Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação objetiva final Cultura e sociedade na modernidade

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Iluminismo foi um movimento que ocorreu no século XVIII no campo do pensamento/ideias e já comportava as concepções favoráveis ao processo de modernização, que ganharia ênfase a partir do século XIX, quando ocorre a maior expressão da modernidade. O Iluminismo foi forjado em um contexto em que se registravam outras transformações, como no campo da economia, da política e da sociedade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No contexto da modernidade, o acúmulo de invenções em termos de maquinários e utensílios domésticos era responsável por conferir melhorias e avanços no cotidiano dos indivíduos.
II- A concepção de cultura da época pode ser compreendida por duas dimensões: uma indica o aspecto de formação do homem, no que tange o seu refinamento e sofisticação e a outra dimensão trata dos novos hábitos e modos de pensar, de se manifestar, de se comportar; em resumo, viver no cotidiano e em sociedade.
III- Com a modernidade, as atividades acadêmicas de monges e padres consistiam na transcrição de documentos bíblicos e dos santos no interior de igrejas e mosteiros.
IV- Os ideais iluministas encontraram terreno fértil na reformulação no conceito de cultura, no sentido de refutar e superar tendência contemplativa do mundo da abstração e elevação espiritual.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O surgimento das cidades, bem como seu desenvolvimento, é analisado por diversos aspectos, entre eles, pelo viés e necessidade econômica e política requerida.
Desta forma, assinale a alternativa CORRETA:
a) O comércio no final do período feudal foi impulsionado pelas cruzadas, aproximando a população europeia de produtos que eram oriundos de outras regiões do mundo. Assim, desenvolveram-se as feiras livres em algumas cidades.
b) No mundo greco-romano, a cidade era entendida como um organismo controlado apenas pelo Estado, sem identificação com a dinâmica familiar e comercial.
c) Para controlar a produção artesanal em Roma, foram criadas as corporações de ofício, regulando a produção e o valor dos produtos. Desta forma, os burgos desenvolveram-se de forma organizada, propiciando seu crescimento econômico.
d) A sociedade de estamento na Idade Média propiciou a ascensão social através da mobilidade entre as camadas, marcando a expansão do comércio e, consequentemente, das cidades medievais.

Os projetos de modernidade tinham como fim a urbanização da população e a industrialização da produção. Conforme Azevedo (1998), essas ideias de normalização e regulamentação dos procedimentos urbanos já vinha sendo formulados desde o Império de Napoleão. Sobre as medidas de normalização, higienização e ordenação da população nos espaços urbanos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Os governos se pautavam em pesquisas de diferentes campos do conhecimento, dentre os quais, econométricos, sociológicos e antropológicos para criar estratégias e justificar ações, por vezes arbitrárias, para conduzir e controlar o desenvolvimento das cidades.
II- Para o planejamento urbano e o controle social, os governos utilizavam normas de conduta e comportamento, permissões e restrições. Com a normatização da sociedade, todas as pessoas precisavam acatar as regras, normas e leis estabelecidas para não ameaçar o Estado laico e a sociedade racional, industrial e urbanizada.
III- Com os projetos de modernidade de urbanizar a população, ocorreu uma ruptura entre o campo e a cidade. Nos centros urbanos, a regulagem do tempo foi crescentemente condicionada às estações do ano, a incidência solar nos dias, as fases lunares e pelos ciclos das chuvas e fluxos temporais.
IV- No contexto da modernidade, as pessoas que não se enquadravam aos padrões sociais de normalidade do corpo e da mente ou não acatavam as normas e regras sociais eram controladas, vigiadas e punidas, podendo ser presas ou até mesmo internadas em hospícios e manicômios.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Michel Foucault foi um filósofo francês que desenvolveu métodos arqueológicos e genealógicos para a compreensão da realidade e da sociedade moderna. Dentre suas obras mais conhecidas, citamos: A Arqueologia do Conhecimento, Vigiar e Punir, Biopolítica do Poder e História da Sexualidade. Para Foucault, o exercício do poder exercido pelo Estado Moderno sobre os corpos dos indivíduos, se tornou um mecanismo muito eficiente para o controle social.
Com relação às ações e às formas de controle exercidas pelo Estado Moderno sobre os indivíduos no contexto da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado racional implementou ações políticas, por vezes violentas e até mesmo arbitrárias, com o propósito de manter a ordem social e urbana no contexto da Modernidade.
( ) O Estado Moderno criou leis, normas, regras de comportamento e de conduta e até mesmo punições para os indivíduos que não se adequavam aos padrões instituídos de normalidade para o corpo e para a mente.
( ) A ideologia de controle abrangia hospitais, manicômios, prisões, escolas, praças, cemitérios, entre outros espaços públicos de convivência, de circulação, e de comum uso da população. Nestes espaços, seria instalado um regime que invadiria e vigiaria o comportamento e os costumes dos indivíduos.
( ) O Estado Moderno justificava as suas ações políticas de vigilância e controle nas epístolas católicas que tinham como objetivo garantir os direitos fundamentais aos indivíduos como o bem-estar físico, a saúde perfeita e a longevidade da população.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - V.

O estudioso Anthony Giddens (2002) afirma que "[...] a modernidade altera radicalmente a natureza da vida social e afeta até os aspectos mais pessoais de nossa existência", ou seja, o autor sugere que se observe as alterações em suas características desde o cotidiano dos indivíduos, tanto de forma direta como indireta.
Com relação às características que compõem a modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) Pode-se afirmar que as características do individualismo, a oposição ao coletivismo, são características que surgiram exclusivamente com o advento da Revolução Industrial, no século XVIII, alterando de forma drástica as mentalidades do período.
b) A valorização do indivíduo e de suas vontades passou a ser um dos pilares da modernidade, deixando, paulatinamente, as representações e as mentalidades coletivas em segundo plano.
c) A crítica à sociedade industrial e a produção em massa prevaleceram, devido à maneira de como os indivíduos eram sobrecarregados, o que os tornava incapazes de realizar tarefas rotineiras de maneira satisfatória.
d) A concepção de "antigo" recebeu uma nova conotação, sendo readaptada pelos iluministas, que realizaram releituras de obras clássicas da Grécia e Roma Antiga.

O poema "O Tempo" foi escrito por Mário Quintana e tem como título original "Seiscentos e sessenta e seis" e foi publicado pela primeira vez em 1980 na obra "Esconderijos do Tempo". O poema representa a concepção de tempo ao mostrar como os ponteiros do relógio parecem funcionar: "já são 6 horas", mas, "ainda há tempo". De repente, já se passaram dias e quando nos damos conta "já é sexta-feira" e por fim, num piscar de olhos passaram-se décadas, "quando se vê passaram 60 anos" e continuamos adiando a vida.
Sobre as principais características da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A modernidade refere-se ao estilo de vida, costumes e organização social que emergiu na Europa a partir do século XVII e tem como principais características a substituição da fé pela razão, a substituição da coletividade pela individualidade, a ascensão da classe burguesa, o processo crescente de tecnologias para industrialização, dentre outros.
( ) A Modernidade recebe essa denominação para configurar e denotar uma modificação do modo de compreender o mundo que se observa a partir de meados do século XV e em particular a partir do século XVII, que traz consigo a valorização do elemento da razão como instância de definição dos parâmetros sociais, políticos e culturais.
( ) O contexto da Modernidade é considerado um tempo histórico moderno que tem como propósito difundir para o mundo a ideia do novo para a superação definitiva dos tempos passados considerados velhos, atrasados e ultrapassados. Esse tempo é chamado pela maioria dos historiadores como o "tempo das trevas" ou ainda, "a idade das trevas".
( ) A Modernidade traz consigo a concepção do novo e a ideia de mudanças de hábitos e comportamentos e tem algumas características específicas em relação a outros períodos históricos, como a substituição da razão pela fé, a substituição da individualidade pela coletividade, o fechamento de novas frentes de comércio com outros continentes (pois o mercado se limitou a produzir especificamente para o consumidor interno na Europa) e por fim, houve o aumento do número de mulheres leitoras.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - V.

A experiência brasileira de modernidade, no que diz respeito à produção cultural e artística, ganhou ênfase a partir da vinda da família real portuguesa ao Brasil em meados do século XIX. Com relação à produção cultural moderna brasileira, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A missão artística francesa veio ao Brasil em 1816, a convite da família real. Dela faziam parte os pintores Jean-Baptiste Debret (pintor histórico), Nicolas Antoine Taunay (pintor de paisagens e batalhas) e também arquitetos e escultores.
II- Apesar das dificuldades enfrentadas pelos integrantes da missão, contribuíram para a difusão das artes no Brasil no campo da pintura, gravura, desenho e escultura. Podemos dizer que uma das principais contribuições foi no campo da arquitetura, pois contribuiu para o planejamento urbano das cidades e novas edificações, em especial no Rio de Janeiro.
III- O país contava com ampla sistematização da produção cultural das populações nativas, registros de exemplares da diversidade ambiental e de minérios que o país apresentava.
IV- O Brasil, de certa forma, ficou desfavorecido no que diz respeito ao desenvolvimento de suas expressões artísticas, científicas e intelectuais, isso se dava ao fato de sermos uma colônia de Portugal, o que submetia à tradição cultural da metrópole e de produções estrangeiras.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Com a laicização do Estado, tarefas antes consideradas religiosas passaram a ser desempenhadas por órgãos que não estavam ligados à Igreja. Sobre os principais ritos de passagem, antes da Modernidade e depois da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Com a Modernidade, os principais ritos de passagem da vida de um indivíduo estavam relacionados à fé e com o Estado Moderno, passaram a ser simbolizados por uma ligação com a pátria.
( ) Até o século XIX, o primeiro registro do bebê era o batismo, obtido através da certidão de nascimento transcrito em cartório.
( ) No período posterior à Modernidade, o rito do casamento antes ligado a fé passou a ser regulamentado pelo Estado, através do registro de casamento civil.
( ) Até a contemporaneidade, pelo menos um rito de passagem continua ligado à fé e sem o controle do Estado: os enterros. Esses, continuam administrados exclusivamente pela Igreja Católica.
a) F - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - V.

A tentativa de definição de cultura é uma das tarefas mais difíceis de ser feita, isso se dá diante do fato de que ela reúne ampla complexidade e abrangência. Outro aspecto que recai sobre cultura diz respeito às inúmeras abordagens que recebe e funções diferentes conforme o momento histórico de cada sociedade. Em especial na modernidade, foi elaborado/apresentado um sentido e conceito de sociedade e de cultura que, por sua vez, indicava formulação e sentidos diferentes às épocas anteriores. Sobre os conceitos de cultura da Idade Média e Moderna, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na cultura iluminista/moderna, cultura foi compreendida como sendo fruto da ação humana, esta exigia uma espécie de cultivo, elaboração e refinamento para com o modo de viver e pensar de cada indivíduo.
( ) Na sociedade medieval, a palavra cultura era empregada no sentido de diferenciar a espécie humana das demais espécies, bem como um indicador de desenvolvimento e diferenciação entre os povos.
( ) Na Idade Média, cultura encontrava-se subordinada aos dogmas religiosos, fortemente aristocrática, possuía caráter contemplativo e instrumentalizante.
( ) Na cultura moderna, o conceito de cultura estava relacionado ao sagrado. Com a criação de critérios e métodos de análise da matriz teórica positivista, a cultura passou a ser associada a um fenômeno sobrenatural.
a) F - V - F - F.
b) F - F - V - F.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. A técnica de produção pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando a panela de barro era produzida em comunidades indígenas. Atualmente, apresenta-se com modelagem própria e original, adaptada às necessidades funcionais da culinária típica da região. As artesãs, vinculadas à Associação das Paneleiras de Goiabeiras, do município de Vitória-ES, trabalham em um galpão com cabines individuais preparadas para a realização de todas as etapas de produção. Para fazer as panelas, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá e do manguezal que margeia a região e coletam a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Da casca dessa planta as artesãs retiram a tintura impermeabilizante com a qual açoitam as panelas ainda quentes. Por tradição, as autênticas moqueca e torta capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidas nas panelas de barro assim produzidas. Essa fusão entre as panelas de barro e os pratos preparados com frutos do mar, principalmente a moqueca, pelo menos no estado do Espírito Santo, faz parte das tradições deixadas pelas comunidades indígenas. Como principal elemento cultural na elaboração de pratos típicos da cultura capixaba, a panela de barro de Goiabeiras foi tombada, em 2002, tornando-se a primeira indicação geográfica brasileira na área do artesanato, considerada bem imaterial, registrado e protegido no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Livro de Registro dos Saberes e declarada patrimônio cultural do Brasil. Atualmente, o trabalho foi profissionalizado e a concorrência para atender ao mercado ficou mais acirrada, a produção que se desenvolve no galpão ganhou um ritmo mais empresarial com maior visibilidade publicitária, enquanto as paneleiras de fundo de quintal se queixam de ficarem ofuscadas comercialmente depois que o galpão ganhou notoriedade.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
a) A relação entre as tradições das panelas de barro e o prato típico da culinária indígena permanece inalterada, o que viabiliza a manutenção da identidade cultural capixaba.
b) O ofício das paneleiras representa uma forma de resistência sociocultural da comunidade tradicional na medida em que o estado do Espírito Santo mantém-se alheio aos modos de produção, divulgação e comercialização dos produtos.
c) A produção das panelas de barro abrange interrelações com a natureza local, de onde se extrai a matéria-prima indispensável à confecção das peças ceramistas.
d) A demanda por bens culturais produzidos por comunidades tradicionais insere o oficio das paneleiras no mercado comercial, com retornos positivos para toda a comunidade.

A frase revela que o autor pretende:
a) Reabilitar a Idade Média, a expensas do Renascimento, mostrando uma superioridade espiritual da primeira sobre o segundo.
b) Reavaliar as duas épocas históricas, numa perspectiva que nega a tradicional ruptura entre ambas.
c) Retomar a concepção Iluminista do século XVIII, quando, pela primeira vez, a Idade Média passa a ser vista em pé de igualdade com o Renascimento.
d) Repudiar a visão dominante, segundo a qual a Idade Média não havia sido capaz de produzir uma filosofia própria.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Iluminismo foi um movimento que ocorreu no século XVIII no campo do pensamento/ideias e já comportava as concepções favoráveis ao processo de modernização, que ganharia ênfase a partir do século XIX, quando ocorre a maior expressão da modernidade. O Iluminismo foi forjado em um contexto em que se registravam outras transformações, como no campo da economia, da política e da sociedade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No contexto da modernidade, o acúmulo de invenções em termos de maquinários e utensílios domésticos era responsável por conferir melhorias e avanços no cotidiano dos indivíduos.
II- A concepção de cultura da época pode ser compreendida por duas dimensões: uma indica o aspecto de formação do homem, no que tange o seu refinamento e sofisticação e a outra dimensão trata dos novos hábitos e modos de pensar, de se manifestar, de se comportar; em resumo, viver no cotidiano e em sociedade.
III- Com a modernidade, as atividades acadêmicas de monges e padres consistiam na transcrição de documentos bíblicos e dos santos no interior de igrejas e mosteiros.
IV- Os ideais iluministas encontraram terreno fértil na reformulação no conceito de cultura, no sentido de refutar e superar tendência contemplativa do mundo da abstração e elevação espiritual.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O surgimento das cidades, bem como seu desenvolvimento, é analisado por diversos aspectos, entre eles, pelo viés e necessidade econômica e política requerida.
Desta forma, assinale a alternativa CORRETA:
a) O comércio no final do período feudal foi impulsionado pelas cruzadas, aproximando a população europeia de produtos que eram oriundos de outras regiões do mundo. Assim, desenvolveram-se as feiras livres em algumas cidades.
b) No mundo greco-romano, a cidade era entendida como um organismo controlado apenas pelo Estado, sem identificação com a dinâmica familiar e comercial.
c) Para controlar a produção artesanal em Roma, foram criadas as corporações de ofício, regulando a produção e o valor dos produtos. Desta forma, os burgos desenvolveram-se de forma organizada, propiciando seu crescimento econômico.
d) A sociedade de estamento na Idade Média propiciou a ascensão social através da mobilidade entre as camadas, marcando a expansão do comércio e, consequentemente, das cidades medievais.

Os projetos de modernidade tinham como fim a urbanização da população e a industrialização da produção. Conforme Azevedo (1998), essas ideias de normalização e regulamentação dos procedimentos urbanos já vinha sendo formulados desde o Império de Napoleão. Sobre as medidas de normalização, higienização e ordenação da população nos espaços urbanos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Os governos se pautavam em pesquisas de diferentes campos do conhecimento, dentre os quais, econométricos, sociológicos e antropológicos para criar estratégias e justificar ações, por vezes arbitrárias, para conduzir e controlar o desenvolvimento das cidades.
II- Para o planejamento urbano e o controle social, os governos utilizavam normas de conduta e comportamento, permissões e restrições. Com a normatização da sociedade, todas as pessoas precisavam acatar as regras, normas e leis estabelecidas para não ameaçar o Estado laico e a sociedade racional, industrial e urbanizada.
III- Com os projetos de modernidade de urbanizar a população, ocorreu uma ruptura entre o campo e a cidade. Nos centros urbanos, a regulagem do tempo foi crescentemente condicionada às estações do ano, a incidência solar nos dias, as fases lunares e pelos ciclos das chuvas e fluxos temporais.
IV- No contexto da modernidade, as pessoas que não se enquadravam aos padrões sociais de normalidade do corpo e da mente ou não acatavam as normas e regras sociais eram controladas, vigiadas e punidas, podendo ser presas ou até mesmo internadas em hospícios e manicômios.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Michel Foucault foi um filósofo francês que desenvolveu métodos arqueológicos e genealógicos para a compreensão da realidade e da sociedade moderna. Dentre suas obras mais conhecidas, citamos: A Arqueologia do Conhecimento, Vigiar e Punir, Biopolítica do Poder e História da Sexualidade. Para Foucault, o exercício do poder exercido pelo Estado Moderno sobre os corpos dos indivíduos, se tornou um mecanismo muito eficiente para o controle social.
Com relação às ações e às formas de controle exercidas pelo Estado Moderno sobre os indivíduos no contexto da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado racional implementou ações políticas, por vezes violentas e até mesmo arbitrárias, com o propósito de manter a ordem social e urbana no contexto da Modernidade.
( ) O Estado Moderno criou leis, normas, regras de comportamento e de conduta e até mesmo punições para os indivíduos que não se adequavam aos padrões instituídos de normalidade para o corpo e para a mente.
( ) A ideologia de controle abrangia hospitais, manicômios, prisões, escolas, praças, cemitérios, entre outros espaços públicos de convivência, de circulação, e de comum uso da população. Nestes espaços, seria instalado um regime que invadiria e vigiaria o comportamento e os costumes dos indivíduos.
( ) O Estado Moderno justificava as suas ações políticas de vigilância e controle nas epístolas católicas que tinham como objetivo garantir os direitos fundamentais aos indivíduos como o bem-estar físico, a saúde perfeita e a longevidade da população.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - V.

O estudioso Anthony Giddens (2002) afirma que "[...] a modernidade altera radicalmente a natureza da vida social e afeta até os aspectos mais pessoais de nossa existência", ou seja, o autor sugere que se observe as alterações em suas características desde o cotidiano dos indivíduos, tanto de forma direta como indireta.
Com relação às características que compõem a modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) Pode-se afirmar que as características do individualismo, a oposição ao coletivismo, são características que surgiram exclusivamente com o advento da Revolução Industrial, no século XVIII, alterando de forma drástica as mentalidades do período.
b) A valorização do indivíduo e de suas vontades passou a ser um dos pilares da modernidade, deixando, paulatinamente, as representações e as mentalidades coletivas em segundo plano.
c) A crítica à sociedade industrial e a produção em massa prevaleceram, devido à maneira de como os indivíduos eram sobrecarregados, o que os tornava incapazes de realizar tarefas rotineiras de maneira satisfatória.
d) A concepção de "antigo" recebeu uma nova conotação, sendo readaptada pelos iluministas, que realizaram releituras de obras clássicas da Grécia e Roma Antiga.

O poema "O Tempo" foi escrito por Mário Quintana e tem como título original "Seiscentos e sessenta e seis" e foi publicado pela primeira vez em 1980 na obra "Esconderijos do Tempo". O poema representa a concepção de tempo ao mostrar como os ponteiros do relógio parecem funcionar: "já são 6 horas", mas, "ainda há tempo". De repente, já se passaram dias e quando nos damos conta "já é sexta-feira" e por fim, num piscar de olhos passaram-se décadas, "quando se vê passaram 60 anos" e continuamos adiando a vida.
Sobre as principais características da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A modernidade refere-se ao estilo de vida, costumes e organização social que emergiu na Europa a partir do século XVII e tem como principais características a substituição da fé pela razão, a substituição da coletividade pela individualidade, a ascensão da classe burguesa, o processo crescente de tecnologias para industrialização, dentre outros.
( ) A Modernidade recebe essa denominação para configurar e denotar uma modificação do modo de compreender o mundo que se observa a partir de meados do século XV e em particular a partir do século XVII, que traz consigo a valorização do elemento da razão como instância de definição dos parâmetros sociais, políticos e culturais.
( ) O contexto da Modernidade é considerado um tempo histórico moderno que tem como propósito difundir para o mundo a ideia do novo para a superação definitiva dos tempos passados considerados velhos, atrasados e ultrapassados. Esse tempo é chamado pela maioria dos historiadores como o "tempo das trevas" ou ainda, "a idade das trevas".
( ) A Modernidade traz consigo a concepção do novo e a ideia de mudanças de hábitos e comportamentos e tem algumas características específicas em relação a outros períodos históricos, como a substituição da razão pela fé, a substituição da individualidade pela coletividade, o fechamento de novas frentes de comércio com outros continentes (pois o mercado se limitou a produzir especificamente para o consumidor interno na Europa) e por fim, houve o aumento do número de mulheres leitoras.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - V.

A experiência brasileira de modernidade, no que diz respeito à produção cultural e artística, ganhou ênfase a partir da vinda da família real portuguesa ao Brasil em meados do século XIX. Com relação à produção cultural moderna brasileira, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A missão artística francesa veio ao Brasil em 1816, a convite da família real. Dela faziam parte os pintores Jean-Baptiste Debret (pintor histórico), Nicolas Antoine Taunay (pintor de paisagens e batalhas) e também arquitetos e escultores.
II- Apesar das dificuldades enfrentadas pelos integrantes da missão, contribuíram para a difusão das artes no Brasil no campo da pintura, gravura, desenho e escultura. Podemos dizer que uma das principais contribuições foi no campo da arquitetura, pois contribuiu para o planejamento urbano das cidades e novas edificações, em especial no Rio de Janeiro.
III- O país contava com ampla sistematização da produção cultural das populações nativas, registros de exemplares da diversidade ambiental e de minérios que o país apresentava.
IV- O Brasil, de certa forma, ficou desfavorecido no que diz respeito ao desenvolvimento de suas expressões artísticas, científicas e intelectuais, isso se dava ao fato de sermos uma colônia de Portugal, o que submetia à tradição cultural da metrópole e de produções estrangeiras.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Com a laicização do Estado, tarefas antes consideradas religiosas passaram a ser desempenhadas por órgãos que não estavam ligados à Igreja. Sobre os principais ritos de passagem, antes da Modernidade e depois da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Com a Modernidade, os principais ritos de passagem da vida de um indivíduo estavam relacionados à fé e com o Estado Moderno, passaram a ser simbolizados por uma ligação com a pátria.
( ) Até o século XIX, o primeiro registro do bebê era o batismo, obtido através da certidão de nascimento transcrito em cartório.
( ) No período posterior à Modernidade, o rito do casamento antes ligado a fé passou a ser regulamentado pelo Estado, através do registro de casamento civil.
( ) Até a contemporaneidade, pelo menos um rito de passagem continua ligado à fé e sem o controle do Estado: os enterros. Esses, continuam administrados exclusivamente pela Igreja Católica.
a) F - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - V.

A tentativa de definição de cultura é uma das tarefas mais difíceis de ser feita, isso se dá diante do fato de que ela reúne ampla complexidade e abrangência. Outro aspecto que recai sobre cultura diz respeito às inúmeras abordagens que recebe e funções diferentes conforme o momento histórico de cada sociedade. Em especial na modernidade, foi elaborado/apresentado um sentido e conceito de sociedade e de cultura que, por sua vez, indicava formulação e sentidos diferentes às épocas anteriores. Sobre os conceitos de cultura da Idade Média e Moderna, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na cultura iluminista/moderna, cultura foi compreendida como sendo fruto da ação humana, esta exigia uma espécie de cultivo, elaboração e refinamento para com o modo de viver e pensar de cada indivíduo.
( ) Na sociedade medieval, a palavra cultura era empregada no sentido de diferenciar a espécie humana das demais espécies, bem como um indicador de desenvolvimento e diferenciação entre os povos.
( ) Na Idade Média, cultura encontrava-se subordinada aos dogmas religiosos, fortemente aristocrática, possuía caráter contemplativo e instrumentalizante.
( ) Na cultura moderna, o conceito de cultura estava relacionado ao sagrado. Com a criação de critérios e métodos de análise da matriz teórica positivista, a cultura passou a ser associada a um fenômeno sobrenatural.
a) F - V - F - F.
b) F - F - V - F.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. A técnica de produção pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando a panela de barro era produzida em comunidades indígenas. Atualmente, apresenta-se com modelagem própria e original, adaptada às necessidades funcionais da culinária típica da região. As artesãs, vinculadas à Associação das Paneleiras de Goiabeiras, do município de Vitória-ES, trabalham em um galpão com cabines individuais preparadas para a realização de todas as etapas de produção. Para fazer as panelas, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá e do manguezal que margeia a região e coletam a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Da casca dessa planta as artesãs retiram a tintura impermeabilizante com a qual açoitam as panelas ainda quentes. Por tradição, as autênticas moqueca e torta capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidas nas panelas de barro assim produzidas. Essa fusão entre as panelas de barro e os pratos preparados com frutos do mar, principalmente a moqueca, pelo menos no estado do Espírito Santo, faz parte das tradições deixadas pelas comunidades indígenas. Como principal elemento cultural na elaboração de pratos típicos da cultura capixaba, a panela de barro de Goiabeiras foi tombada, em 2002, tornando-se a primeira indicação geográfica brasileira na área do artesanato, considerada bem imaterial, registrado e protegido no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Livro de Registro dos Saberes e declarada patrimônio cultural do Brasil. Atualmente, o trabalho foi profissionalizado e a concorrência para atender ao mercado ficou mais acirrada, a produção que se desenvolve no galpão ganhou um ritmo mais empresarial com maior visibilidade publicitária, enquanto as paneleiras de fundo de quintal se queixam de ficarem ofuscadas comercialmente depois que o galpão ganhou notoriedade.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
a) A relação entre as tradições das panelas de barro e o prato típico da culinária indígena permanece inalterada, o que viabiliza a manutenção da identidade cultural capixaba.
b) O ofício das paneleiras representa uma forma de resistência sociocultural da comunidade tradicional na medida em que o estado do Espírito Santo mantém-se alheio aos modos de produção, divulgação e comercialização dos produtos.
c) A produção das panelas de barro abrange interrelações com a natureza local, de onde se extrai a matéria-prima indispensável à confecção das peças ceramistas.
d) A demanda por bens culturais produzidos por comunidades tradicionais insere o oficio das paneleiras no mercado comercial, com retornos positivos para toda a comunidade.

A frase revela que o autor pretende:
a) Reabilitar a Idade Média, a expensas do Renascimento, mostrando uma superioridade espiritual da primeira sobre o segundo.
b) Reavaliar as duas épocas históricas, numa perspectiva que nega a tradicional ruptura entre ambas.
c) Retomar a concepção Iluminista do século XVIII, quando, pela primeira vez, a Idade Média passa a ser vista em pé de igualdade com o Renascimento.
d) Repudiar a visão dominante, segundo a qual a Idade Média não havia sido capaz de produzir uma filosofia própria.

Prévia do material em texto

29/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/7
Acadêmico: Wilson Júnior Caetano de Araújo (1346136)
Disciplina: Cultura e Sociedade na Modernidade (HID04)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:455429) ( peso.:3,00)
Prova: 14296554
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O Iluminismo foi um movimento que ocorreu no século XVIII no campo do pensamento/ideias e já comportava as
concepções favoráveis ao processo de modernização, que ganharia ênfase a partir do século XIX, quando ocorre a
maior expressão da modernidade. O Iluminismo foi forjado em um contexto em que se registravam outras
transformações, como no campo da economia, da política e da sociedade. Sobre o exposto, analise as sentenças a
seguir:
I- No contexto da modernidade, o acúmulo de invenções em termos de maquinários e utensílios domésticos era
responsável por conferir melhorias e avanços no cotidiano dos indivíduos.
II- A concepção de cultura da época pode ser compreendida por duas dimensões: uma indica o aspecto de
formação do homem, no que tange o seu refinamento e sofisticação e a outra dimensão trata dos novos hábitos e
modos de pensar, de se manifestar, de se comportar; em resumo, viver no cotidiano e em sociedade. 
III- Com a modernidade, as atividades acadêmicas de monges e padres consistiam na transcrição de documentos
bíblicos e dos santos no interior de igrejas e mosteiros.
IV- Os ideais iluministas encontraram terreno fértil na reformulação no conceito de cultura, no sentido de refutar e
superar tendência contemplativa do mundo da abstração e elevação espiritual.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) As sentenças III e IV estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
2. O surgimento das cidades, bem como seu desenvolvimento, é analisado por diversos aspectos, entre eles, pelo
viés e necessidade econômica e política requerida. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A sociedade de estamento na Idade Média propiciou a ascensão social através da mobilidade entre as
camadas, marcando a expansão do comércio e, consequentemente, das cidades medievais.
 b) O comércio no final do período feudal foi impulsionado pelas cruzadas, aproximando a população europeia de
produtos que eram oriundos de outras regiões do mundo. Assim, desenvolveram-se as feiras livres em algumas
cidades.
 c) No mundo greco-romano, a cidade era entendida como um organismo controlado apenas pelo Estado, sem
identificação com a dinâmica familiar e comercial.
 d) Para controlar a produção artesanal em Roma, foram criadas as corporações de ofício, regulando a produção e
o valor dos produtos. Desta forma, os burgos desenvolveram-se de forma organizada, propiciando seu
crescimento econômico.
29/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/7
3. Os projetos de modernidade tinham como fim a urbanização da população e a industrialização da produção.
Conforme Azevedo (1998), essas ideias de normalização e regulamentação dos procedimentos urbanos já vinha
sendo formulados desde o Império de Napoleão. Sobre as medidas de normalização, higienização e ordenação da
população nos espaços urbanos, analise as sentenças a seguir:
I- Os governos se pautavam em pesquisas de diferentes campos do conhecimento, dentre os quais,
econométricos, sociológicos e antropológicos para criar estratégias e justificar ações, por vezes arbitrárias, para
conduzir e controlar o desenvolvimento das cidades. 
II- Para o planejamento urbano e o controle social, os governos utilizavam normas de conduta e comportamento,
permissões e restrições. Com a normatização da sociedade, todas as pessoas precisavam acatar as regras,
normas e leis estabelecidas para não ameaçar o Estado laico e a sociedade racional, industrial e urbanizada.
III- Com os projetos de modernidade de urbanizar a população, ocorreu uma ruptura entre o campo e a cidade. Nos
centros urbanos, a regulagem do tempo foi crescentemente condicionada às estações do ano, a incidência solar
nos dias, as fases lunares e pelos ciclos das chuvas e fluxos temporais. 
IV- No contexto da modernidade, as pessoas que não se enquadravam aos padrões sociais de normalidade do
corpo e da mente ou não acatavam as normas e regras sociais eram controladas, vigiadas e punidas, podendo ser
presas ou até mesmo internadas em hospícios e manicômios.
FONTE: AZEVEDO, Ricardo Marques de. Uma ideia de metrópole no século XX. Revista Brasileira de História.
São Paulo, v. 18, n. 35, 1998. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
4. Michel Foucault foi um filósofo francês que desenvolveu métodos arqueológicos e genealógicos para a
compreensão da realidade e da sociedade moderna. Dentre suas obras mais conhecidas, citamos: A Arqueologia
do Conhecimento, Vigiar e Punir, Biopolítica do Poder e História da Sexualidade. Para Foucault, o exercício do
poder exercido pelo Estado Moderno sobre os corpos dos indivíduos, se tornou um mecanismo muito eficiente para
o controle social. Com relação às ações e às formas de controle exercidas pelo Estado Moderno sobre os
indivíduos no contexto da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O Estado racional implementou ações políticas, por vezes violentas e até mesmo arbitrárias, com o propósito
de manter a ordem social e urbana no contexto da Modernidade.
( ) O Estado Moderno criou leis, normas, regras de comportamento e de conduta e até mesmo punições para os
indivíduos que não se adequavam aos padrões instituídos de normalidade para o corpo e para a mente. 
( ) A ideologia de controle abrangia hospitais, manicômios, prisões, escolas, praças, cemitérios, entre outros
espaços públicos de convivência, de circulação, 
e de comum uso da população. Nestes espaços, seria instalado um regime que invadiria e vigiaria o
comportamento e os costumes dos indivíduos.
( ) O Estado Moderno justificava as suas ações políticas de vigilância e controle nas epístolas católicas que
tinham como objetivo garantir os direitos fundamentais aos indivíduos como o bem-estar físico, a saúde perfeita e a
longevidade da população. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GARCIA, Liliana Bueno dos Reis. A ideologia e o poder disciplinar como formas de dominação. Disponível
em: http://www.scielo.br/pdf/trans/v11/v11a07.pdf. Acesso em: 12 set. 2018.
 a) F - V - F - V.
 b) V - V - V - F.
 c) V - F - V - F.
 d) F - F - V - V.
29/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/7
5. A partir dos projetos de modernidade, as concepções e formulações de Estado (governo) ganharam cada vez mais
desdobramentos. O modelo de democracia foi retomado e gradualmente consolidado nos países ocidentais. O voto
se tornou a forma de participação popular, no qual ocorre a eleição dos representantes políticos. Logo, Barão de
Montesquieu (1689-1755) formulou a tripartição harmônica de poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário no
interior dos governos, sendo que cada poder comportaria atribuições e componentes específicos. Com relação às
funções dos poderes no interior do governo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Poder Executivo.
II- Poder Legislativo.III- Poder Judiciário.
( ) Poder responsável por elaborar, discutir e votar as leis. Encarregado também de fiscalizar e administrar a
atuação do Poder Executivo. 
( ) Este poder é encarregado de administrar e aplicar as leis que foram anteriormente discutidas e aprovadas.
( ) Poder responsável por verificar o cumprimento das leis, e por outro lado exigir, em nome da lei, a efetivação
das mesmas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) III - II - I.
 b) II - I - III.
 c) II - III - I.
 d) I - II - III.
6. O estudioso Anthony Giddens (2002) afirma que "[...] a modernidade altera radicalmente a natureza da vida social
e afeta até os aspectos mais pessoais de nossa existência", ou seja, o autor sugere que se observe as alterações
em suas características desde o cotidiano dos indivíduos, tanto de forma direta como indireta. Com relação às
características que compõem a modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GIDDENS, Antohny. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
 a) A valorização do indivíduo e de suas vontades passou a ser um dos pilares da modernidade, deixando,
paulatinamente, as representações e as mentalidades coletivas em segundo plano.
 b) Pode-se afirmar que as características do individualismo, a oposição ao coletivismo, são características que
surgiram exclusivamente com o advento da Revolução Industrial, no século XVIII, alterando de forma drástica
as mentalidades do período.
 c) A concepção de "antigo" recebeu uma nova conotação, sendo readaptada pelos iluministas, que realizaram
releituras de obras clássicas da Grécia e Roma Antiga.
 d) A crítica à sociedade industrial e a produção em massa prevaleceram, devido à maneira de como os indivíduos
eram sobrecarregados, o que os tornava incapazes de realizar tarefas rotineiras de maneira satisfatória.
29/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/7
7. A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, passaram 60 anos! ...[...] (Mário Quintana)
FONTE: https://www.culturagenial.com/poema-o-tempo-de-mario-quintana/. Acesso em: 17 set. 2018.
O poema "O Tempo" foi escrito por Mário Quintana e tem como título original "Seiscentos e sessenta e seis" e foi
publicado pela primeira vez em 1980 na obra "Esconderijos do Tempo". O poema representa a concepção de
tempo ao mostrar como os ponteiros do relógio parecem funcionar: "já são 6 horas", mas, "ainda há tempo". De
repente, já se passaram dias e quando nos damos conta "já é sexta-feira" e por fim, num piscar de olhos
passaram-se décadas, "quando se vê passaram 60 anos" e continuamos adiando a vida. 
FONTE: HANSEN, Gilvan Luiz. Espaço e Tempo na Modernidade. 2018. Disponível em:
http://www.geographia.uff.br/index.php/geographia/article/viewFile/29/27. Acesso em: 17 set. 2018.
Muitos poetas, artistas, geógrafos, filósofos, sociólogos, historiadores e investigadores de diferentes campos do
conhecimento vêm tentando definir a Modernidade, contudo, não há um conceito fechado, definitivo. Todavia, há
um ponto em comum entre os pesquisadores: a ideia de que a Modernidade trouxe consigo mudanças nos
conceitos de Tempo e Espaço e ainda, de ordem política, econômica, social e cultural. Sobre as principais
características da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A modernidade refere-se ao estilo de vida, costumes e organização social que emergiu na Europa a partir do
século XVII e tem como principais características a substituição da fé pela razão, a substituição da coletividade
pela individualidade, a ascensão da classe burguesa, o processo crescente de tecnologias para industrialização,
dentre outros. 
( ) A Modernidade recebe essa denominação para configurar e denotar uma modificação do modo de
compreender o mundo que se observa a partir de meados do século XV e em particular a partir do século XVII, que
traz consigo a valorização do elemento da razão como instância de definição dos parâmetros sociais, políticos e
culturais. 
( ) O contexto da Modernidade é considerado um tempo histórico moderno que tem como propósito difundir para
o mundo a ideia do novo para a superação definitiva dos tempos passados considerados velhos, atrasados e
ultrapassados. Esse tempo é chamado pela maioria dos historiadores como o "tempo das trevas" ou ainda, "a
idade das trevas". 
( ) A Modernidade traz consigo a concepção do novo e a ideia de mudanças de hábitos e comportamentos e tem
algumas características específicas em relação a outros períodos históricos, como a substituição da razão pela fé,
a substituição da individualidade pela coletividade, o fechamento de novas frentes de comércio com outros
continentes (pois o mercado se limitou a produzir especificamente para o consumidor interno na Europa) e por fim,
houve o aumento do número de mulheres leitoras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - V.
 b) F - F - V - V.
 c) V - V - F - F.
 d) F - V - F - V.
29/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/7
8. A experiência brasileira de modernidade, no que diz respeito à produção cultural e artística, ganhou ênfase a partir
da vinda da família real portuguesa ao Brasil em meados do século XIX. Com relação à produção cultural moderna
brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- A missão artística francesa veio ao Brasil em 1816, a convite da família real. Dela faziam parte os pintores Jean-
Batiste Debret (pintor histórico), Nicolas Antoine Taunay (pintor de paisagens e batalhas) e também arquitetos e
escultores. 
II- Apesar das dificuldades enfrentadas pelos integrantes da missão, contribuíram para a difusão das artes no
Brasil no campo da pintura, gravura, desenho e escultura. Podemos dizer que uma das principais contribuições foi
no campo da arquitetura, pois contribuiu para o planejamento urbano das cidades e novas edificações, em especial
no Rio de Janeiro. 
III- O país contava com ampla sistematização da produção cultural das populações nativas, registros de
exemplares da diversidade ambiental e de minérios que o país apresentava. 
IV- O Brasil, de certa forma, ficou desfavorecido no que diz respeito ao desenvolvimento de suas expressões
artísticas, científicas e intelectuais, isso se dava ao fato de sermos uma colônia de Portugal, o que submetia à
tradição cultural da metrópole e de produções estrangeiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
9. Com a laicização do Estado, tarefas antes consideradas religiosas passaram a ser desempenhadas por órgãos que
não estavam ligados à Igreja. Sobre os principais ritos de passagem, antes da Modernidade e depois da
Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Com a Modernidade, os principais ritos de passagem da vida de um indivíduo estavam relacionados à fé e
com o Estado Moderno, passaram a ser simbolizados por uma ligação com a pátria. 
( ) Até o século XIX, o primeiro registro do bebê era o batismo, obtido através da certidão de nascimento
transcrito em cartório. 
( ) No período posterior à Modernidade, o rito do casamento antes ligado a fé passou a ser regulamentado pelo
Estado, através do registro de casamento civil. 
( ) Até a contemporaneidade, pelo menos um rito de passagemcontinua ligado à fé e sem o controle do Estado:
os enterros. Esses, continuam administrados exclusivamente pela Igreja Católica. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - V.
 b) V - F - V - F.
 c) F - V - V - F.
 d) V - V - F - V.
29/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 6/7
10. A tentativa de definição de cultura é uma das tarefas mais difíceis de ser feita, isso se dá diante do fato de que ela
reúne ampla complexidade e abrangência. Outro aspecto que recai sobre cultura diz respeito às inúmeras
abordagens que recebe e funções diferentes conforme o momento histórico de cada sociedade. Em especial na
modernidade, foi elaborado/apresentado um sentido e conceito de sociedade e de cultura que, por sua vez,
indicava formulação e sentidos diferentes às épocas anteriores. Sobre os conceitos de cultura da Idade Média e
Moderna, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na cultura iluminista/moderna, cultura foi compreendida como sendo fruto da ação humana, esta exigia uma
espécie de cultivo, elaboração e refinamento para com o modo de viver e pensar de cada indivíduo.
( ) Na sociedade medieval, a palavra cultura era empregada no sentido de diferenciar a espécie humana das
demais espécies, bem como um indicador de desenvolvimento e diferenciação entre os povos.
( ) Na Idade Média, cultura encontrava-se subordinada aos dogmas religiosos, fortemente aristocrática, possuía
caráter contemplativo e instrumentalizante.
( ) Na cultura moderna, o conceito de cultura estava relacionado ao sagrado. Com a criação de critérios e
métodos de análise da matriz teórica positivista, a cultura passou a ser associada a um fenômeno sobrenatural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - F.
 b) V - F - V - F.
 c) F - V - F - F.
 d) V - V - F - F.
11. (ENADE, 2017) A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular do
Espírito Santo. A técnica de produção pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando a panela de barro era
produzida em comunidades indígenas. Atualmente, apresenta-se com modelagem própria e original, adaptada às
necessidades funcionais da culinária típica da região. As artesãs, vinculadas à Associação das Paneleiras de
Goiabeiras, do município de Vitória-ES, trabalham em um galpão com cabines individuais preparadas para a
realização de todas as etapas de produção. Para fazer as panelas, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá
e do manguezal que margeia a região e coletam a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de
mangue vermelho. Da casca dessa planta as artesãs retiram a tintura impermeabilizante com a qual açoitam as
panelas ainda quentes. Por tradição, as autênticas moqueca e torta capixabas, dois pratos típicos regionais, devem
ser servidas nas panelas de barro assim produzidas. Essa fusão entre as panelas de barro e os pratos preparados
com frutos do mar, principalmente a moqueca, pelo menos no estado do Espírito Santo, faz parte das tradições
deixadas pelas comunidades indígenas. Como principal elemento cultural na elaboração de pratos típicos da
cultura capixaba, a panela de barro de Goiabeiras foi tombada, em 2002, tornando-se a primeira indicação
geográfica brasileira na área do artesanato, considerada bem imaterial, registrado e protegido no Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Livro de Registro dos Saberes e declarada patrimônio cultural
do Brasil. Atualmente, o trabalho foi profissionalizado e a concorrência para atender ao mercado ficou mais
acirrada, a produção que se desenvolve no galpão ganhou um ritmo mais empresarial com maior visibilidade
publicitária, enquanto as paneleiras de fundo de quintal se queixam de ficarem ofuscadas comercialmente depois
que o galpão ganhou notoriedade. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTES: http://www.vitoria.es.gov.br. Acesso em: 14 jul. 2017. 
SILVA, A. Comunidade tradicional, práticas coletivas e reconhecimento: narrativas contemporâneas do patrimônio
cultural. 40° Encontro Anual da Anpocs. Caxambu, 2016 (adaptado). 
MERLO, P. Repensando a tradição: a moqueca capixaba e a construção da identidade local. Interseções. Rio de
Janeiro. v. 13, n. 1, 2011 (adaptado).
 a) O ofício das paneleiras representa uma forma de resistência sociocultural da comunidade tradicional na medida
em que o estado do Espírito Santo mantém-se alheio aos modos de produção, divulgação e comercialização
dos produtos.
 b) A demanda por bens culturais produzidos por comunidades tradicionais insere o oficio das paneleiras no
mercado comercial, com retornos positivos para toda a comunidade.
 c) A relação entre as tradições das panelas de barro e o prato típico da culinária indígena permanece inalterada, o
que viabiliza a manutenção da identidade cultural capixaba.
29/11/2019 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 7/7
 d) A produção das panelas de barro abrange interrelações com a natureza local, de onde se extrai a matéria-prima
indispensável à confecção das peças ceramistas.
12. (ENADE, 2005) "A diferença entre o Renascimento e a Idade Média não foi uma diferença produzida por adição,
mas por subtração. O Renascimento, tal qual nos foi descrito, não foi a Idade Média mais o homem, mas a Idade
Média menos Deus, e o que houve aí de trágico, foi que, ao perder Deus, o Renascimento perdeu o próprio
homem" (Etienne Gilson, em 1932). A frase revela que o autor pretende:
 a) Retomar a concepção Iluminista do século XVIII, quando, pela primeira vez, a Idade Média passa a ser vista em
pé de igualdade com o Renascimento.
 b) Reabilitar a Idade Média, a expensas do Renascimento, mostrando uma superioridade espiritual da primeira
sobre o segundo.
 c) Repudiar a visão dominante, segundo a qual a Idade Média não havia sido capaz de produzir uma filosofia
própria.
 d) Reavaliar as duas épocas históricas, numa perspectiva que nega a tradicional ruptura entre ambas.

Mais conteúdos dessa disciplina