Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Socioantropológicos e
Contextos Socioantropológicos e Filosóficos – Atividade 2
O samba: Um estudo da difusão e transformação cultural no Brasil
Hilana Lima dos Santos Gonçalves - (RA 257.073-1)
Duque de Caxias 
2024
O samba: Um estudo da difusão e transformação cultural no Brasil
 Pesquisa apresentada como exigência parcial 						 (ATIVIDADE 2) da disciplina sob orientação da 			 Profa. Lidia Alice Medeiros. 
Duque de Caxias 
2024
Introdução
	O samba é um gênero musical e uma dança que surgiu no Brasil no início do século XX, e é considerado um dos símbolos da cultura brasileira. 
	O samba tem origem na cultura africana, presente no Brasil desde o século XVI, quando os escravos trouxeram danças e batuques como ferramentas artísticas e religiosas. A palavra “samba” vem da língua quimbunda e significa “brincar e divertir”. É um ritmo rápido e animado, e a letra fala sobre vida cotidiana, amor, alegria, tristeza, entre outros temas. Os principais instrumentos são a guitarra, o cavaquinho, o tamborim, a cuíca, o pandeiro, o ganzá e o surdo.
	Se popularizou por meio dos desfiles das escolas de samba e da difusão do rádio no Brasil, e se ramificou para várias vertentes como Bossa Nova, Pagode, Partido Alto, Samba de Breque, Samba-Canção, Samba de Enredo e o Samba de Terreiro.
	O IPHAN, em 2007, declarou o samba carioca como patrimônio cultural do Brasil.
	
Desenvolvimento
	O samba é um grande movimento de expressão da Cultura afro-brasileira que mistura ritmos e gingados de origem africana. É originário dos batuques trazidos para o Brasil através de negros africanos escravizados, tinham influência religiosa, demonstrando assim, tipos de rituais usados como forma de comunicação através de marcantes movimentos e danças como o lundu, o coco, o fandango, entre outras. Essas danças eram puxadas, sobretudo, pelos ritmos dos batuques. Chegou no Brasil ainda no século XIX instalando-se na Bahia e se estendendo por todo o País. Porém, foi no Rio de Janeiro em plena formação de Cidade do Império que o samba se instalou e se expandiu tornando-se protagonista da cultura brasileira, sendo admirado e ao mesmo tempo condenado e perseguido. 
	Com a abolição do trabalho escravo, em 1888, milhares de africanos e seus descendentes estavam livres, mas a nova condição trouxe a falta de perspectiva, o que ocasionou que muitas dessas pessoas se mudassem para a capital do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro.
	No inicio do século XX, o Rio de Janeiro tinha uma grande população negra, que se concentravam principalmente nos bairros da Saúde, Gamboa, Cidade Nova e Estácio, e eram nesses bairros que os afro-brasileiros se reuniam em terreiros, das tias baianas, para os rituais religiosos e festividades como roda de capoeira e samba. Esses terreiros, se estabeleceram como pontos de encontro para lazer e diversão da comunidade negra da cidade, e o samba era o instrumento de socialização e solidarizarão entre essas comunidades socialmente e economicamente excluídas. 
	O samba da época costumava fazer pequenos jogos de palavras e contavam causos comuns da época, e por ser das camadas mais baixas da sociedade, buscava sempre retratar a vida urbana dos moradores dos morros da cidade, assim como denunciavam as condições de vida dos negros no Rio de Janeiro.
 Imagem 1: Terreiro de Samba
 Fonte: https://receitadesamba.com.br/terreiro/
 	Os ritmos de origem afro-brasileira já estavam sendo popularizados no Rio de Janeiro, e o samba por sua vez, começou a conquistar mais espaço com o surgimento das escolas de samba, o que aconteceu na década de 1920. Os desfiles realizados por essas agremiações difundiram o gênero musical e ampliaram a aceitação do samba pela sociedade carioca, e o rádio, o principal meio de comunicação, contribuiu para popularização para todo o país.	
	Na década de 1930, o samba conquistou espaço na indústria fonográfica brasileira, ganhou força como manifestação cultural e passou a ser exportada. O então Presidente da República, Getúlio Vargas, usou o samba para promover a construção da identidade e nacionalidade do brasileiro, como manifestação da miscigenação do Brasil. 
	Ao longo do tempo iniciativas procuravam “desafricanizar” o samba, isto é, diminuir as influências africanas na canção popular e expressão cultural.
	Entre 1931 e 1940, o samba foi o gênero mais gravado no Brasil, e graças a nova tecnologia de gravação elétrica, foi possível captar instrumentos percussivos presentes nas escolas de samba. As gravações em estúdio eram marcadas pela predominância de arranjos musicais de tom orquestrado com instrumentos de metais e cordas, com arranjos europeus que conferiu sonoridade sinfônica ao ritmo, e a fusão da valsa, polca, maxixe, jongo e lundu fez nascer um gênero totalmente singular, conferindo grande influência europeia na formação do samba.
	Com isso, podemos perceber que o samba sofreu muitas transformações até chegar a forma contemporânea, e ao longo do tempo se transformou em outras vertentes, com o surgimento de outras vertentes como Pagode, Bossa Nova, Samba-Enredo, entre outros.
Cada uma dessas vertentes possui características distintas e contribuiu para a evolução do samba como um fenômeno cultural multifacetado.
	O impacto do samba na cultura brasileira vai além da música e da dança. Ele desempenha um papel crucial na construção da coesão social e no fortalecimento das comunidades. Por meio do samba, as pessoas se reúnem em rodas de samba, festas e desfiles, criando espaços de convivência, troca cultural e solidariedade.
	O samba está presente de norte a sul do Brasil, e para comemorar esse gênero tão importante para cultura brasileira, em 1964 foi estabelecido o Dia do Samba, em 2 de dezembro, pelo vereador baiano Luís monteiro da Costa.
	O samba cresceu enormemente, identifica o Brasil no mundo todo, com músicas e ritmos ouvidos e reconhecidos por todo o planeta.
	
	
Conclusão
	O samba é um gênero musical típico de nosso país, e sua forma moderna consolidou-se nas comunidades afro-brasileiras instaladas no Rio de Janeiro, no começo do século XX. Surgido como uma dança de roda marcada pelo batuque, o samba transformou-se em um gênero de canção popular, sendo um dos mais populares do Brasil e tornou-se um dos símbolos da “brasilidade”. Passou da repressão à exaltação e a ser enxergado como um traço da cultura brasileira merecedor da exportação. 
Referências:
Samba: o que é, origem, na era Vargas, nomes – Brasil Escola
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/cultura/samba.htm - Acesso em: 21 out. 2024.
Samba: como surgiu, popularização, sambistas famosos
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/carnaval/samba-produto-morro.htm - Acesso em: 21 out. 2024.
Samba: o que é, origem, tipos, características e fases. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/samba/ - Acesso em: 21 out. 2024.
		 Samba: onde e como surgiu um dos gêneros mais populares do Brasil.
Disponível em: https://novabrasilfm.com.br/notas-musicais/samba-origem - Acesso em: 29 set. 2024.
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina