Logo Passei Direto
Buscar

Teste_ AO2 Substitutiva

User badge image
Rivaldo Sousa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: A unidade funcional básica do sistema neuromuscular é a motora. Uma unidade motora é composta de um neurônio motor, que parte do SNC para o músculo até ponto em que seus axônios se dividem e se conectam à superfície das fibras musculares. O neurônio e as fibras por ele inervadas são chamadas de unidades motoras. Cada uma dessas unidades pode consistir de dezenas ou até centenas de unidades motoras. Para produzir uma determinada ação muscular, o cérebro 'recruta' ou ativa um certo percentual de unidades motoras contidas em um músculo. Portanto, aumentar ou diminuir a força produzida pelo músculo consiste no recrutamento de um número maior ou menor do total de unidades motoras. Refletindo sobre a leitura do texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. O tecido muscular é único, já que consegue desenvolver força em resposta a um estímulo elétrico enviado pelos nervos da área do cérebro que controla o movimento. PORQUE II. A ação muscular, responsável em promover o movimento, resulta do fenômeno da contração muscular, que incide nos ossos e dependente da intensidade da estimulação neural geradora da força resultante. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o texto a seguir: A característica principal do período da improvisação foi a falta de qualidade nos treinamentos, justificando-se tal fato, em função dos conhecimentos sobre biologia humana serem na época, sumamente insipientes. É Importante mencionar que a partir do renascimento, os humanistas inspirados pelos estudos biológicos de Hipócrates Galeno, passaram a reconhecer o movimento, como uma das maiores possibilida para satisfazer as necessidades intrínsecas do ser vivente, principalmente a parti momento, que a máquina começou a ocupar um lugar de destaque no cotidiano a homem. Reconheceram, portanto, que esta possibilidade de movimento, necessita ser aplicada de forma urgente e devidamente metodizada, para enfrentar o futuro incerto que prometia a quietude do conforto. HEGEDUS (1969), sugere que a valorização prática dos valores humanísticos destacou-se de maneira diferente: os países europeus, evidentemente pelo fato de apresentarem aspectos culturais diferentes, direcionaram-se de forma diferenciada às práticas esportivas em relação a outros países, originando na época, duas principais 'tendências' metodológicas com relação a dinâmica do treinamento desportivo. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo sobre o período abordado no texto: I. A obra do pedagogo Roger Asham (1516 - 1569), 'The School Master' propunha para as crianças a partir dos 14 anos de idade o fortalecimento através de exercícios de corrida, saltos, natação, boxe, esgrima, etc. II. Treinadores como Dean Cronwell, Lawson Robertson e Mike Murphy se destacaram no panorama competitivo, quando propuseram dividir a distância total da corrida em frações, as quais eram percorridas em velocidades próximas a máxima, e entremeadas com um intervalo para recuperação orgânica, orientando assim o treinamento mais para a capacidade de velocidade, estabelecendo uma corrente contraria a tendência inglesa de treinamento. III. O treinador Lauri Pihkala por volta de 1912 desenvolveu o sistema finlandês de treinamento. Suas ideias se voltaram para o treinamento multilateral, aplicando o conceito ondulatório, que é o aumento da intensidade do trabalho, partindo do trote lento até a velocidade máxima. Tal sistema se refere ao período de improvisação. Corresponde ao período da improvisação o que se afirma em:
Te III, apenas.
T, apenas.
III, apenas.
Te II, apenas.
II, apenas.

Leia o texto e observe o gráfico a seguir: Um programa de treinamento para desenvolvimento da capacidade biomotora força, com relação ao princípio do treinamento progressão da carga de trabalho, apresenta três modelos para a utilização de carga durante o programa: i) carga padrão de trabalho, ii) sobrecarga de trabalho e iii) carga progressiva de trabalho.
A imagem mostra um gráfico com o eixo y rotulado como 'Incremento da carga' e o eixo x rotulado como 'Dias de treinamento'. O gráfico apresenta uma curva ascendente com incrementos regulares, indicando um aumento progressivo da carga ao longo do tempo.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações abaixo: I. O modelo da carga padrão preconiza a utilização da mesma carga de trabalho durante toda a temporada, ocasionando melhora nos marcadores do desempenho apenas no período inicial do treinamento, portanto o gráfico não está de acordo com o arrazoado teórico descrito. II. O modelo da sobrecarga de trabalho preconiza o aumento da carga de trabalho cada ponto de adaptação à carga. Esse modelo de trabalho propicia a evolução contínua no desempenho, entretanto, em função da constante alta intensidade, pode levar o atleta ao supertreinamento, portanto o gráfico é a representação esquemática do arrazoado teórico descrito. III. O modelo da sobrecarga de trabalho preconiza um período com aumento gradual da carga seguido de um período de adaptação onde ocorreram os ajustes neurológicos, físicos e fisiológicos e assim sucessivamente, portanto o gráfico é a representação esquemática do arrazoado teórico descrito. É correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
Ie II, apenas.
I, apenas.
IIe III, apenas.

Leia o texto abaixo: Se o elevador de um prédio tiver que carregar sua capacidade máxima do térreo até o último andar todos os dias, ele não aumentará o seu desempenho nem estará apto a carregar mais pessoas. Ele estará mais propenso a deteriorar: seus rolamentos irão se desgastar, o motor elétrico tornar-se-á menos eficiente e o desempenho geral diminuirá. O corpo humano é uma máquina muito diferente porque tem a habilidade de responder aos estímulos, tais como o trabalho na corrida ou o estresse do levantamento de pesos, pela alteração de sua estrutura e da sua função para realizar a atividade, no futuro, de uma forma mais eficiente. Considerando a reflexão apresentada no texto, assinale a opção correta com relação a modulação de uma sessão de treino da força.
A adaptação biológica é um dos fatores que modulam as sessões de treino, com adaptações específicas ao estímulo recebido.
A especificidade é um dos fatores que modulam as sessões de treino que, necessariamente, precisam estar alinhadas ao desenvolvimento da capacidade física e/ou fisiológica treinada.
A variabilidade é um dos fatores que modulam as sessões de treino e se relacionam com os ajustes nas características das sessões evitando as acomodações ao treino.
A sobrecarga progressiva é dos fatores que modulam as sessões de treino, que requer uma progressão adequada para obtenção dos resultados esperados.
A intensidade mínima é um dos fatores que modulam as sessões de treino dependente do estado de treinamento do grupo muscular trabalhado e das diferenças entre os indivíduos.

Leia o texto a seguir: O processo de identificação dos atletas mais talentosos envolve um programa de treinamento organizado, que é uma das maiores preocupações do esporte contemporâneo. Todos podem aprender a cantar, dançar ou pintar, mas somete alguns atingirão um alto nível de maestria. Em desportos, como nas artes, é importante descobrir os indivíduos mais talentosos e selecioná-los desde a tenra idade, para então monitorá-los continuamente e auxiliá-los na escalada do mais alto nível de desempenho. [...] O processo de identificação de talentos tem que ser uma preocupação dos especialistas em treinamento a fim de melhorar seu alcance e ampliar os critérios psicobiológicos utilizados na descoberta de indivíduos mais talentosos para altos desempenhos. A utilização de critérios científicos no processo de identificação traz vários benefícios. Considerando o texto, analise as afirmações abaixo sobre os benefícios trazidos pela utilização de critérios científicos na identificação do talento esportivo: I. Reduz significativamente o tempo exigido para atingir alto desempenho por meio da seleção de indivíduos que são dotados de forma generosa para determinado desporto. II. Elimina alto volume de trabalho e o desperdício de energia e talento por parte do técnico, aumentando significativamente a efetividade do treinamento. III. Tem pouca influência na competitividade e no número de atletas que desejam altos níveis de desempenho, e também na hegemonia e qualidade na montagem de uma equipe mais forte. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
Ie II, apenas.
II, apenas.
II, apenas.
I, apenas.

Leia o texto a seguir: Existe uma série de variáveis que possibilitam periodizar o treinamento de força, dentre elas se destacam: o tipo de ação muscular (isométrica, concêntrica e excêntrica), a seleção de exercícios, os métodos de treino, a intensidade (geralmente relacionada a uma porcentagem da carga máxima), o volume (normalmente atribuído ao número total de repetições), o intervalo (que seria a duração das pausas entre as séries), a velocidade de execução (fundamental para o direcionamento do treino de potência muscular) e a frequência (que representa o número de sessões dentro do período). Apesar de as variáveis utilizadas para a prescrição do treinamento de força estarem intrinsecamente relacionadas, é possível tratá-las de forma isolada de acordo com os objetivos a serem alcançados. No entanto, a maioria das pesquisas envolver periodização no treinamento de força invariavelmente isola o volume a intensidade. Considerando o texto e o conteúdo estudado, avalie as afirmações abaixo: I. A intensidade durante o treinamento de força pode ser calculada em função da potência - trabalho sobre tempo. Entretanto, a intensidade tem sido determinada mais comumente por duas maneiras: (I) como a porcentagem da carga atingida no teste de uma repetição máxima (1RM) ou (II) como o maior número de repetições realizadas para uma dada carga de trabalho até a falha mecânica na ação motora concêntrica. II. O volume é, geralmente, dado pelo número de repetições totais em uma sessão de treino, ou seja, o número de séries, multiplicado pelo número de repetições, multiplicado pelo número de exercícios. Isso porque o número total de repetições está relacionado ao tempo de duração do estímulo no qual o indivíduo está sendo submetido a uma carga, não contabilizando o intervalo de recuperação. III. O intervalo de recuperação entre os estímulos (treinos) é dependente da intensidade, do volume e dos objetivos do treinamento. De maneira geral, para obterem-se as respostas adaptativas desejadas, os exercícios que visam o ganho de força máxima ou potência (altas intensidades) necessitam de intervalos menores para o restabelecimento do sistema fosfagênio (ATP-CP). Já os que objetivam hipertrofia muscular (médias intensidades), precisam de intervalos intermediários e, finalmente, os que visam a resistência de força (baixa intensidade) que se caracterizam por intervalos maiores com maior participação do metabolismo oxidativo. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
Ie II, apenas.
II, apenas.
II, apenas.
I, apenas.

Leia o texto abaixo:
O desempenho desportivo é determinado pelo nível de especificidade das cargas. A especificidade das cargas indica o grau de semelhança dos exercícios com manifestação competitiva. Nos modelos contemporâneos somente são admissíveis cargas gerais como forma de recuperação e introdução ao treinamento (RAVÉ; VALDIVIELSO; GASPAR, 2007). A especificidade da carga não deve apenas ser orientada aos aspectos externos do movimento, mas também em relação à coordenação muscular e ao caráter energético do exercício. Dessa forma, a especialização da carga reflete a semelhança entre a carga do exercício de treinamento e a carga do exercício de competição em relação aos aspectos bioquímicos, fisiológicos e psicológicos. Quanto maior equivalência mais especializada é a carga.

Dias HM, Zanetti MC, Figueira Junior AJ, Marin DP, Montenegro CGSP, Carneiro YM, Polito LFT. Evolução histórica da periodização esportiva. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 20, n. 01, p. 67-79, jan./abr. 2016.

Refletindo sobre os princípios do treinamento esportivo e a leitura do texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O organismo dos atletas reage por meio de adaptações do sistema nervoso central, que identifica o aumento da carga de trabalho e sinaliza para que o organismo reflita a necessidade de adaptações anatômicas, fisiológicas e psicológicas propiciando aos atletas condições ideais para o aumento da carga de trabalho.

# PORQUE

II. As cargas gerais são extremamente importantes, pois formam a base funcional para a preparação especializada e possibilitam aumento das possibilidades dos sistemas funcionais sem a aplicação de meios específicos de preparação.

# A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: A unidade funcional básica do sistema neuromuscular é a motora. Uma unidade motora é composta de um neurônio motor, que parte do SNC para o músculo até ponto em que seus axônios se dividem e se conectam à superfície das fibras musculares. O neurônio e as fibras por ele inervadas são chamadas de unidades motoras. Cada uma dessas unidades pode consistir de dezenas ou até centenas de unidades motoras. Para produzir uma determinada ação muscular, o cérebro 'recruta' ou ativa um certo percentual de unidades motoras contidas em um músculo. Portanto, aumentar ou diminuir a força produzida pelo músculo consiste no recrutamento de um número maior ou menor do total de unidades motoras. Refletindo sobre a leitura do texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. O tecido muscular é único, já que consegue desenvolver força em resposta a um estímulo elétrico enviado pelos nervos da área do cérebro que controla o movimento. PORQUE II. A ação muscular, responsável em promover o movimento, resulta do fenômeno da contração muscular, que incide nos ossos e dependente da intensidade da estimulação neural geradora da força resultante. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o texto a seguir: A característica principal do período da improvisação foi a falta de qualidade nos treinamentos, justificando-se tal fato, em função dos conhecimentos sobre biologia humana serem na época, sumamente insipientes. É Importante mencionar que a partir do renascimento, os humanistas inspirados pelos estudos biológicos de Hipócrates Galeno, passaram a reconhecer o movimento, como uma das maiores possibilida para satisfazer as necessidades intrínsecas do ser vivente, principalmente a parti momento, que a máquina começou a ocupar um lugar de destaque no cotidiano a homem. Reconheceram, portanto, que esta possibilidade de movimento, necessita ser aplicada de forma urgente e devidamente metodizada, para enfrentar o futuro incerto que prometia a quietude do conforto. HEGEDUS (1969), sugere que a valorização prática dos valores humanísticos destacou-se de maneira diferente: os países europeus, evidentemente pelo fato de apresentarem aspectos culturais diferentes, direcionaram-se de forma diferenciada às práticas esportivas em relação a outros países, originando na época, duas principais 'tendências' metodológicas com relação a dinâmica do treinamento desportivo. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo sobre o período abordado no texto: I. A obra do pedagogo Roger Asham (1516 - 1569), 'The School Master' propunha para as crianças a partir dos 14 anos de idade o fortalecimento através de exercícios de corrida, saltos, natação, boxe, esgrima, etc. II. Treinadores como Dean Cronwell, Lawson Robertson e Mike Murphy se destacaram no panorama competitivo, quando propuseram dividir a distância total da corrida em frações, as quais eram percorridas em velocidades próximas a máxima, e entremeadas com um intervalo para recuperação orgânica, orientando assim o treinamento mais para a capacidade de velocidade, estabelecendo uma corrente contraria a tendência inglesa de treinamento. III. O treinador Lauri Pihkala por volta de 1912 desenvolveu o sistema finlandês de treinamento. Suas ideias se voltaram para o treinamento multilateral, aplicando o conceito ondulatório, que é o aumento da intensidade do trabalho, partindo do trote lento até a velocidade máxima. Tal sistema se refere ao período de improvisação. Corresponde ao período da improvisação o que se afirma em:
Te III, apenas.
T, apenas.
III, apenas.
Te II, apenas.
II, apenas.

Leia o texto e observe o gráfico a seguir: Um programa de treinamento para desenvolvimento da capacidade biomotora força, com relação ao princípio do treinamento progressão da carga de trabalho, apresenta três modelos para a utilização de carga durante o programa: i) carga padrão de trabalho, ii) sobrecarga de trabalho e iii) carga progressiva de trabalho.
A imagem mostra um gráfico com o eixo y rotulado como 'Incremento da carga' e o eixo x rotulado como 'Dias de treinamento'. O gráfico apresenta uma curva ascendente com incrementos regulares, indicando um aumento progressivo da carga ao longo do tempo.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações abaixo: I. O modelo da carga padrão preconiza a utilização da mesma carga de trabalho durante toda a temporada, ocasionando melhora nos marcadores do desempenho apenas no período inicial do treinamento, portanto o gráfico não está de acordo com o arrazoado teórico descrito. II. O modelo da sobrecarga de trabalho preconiza o aumento da carga de trabalho cada ponto de adaptação à carga. Esse modelo de trabalho propicia a evolução contínua no desempenho, entretanto, em função da constante alta intensidade, pode levar o atleta ao supertreinamento, portanto o gráfico é a representação esquemática do arrazoado teórico descrito. III. O modelo da sobrecarga de trabalho preconiza um período com aumento gradual da carga seguido de um período de adaptação onde ocorreram os ajustes neurológicos, físicos e fisiológicos e assim sucessivamente, portanto o gráfico é a representação esquemática do arrazoado teórico descrito. É correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
Ie II, apenas.
I, apenas.
IIe III, apenas.

Leia o texto abaixo: Se o elevador de um prédio tiver que carregar sua capacidade máxima do térreo até o último andar todos os dias, ele não aumentará o seu desempenho nem estará apto a carregar mais pessoas. Ele estará mais propenso a deteriorar: seus rolamentos irão se desgastar, o motor elétrico tornar-se-á menos eficiente e o desempenho geral diminuirá. O corpo humano é uma máquina muito diferente porque tem a habilidade de responder aos estímulos, tais como o trabalho na corrida ou o estresse do levantamento de pesos, pela alteração de sua estrutura e da sua função para realizar a atividade, no futuro, de uma forma mais eficiente. Considerando a reflexão apresentada no texto, assinale a opção correta com relação a modulação de uma sessão de treino da força.
A adaptação biológica é um dos fatores que modulam as sessões de treino, com adaptações específicas ao estímulo recebido.
A especificidade é um dos fatores que modulam as sessões de treino que, necessariamente, precisam estar alinhadas ao desenvolvimento da capacidade física e/ou fisiológica treinada.
A variabilidade é um dos fatores que modulam as sessões de treino e se relacionam com os ajustes nas características das sessões evitando as acomodações ao treino.
A sobrecarga progressiva é dos fatores que modulam as sessões de treino, que requer uma progressão adequada para obtenção dos resultados esperados.
A intensidade mínima é um dos fatores que modulam as sessões de treino dependente do estado de treinamento do grupo muscular trabalhado e das diferenças entre os indivíduos.

Leia o texto a seguir: O processo de identificação dos atletas mais talentosos envolve um programa de treinamento organizado, que é uma das maiores preocupações do esporte contemporâneo. Todos podem aprender a cantar, dançar ou pintar, mas somete alguns atingirão um alto nível de maestria. Em desportos, como nas artes, é importante descobrir os indivíduos mais talentosos e selecioná-los desde a tenra idade, para então monitorá-los continuamente e auxiliá-los na escalada do mais alto nível de desempenho. [...] O processo de identificação de talentos tem que ser uma preocupação dos especialistas em treinamento a fim de melhorar seu alcance e ampliar os critérios psicobiológicos utilizados na descoberta de indivíduos mais talentosos para altos desempenhos. A utilização de critérios científicos no processo de identificação traz vários benefícios. Considerando o texto, analise as afirmações abaixo sobre os benefícios trazidos pela utilização de critérios científicos na identificação do talento esportivo: I. Reduz significativamente o tempo exigido para atingir alto desempenho por meio da seleção de indivíduos que são dotados de forma generosa para determinado desporto. II. Elimina alto volume de trabalho e o desperdício de energia e talento por parte do técnico, aumentando significativamente a efetividade do treinamento. III. Tem pouca influência na competitividade e no número de atletas que desejam altos níveis de desempenho, e também na hegemonia e qualidade na montagem de uma equipe mais forte. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
Ie II, apenas.
II, apenas.
II, apenas.
I, apenas.

Leia o texto a seguir: Existe uma série de variáveis que possibilitam periodizar o treinamento de força, dentre elas se destacam: o tipo de ação muscular (isométrica, concêntrica e excêntrica), a seleção de exercícios, os métodos de treino, a intensidade (geralmente relacionada a uma porcentagem da carga máxima), o volume (normalmente atribuído ao número total de repetições), o intervalo (que seria a duração das pausas entre as séries), a velocidade de execução (fundamental para o direcionamento do treino de potência muscular) e a frequência (que representa o número de sessões dentro do período). Apesar de as variáveis utilizadas para a prescrição do treinamento de força estarem intrinsecamente relacionadas, é possível tratá-las de forma isolada de acordo com os objetivos a serem alcançados. No entanto, a maioria das pesquisas envolver periodização no treinamento de força invariavelmente isola o volume a intensidade. Considerando o texto e o conteúdo estudado, avalie as afirmações abaixo: I. A intensidade durante o treinamento de força pode ser calculada em função da potência - trabalho sobre tempo. Entretanto, a intensidade tem sido determinada mais comumente por duas maneiras: (I) como a porcentagem da carga atingida no teste de uma repetição máxima (1RM) ou (II) como o maior número de repetições realizadas para uma dada carga de trabalho até a falha mecânica na ação motora concêntrica. II. O volume é, geralmente, dado pelo número de repetições totais em uma sessão de treino, ou seja, o número de séries, multiplicado pelo número de repetições, multiplicado pelo número de exercícios. Isso porque o número total de repetições está relacionado ao tempo de duração do estímulo no qual o indivíduo está sendo submetido a uma carga, não contabilizando o intervalo de recuperação. III. O intervalo de recuperação entre os estímulos (treinos) é dependente da intensidade, do volume e dos objetivos do treinamento. De maneira geral, para obterem-se as respostas adaptativas desejadas, os exercícios que visam o ganho de força máxima ou potência (altas intensidades) necessitam de intervalos menores para o restabelecimento do sistema fosfagênio (ATP-CP). Já os que objetivam hipertrofia muscular (médias intensidades), precisam de intervalos intermediários e, finalmente, os que visam a resistência de força (baixa intensidade) que se caracterizam por intervalos maiores com maior participação do metabolismo oxidativo. É correto o que se afirma em:
I, apenas.
Ie II, apenas.
II, apenas.
II, apenas.
I, apenas.

Leia o texto abaixo:
O desempenho desportivo é determinado pelo nível de especificidade das cargas. A especificidade das cargas indica o grau de semelhança dos exercícios com manifestação competitiva. Nos modelos contemporâneos somente são admissíveis cargas gerais como forma de recuperação e introdução ao treinamento (RAVÉ; VALDIVIELSO; GASPAR, 2007). A especificidade da carga não deve apenas ser orientada aos aspectos externos do movimento, mas também em relação à coordenação muscular e ao caráter energético do exercício. Dessa forma, a especialização da carga reflete a semelhança entre a carga do exercício de treinamento e a carga do exercício de competição em relação aos aspectos bioquímicos, fisiológicos e psicológicos. Quanto maior equivalência mais especializada é a carga.

Dias HM, Zanetti MC, Figueira Junior AJ, Marin DP, Montenegro CGSP, Carneiro YM, Polito LFT. Evolução histórica da periodização esportiva. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 20, n. 01, p. 67-79, jan./abr. 2016.

Refletindo sobre os princípios do treinamento esportivo e a leitura do texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O organismo dos atletas reage por meio de adaptações do sistema nervoso central, que identifica o aumento da carga de trabalho e sinaliza para que o organismo reflita a necessidade de adaptações anatômicas, fisiológicas e psicológicas propiciando aos atletas condições ideais para o aumento da carga de trabalho.

# PORQUE

II. As cargas gerais são extremamente importantes, pois formam a base funcional para a preparação especializada e possibilitam aumento das possibilidades dos sistemas funcionais sem a aplicação de meios específicos de preparação.

# A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Prévia do material em texto

AO2 Substitutiva
Iniciado: 18 jun em 17:05
Instruções do teste

Pergunta 1 0,6 pts
Importante:
Caso você esteja realizando a atividade através do aplicativo "Canvas Student", é necessário que
você clique em "FAZER O QUESTIONÁRIO", no final da página.
Leia o texto a seguir:
É necessário considerar que antes dos jogos olímpicos serem instituídos na antiga
Grécia como manifestação desportiva, já́ haviam surgido práticas empíricas
diversificadas em relação as múltiplas atitudes buscando um melhor rendimento físico,
não nos cabendo nesse momento discutir a eficiência das mesmas, e sim a
usabilidade destas. Pode-se considerar que muitas dessas práticas se processavam
de forma inconsciente, como na pré́-história, onde o homem objetivava apenas e tão
somente a sua sobrevivência cotidiana em relação aos animais predadores, bem
como os de sua própria espécie, através de um excepcional condicionamento físico
adquirido no cotidiano. Posteriormente com a evolução do homem, principalmente na
Grécia e Roma antiga, estas praticas apesar de muito diferirem das linhas gerais
seguidas no treinamento desportivo atual, passaram a obedecer a um senso lógico,
buscando além da estética corpórea (a beleza corporal era considerada um elemento
significativo para elevar o cidadão comum, a uma condição social mais elevada),
também a preparação para as guerras, bem como para outras competições
desportivas menos importantes que as Jogos Olímpicos, como os Jogos Augustos e
os Jogos Capitolinos.
Fonte: ALMEIDA HF, ALMEIDA DC, GOMES AC. Uma ótica evolutiva do treinamento desportivo através da história.
Revista Treinamento Desportivo. 2000;5(1):40-52.
Qual alternativa indica o período referenciado no texto?
Período da improvisação.
Período do empirismo.
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 1/12

Pergunta 2 0,6 pts
Período científico.
Período pré-científico.
Período da sistematização.
Leia o texto a seguir:
A unidade funcional básica do sistema neuromuscular é a motora. Uma unidade
motora é composta de um neurônio motor, que parte do SNC para o músculo até um
ponto em que seus axônios se dividem e se conectam à superfície das fibras
musculares. O neurônio e as fibras por ele inervadas são chamadas de unidades
motoras. Cada uma dessas unidades pode consistir de dezenas ou até centenas de
unidades motoras. Para produzir uma determinada ação muscular, o cérebro “recruta”
ou ativa um certo percentual de unidades motoras contidas em um músculo. Portanto,
aumentar ou diminuir a força produzida pelo músculo consiste no recrutamento de um
número maior ou menor do total de unidades motoras. 
Fonte: KRAEMER, W.J.; HÄKKINEN, K. Treinamento de força para o esporte. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004.
 
Refletindo sobre a leitura do texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta
entre elas:
I. O tecido muscular é único, já que consegue desenvolver força em resposta a um
estímulo elétrico enviado pelos nervos da área do cérebro que controla o movimento.
PORQUE
II. A ação muscular, responsável em promover o movimento, resulta do fenômeno da
contração muscular, que incide nos ossos e dependente da intensidade da
estimulação neural geradora da força resultante.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 2/12

Pergunta 3 0,6 pts

Pergunta 4 0,6 pts
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Leia o texto abaixo:
“O grau de adaptação, e consequentemente, o aumento na força que pode ser obtido
a partir do treinamento são determinadas, em grande parte, pela qualidade da força já
desenvolvida no indivíduo. Há limites biológicos para a adaptação do corpo e,
portanto, para o desenvolvimento de força de uma pessoa. Com base nisso, a
capacidade adaptativa pode ser considerada como um limite entre alguém sem
nenhuma experiência no treinamento de força e atletas de força de elite. Para alguém
sem nenhum antecedente de treinamento de força, a janela de adaptação é bastante
grande, e a iniciação em um programa de treinamento provocará grande e rápidos
aumentos na força muscular. Entretanto, à medida que ele se torna mais forte,
dirigindo-se em direção ao potencial genético, a janela diminui, e os ganhos são
obtidos com mais dificuldade.”
KRAEMER, W.J.; HÄKKINEN, K. Treinamento de força para o esporte.  Porto Alegre: Editora Artmed, 2004. (1), 27.
Imagine que um aluno lhe entrega o texto acima e afirma estar com dificuldades em
relacioná-lo com os princípios do treinamento esportivo.  Após a leitura atenta do
texto e do questionamento do seu aluno, você afirma que o texto 
trata das características do princípio da variabilidade.
aborda os aspectos do princípio da individualidade biológica.
aborda os aspectos essenciais do princípio da especificidade.
apresenta conceitos do princípio da progressão da carga de trabalho.
apresenta as bases conceituais do princípio da adaptação biológica.
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 3/12
Leia o texto a seguir:
A característica principal do período da improvisação foi a falta de qualidade nos
treinamentos, justificando-se tal fato, em função dos conhecimentos sobre biologia
humana serem na época, sumamente insipientes. É Importante mencionar que a partir
do renascimento, os humanistas inspirados pelos estudos biológicos de Hipócrates e
Galeno, passaram a reconhecer o movimento, como uma das maiores possibilidades
para satisfazer as necessidades intrínsecas do ser vivente, principalmente a partir do
momento, que a máquina começou a ocupar um lugar de destaque no cotidiano do
homem. Reconheceram, portanto, que esta possibilidade de movimento, necessitava
ser aplicada de forma urgente e devidamente metodizada, para enfrentar o futuro
incerto que prometia a quietude do conforto. HEGEDUS (1969), sugere que a
valorização prática dos valores humanísticos destacou-se de maneira diferente: os
países europeus, evidentemente pelo fato de apresentarem aspectos culturais
diferentes, direcionaram-se de forma diferenciada às práticas esportivas em relação a
outros países, originando na época, duas principais “tendências” metodológicas com
relação a dinâmica do treinamento desportivo. 
Fonte: ALMEIDA HF, ALMEIDA DC, GOMES AC. Uma ótica evolutiva do treinamento desportivo através da história.
Revista Treinamento Desportivo. 2000;5(1):40-52.
 
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo sobre o
período abordado no texto:
I. A obra do pedagogo Roger Asham (1516 - 1569), “The School Master” propunha
para as crianças a partir dos 14 anos de idade o fortalecimento através de exercícios
de corrida, saltos, natação, boxe, esgrima, etc.
II. Treinadores como Dean Cronwell, Lawson Robertson e Mike Murphy se destacaram
no panorama competitivo, quando propuseram dividir a distância total da corrida em
frações, as quais eram percorridas em velocidades próximas a máxima, e
entremeadas com um intervalo para recuperação orgânica, orientando assim o
treinamento mais para a capacidade de velocidade, estabelecendo uma corrente
contraria a tendência inglesa de treinamento.
III. O treinador Lauri Pihkala por volta de 1912 desenvolveu o sistema finlandês de
treinamento. Suas ideias se voltaram para o treinamento multilateral, aplicando o
conceito ondulatório, que é o aumento da intensidade do trabalho, partindo do trote
lento até a velocidade máxima. Tal sistema se refere ao período de improvisação.
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutivahttps://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 4/12

Pergunta 5 0,6 pts
Corresponde ao período da improvisação o que se afirma em:
 
I e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
Leia o texto e observe o gráfico a seguir:
Um programa de treinamento para desenvolvimento da capacidade biomotora força,
com relação ao princípio do treinamento progressão da carga de trabalho, apresenta
três modelos para a utilização de carga durante o programa: i) carga padrão de
trabalho, ii) sobrecarga de trabalho e iii) carga progressiva de trabalho.
Fonte: BOMPA, T.O. Periodização: teoria e metodologia do treinamento. Tradução de Sérgio Roberto Ferreira Batista. São Paulo: Phorte Editora, 2002.
 
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 5/12

Pergunta 6 0,6 pts
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações abaixo:
I. O modelo da carga padrão preconiza a utilização da mesma carga de trabalho
durante toda a temporada, ocasionando melhora nos marcadores do desempenho
apenas no período inicial do treinamento, portanto o gráfico não está de acordo com o
arrazoado teórico descrito.
II. O modelo da sobrecarga de trabalho preconiza o aumento da carga de trabalho a
cada ponto de adaptação à carga. Esse modelo de trabalho propicia a evolução
contínua no desempenho, entretanto, em função da constante alta intensidade, pode
levar o atleta ao supertreinamento, portanto o gráfico é a representação esquemática
do arrazoado teórico descrito.
III. O modelo da sobrecarga de trabalho preconiza um período com aumento gradual
da carga seguido de um período de adaptação onde ocorreram os ajustes
neurológicos, físicos e fisiológicos e assim sucessivamente, portanto o gráfico é a
representação esquemática do arrazoado teórico descrito.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
Leia o texto abaixo:
Se o elevador de um prédio tiver que carregar sua capacidade máxima do térreo até o
último andar todos os dias, ele não aumentará o seu desempenho nem estará apto a
carregar mais pessoas. Ele estará mais propenso a deteriorar: seus rolamentos irão
se desgastar, o motor elétrico tornar-se-á menos eficiente e o desempenho geral
diminuirá. O corpo humano é uma máquina muito diferente porque tem a habilidade de
responder aos estímulos, tais como o trabalho na corrida ou o estresse do
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 6/12

Pergunta 7 0,6 pts
levantamento de pesos, pela alteração de sua estrutura e da sua função para realizar
a atividade, no futuro, de uma forma mais eficiente.
KRAEMER, W.J.; HÄKKINEN, K. Treinamento de força para o esporte. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004.
Considerando a reflexão apresentada no texto, assinale a opção correta com
relação a modulação de uma sessão de treino da força.
A adaptação biológica é um dos fatores que modulam as sessões de treino, com adaptações específicas ao
estímulo recebido.
A especificidade é um dos fatores que modulam as sessões de treino que, necessariamente, precisam estar
alinhadas ao desenvolvimento da capacidade física e/ou fisiológica treinada.
A variabilidade é um dos fatores que modulam as sessões de treino e se relacionam com os ajustes nas
características das sessões evitando as acomodações ao treino.
A sobrecarga progressiva é dos fatores que modulam as sessões de treino, que requer uma progressão adequada
para obtenção dos resultados esperados.
A intensidade mínima é um dos fatores que modulam as sessões de treino dependente do estado de treinamento
do grupo muscular trabalhado e das diferenças entre os indivíduos.
Observe a figura abaixo:
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 7/12

Pergunta 8 0,6 pts
Fonte: Image by Thomas Wolter from Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/users/thomaswolter-92511/?
utm_source=linkattribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=655353. 
 
Considerando a imagem apresentada, avalie as seguintes asserções e a relação
proposta entre elas.
I. Considerando todo o período de preparação, a figura representa o período
competitivo onde as sessões de treino são altamente específicas e utilizadas para
ajustes finais para a principal competição.
PORQUE
II. Todo o desenvolvimento das capacidades físicas, fisiológicas e psicológicas para
que atletas atinjam as condições ideais para desempenharem de maneira eficaz e
alcançar os objetivos traçados no início da temporada de treinos, foi operacionalizado
nas sessões específicas para cada capacidade nos períodos preparatório e pré-
competitivo.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta: 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
Leia o texto a seguir:
O processo de identificação dos atletas mais talentosos envolve um programa de
treinamento organizado, que é uma das maiores preocupações do esporte
contemporâneo. Todos podem aprender a cantar, dançar ou pintar, mas somete
alguns atingirão um alto nível de maestria. Em desportos, como nas artes, é
importante descobrir os indivíduos mais talentosos e selecioná-los desde a tenra
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 8/12

Pergunta 9 0,6 pts
idade, para então monitorá-los continuamente e auxiliá-los na escalada do mais alto
nível de desempenho. [...] O processo de identificação de talentos tem que ser uma
preocupação dos especialistas em treinamento a fim de melhorar seu alcance e
ampliar os critérios psicobiológicos utilizados na descoberta de indivíduos mais
talentosos par altos desempenhos. A utilização de critérios científicos no processo de
identificação traz vários benefícios. 
Fonte: BOMPA, T.O. Periodização: teoria e metodologia do treinamento. Tradução de Sérgio Roberto Ferreira Batista.
São Paulo: Phorte Editora, 2002.
 
Considerando o texto, analise as afirmações abaixo sobre os benefícios trazidos pela
utilização de critérios científicos na identificação do talento esportivo:
I. Reduz significativamente o tempo exigido para atingir alto desempenho por meio da
seleção de indivíduos que são dotados de forma generosa para determinado desporto.
II. Elimina alto volume de trabalho e o desperdício de energia e talento por parte do
técnico, aumentando significativamente a efetividade do treinamento.
III. Tem pouca influência na competitividade e no número de atletas que desejam altos
níveis de desempenho, e também na hegemoneidade e qualidade na montagem de
uma equipe mais forte.
É correto o que se afirma em:
 
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
Leia o texto a seguir:
Existe uma série de variáveis que possibilitam periodizar o treinamento de força,
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 9/12
dentre elas se destacam: o tipo de ação muscular (isométrica, concêntrica e
excêntrica), a seleção de exercícios, os métodos de treino, a intensidade (geralmente
relacionada a uma porcentagem da carga máxima), o volume (normalmente atribuído
ao número total de repetições), o intervalo (que seria a duração das pausas entre as
series), a velocidade de execução (fundamental para o direcionamento do treino de
potência muscular) e a frequência (que representa o número de sessões dentro de um
período). Apesar de as variáveis utilizadas para a prescrição do treinamento de força
estaremintrinsecamente relacionadas, é possível tratá-las de forma isolada de acordo
com objetivos a serem alcançados. No entanto, a maioria das pesquisas envolvendo a
periodização no treinamento de força invariavelmente isola o volume a intensidade.
Fonte: MINOZZO, F. C.; LIRA, C. A. B. DE; VANCINI, R. L.; SILVA, A. A. B.; FACHINA, R. J. DE F. G.; GUEDES JR, D. P.;
GOMES, A. C.; SILVA, A. C. DA. Periodização do treinamento de força: uma revisão crítica. R. bras. Ci e Mov. 2008;
16(1): 89-97.
 
Considerando o texto e o conteúdo estudado, avalie as afirmações abaixo:
I. A intensidade durante o treinamento de força pode ser calculada em  função da
potência – trabalho sobre tempo. Entretanto, a intensidade tem sido determinada mais
comumente por duas maneiras: (I) como a porcentagem da carga atingida no teste de
uma repetição máxima (1RM) ou (II) como o maior número de repetições realizadas
para uma dada carga de trabalho até a falha mecânica na ação motora concêntrica.
II. O volume é, geralmente, dado pelo número de repetições totais em uma sessão de
treino, ou seja, o número de séries, multiplicado pelo de repetições, multiplicado pelo
número de exercícios. Isso porque o número total de repetições está relacionado ao
tempo de duração do estímulo no qual o indivíduo está sendo submetido a uma carga,
não contabilizando o intervalo de recuperação.
III. O intervalo de recuperação entre os estímulos (treinos) é dependente da
intensidade, do volume e dos objetivos do treinamento. De maneira geral, para
obterem-se as respostas adaptativas desejadas, os exercícios que visam o ganho de
força máxima ou potência (altas intensidades) necessitam de intervalos menores para
o restabelecimento do sistema fosfagênio (ATP-CP). Já os que objetivam hipertrofia
muscular (médias intensidades), precisam de intervalos intermediários e, finalmente,
os que visam a resistência de força (baixa intensidade) que se caracterizam por
intervalos maiores com maior participação do metabolismo oxidativa.
É correto o que se afirma em:
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 10/12

Pergunta 10 0,6 pts
I e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto abaixo:
O desempenho desportivo é determinado pelo nível de especificidade das cargas. A
especificidade das cargas indica o grau de semelhança dos exercícios com
manifestação competitiva. Nos modelos contemporâneos somente são admissíveis
cargas gerais como forma de recuperação e introdução ao treinamento (RAVÉ;
VALDIVIELSO; GASPAR, 2007). A especificidade da carga não deve apenas ser
orientada aos aspectos externos do movimento, mas também em relação à
coordenação muscular e ao caráter energético do exercício. Dessa forma, a
especialização da carga reflete a semelhança entre a carga do exercício de
treinamento e a carga do exercício de competição em relação aos aspectos
bioquímicos, fisiológicos e psicológicos. Quanto maior equivalência mais especializada
é a carga.
Dias HM, Zanetti MC, Figueira Junior AJ, Marin DP, Montenegro CGSP, Carneiro YM, Polito LFT. Evolução histórica da
periodização esportiva. Corpoconsciência, Cuiabá́-MT, vol. 20, n. 01, p. 67-79, jan./abr. 2016.
 
Refletindo sobre os princípios do treinamento esportivo e a leitura do texto, avalie as
seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O organismo dos atletas reage por meio de adaptações do sistema nervoso central,
que identifica o aumento da carga de trabalho e sinaliza para que o organismo reflita a
necessidade de adaptações anatômicas, fisiológicas e psicológicas propiciando aos
atletas condições ideais para o aumento da carga de trabalho.
PORQUE
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 11/12
Salvo em 18:35 
II. As cargas gerais são extremamente importantes, pois formam a base funcional para
a preparação especializada e possibilitam aumento das possibilidades dos sistemas
funcionais sem a aplicação de meios específicos de preparação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Enviar teste
A+
A
A-
18/06/2025, 18:35 Teste: AO2 Substitutiva
https://famonline.instructure.com/courses/44793/quizzes/216030/take 12/12

Mais conteúdos dessa disciplina