Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

FEBASP
A XPG é uma multinacional que atua em defensivos agrícolas e há cinco anos implantou trabalho a distância para toda a sua equipe de vendas. O processo foi um sucesso, a organização teve uma redução dos seus custos com deslocamento das pessoas e estas reportam melhor nível de vida e maior satisfação com seu trabalho. Além desses aspectos, os resultados da equipe tiveram um crescimento consistente nos últimos cinco anos.

Esses resultados estimularam a organização a estender o trabalho a distância para toda a organização. Tal decisão foi tomada há um ano e foi implantada paulatinamente. Nos primeiros seis meses, as pessoas passaram a ter um dia da semana no qual deveriam trabalhar em suas casas. Foi um processo lúdico para a maioria das pessoas, mas houve grande resistência das lideranças, sentiam-se inseguras com a distância de suas equipes uma vez por semana.

Nos primeiros seis meses, as pessoas foram acompanhadas para verificar dificuldades de trabalhar a distância e como estavam se sentindo. Os líderes participaram de treinamentos e de grupos de debate. A partir de então, o trabalho a distância foi ampliado para dois dias por semana e foram iniciados trabalhos de alteração da organização do espaço físico.

Atualmente, as pessoas não têm mais uma mesa ou sala. Existem vários ambientes de trabalho que elas reservam. Cada pessoa tem um armário para guardar material de trabalho que não quer levar para sua casa. Os gestores estão se adequando às novas formas de trabalho. Existe cerca de 10% do efetivo que não conseguiu se adequar ainda ao trabalho em casa e vai todos os dias para a organização. Nesse momento, a organização se prepara para as pessoas realizarem trabalho a distância três dias por semana.

A maioria das pessoas aprovou as mudanças, declara que sua qualidade de vida está melhor e sente que está mais produtiva, mas sente falta da companhia diária dos colegas e, nos dias que trabalha na organização, de não encontrar todas as pessoas com as quais convivia. A XPG procura minimizar a falta de convívio com reuniões mais frequentes de todas as equipes com seus gestores. A prática mais comum são reuniões quinzenais, mas existem áreas que realizam reuniões semanais.” (Adaptado de DUTRA, Joel S.; DUTRA, Tatiana A.; DUTRA, Gabriela A. Gestão de pessoas. São Paulo: Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788597013320.)



Com base na realidade vivida pela XPG e as discussões acerca do trabalho a distância, pode-se afirmar que:

I. A redução de custos operacionais supera qualquer questionamento acerca do modelo de trabalho, já que esse foi o objetivo primeiro da reestruturação.

II. As reuniões quinzenais conseguem regularizar totalmente as lacunas trazidas pela socialização que o ambiente presencial proporciona.

III. O trabalho a distância é percebido como satisfatório aos profissionais, já que, com essa flexibilidade, é possível trazer uma melhor condição de bem-estar no trabalho.

IV. A inserção do trabalho a distância gradativamente promove melhor adesão ao grupo, já que, antes mesmo de impor a medida, trabalhamos a cultura da organização.

V. A resistência da liderança é justificável, haja vista os instrumentos tidos até então de engajamento e motivação de equipe priorizarem a realidade presencial.



Com base nas afirmações, é correto o que se afirma em

Grupo de escolhas da pergunta

IV e V, apenas.

II, III e V, apenas.

I, IV e V, apenas.

III, IV e V, apenas.

I e II, apenas.
User badge image
Rafaela Lage

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A redução de custos operacionais supera qualquer questionamento acerca do modelo de trabalho, já que esse foi o objetivo primeiro da reestruturação. Falso, embora a redução de custos seja um benefício, não necessariamente supera questionamentos sobre a eficácia e a satisfação do modelo de trabalho. II. As reuniões quinzenais conseguem regularizar totalmente as lacunas trazidas pela socialização que o ambiente presencial proporciona. Falso, reuniões quinzenais podem ajudar, mas não conseguem regularizar totalmente a falta de socialização que o ambiente presencial oferece. III. O trabalho a distância é percebido como satisfatório aos profissionais, já que, com essa flexibilidade, é possível trazer uma melhor condição de bem-estar no trabalho. Verdadeiro, a descrição menciona que a maioria das pessoas aprovou as mudanças e sente que sua qualidade de vida melhorou. IV. A inserção do trabalho a distância gradativamente promove melhor adesão ao grupo, já que, antes mesmo de impor a medida, trabalhamos a cultura da organização. Verdadeiro, a implementação gradual e o treinamento para os líderes indicam uma preocupação com a cultura organizacional e a adesão ao novo modelo. V. A resistência da liderança é justificável, haja vista os instrumentos tidos até então de engajamento e motivação de equipe priorizarem a realidade presencial. Verdadeiro, a resistência das lideranças é mencionada no texto, e faz sentido dado o contexto de mudança. Com base nas análises, as afirmações verdadeiras são III, IV e V. Portanto, a alternativa correta é: III, IV e V, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina