Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

POLO BARRA BONITA
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
JAÚ SERVE SUPERMERCADOS
DEIVID ARAUJO DA SILVA
Barra Bonita
2024
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
POLO BARRA BONITA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
JAÚ SERVE SUPERMERCADOS
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I
Trabalho apresentado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, da Universidade Paulista – UNIP, com requisito para aprovação bimestral.
Barra Bonita
2024
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo, aplicar conhecimentos estudados nas matérias: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, analisando a empresa Jaú Serve Supermercados.
Sobre Fundamentos da Administração, analisaremos a visão geral dentro da organização com suas tecnologias e abrangência e nas áreas de atuação devido à distância as mudanças acontecidas.
Em Comunicação Empresarial, foi verificado como aplicados os métodos de comunicação dentro da empresa.
Em Técnicas de Informática, foi destacado os investimentos feitos pela empresa ao adquirir Software que de suporte e informações a tempo necessário.
Palavras chave: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	5
2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO	6
2.1 História da Empresa	6
2.2.1 Missão e Valores da Empresa	10
2.2.2 Modelo de Gestão	10
3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL	10
4. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO	12
CONSIDERAÇÕES FINAIS	15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	16
INTRODUÇÃO
O projeto tem como objetivo analisar a empresa Jaú Serve Supermercados que atua no ramo de supermercados de varejo demonstrará os fundamentos de administração,comunicação empresarial e informática abordados neste semestre.
Em fundamentos de administração fornecemos uma visão geral dos gestores dentro da empresa, que é um dos assuntos que serão abordados durante o projeto. Veremos como a comunicação dentro de uma empresa evoluiu e como ela acontece, pois envolve tanto o público interno quanto o externo, sendo, portanto, fundamental. 
Em um mundo tecnológico como o atual, é quase impossível as empresas desenvolverem seu trabalho sem utilizar a tecnologia, o que é outro ponto a ser observado nas empresas que buscam facilitar o acesso dos clientes por meio das mídias digitais.
Enfim ao longo deste projeto iremos analisar as áreas que interagem para que a empresa tenha um bom funcionamento, assim como também o foco deste projeto está ligado no setor de comunicação da empresa e seus diversos aspectos. E porfim analisaremos o mercado tecnológico através da empresa Jau Serve Supermercados, tendo como base as matérias estudadas ao longo dos períodos, envolvendo a gestão de recursos humanos da empresa.
2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Administração é a tomada de decisões a partir dos recursos disponíveis. Sua tarefa básica é alcançar objetivos por meio das pessoas, solucionando os problemas e atendendo suas necessidades de maneira eficiente e eficaz. É uma área que engloba diversas teorias, conceitos, técnicas e ferramentas. Para fazer uma gestão de qualidade é preciso ter conhecimento claro dos conceitos administrativos, seus fundamentos e principalmente características de administrador para o crescimento do seu próprio negócio. De um modo geral, a gestão executiva consiste em estabelecer múltiplos relacionamentos em relação às decisões sobre a empresa e seus objetivos estratégicos, táticos e operacionais, pois assim formulam estratégias de curto, médio e longo prazo, permitindo a criação de sinergias entre as diversas partes da organização, sempre com foco em atingir os objetivos organizacionais.
2.1 História da Empresa
1964 - 1973
A história de sucesso da empresa Jau Serve Supermercados começou na década de 40, quando o comerciante João Sanzovo percebendo a oportunidade de proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes de sua cidade natal – Jaú/SP -, montou o Armazém João Sanzovo, tornando-se o pioneiro no autosserviço e atendimento na região. Com o decorrer do tempo, e o apoio dos filhos e genros, o armazém passou a se chamar Irmãos Sanzovo e Cia. Com a possibilidade de ampliar os negócios, agregou o atacado aos seus serviços, promovendo o comércio desta vez à Mercantil Sanzovo. Após essa ampla e assertiva experiência no varejo, foi inaugurada a primeira loja do Supermercados Jaú Serve em 10 de outubro de 1964, que possuía três máquinas registradoras, 15 funcionários e dois caminhões próprios, que buscavam as mercadorias com fornecedores em todo território nacional, tornando-se rapidamente referência na região no ramo de supermercados. Com muita dedicação, essa família visionária terminou essa década com 06 lojas na região, nas cidades de Jaú, Barra Bonita, São Carlos e Lençóis Paulista.
1974 - 1983
Esta década foi um período muito difícil. Além da pouca variedade de mercadorias disponibilizadas pela indústria, também houve muita escassez de produtos. Como os poucos fornecedores que existiam na época não tinham serviço de entrega, os fundadores, preocupados em prestar um bom atendimento aos clientes, iam buscar pessoalmente produtos em vários estados do Brasil e até mesmo em países vizinhos, sempre com um planejamento para estocagem, de maneira que não faltasse nada principalmente nas datas especiais que as famílias brasileiras mais celebram, como aniversários, natal, etc. Nessa década, foram criadas marcas próprias para a entrega de produtos a granel e pacotes com pequenas quantidades para facilitar o dia a dia dos nossos consumidores. Nesta década a rede Jaú Serve, inaugurou mais lojas nas cidades de Jaú, São Carlos e novos estabelecimentos nas cidades de Pederneiras, Botucatu e Ibitinga, totalizando nesse período 15 lojas.
1984 - 1993
Mais uma vez, apostando na grande visão empreendedora dos fundadores, a rede foi a pioneira ao construir nesta década, o Centro de Distribuição, que permitiu aprimorar e aumentar ainda mais a cadeia logística da rede e tornar possível a negociação de valores mais acessíveis, por conseguir comprar quantidades maiores. Esse pioneirismo fortaleceu muito o Jaú Serve, pois diante de um cenário pessimista, gerado pela crise do plano cruzado e um alto nível de desabastecimento de produtos em nossos concorrentes, que para alguns durou meses, conseguimos manter nossas lojas abastecidas com preços justos, fortalecendo cada vez mais o relacionamento com os clientes. Em uma época difícil, persistimos no sonho e encontramos oportunidades de expandir nossas lojas no interior paulista e estruturar nossa rede, abrindo novos estabelecimentos nas cidades de Araraquara, Avaré, Piracicaba, São Manuel e Leme, e mais lojas na cidade de São Carlos, finalizando a década com 26 lojas.
1994 - 2003
Uma época muito importante de ampliação e investimentos na empresa. Foi um momento de grande organização de toda a nossa estrutura, capacitando equipes e reestruturando nossa política interna. Novamente, a rede saiu na frente, climatizando e organizando suas lojas em seções e categorias de produtos, criando um novo conceito de compras, que proporcionou mais comodidade e conforto para os clientes. Esse novo modelo de arrumação, foi fundamental para organizar e facilitar a realização dos pedidos de itens para o o Centro de Distribuição. Outra grande conquista que marcou esta década, foi o pioneirismo na implantação do código de barras nos produtos. Essa informatização, tornou os registros das compras nos caixas muito mais rápidos, oferecendo mais conforto para os clientes que já não precisavam ficar mais tanto tempo nas filas. Esse alto investimento para a época, também facilitou as trocas de preços, que deixaram de ser feitas através de etiquetas manuais individualmente em cada produto. A rede não parou de crescer e neste período foram inauguradas lojas nas cidades de Avaré, Barra Bonita, Pirassununga, Leme e Piracicaba.
2004- 2013
Período muito importante de ampliação e investimentos na empresa. Foi um momento de grande organização de toda a estrutura, capacitando equipes e reestruturando a política interna. Novamente, a empresa saiu na frente, climatizando e organizando suas lojas em seções e categorias de produtos, criando um novo conceito de compras, que proporcionou mais comodidade e conforto para os clientes. Esse novo modelo de arrumação, foi fundamental para organizar e facilitar a realização dos pedidos de itens para o o Centro de Distribuição. Outra grande conquista que marcou esta década, foi o pioneirismo na implantação do código de barras nos produtos. Essa informatização, tornou os registros das compras nos caixas muito mais rápidos, oferecendo aos clientes mais agilidade, pois através desse atendimento o tempo de espera nas filas diminuiu consideravelmente. Esse foi um alto investimento para a época, mas que facilitou principalmente as trocas de preços, que ora era feita manualmente. E o Jaú Serve não parou de crescer. Nesse período foram inauguradas lojas nas cidades de Avaré, Barra Bonita, Pirassununga, Leme e Piracicaba.
2014 - 2017
A paixão pela inovação deu destaque mais uma vez a Rede no segmento varejista, ao desenvolver e implantar o self-checkout com tecnologia 100% nacional em uma de suas lojas, proporcionou uma nova experiencia de compra, para dar mais autonomia e agilidade aos clientes, que preferem ter mais independência para registrar e realizar o pagamento de suas compras. O cuidado com o meio ambiente também sempre esteve no cerne da empresa, e nessa década, várias iniciativas fortaleceram esse compromisso com o planeta. Foram estruturados projetos para a coleta e descarte correto de óleo de cozinha, pilhas e baterias usadas, além da adoção da energia renovável para todas as lojas, escritório central, centro de distribuição e utilização de um fluido nos balcões refrigerados, que ajudam a reduzir drasticamente a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Um fato extremamente importante neste período foi a introdução do programa de coaching na empresa, marcando uma nova etapa na capacitação e desenvolvimento das competências humanas de todas as lideranças da empresa. Essa nova fase também criou e elegeu os representantes do conselho de gestão dos acionistas e uma diretoria executiva composta por colaboradores de carreira na empresa. A seriedade do trabalho, fez com que o Jaú Serve expandisse e inaugurasse novas lojas nas cidades de São Carlos, Piracicaba, Araras e Lençóis Paulista.
2018 - 2024
Por ser um empresa extremamente preocupada com o crescimento sustentável do seu negócio, dois grandes fatos marcaram o período: o primeiro foi o certificado recebido pela Witzler Esco que atesta que o Jau Serve consome energia renovável, para suprir 100% do que é necessário para toda a rede, fato que gerou muitas pautas para entrevistas, pela importância do tema e por ser a primeira empresa no segmento a receber tal reconhecimento no interior; o segundo envolve o alto investimento para a implantação do SAP, um sistema de gestão de alto nível que agiliza processos e tomadas de decisões gerenciais, com o objetivo de aumentar ainda mais a competividade da empresa. Neste ano, comemoramos 54 anos de história, fechando este ciclo com a aquisição de mais uma unidade. Somamos agora 39 lojas presentes em 16 cidades no interior paulista e com mais de 5.000 colaboradores diretos, mantemos o foco no desenvolvimento de competências humanas, visando que juntos podemos ser mais. Ao longo desses anos, o amor à família e aos nossos clientes, foi a energia essencial que nos moveu a estar presentes até nos dias de hoje e avançar cada vez mais na economia de cada cidade. Jaú Serve, o Supermercado da Família Feliz!
Por fim, atualmente a empresa conta com 41 lojas no interior paulista, sendo presente em 15 cidades com uma área de vendas +44.000m2 e conta com mais de 5.000 colaboradores.
2.2.1 Missão e Valores da Empresa
MISSÃO
Promover a melhor experiência de compras, no atendimento às necessidades dos consumidores através da venda de produtos e prestação de serviços.
VISÃO
Ser referência no varejo, gerando rentabilidade e soluções, para todos os públicos aos quais se relaciona.
VALORES
Ética, respeito, transparência, segurança alimentar, crescimento com inclusão social, e sustentabilidade.
2.2.2 Modelo de Gestão
 A gestão consiste na administração eficaz com estratégias que contemplam processos e operações específicos desse tipo de negócio, sempre focando em garantir reduções de custos e alcance dos objetivos estipulados. Alguns dos principais assuntos que fazem parte da gestão são o gerenciamento estratégico de categorias, compras e negociações, prevenção de perdas, legislação sanitária e mix de produtos. O Jaú Serve para garantir sucesso em seus serviços oferecidos possui grande equipe em diversos setores atualizando constantemente sobre novas metodologias, táticas e ferramentas orientadas para resultados, gerando diferencial competitivo e programando estratégias gerenciais e operacionais. Trabalhando na área de grande importância como gestão de pessoas, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, marketing no varejo, formação e gestão de preços, finanças, responsabilidade social, logística, tecnologia aplicada ao varejo e gestão de processos.
3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação empresarial é uma área que adota processos e estratégias para criar e compartilhar informações de uma empresa com todos os seus públicos. Em suma, ela tem como objetivo primordial a melhora da imagem da empresa e, claro, o aumento da vantagem competitiva perante ao mercado interno e externo.
É ela quem define a identidade da marca e os processos comunicacionais. Ou seja: a função dessa comunicação é dar forma ao negócio, fornecendo maneiras de garantir o seu bom funcionamento e rentabilidade.
Os principais objetivos da comunicação empresarial é melhorar a imagem da empresa para os públicos internos, como colaboradores, e externos, como clientes e mercado em geral. Além disso, ela tem a função de transmitir credibilidade e autoridade com foco em aumentar suas vendas e seu faturamento ao longo dos anos.
De forma mais abrangente, existem dois principais tipos de comunicação empresarial: interno e externo.
Comunicação empresarial interna
Esse primeiro tipo é focado apenas nos colaboradores e líderes da organização. A finalidade é ser uma ferramenta que promova a cultura organizacional, compartilhe metas, objetivos e informações, motive os colaboradores e mantenha o clima de trabalho agradável e respeitoso.
Comunicação empresarial externa
Já a comunicação empresarial externa é voltada para o público em geral, como clientes, parceiros, fornecedores, concorrência, meios de comunicação etc.
As ações são baseadas em estratégias de marketing, propaganda e publicidade para garantir uma boa reputação da marca, uma ótima experiência do cliente e, claro, o aumento de vendas e do faturamento.
O jaú serve supermercados para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da corporação e de seus resultados e crescimento nos lucros usa como ferramenta de estratégica a comunicação empresarial. Com a comunicação interna garante que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, e ainda faz com que eles se sintam pertencentes a ela, implicando o aumento de desempenho, inovação constante e criação de defensores da sua marca. Esclarecendo a missão e o objetivo da empresa para a equipe e definir num bom organograma as funções complementares de cada colaborador, com vinculação hierárquica condizente com cada perfil para distribuição de tarefas e supervisão. O colaborador sempre está atualizado sobre os produtos que a empresa oferece e a utilização adequada desses, para poder informar corretamente ao cliente e tirar as dúvidas que surgirem. Isso acarreta diretamente a comunicaçãoexterna de seu público-alvo. O atendimento com atenção especial ao público-alvo é essencial, onde cria uma cordialidade com o cliente criam um ambiente harmonioso que desperta nele a vontade de retornar sempre. Essa ação aumenta a confiança que o consumidor tem sobre os produtos e o estabelecimento e, consequentemente o sucesso do negócio. Fora do ambiente, o Jaú Serve contempla todas as ações desenvolvidas pela empresa para reforçar sua imagem, buscando destaque no mercado, passando um conteúdo informativo e de qualidade para seus clientes e fornecedores por meios de comunicações via Tv, rádio, redes sociais, site, blog, jornais e revistas para divulgação de seus produtos e serviços.
 4. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 
Tecnologia da Informação (TI) é a área responsável por produzir, armazenar, transmitir e dar acesso, segurança e uso às informações. Ela oferece um conjunto de atividades e soluções processadas por recursos computacionais.
Ela não trata apenas da informação, mas também de sua organização e classificação, auxiliando na tomada de decisão nas organizações. A partir dos conhecimentos em TI, as empresas conseguem tornar os processos mais rápidos e seguros, o que é possível graças ao uso de computadores, softwares e outros recursos tecnológicos.
Conhecer as tendências e inovações do mercado é fundamental para compreender a importância de se especializar neste setor. 
Nos dias de hoje é quase impossível imaginar uma operação de negócio sem o emprego da TI. Seja na manufatura, nos serviços ou no comércio, o uso de ferramentas tecnológicas tem sido primordial para o sucesso das empresas. De acordo com Beal (2004), entender o uso e impacto que a TI pode ter para o negócio passou a ser uma competência essencial para o sucesso profissional em qualquer área de atuação, evidenciando o seu potencial para aumentar a produtividade e lucratividade das organizações..
Segundo Magalhães e Pinheiro (2007), para que uma infraestrutura de TI tenha sucesso e agregue valor ao negócio, seus componentes devem ser bem gerenciados, e a gestão da infraestrutura é composta por cinco atividades: 
· Arquitetura usada no ambiente de uma organização. 
· Planejamento: Esta atividade inclui o planejamento para aquisição, instalação e disponibilidade de componentes de infraestrutura de TI. 
· Implementação: inclui a instalação e disponibilização de componentes de TI para uso.
· Operação: Esta atividade inclui a operação da infraestrutura disponível para oempreendimento. 
· Suporte: inclui a resolução de incidentes e problemas na infraestrutura de TI.
O Jaú Serve por ser uma empresa de grande porte não fica para trás no recurso da tecnologia, onde usa a seu favor para melhoria dos seus serviços. Alguns recursos utilizados é a internet para navegação, Word para edição de texto de seus documentos, Excel para criação de planilhas de compras e vendas e entre outros objetivos, Power Point para apresentação de slides em reuniões ou treinamentos, Wi-fi para utilização das operações dos serviços, como uso de recebimento atravéz de cartão crédito em maquininha.
Em 2014 a empresa que se preocupa em acompanhar e investir em tecnologias que facilitem e ofereçam aos clientes, o que existe de mais moderno dentro do cenário varejista se tornou o 1º Supermercado do país que implantou o self checkouts com operações de pagamento através de cartões de crédito e débito, utilizando 100% de tecnologia nacional em parceria com a empresa Visual Mix. Desde então, o modelo foi sendo aprimorado e no ano de 2017, lançou a versão que aceita pagamentos com cartões de crédito/débito, cédulas e moedas. Mais uma vez, a rede foi pioneira na implantação desta tecnologia no seu segmento.
Com a implantação dessas tecnologias, o Supermercado Jau Serve simplifica seus processos e investe na capacitação de colaboradores, para que possam focar em prestar um bom atendimento para os clientes, seguindo o principal pilar de sua Missão em bem servir.
Durante a pandemia, a empresa identificou a necessidade de acelerar a digitalização das suas operações para oferecer no e-commerce a mesma experiência das lojas físicas. Adotou soluções da Salesforce, líder global em software de gestão de relacionamento de clientes, com a Capgemini, multinacional francesa de consultoria, tecnologia e outsourcing. As ferramentas escolhidas foram a Salesforce Commerce Cloud e a Service and Marketing, além da Unified Commerce for Grocery, da própria Capgemini. 
Esta última traz recursos com a modificação de pedidos antes da confirmação, customização de horários de entrega por loja e aplicativo próprio para a separação de produtos.
O projeto piloto foi iniciado em março de 2021 e, até o final do mesmo ano, os serviços de e-commerce da companhia já estavam presentes em todas as cidades em que atua.
Como resultado, houve a atração de novos consumidores, além de um ticket médio de compra on-line 240% maior em comparação com o das lojas físicas.
Segundo Fernanda Sanzovo, head de inovação e tecnologia da Jaú Serve, agora a empresa começa a enriquecer a sua plataforma de CRM com os dados capturados no e-commerce associados aos dados das lojas físicas.
Como próximos passos, a varejista pretende explorar novas maneiras de aprimorar os serviços prestados aos clientes utilizando tecnologias como machine learning e inteligência artificial.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com base nas pesquisas realizadas e conteúdo apresentado, podemos concluir que, o Supermercado Jaú Serve Ltda é uma empresa com administração solida e segura de que tem seus objetivos claros. A direção que começou na cidade natal de seus empreendedores do estado de São Paulo como uma venda pequena, foi ganhando mercado de atuação e logo incluiu em sua estratégia a organização primordial de base definindo em sua estrutura os fundamentos da administração delegando responsabilidades à áreas distintas criadas na organização para facilitar a administração geral do empreendimento.
A empresa possui uma boa linha de comunicação interna e externa, dando suporte aos clientes, solucionando seus problemas e dificuldades em busca de constantes melhorias para o constante crescimento e deixando visíveis suas metas ambientais e sociais. Os métodos criados pela empresa no quesito comunicação empresarial, garante o conhecimento aos colaboradores de todos os níveis de resultados, projetos, metas e etc., de forma que todos compreendam e sintam que fazem parte da organização e com essa estratégia a companhia consegue manter a motivação e o engajamento de todos os setores.
Em relação a técnicas de informática é uma das empresas bem sucedidas e de grande dominio no ramo da informatização uma vez que a maior parte da comunicação entre seus colaboradores é realizado através da informática. Sua área de TI esta em constante desenvolvimento e inovação, para tratar com os devidos cuidados a proteção dos dados dos clientes, está em um trabalho constante para melhorar o dia a dia dos colaboradores.
15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Jaú Serve Supermercados. 60 Anois você faz parte dessa história. Disponível em: https://www.jauservesupermercados.com.br/empresa. Acesso em: 30 abril 2024.
Acontece Botucatu. Jaú Serve investe em ‘self checkouts’, uma tecnologia nacional. 2017. Disponível em: https://acontecebotucatu.com.br/geral/jau-serve-investe-em-self-checkouts-uma-tecnologia-nacional/. Acesso em 30 abril 2024
ROSARES, Luana. Jaú Serve implanta Salesforce com Capgemini. Baguete Diário. 2022. Disponível em: https://www.baguete.com.br/noticias/31/03/2022/jau-serve-implanta-salesforce-com-capgemini. Acesso em: 02 maio 2024.
BAHIA, Juarez. Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro, EditoraMauad, 1995. 
CHIAVENTATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6 ed. Riode Janeiro: Campus, 2000.
ALBERTIN, A. L ; ALBERTIN, R. M. M. Dimensões do uso de tecnologia dainformação: um instrumento de diagnóstico e análise. Revista de Administraçãode Pública – RAP, v. 46, p. 125
ARAÚJO NETO, AntônioPalmeira de. Técnicas de Informática. São Paulo: EditoraSol, 2015; p. 116
image2.png
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina