia com propranolol C.
Iodo radioativo D. Ressecção cirúrgica
5– Em relação ao mecanismo de ação das drogas antitireoidianas (DAT)
tionamidas, é correto afirmar:
a) Inibem a síntese e liberação do hormônio tireoidiano ao inibir a função da
tireoperoxidase, e aumentar a proteólise nas celulas foliculares;
b) Metimazol também inibe a desiodação periférica da tiroxina (T4) para tri-
iodotironina (T3), por isso é o medicamento de escolha para a maioria dos
casos.
c) O metimazol deve ser preferido para os pacientes que escolherem a terapia
com DAT para a doença de Graves, incluindo as gestantes durante o primeiro
trimestre da gravidez, pois é o mais seguro.
d) O PTU (propiltiouracila) é preferido no tratamento da tempestade 
tireoidiana, porém apresenta maior taxa de efeitos colaterais, como 
hepatotoxicidade, erupção cutânea , urticária e leucocitopenia
6– Um dos medicamentos que podem ser usados no tratamento da
doença relatada no caso é o tiocianato. O mecanismo pelo qual esse
medicamento reduz a síntese de hormônios da tireoide é pela inibição de
qual das seguintes opções?
a) Oxidação de iodo.
b) Organificação do iodo.
c) Transporte de iodo.
d) Biossíntese de TSH
Mulher de 26 anos de idade procura atendimento médico ambulatorial com
queixa de ganho de peso. Relata ganho de peso gradativo, com início há três
anos. Nega ter aumentado a ingestão alimentar. A mãe refere que, associado
ao ganho de peso, ela passou a apresentar lentidão de raciocínio, pele
ressecada e fala diferente da habitual. Durante o atendimento médico, a
paciente disse que nunca teve problemas com ganho de peso e que sempre foi
magra na infância e na adolescência. Notou, nos últimos meses, pele áspera,
pegajosa e ressecada, constipação intestinal, dores articulares difusas de fraca
intensidade, queda de cabelos, unhas fracas e finas e intolerância ao frio.
LEIA O CASO 2 PARA RESPONDER AS QUESTÕES 07 A 13
7– Você solicitou para essa paciente a dosagem de TSH e T4 livre. Levando em
consideração que o caso relatado anteriormente é clínico, observe as
possibilidades de resultados dos exames laboratoriais abaixo e escolha a mais
adequada.
a) TSH acima do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
b) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
c) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre acima do valor de referência.
d) TSH acima do valor de referência e T4 livre abaixo do valor de referência
8– Você explicou para a paciente que ela pode apresentar alguns sintomas,
mesmo que a doença esteja na fase subclínica. Levando em consideração essa
possiblidade, qual poderá ser o resultado das dosagens de TSH e T4 livre?
a) TSH acima do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
b) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre dentro do valor de referência.
c) TSH acima do valor de referência e T4 livre acima do valor de referência.
d) TSH abaixo do valor de referência e T4 livre acima do valor de referência.
9- Indique qual a principal dosagem de auto-anticorpo que esta elevada
na maior parte dos pacientes com essa doença.
a) Anti-tireoperoxidase.
b) Anti-tireoglobulina.
c) Anti-receptor de TSH – inibidor .
d) Auto-anticorpo tireoestimulante (TSI).
10– Qual dos seguintes tratamentos seria o mais adequado para a
condição da paciente em questão?
a) Infusão IV de TSH
b) Levotiroxina
c) Propiltiouracil
d) Ablação da tireoide com 131I
11– Assinale a alternativa CORRETA em relação às características do
medicamento escolhido para o tratamento da paciente em questão:
a) Em caso de gravidez a paciente não poderia tomar o medicamento,
pois este poderia provocar abortamento, parto prematuro ou
eclampsia.
b) Certos alimentos (soja e fórmula infantil) diminuem a absorção, por
isso deve ser tomado em jejum, 60 minutos antes do café da manhã ou
≥ 3 horas após o jantar.
c) Possui ligação às proteínas plasmáticas superior a 99%, metabolismo
hepático e a sua principal via de excreção é a renal
d) A terapia oral com o medicamento citado é também recomendada e
efetiva para tratar o coma mixedematoso.
12– O tratamento de primeira linha para o hipertireoidismo em adultos 
com doença de Graves é droga antitireoidiana, terapia com iodo 
radioativo 131 ou tireoidectomia.
a) Entre os fatores que podem favorecer a escolha do radioiodo
podemos citar hipertireoidismo grave e bócios médios ou grandes 
b) Tratamento com radioiodo é contra-indicado para mulheres que 
amamentam e pacientes com câncer de tireóide coexistente ou 
suspeita de câncer de tireoide.
c) Entre as situações que conta-indicam a escolha da tireoidectomia
podemos compressão sintomática, bócio grande, suspeita de 
malignidade, oftalmopatia grave de Graves .
d) Entre os efeitos do iodoradioativo podemos citar a hipocalcemia
(transitória ou permanente), lesão ao nervo laríngeo (transitória ou 
permanente)
13– Historicamente, os iodetos eram os principais agentes
antitireoidianos. Em relação a este tratamento, assinale a alternativa
INCORRETA:
a) Grandes doses orais de iodeto inibem a organificação e a secreção
de hormônios da tireoide.
b) O iodeto é útil no tratamento de tireotoxicose aguda (tempestade da
tireoide )
c) O iodeto é útil para reduzir o tamanho, a vascularização e a
fragilidade de uma tireoide hiperplásica no pré-operatório.d) Os efeitos de bloqueio de iodeto são duradouros e são indicados
como uma alternativas às DAT.
Um homem de 45 anos de idade apresenta-se para avaliação de aumento de massa
corporal. Ele notou um ganho de peso de 9 kg nos últimos meses sem ter feito
qualquer alteração em sua dieta ou nível de atividade. Começou também a
desenvolver “estrias” em seu abdome. Sua esposa notou que até mesmo o seu rosto
parece ter engordado. A revisão dos sistemas é significativa para queixas de fadiga,
múltiplas infecções respiratórias do trato superior recentes, bem como o
desenvolvimento de acne facial. Há uma história familiar de diabetes e hipertensão.
Ao exame, sua pressão arterial está elevada em 165/95 mmHg, mas os outros sinais
vitais estão normais. Seu rosto é pletórico (corado), e ele tem uma pequena
corcunda gordurosa desenvolvendo na parte superior das costas. O abdome está
obeso, mas mole e indolor, sem massas ou líquido. O exame da pele é notável para
acne facial moderada e várias estrias violáceas no abdome. Os exames de sangue
mostram um nível elevado de glicose de 150 mg/dL. Seus testes de função da
tireoide são normais. Você suspeita de Síndrome de Cushing após ele lhe mostrar o
medicamento que toma com frequência há alguns meses, por conta de uma dor no
joelho.
LEIA O CASO 3 PARA RESPONDER AS QUESTÕES 14 A 18
14– Em nível histológico, o córtex suprarrenal é dividido em três zonas. Da cápsula em
direção à medula, essas regiões são zona glomerulosa, zona fasciculada e zona reticular.
Essas zonas, respectivamente , produzem e são controladas principalmente por:
a) Aldosterona – ACTH; Glicocorticoides - ACTH; Andrógenos - ACTH.
b) Andrógenos - ACTH; Glicocorticoides - ACTH; Aldosterona – Angiotensina II.
c) Aldosterona – Angiotensina II; Glicocorticoides - ACTH; Andrógenos - ACTH.
d) Glicocorticoides - ACTH; Aldosterona – concentração sanguínea de potássio;
Andrógenos – ACTH.
15– O cortisol, o glicocorticoide endógeno, é sintetizado a partir do colesterol. É considerada
uma reação limitadora de velocidade da sua formação a conversão do colesterol em:
a) Progesterona.
b) 17-hidroxi-pregnenolona.
c) Pregnenolona.
d) Desoxicortisol.
16- À semelhança de outros hormônios esteroides, o cortisol na forma não ligada difunde-se pela membrana plasmática para o citosol das
células-alvo, onde o hormônio liga-se a um receptor citosólico. Após a ligação do cortisol a seu receptor citosólico, com formação de um
complexo hormônio-receptor, o complexo sofre dimerização com outro complexo hormônio-receptor e é transportado para o núcleo onde
liga-se a elementos promotores de genes, designados como elementos de resposta aos glicocorticoides (ERG), que podem intensificar ou
inibir a expressão de genes específicos. Dessa forma, é possível afirmar que:
I - O cortisol estimula gliconeogênese no fígado, enquanto nos tecidos periféricos estimula lipólise e proteólise, além de estimular o
consumo de glicose.
II – O cortisol estimula a redistribuição da gordura corporal para região dorsal do pescoço, face e área supraclavicular, com perda de
gordura nos membros.
III - Os adipócitos periféricos e do tronco apresentam sensibilidade diferente a insulina e aos efeitos lipolíticos estimulados pelo cortisol.
IV – O paciente pode apresentar hiperglicemia ou diabetes devido ao aumento da gliconeogênese e resistência a insulina.
É adequado afirmar que:
a) Todas estão corretas.
b) I, II, IV estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) Apenas II e IV estão corretas.
17– O paciente apresenta estrias violáceas no abdômen, levando em consideração a hipótese
diagnóstica é provável que:
a) A função dos fibroblastos esta aumentada e a matriz extracelular esta reduzida, devido a
proteólise estimulada pelo cortisol, o que explica o aparecimento das estrias.
b) O tecido subcutâneo esta hipertrofiado, devido ao estímulo causado pelo cortisol, o que
facilita a ruptura das fibras de colágeno e o aparecimento das estrias.
c) O cortisol não altera a função dos fibroblastos, mas leva a redução da espessura da matriz
extracelular devido a proteólise, o que explica o aparecimento das estrias.
d) O cortisol leva a redução da função dos fibroblastos, assim como redução da espessura da
matriz extracelular devido a proteólise, o que explica o aparecimento das estrias.
18- O paciente relata múltiplas infecções respiratórias do trato superior, levando em consideração a hipótese
diagnóstica, leia as afirmativas a seguir:
I – Na presença do cortisol a lipocortina inibe a fosfolipase A2. Além disso, o cortisol também inibe a síntese da
ciclooxigenase II, atuando dessa forma, em diferentes locais da cascata do ácido aracdônico.
II – O cortisol aumenta a produção e liberação de interleucinas pró-inflamatórias, como a IL-10.
III – O cortisol leva a redução da contagem dos leucócitos no sangue periférico, com exceção da contagem de
neutrófilos que estará aumentada.
É adequado afirmar que:
a) Todas estão corretas.
b) I e II estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) Apenas I esta correta.
19– Glicocorticoide com tempo de ação intermediário e efeito anti-
inflamatório quatro vezes maior que a hidrocortisona. É indicada para o
tratamento de reumatismo, alterações hormonais, colagenoses, doenças de
pele, sangue e olhos. Pode ser usado também em alergias graves na pele,
inchaços generalizados, doenças e problemas respiratórios, gastrintestinais e
neurológicos.
a) betametasona
b) prednisolona
c) fludrocortisona
d) dexametasona
20– Exemplo de glicocorticóide de ação prolongada potente efeito anti-
inflamatório, por possuir fluor em sua estrutura, sem efeito
mineralocorticoide:
a) budesonida
b) triancinolona
c) betametasona
d) metilprednisolona
21– Um paciente de 22 anos de idade, com história de asma brônquica
desenvolve um aumento na freqüência e gravidade das crises asmáticas
agudas. Qual esteroide em baixas doses, pode ser incluído ao tratamento
desse jovem, de modo a conseguir eficácia com menor efeito sistêmico?
a) budesonida
b) prednisolona
c) beclometasona
d) dexametasona
22– Qual das seguintes opções descreve mais adequedamente as estratégias
para a retirada de glicocorticoides de um paciente que vem tomando grandes
doses por seis meses?
a) Manter a dose de glicocorticoides e adicionar um inibidor da síntese de
cortisol.
b) Manter a dose de glicocorticoides e adicionar espironolactona, um
antagonista mineralocorticoide.
c) Começar um esquema de dosagem em dias alternados de glicocorticoides.
d) Reduzir lentamente a dose de glicocorticoides.
23- Um trabalhador de laboratório, “alérgico” a esporos fúngicos, foi acidentalmente exposto a uma cultura de fungos
incriminatória na tarde de uma sexta-feira. Em 1 hora, ele desenvolveu ataques de espirro, olhos lacrimejantes e descarga nasal.
Os sintomas pareciam mais brandos poucas horas após sua volta para casa, contudo reapareceram na manhã seguinte, ainda que
o fungo do laboratório não fosse encontrado no ambiente doméstico. Os sintomas persistiram no decorrer do fim de semana e,
na manhã de segunda-feira, o indivíduo procurou um médico. Qual das seguintes células poderá ser observada ao exame
microscópico de uma amostra da descarga nasal do paciente?
a) 􏰀 Mastócitos e neutrófilos
b) 􏰀 􏰀 Neutrófilos e linfócitos CD8􏰀
c) Mastócitos,linfócitos e macrófagos
d) Neutrófilos, eosinófilos e linfócitos CD4􏰀
24- Ao longo dos últimos 7 meses, uma mulher de 44 anos de idade se tornou progressivamente mais apática e fraca,
apresentando diarreia crônica e uma perda ponderal de 5 kg. Ela também observa que a sua pela parece mais escura, embora
raramente saia de casa por se sentir muito cansada para participar de suas atividades externas habituais. No exame físico, ela se
encontra afebril e sua pressão arterial é de 85/50 mmHg. A radiografia de tórax não revela achados anormais. As análises
laboratoriais indicam níveis de glicocorticoides e mineralocorticoides circulantes significativamente diminuídos.Qual fator
presente nas glândulas suprarrenais mais provavelmente é o responsável por tais achados?
a) Adenoma
b) Destruição autoimune
c) Carcinoma metastático
d) Infecção por Neisseria meningitidis
25- Uma mulher de 20 anos de idade vem apresentando crescente mal-estar, oligúria e edema periférico há 1 semana. Ao exame
físico, observou-se um edema mole de intensidade 2􏰀 nos joelhos e inchaços ao redor dos olhos. Estudos laboratoriais
apontaram níveis sorológicos de 4,6 mg de creatina/dL e de 42 mg de nitrogênio de ureia/dL. Uma amostra de biópsia renal
apresentou coloração de imunofluorescência positiva para imunoglobulina e moléculas de complemento C3 nos glomérulos. O
aspecto da amostra na microscopia eletrônica é exibido na figura. Qual dos seguintes mecanismos imunológicos produziu o dano
renal observado nessa paciente?
a) Citotoxicidade mediada por células dependente de anticorpo
b) Hipersensibilidade mediada por imunocomplexo
c) Citotoxicidade mediada por célula T
d) Inflamação granulomatosa
26- Mulher de 25 anos de idade foi submetida a uma biópsia renal e o diagnóstico foi de glomerulonefrite pós-esterptocócica.
Sobre a microscopia dessa lesão é correto afirmar que:
a) Notam-se corcovas subendoteliais eletrodensas
b) Nota-se acentuada hipercelularidade glomerular com eosinófilos nas alças capilares glomerulares
c) A microscopia de imunofluorescência aponta deposição linear de IgG e C3 nas membranas basais dos capilares glomerulares.
d) Há proliferação endocapilar caracterizada por infiltração de leucócitos e proliferação de células mesangiais e/ou células
endoteliais
27- Uma mulher de 34 anos de idade exibe hiperplasia difusa da tireoide, oftalmopatia e dermopatia. Os exames laboratoriais
revelaram níveis elevados de T3 e T4 livres e níveis diminuídos de TSH. Qual das alternativas é a que contém o mecanismo mais
provável de alteração da tireoide observado nessa paciente?
a) Secreção de citocinas por macrófagos ativados
b) Lise de células tireoidianas por ação de linfócitos T CD8􏰀
c) Disfunção das células foliculares mediada por anticorpos
d) Deposição de imunocomplexos em capilares tireoidianos
28- Uma mulher de 57 anos de idade procura seu médico por apresentar tosse e dor torácica pleurítica ao longo das últimas 3
semanas. Ao exame físico, ela está afebril. À ausculta, um pouco de crepitação é audível sobre a porção inferior do pulmão
esquerdo. Após 1 mês de antibioticoterapia, sua condição não melhorou e a lesão ainda é radiograficamente visível. A biópsia
por agulha do lobo pulmonar inferior esquerdo guiada por TC é realizada, e a amostra exibe o aspecto histológico mostrado na
figura. Qual das seguintes neoplasias mais provavelmente está presente nessa paciente?
a) Adenocarcinoma.
b) Carcinoma de células grandes.
c) Carcinoma de células escamosas.
d) Adenocarcinoma bronquioloalveolar.
29- Sobre caquexia:
I. TNF produzido por tumores degrada a miosina de cadeia pesada através do proteassoma, causando atrofia muscular
II. Alterações no complexo distrofina-glicoproteína levando à degradação da distrofina através do proteassoma também
participa da atrofia muscular
III. PIF é uma das citocinas produzidas por tumores que ativa NF-ĸB e inicia a transcrição das ligases ubiquitinas MAFBx e
MuRF1, contribuindo para a quebra proteica
IV. É uma complicação frequente em pacientes com cânceres em estágio avançado, sendo mais comum em indivíduos com
câncer gastrointestinal, no pâncreas e nos pulmões
Assinale a alternativa CORRETA:
a) I e IV
b) I e III
c) II e IV
d) II e III
30- R.C.D., 49 anos, publicitário, foi levado ao pronto-socorro com extenso ferimento perfurocortante
(facada) na região lombar direita, imediatamente abaixo da costela XII, após tentativa de assalto. O exame
de imagem não constatou hemorragia, mas o médico podia observar os músculos da parede abdominal e a
fáscia renal íntegra através do ferimento.
Baseando-se na topografia da lesão e na observação clínica, é mais correto afirmar que:
a) a lesão comprometeu a gordura perirrenal
b) a loja renal foi aberta
c) a lesão comprometeu a gordura pararrenal
d) o peritônio foi comprometido
31- O movimento ântero-inferior da cartilagem tireóidea na articulação cricotireóidea
permite:
a) abdução das pregas vocais.
b) adução das pregas vocais.
c) relaxamento das pregas vocais.
d) tensionamento das pregas vocais.
32- O sistema urinário humano está situado na cavidade abdominopélvica.
No esquema abaixo está representado um corte frontal do rim.
Com relação às partes indicadas no esquema, é correto afirmar que:
I. 1 indica a cápsula fibrosa do rim e, além desta, existe também a cápsula
adiposa, ou gordura pararrenal, que é importante pela ação protetora
contrachoques e também mantém o posicionamento do órgão.
II. 2 indica a região do córtex renal, nesta região é que ocorre a filtração
sanguínea nos néfrons.
III. 3 indica a pirâmide renal que se encontra na medula renal; é nas pirâmides
que estão localizados os vasos coletores os quais conduzem a urina até a
papila renal e a mesma se abre nos cálices renais menores.
IV. As estruturas 5 e 6 são os vasos sanguíneos que penetram no rim através
do hilo renal.
V. A estrutura 7 é o ureter, que teve início na pelve renal, a qual se abre para
o seio renal (4). O ureter conduz a urina até a bexiga urinária para
armazenamento temporário.
Assinale a opção correta:
a) Se as afirmativas I, II são corretas.
b) Se as afirmativas II, III e V são corretas.
c) Se as afirmativas I, II, V são corretas.
d) Se as afirmativas II, III, IV são corretas.
33- Em relação ao rim é correto afirmar que:
a) seu hilo encontra-se na margem medial.
b) entre um néfron e outro há uma artéria interlobar.
c) entre os cálices renais há gordura pararrenal.
d) é revestido por 2 cápsulas adiposas e 1 fibrosa no interior da loja renal.
34- As artérias supra renais superiores, médias e inferiores são ramos de quais artérias respectivamente?
a) Frênica inferior, aorta e renal;
b) Aorta, mesentérica superior e renal;
c) Frênica inferior, renal e mesentérica superior;
d) Renal, renal e mesentérica superior
35- Cada glândula supra-renal é drenada principalmente por uma única veia supra-renal. Assinale a 
opção que contenha corretamente para onde drena a veia supra-renal direita e para onde drena a 
supra-renal esquerda respectivamente:
a) Veia cava inferior e veia cava inferior;
b) Veia renal direita e veia renal esquerda;
c) Veia renal direita e veia cava inferior;
d) Veia cava inferior e veia renal esquerda.
36- A rouquidão é devida à paralisia dos músculos da laringe e à adução da prega vocal no lado envolvido.
Qual dos músculos seguintes regularmente relaxa as pregas vocais?
a) cricotireóideo.
b) aritenóideos.
c) cricoaritenóideo lateral.
d) tireoaritenóideo.
37- Devido às diferenças na divisão da traqueia, um corpo estranho aspirado pela laringe se localizará
(com maior frequência) em que local ?
a) brônquio principal direito;
b) brônquio principal esquerdo;
c) na carina;
d)na traquéia.
38- Qual dos seguintes músculos realiza adução das cordas vocais ?
a)cricotireóideo
b)tireoaritenóideo
c)cricoaritenóideo lateral
d)cricoaritenóideo posterior
39- Qual dos segmentos pulmonares NÃO está localizado no lobo inferior do pulmão
esquerdo ?
a) basal posterior
b) superior
c) basal antero-medial
d) lingular inferior
40- Esta artéria é o mais inferior dos três ramos anteriores da artéria carótida externa, emerge próximo à 
origem do vaso, logo abaixo do corno maior do osso hióide. Esta artéria faz parte do suprimento sanguíneo 
dos músculos infra-hióideos e esternocleidomsstoideo, além de uma das vísceras cervicais. Assinale a opção 
com o nome desta artéria:
a) Artéria tireóidea superior;
b) Artéria tireóidea inferior;
c) Artéria lingual;
d) Artéria facial
IDENTIFICAÇÕES
ANATOMIA
1. Cartilagem aritenóide
2. M. cricoaritenóideo posterior
3. Prega vocal
4. Ligamento cricotireóideo5. A. tireóidea superior
6. N. laríngeo recorrente
7. Paratireoide
8. Istmo da glândula tireoide
9. M. esterno-hioideo
10. M. tireo-hioideo
11. Capsula fibrosa
12. Capsula adiposa
13. Coluna renal
14. Cálice menor
15. Brônquio lobar inferior
16. Linfonodo carinal (traqueobrônquico inferior)
17. A. pulmonar direita
18. Brônquios segmentares
19. V. suprarrenal
20. A. suprarrenal inferior
1-
a) Hipófise
b) Acidófilos
c) Basófilos (II) – Alteração hialina de Crooke
2-
a) Supra-renal
b) B
c) Hiperplasia difusa
d) hipercortisolismo endógeno, dependente de ACTH
3-
a) Tireoide
b) Doença de Graves
c) Tireoidite de Hashimoto
d) Infiltrado na Tireoidite de Hashimoto é mais intenso 
4-
a) B
b) Cor âmbar: Folículos contendo colóide
Cor Clara: Parênquima substituído por infiltrado inflamatório
c) B
5-
a) Mácula densa
b) Túbulo contorcido distal
6-
a) Hipercelularidade – proliferação endocapilar
b) Neutrófilos
7-
Hemácias dismórficas
8-
a) Epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado
b) Metaplasia escamosa
9-
a) Carcinoma de células escamosas
b) Pérola de queratina
c) Bem diferenciado
10-
a) Carcinoma de células pequenas
b) Carcinoma de células grandes
c) Carcinoma de células pequenas
GABARITO PATOLOGIA
1- Observe a imagem 1 e responda:
a) Qual o diagnóstico do órgão?
b) Identifique o tipo celular apontado pela seta I.
c) Identifique o tipo celular apontado pela seta II.
d) Qual tipo celular está alterado na síndrome de Cushing (I ou
II)? Qual o nome da alteração?
Maior Aumento
I
II
1
A
B
A
B
2
2- A imagem 2 deriva de um paciente apresentando Síndrome
de Cushing. Observe-a e responda:
a) Qual diagnóstico do órgão?
b) Qual imagem está alterada A ou B?
c) Qual o nome da alteração observada?
d) Nesse caso, qual é a causa do hipercortisolismo?
3- Observe a imagem 3 e responda:
a) Qual o diagnóstico do órgão?
b) A imagem A sugere qual diagnóstico anatomomatológico?
c) A imagem B sugere qual diagnóstico anatomopatológico?
d) Indique a característica histológica OBSERVADA que
diferencia as duas lesões (A e B).
4- Observe a imagem 4.
O órgão alterado está representado microscopicamente por
uma das imagens da questão 3 acima (A ou B).
a) Macroscopicamente, qual órgão está alterado (A ou B)?
b) Justifique a diferença de coloração entre o órgão normal e
o órgão alterado.
c) Qual imagem microscópica (3A ou 3B) representa o órgão
alterado.
3
A
B
4
A
B
6- A imagem 6 representa uma
glomerulonefrite pós-estreptocócica.
a) Qual a reação tecidual presente no
glomérulo na imagem A?
b) O que a seta está apontado na
imagem B?
5- A imagem 5 revela fragmento de rim.
a) Identifique a área circundada na imagem A.
b) Identifique o asterisco.
*
5
6
A B
8- As imagens 8 revelam cortes histológicos
pulmonares. Observe-as e responda:
a) Identifique o epitélio da imagem A.
b) O epitélio da imagem B sofreu um processo
adaptativo. Identifique-o.
A B
8
7
7- Observe a imagem 7 derivada de um paciente com síndrome
nefrítica. O que as setas estão indicando?
10- Compare as imagens A e B de carcinomas de pulmão.
a) Quais são os tipos histológicos, respectivamente?
b) Qual deles apresenta forte relação com o tabagismo?
9- A imagem 24 revela fragmento de câncer de pulmão.
Observe-a e responda:
a) Identifique o tipo histológico da imagem.
b) Qual a alteração é apontada pela seta?
c) Classifique o tumor de acordo com seu grau de
diferenciação.
A B
9
10
THAT’S ALL FOLKS!!!

Mais conteúdos dessa disciplina