Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Claretiano – Centro Universitário
Curso de Educação Física Bacharelado
Relatório de estágio Supervisionado
Identificação:
	Nome do aluno: Leandro da Silva Moreira 
	Matrícula n.o: RA 1164861
	Local da realização do estágio: Academia Corporação
	Professor responsável: Leide Lira . G. Da Trindade CREF 008918-G DF
	Temática:
( ) recreação e lazer. ( ) esportes. ( X ) atividade física e saúde.
	Atividade desenvolvida:
( ) observação ( X ) intervenção
	Número de horas realizadas: 140 Horas
RELATÓRIO: No relatório deverá conter:
· Sobre a empresa: descrever a empresa (o que é, qual a área de atuação, etc), se tiver fotos do local de estágio é interessante colocar.
· Atividades realizadas: Citar em ordem cronológica todas as atividades desenvolvidas, detalhando cada etapa com argumentos técnicos para que possam ser avaliadas.
· Pontos positivos (lições aprendidas): Descrever em formato de tópicos o que o estágio acrescentou para a sua formação.
· Dificuldades encontradas: Descrever em formato de tópicos as dificuldades encontradas durante a realização das atividades na empresa/instituição.
· Sugestões ao curso: Descrever em formato de tópicos o que pode melhorar no curso visando o mercado de trabalho. Citar e sugerir quais conteúdos deveriam ser melhor explorados no curso, para o desenvolvimento do seu trabalho nesta instituição ou setor. Citar as disciplinas que facilitaram o seu desempenho no estágio.
· Conclusões: Avaliar sobre o estágio, sua participação, seu aproveitamento, sua capacidade profissional e perspectiva frente ao mercado de trabalho.
 
Relatório de Intervenção em Atividade física e saúde
O Estágio descritivo neste relatório foi realizado em uma Academia de musculação; registrada como Academia Corporação; ela atua não somente com musculação, mas também abrangem urna grande área dentro das artes marciais, aulas coletivas aeróbicas e recreativas; circuitos; aulas funcionais e de dança. 
Nas modalidades de artes marciais a academia oferece: Karatê; Jiu Jitsu; Muay Thai e Tae Kwon Do; nas modalidades de aulas coletivas aeróbicas e recreativas a academia oferece: Spinning; Jump; Pilates; Ginástica Localizada; Step; Kangoo Jump; aulas de Forró; Axé; Zumba e Funk. 
A Academia Corporação fica situada na cidade satélite de Santa Maria no setor norte da cidade; é uma empresa que existe há quinze anos (15); tem uma estrutura grande e conta com mais de quinze mil alunos inscritos. Logo abaixo segue imagens das dependências da Academia Corporação. 
Todas as atividades desempenhadas no Complexo Esportivo da Instituição contam com o acompanhamento de profissionais da área. Antes de começar a rotina de exercícios, uma avaliação médica e física é solicitada. O objetivo é identificar a melhor forma de trabalho com o aluno.
O exercício físico é parte fundamental para uma vida saudável. Atualmente, com essa informação plenamente difundida, é comum ver pessoas se exercitando, praticando esportes, correndo, caminhando ou frequentando academias. Essa iniciativa, embora salutar, pode acarretar em prejuízos à saúde caso o praticante não conte com o acompanhamento correto para desenvolver os exercícios. 
 O profissional de Educação Física está apto a realizar esse acompanhamento. A orientação de um profissional habilitado é fundamental para a correta execução do exercício físico, tanto para reduzir o risco de possíveis lesões quanto para auxiliar o aluno a se manter motivado e alcançar os objetivos desejados.
Durante o estágio de interação pude acompanhar alunos com os mais diversos objetivos dentro da academia: há pessoas buscando a perfeição muscular; pessoas em busca de definição; outras treinam para participar de campeonatos de fisiculturismo e por muitos outros motivos e objetivos. Acompanhei pessoas com limitações físicas e também muitas com problemas de saúde como: diabetes II; alterações de PA; escoliose e também pessoas idosas que estão na academia por orientação médica na maioria das vezes. Tive a oportunidade de acompanhar os treinos desde o aquecimento até o último exercício; os treinos que acompanhei foram: treino de força, onde pude aplicar a utilização das séries múltiplas; séries ondulatórias; utilizei também técnica de isometria e muitas outras técnicas. 
Fui supervisionado o tempo todo pela professora Leide Lira, CREF: 008918-G/DF; como estagiário, e percebi que a aceitação dos alunos não é muito amigável com os estagiários, mas obtive êxito; e analisando todo um contexto dei preferência em dar mais auxilio a pessoas da terceira idade; muitos não têm nenhum tipo de acompanhamento dentro das academias, pois a maioria dos professores infelizmente não gosta de acompanha-los nos treinos e isso é uma dura realidade. 
Para melhor acompanhamento de pessoas da terceira idade, tive que estudar muito sobre os assuntos: 
• O que é o envelhecimento; • Como o corpo do idoso responde aos exercícios; • Quais patologias atingem mais essa população; 
A American Heart Association (AHA) (2010) e o American College Of Sports Medicini (ACSM) (2008a) recomendam a prática de Educação Física moderada entre 30 a 60 minutos, de 04 a 05 vezes por semana, e admitem que para que haja benefícios, podem-se dividir as atividades com intervalos entre os treinos, por exemplo: 02 vezes de 15 minutos ou 03 vezes de 10 minutos. 
Nas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio pude aplicar com o auxilio da professora Leide Lira, aplicar o exemplo de programa de treinamento básico para idoso segundo Rebelatto (2006), sempre levando em conta a capacidade física do idoso; sua flexibilidade; coordenação e prováveis patologias. 
• Alongamento: 5 minutos • Recreação (opcional): 05 a 10 minutos; 
• Aquecimento ou exercício aeróbio: 05 minutos; 
• Desenvolvimento de força: 20 minutos;
 • Alongamento: 5 minutos; 
Tive a oportunidade de acompanhar alunos desde a fase de adaptação, fase em que os tendões , as articulações; ligamentos e ossos se adaptam aos estímulos que vão ser dados durante a atividade física, dessa forma diminui consideravelmente possíveis lesões; a adaptação nada mais é do que a preparação do corpo para treinos mais intensos com o aumento de cargas e séries conforme a evolução do aluno. Seguimos com os treinos aumentando um pouco a intensidade de mais ou menos 65% RM, porcentagem esta menor que a utilizada em treinos de hipertrofia, seguindo essa base no decorrer da intensidade que foi aplicada progressivamente na evolução dos treinos. 
Os pontos positivos durante o estágio: 
• Percebi durante o estágio os Benefícios da atividade física para a prevenção e manutenção da saúde e qualidade de vida do idoso; 
• Capacidade de perceber com mais facilidade as necessidades do aluno; 
• Paciência em lhe dar com as pessoas; 
Dificuldades encontradas foram: 
• Dificuldades na execução dos movimentos na fase inicial dos treinos (adaptação). • Aceitação de serem abordados por estagiário. • Conter a ansiedade na mudança dos treinos.
 • Assimilação das informações fornecidas.
 • Ensinar o aluno a controlar a respiração e a postura. 
• Conter os alunos a não praticar exercícios que não foram prescritos.
• Manter essa população dentro das academias. 
Durante o curso poderia ter aula prática e voluntaria em asilos; levando um planejamento de exercícios físicos para os idosos da casa visitada, dessa forma poderíamos ter contato direto com essa população e acesso as patologias físicas que atingem esse grupo de pessoas que um dia vamos fazer parte. 
Estou satisfeito com a pessoa que me tornei em relação ao tratamento com outras pessoas, obtive conhecimento, pude observar o meu enriquecimento pessoal, e adquiri competências que poderão me ser úteis no meu futuro profissional. Durante o estágio os alunos aos quais acompanhei com auxilio da professora Leide, obtiveram melhorias em muitos aspectos físicos, isso me motivou e me fez analisar que a Educação Física bem administrada traz benefícios não somente físicos mais também psicológicos;culturais; sociais; bem estar e promoção da saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina