Logo Passei Direto
Buscar

AB5 - CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA 13_09_2024 15_09_2024 - VALOR 6,0 PONTOS - 2 OPORTUNIDADE_ Revisão da tentativa

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
a. Existem motivações técnicas, econômicas, temporais ou até quantitativas, que tornam mais viável realizar inspeções completas em todos os produtos fabricados.
b. Apesar de parecer ideal checar cada produto em produção e/ou cada serviço prestado, existem motivações técnicas, econômicas, temporais ou até quantitativas, que tornam impraticável realizar inspeções completas em todos os produtos fabricados, fazendo-se necessária a utilização da técnica de amostragem.
c. É muito mais rápido e barato testar a população inteira de itens ao invés de uma amostra, pois requer menos trabalho.
d. Os métodos de amostragem para checagem da qualidade dos produtos não levam em conta os riscos estatísticos envolvidos.
e. A técnica da amostragem apresenta resultados menos confiáveis, apesar dos métodos estatísticos e procedimentos que avançaram ao longo do tempo.
a) a, b e c estão corretas.
b) b, c e d estão corretas.
c) c, d e e estão corretas.
d) a, d e e estão corretas.
e) a, b e e estão corretas.

Considerando a ferramenta do fluxograma, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
a. Fluxogramas são medidas de dispersão, que representam a forma em que os dados se espalham ao redor da média.
b. Fluxograma consiste em um formulário impresso ou eletrônico utilizado para facilitar a coleta dos dados e sua organização de forma rápida para sua posterior utilização.
c. Fluxograma consiste no processo de subdividir um conjunto de itens diferentes em subconjuntos homogêneos e cada subconjunto passa a se chamar estratos. Ou seja, é uma técnica de identificação e classificação dos dados coletados.
d. Fluxograma consiste em um gráfico de processamento universal para análise administrativa. Ele representa o fluxo ou sequência normal de qualquer trabalho, produto, documento, processo e serve para retratar situações, demonstrando como são realmente feitas.
e. Fluxograma (ou tempestade de ideias) consiste em um processo em grupo em que se estimula a geração de ideias para gerar inovações, melhorar processos e inúmeras outras aplicações.
a) a, b e c estão corretas.
b) b, c e d estão corretas.
c) c, d e e estão corretas.
d) a, d e e estão corretas.
e) a, b e e estão corretas.

Analisando as causas da variabilidade no Controle Estatístico do Processo (CEP), escolha a alternativa correta:
a. Uma causa estrutural é assinalável, geralmente é única e suficientemente grande para causar problemas no processo produtivo. Exemplos de causas especiais podem ser: trovoadas e relâmpagos, ventos de janelas deixadas abertas, funcionário doente, treinamento inadequado, atraso dos funcionários porque o ônibus estava quebrado, entre outras.
b. Uma causa comum é assinalável, geralmente é única e suficientemente grande para causar problemas no processo produtivo. Exemplos de causas especiais podem ser: trovoadas e relâmpagos, ventos de janelas deixadas abertas, funcionário doente, treinamento inadequado, atraso dos funcionários porque o ônibus estava quebrado, entre outras.
c. Causas especiais são causas corriqueiras, relativamente pequenas, ocorrendo sempre e em grande número, afetando a variabilidade do processo. Exemplos de causas especiais, podem ser: ambiente de trabalho desorganizado, problemas de comunicação e liderança no ambiente industrial, processos de trabalho desatualizados ou problemáticos.
d. Uma causa especial é assinalável, geralmente é única e suficientemente grande para causar problemas no processo produtivo. Exemplos de causas especiais podem ser: trovoadas e relâmpagos, ventos de janelas deixadas abertas, funcionário doente, treinamento inadequado, atraso dos funcionários porque o ônibus estava quebrado, entre outras.
e. Uma causa é comum quando pode ser eliminável ou compensável, porém a causa comum ocorre periodicamente e sempre em função de outra variável que se desconhece a causa.
a) a está correta.
b) b está correta.
c) c está correta.
d) d está correta.
e) e está correta.

Sobre o conceito de melhoria contínua, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
( ) O gerenciamento da rotina encontra-se sob a responsabilidade dos dirigentes da empresa e tem como objetivo sobrevivência e crescimento organizacionais, estando situado no nível estratégico e visando eficácia e busca propiciar apoio para o comprimento das políticas e o estabelecimento de novas e melhores práticas.
( ) O Gerenciamento da melhoria consiste em uma abordagem (ou trilogia) focada em três áreas principais: 1) planejamento da qualidade; 2) controle da qualidade e 3) melhoria da qualidade.
( ) O Controle Estatístico do Processo (CEP) consiste em uma coleção de métodos para controlar os resultados dos processos organizacionais, por meio de indicadores que garantam que a qualidade do produto ou serviço esteja de acordo com o que foi estabelecido pela empresa e as necessidades do cliente.
( ) Gerenciamento da melhoria encontra-se sob a responsabilidade dos dirigentes da empresa e tem como objetivo sobrevivência e crescimento organizacionais, estando situado no nível estratégico e visando eficácia e busca propiciar apoio para o comprimento das políticas e o estabelecimento de novas e melhores práticas.
( ) O gerenciamento da rotina consiste em um método de gestão, na responsabilidade dos funcionários em busca da eficiência organizacional a partir da realização do
a) V, F, V, F, F
b) F, V, V, F, V
c) V, V, F, F, V
d) F, F, V, V, F
e) V, V, V, F, F

trabalho dentro dos padrões, evitando alterações ou mudanças que possam comprometer os níveis de qualidade estabelecidos. Assinale a alternativa correta:

a. F-F-V-V-F.
b. F-F-F-V-V.
c. F-F-V-V-V.
d. F-V-V-F-V.
e. V-F-V-V-V.

É comum na literatura sobre Gestão da Qualidade, encontrarmos a expressão “Gurus da Qualidade” para designar os principais estudiosos ou mentores que fizeram importantes e históricas contribuições para a qualidade nas indústrias. Walter Andrew Shewhart é considerado um desses gurus. Analise as afirmativas abaixo acerca dessas contribuições e identifique a afirmativa correta quanto à contribuição de Shewhart para a Qualidade.
a. Walter Andrew Shewhart desenvolveu o Diagrama de Causa e Efeito e começou a estabelecer um conjunto de princípios que consideravam que colocavam a satisfação dos consumidores no centro da discussão sobre qualidade e competitividade sustentada no longo prazo.
b. Walter Andrew Shewhart desenvolveu sua própria técnica de incentivo à melhoria continua, chamada Trilogia Juran e composta por Planejamento, Controle e Aperfeiçoamento.
c. Walter Andrew Shewhart defende o desenvolvimento de um Sistema Gerencial de Qualidade (SGQ) nas empresas.
d. Walter Andrew Shewhart foi considerado o pai do Controle Estatístico da Qualidade, introduzindo a estatística aos processos industriais para garantir a qualidade, é criador dos gráficos de controle e do Ciclo PDCA, ferramentas fundamentais para o gerenciamento da qualidade.
e. Walter Andrew Shewhart foi o grande defensor do Controle de Qualidade Total (CQT) e pregava que a Qualidade era responsabilidade de todos. Algo que nem sempre foi visto dessa maneira, já que a qualidade anteriormente era relegada à atividade de inspeção.

O Sigma é uma letra do alfabeto grego, e também uma medida de variação utilizada em estatística. No universo empresarial, a Sigma se refere à frequência com que determinada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos necessários para satisfazer o cliente, ou seja, ela determina uma taxa de desperdício/desvio por operação. Assim, você pode usar o Seis Sigma para calcular matematicamente o nível de desempenho dos processos da sua empresa e obter um diagnóstico (ENDEAVOR, 2015). Sobre os principais elementos da abordagem Seis Sigma, assinale a alternativa correta:

a. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: Gravidade-Urgência-Tendência – ou Matriz G. U. T. A sua aplicação é utilizada para definir prioridades dadas às alternativas de ação envolvendo questões complexas para tomada de decisões.
b. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: planejar; fazer; verificar; agir (do inglês Plan-Do-Check-Act).
c. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: What? (O quê?); Who? (Quem?); When? (Quando?); Where? (Onde?) E Why? (Por quê?); How? (Como?) e How much? (Quanto custa?). E cada aspecto é formado por interrogações sobre a atividade que precisam ser respondidas.
d. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: Objetivos orientados ao processo; uso da expertise do administrador ou diretoria; ciclo de melhoramento estruturado; capacidade e controle do processo; treinamento estruturado e organização contínua do melhoramento.
e. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: Objetivos orientados ao cliente; uso de evidência; ciclo de melhoramento estruturado; capacidade e controle do processo; projeto do processo; treinamento estruturado e organização do melhoramento.

O “Ciclo de Sthewhart”, impulsionado por Walter Andrew Shewhart e também conhecido como Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) pode ser considerado como um guia para a melhoria nos processos e desempenho organizacionais. Sobre essa ferramenta, assinale a alternativa correta:

a. A ferramenta chamada Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) consiste em formas de representação quantificáveis das características de produtos e processos. São informações quantitativas ou fatos relevantes que expressam o desempenho de um produto ou processo em termos de eficiência, eficácia ou satisfação.
b. A ferramenta chamada Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) foi amplamente utilizada nos anos 90, mas hoje é considerada metodologia ultrapassada, deixando de ser aplicada nas empresas, enquanto outros métodos ganharam popularidade por serem de fácil aplicabilidade.
c. Sthewhart organizou os conceitos de estatística em um método gráfico de fácil utilização no chão de fábrica e aplicou na prática na empresa que trabalhava, a Bell, em 1924. A ferramenta chamada Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) tinha a função de permitir facilmente distinguir entre causas de variação comuns ao processo e aquelas causas especiais que deveriam ser investigadas.
d. A ferramenta Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) é uma abordagem muito utilizada nas organizações e também pode ser aplicada na solução de problemas pessoais. e o método se divide em 4 etapas, referente a cada uma das palavras ou letras.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
a. Existem motivações técnicas, econômicas, temporais ou até quantitativas, que tornam mais viável realizar inspeções completas em todos os produtos fabricados.
b. Apesar de parecer ideal checar cada produto em produção e/ou cada serviço prestado, existem motivações técnicas, econômicas, temporais ou até quantitativas, que tornam impraticável realizar inspeções completas em todos os produtos fabricados, fazendo-se necessária a utilização da técnica de amostragem.
c. É muito mais rápido e barato testar a população inteira de itens ao invés de uma amostra, pois requer menos trabalho.
d. Os métodos de amostragem para checagem da qualidade dos produtos não levam em conta os riscos estatísticos envolvidos.
e. A técnica da amostragem apresenta resultados menos confiáveis, apesar dos métodos estatísticos e procedimentos que avançaram ao longo do tempo.
a) a, b e c estão corretas.
b) b, c e d estão corretas.
c) c, d e e estão corretas.
d) a, d e e estão corretas.
e) a, b e e estão corretas.

Considerando a ferramenta do fluxograma, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
a. Fluxogramas são medidas de dispersão, que representam a forma em que os dados se espalham ao redor da média.
b. Fluxograma consiste em um formulário impresso ou eletrônico utilizado para facilitar a coleta dos dados e sua organização de forma rápida para sua posterior utilização.
c. Fluxograma consiste no processo de subdividir um conjunto de itens diferentes em subconjuntos homogêneos e cada subconjunto passa a se chamar estratos. Ou seja, é uma técnica de identificação e classificação dos dados coletados.
d. Fluxograma consiste em um gráfico de processamento universal para análise administrativa. Ele representa o fluxo ou sequência normal de qualquer trabalho, produto, documento, processo e serve para retratar situações, demonstrando como são realmente feitas.
e. Fluxograma (ou tempestade de ideias) consiste em um processo em grupo em que se estimula a geração de ideias para gerar inovações, melhorar processos e inúmeras outras aplicações.
a) a, b e c estão corretas.
b) b, c e d estão corretas.
c) c, d e e estão corretas.
d) a, d e e estão corretas.
e) a, b e e estão corretas.

Analisando as causas da variabilidade no Controle Estatístico do Processo (CEP), escolha a alternativa correta:
a. Uma causa estrutural é assinalável, geralmente é única e suficientemente grande para causar problemas no processo produtivo. Exemplos de causas especiais podem ser: trovoadas e relâmpagos, ventos de janelas deixadas abertas, funcionário doente, treinamento inadequado, atraso dos funcionários porque o ônibus estava quebrado, entre outras.
b. Uma causa comum é assinalável, geralmente é única e suficientemente grande para causar problemas no processo produtivo. Exemplos de causas especiais podem ser: trovoadas e relâmpagos, ventos de janelas deixadas abertas, funcionário doente, treinamento inadequado, atraso dos funcionários porque o ônibus estava quebrado, entre outras.
c. Causas especiais são causas corriqueiras, relativamente pequenas, ocorrendo sempre e em grande número, afetando a variabilidade do processo. Exemplos de causas especiais, podem ser: ambiente de trabalho desorganizado, problemas de comunicação e liderança no ambiente industrial, processos de trabalho desatualizados ou problemáticos.
d. Uma causa especial é assinalável, geralmente é única e suficientemente grande para causar problemas no processo produtivo. Exemplos de causas especiais podem ser: trovoadas e relâmpagos, ventos de janelas deixadas abertas, funcionário doente, treinamento inadequado, atraso dos funcionários porque o ônibus estava quebrado, entre outras.
e. Uma causa é comum quando pode ser eliminável ou compensável, porém a causa comum ocorre periodicamente e sempre em função de outra variável que se desconhece a causa.
a) a está correta.
b) b está correta.
c) c está correta.
d) d está correta.
e) e está correta.

Sobre o conceito de melhoria contínua, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
( ) O gerenciamento da rotina encontra-se sob a responsabilidade dos dirigentes da empresa e tem como objetivo sobrevivência e crescimento organizacionais, estando situado no nível estratégico e visando eficácia e busca propiciar apoio para o comprimento das políticas e o estabelecimento de novas e melhores práticas.
( ) O Gerenciamento da melhoria consiste em uma abordagem (ou trilogia) focada em três áreas principais: 1) planejamento da qualidade; 2) controle da qualidade e 3) melhoria da qualidade.
( ) O Controle Estatístico do Processo (CEP) consiste em uma coleção de métodos para controlar os resultados dos processos organizacionais, por meio de indicadores que garantam que a qualidade do produto ou serviço esteja de acordo com o que foi estabelecido pela empresa e as necessidades do cliente.
( ) Gerenciamento da melhoria encontra-se sob a responsabilidade dos dirigentes da empresa e tem como objetivo sobrevivência e crescimento organizacionais, estando situado no nível estratégico e visando eficácia e busca propiciar apoio para o comprimento das políticas e o estabelecimento de novas e melhores práticas.
( ) O gerenciamento da rotina consiste em um método de gestão, na responsabilidade dos funcionários em busca da eficiência organizacional a partir da realização do
a) V, F, V, F, F
b) F, V, V, F, V
c) V, V, F, F, V
d) F, F, V, V, F
e) V, V, V, F, F

trabalho dentro dos padrões, evitando alterações ou mudanças que possam comprometer os níveis de qualidade estabelecidos. Assinale a alternativa correta:

a. F-F-V-V-F.
b. F-F-F-V-V.
c. F-F-V-V-V.
d. F-V-V-F-V.
e. V-F-V-V-V.

É comum na literatura sobre Gestão da Qualidade, encontrarmos a expressão “Gurus da Qualidade” para designar os principais estudiosos ou mentores que fizeram importantes e históricas contribuições para a qualidade nas indústrias. Walter Andrew Shewhart é considerado um desses gurus. Analise as afirmativas abaixo acerca dessas contribuições e identifique a afirmativa correta quanto à contribuição de Shewhart para a Qualidade.
a. Walter Andrew Shewhart desenvolveu o Diagrama de Causa e Efeito e começou a estabelecer um conjunto de princípios que consideravam que colocavam a satisfação dos consumidores no centro da discussão sobre qualidade e competitividade sustentada no longo prazo.
b. Walter Andrew Shewhart desenvolveu sua própria técnica de incentivo à melhoria continua, chamada Trilogia Juran e composta por Planejamento, Controle e Aperfeiçoamento.
c. Walter Andrew Shewhart defende o desenvolvimento de um Sistema Gerencial de Qualidade (SGQ) nas empresas.
d. Walter Andrew Shewhart foi considerado o pai do Controle Estatístico da Qualidade, introduzindo a estatística aos processos industriais para garantir a qualidade, é criador dos gráficos de controle e do Ciclo PDCA, ferramentas fundamentais para o gerenciamento da qualidade.
e. Walter Andrew Shewhart foi o grande defensor do Controle de Qualidade Total (CQT) e pregava que a Qualidade era responsabilidade de todos. Algo que nem sempre foi visto dessa maneira, já que a qualidade anteriormente era relegada à atividade de inspeção.

O Sigma é uma letra do alfabeto grego, e também uma medida de variação utilizada em estatística. No universo empresarial, a Sigma se refere à frequência com que determinada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos necessários para satisfazer o cliente, ou seja, ela determina uma taxa de desperdício/desvio por operação. Assim, você pode usar o Seis Sigma para calcular matematicamente o nível de desempenho dos processos da sua empresa e obter um diagnóstico (ENDEAVOR, 2015). Sobre os principais elementos da abordagem Seis Sigma, assinale a alternativa correta:

a. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: Gravidade-Urgência-Tendência – ou Matriz G. U. T. A sua aplicação é utilizada para definir prioridades dadas às alternativas de ação envolvendo questões complexas para tomada de decisões.
b. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: planejar; fazer; verificar; agir (do inglês Plan-Do-Check-Act).
c. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: What? (O quê?); Who? (Quem?); When? (Quando?); Where? (Onde?) E Why? (Por quê?); How? (Como?) e How much? (Quanto custa?). E cada aspecto é formado por interrogações sobre a atividade que precisam ser respondidas.
d. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: Objetivos orientados ao processo; uso da expertise do administrador ou diretoria; ciclo de melhoramento estruturado; capacidade e controle do processo; treinamento estruturado e organização contínua do melhoramento.
e. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: Objetivos orientados ao cliente; uso de evidência; ciclo de melhoramento estruturado; capacidade e controle do processo; projeto do processo; treinamento estruturado e organização do melhoramento.

O “Ciclo de Sthewhart”, impulsionado por Walter Andrew Shewhart e também conhecido como Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) pode ser considerado como um guia para a melhoria nos processos e desempenho organizacionais. Sobre essa ferramenta, assinale a alternativa correta:

a. A ferramenta chamada Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) consiste em formas de representação quantificáveis das características de produtos e processos. São informações quantitativas ou fatos relevantes que expressam o desempenho de um produto ou processo em termos de eficiência, eficácia ou satisfação.
b. A ferramenta chamada Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) foi amplamente utilizada nos anos 90, mas hoje é considerada metodologia ultrapassada, deixando de ser aplicada nas empresas, enquanto outros métodos ganharam popularidade por serem de fácil aplicabilidade.
c. Sthewhart organizou os conceitos de estatística em um método gráfico de fácil utilização no chão de fábrica e aplicou na prática na empresa que trabalhava, a Bell, em 1924. A ferramenta chamada Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) tinha a função de permitir facilmente distinguir entre causas de variação comuns ao processo e aquelas causas especiais que deveriam ser investigadas.
d. A ferramenta Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) é uma abordagem muito utilizada nas organizações e também pode ser aplicada na solução de problemas pessoais. e o método se divide em 4 etapas, referente a cada uma das palavras ou letras.

Prévia do material em texto

<p>Iniciado em sábado, 14 set 2024, 09:36</p><p>Estado Finalizada</p><p>Concluída em sábado, 14 set 2024, 11:11</p><p>Tempo</p><p>empregado</p><p>1 hora 34 minutos</p><p>Questão 1</p><p>Completo</p><p>Vale 0,60 ponto(s).</p><p>Após decidirem quais os pontos de cada um dos processos organizacionais em que os bens e serviços serão checados, a</p><p>próxima decisão consiste em quantos dos produtos deverão ser checados. A amostragem é uma técnica do controle de</p><p>qualidade que auxilia os gerentes e engenheiro nessa checagem. Sobre a amostragem, analise as afirmativas abaixo e assinale a</p><p>alternativa correta:</p><p>a. Existem motivações técnicas, econômicas, temporais ou até quantitativas, que tornam mais viável realizar inspeções</p><p>completas em todos os produtos fabricados.</p><p>b. Apesar de parecer ideal checar cada produto em produção e/ou cada serviço prestado, existem motivações técnicas,</p><p>econômicas, temporais ou até quantitativas, que tornam impraticável realizar inspeções completas em todos os</p><p>produtos fabricados, fazendo-se necessária a utilização da técnica de amostragem.</p><p>c. É muito mais rápido e barato testar a população inteira de itens ao invés de uma amostra, pois requer menos trabalho.</p><p>d. Os métodos de amostragem para checagem da qualidade dos produtos não levam em conta os riscos estatísticos</p><p>envolvidos.</p><p>e. A técnica da amostragem apresenta resultados menos confiáveis, apesar dos métodos estatísticos e procedimentos que</p><p>avançaram ao longo do tempo.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Painel / Minhas Disciplinas / TECNOLÓGICO EM PROCESSOS QUÍMICOS-disc. 17- CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO</p><p>/ PROVA CURRICULAR - REALIZAÇÃO DIA 13/09/2024 15/09/2024 - VALOR 6,0 PONTOS</p><p>/ AB5 - CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA 13/09/2024 15/09/2024 - VALOR 6,0 PONTOS - 2ª OPORTUNIDADE</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=44135</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=44135</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/my/</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=44135</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=44135#section-12</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1441191</p><p>Questão 2</p><p>Completo</p><p>Vale 0,60 ponto(s).</p><p>O fluxograma é uma ferramenta ou técnica muito importante para a gestão dos processos de uma empresa pois possibilita</p><p>analisar a conexão e relação dos componentes de qualquer sistema, facilitando análise de sua eficácia e permitindo a</p><p>visualização dos eventuais problemas, já que permite a visualização dos passos necessários ao processo, operações,</p><p>documentos, etc. Considerando a ferramenta do fluxograma, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.</p><p>a. Fluxogramas são medidas de dispersão, que representam a forma em que os dados se espalham ao redor da média.</p><p>b. Fluxograma consiste em um formulário impresso ou eletrônico utilizado para facilitar a coleta dos dados e sua</p><p>organização de forma rápida para sua posterior utilização.</p><p>c. Fluxograma consiste no processo de subdividir um conjunto de itens diferentes em subconjuntos homogêneos e cada</p><p>subconjunto passa a se chamar estratos. Ou seja, é uma técnica de identificação e classificação dos dados coletados.</p><p>d. Fluxograma consiste em um gráfico de processamento universal para análise administrativa. Ele representa o fluxo ou</p><p>sequência normal de qualquer trabalho, produto, documento, processo e serve para retratar situações, demonstrando</p><p>como são realmente feitas.</p><p>e. Fluxograma (ou tempestade de ideias) consiste em um processo em grupo em que se estimula a geração de ideias para</p><p>gerar inovações, melhorar processos e inúmeras outras aplicações.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 3</p><p>Completo</p><p>Vale 0,60 ponto(s).</p><p>Como estudado ao longo da nossa jornada sobre Controle Estatístico do Processo (CEP), um gráfico pode ser considerado a</p><p>melhor forma de visualizar uma série de dados, portanto, ao analisar a estabilidade do processo graficamente, é possível</p><p>evidenciar tendências, ciclos e pontos fora dos limites com maior facilidade. Nesse sentido, analise o Gráfico de controle abaixo</p><p>que trata do CEP em uma indústria farmacêutica, sobre a consistência ou “dureza” dos comprimidos produzidos e assinale a</p><p>alternativa correta sobre o que ele representa.</p><p>a. O gráfico demonstra que o processo que deveria garantir a “dureza dos comprimidos” não está estável, em</p><p>conformidade com o controle estatístico, devendo ser melhorado para atingir estabilidade e reduzir a variabilidade. Os</p><p>retângulos vermelhos da figura destacam dados próximos aos limites de controle que chegam em alguns momentos a</p><p>ultrapassá-los. O gráfico ainda apresenta visualmente uma tendência de baixa (pelo menos no recorte realizado na</p><p>pesquisa).</p><p>b. O gráfico demonstra que o processo que deveria garantir a “dureza dos comprimidos” encontra-se estável, já que não</p><p>apresenta dados fora dos limites de controle estabelecidos pelo CEP.</p><p>c. O gráfico demonstra que o processo que deveria garantir a “dureza dos comprimidos” encontra-se estável, já que</p><p>apresenta a maior parte dos dados dentro dos limites de controle estabelecidos no CEP.</p><p>d. O gráfico demonstra que o processo que deveria garantir a “dureza dos comprimidos” encontra-se estável, pois</p><p>embora os retângulos vermelhos da figura destaquem pontos próximos aos limites de controle, a linha do gráfico</p><p>apresenta visualmente uma tendência de estabilidade.</p><p>e. O gráfico demonstra que o processo que deveria garantir a “dureza dos comprimidos” não está estável, devido aos</p><p>dados que ultrapassam os limites estabelecidos pelo CEP. No entanto, a linha do gráfico apresenta visualmente uma</p><p>tendência de estabilidade, que demonstra que no longo prazo o problema do processo foi sanado.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 4</p><p>Completo</p><p>Vale 0,60 ponto(s).</p><p>Para aplicarmos o Controle Estatístico do Processo (CEP) efetivamente em uma empresa, precisamos compreender o conceito</p><p>de variabilidade e seu impacto na qualidade e nos resultados. Os produtos ou atributos podem não ser exatamente idênticos,</p><p>uma vez que todo processo contem alterações e fricções que podem gerar variabilidade. Essas diferenças entre os produtos</p><p>podem então ser grandes ou pequenas, mas geralmente estarão presentes. Com base nisso, analise as afirmativas acerca das</p><p>causas da variabilidade (ou causas da má qualidade) e assinale a alternativa correta.</p><p>a. Uma causa estrutural é assinalável, geralmente é única e suficientemente grande para causar problemas no processo</p><p>produtivo. Exemplos de causas especiais podem ser: trovoadas e relâmpagos, ventos de janelas deixadas abertas,</p><p>funcionário doente, treinamento inadequado, atraso dos funcionários porque o ônibus estava quebrado, entre outras.</p><p>b. Uma causa comum é assinalável, geralmente é única e suficientemente grande para causar problemas no processo</p><p>produtivo. Exemplos de causas especiais podem ser: trovoadas e relâmpagos, ventos de janelas deixadas abertas,</p><p>funcionário doente, treinamento inadequado, atraso dos funcionários porque o ônibus estava quebrado, entre outras.</p><p>c. Causas especiais são causas corriqueiras, relativamente pequenas, ocorrendo sempre e em grande número, afetando a</p><p>variabilidade do processo. Exemplos de causas especiais, podem ser: ambiente de trabalho desorganizado, problemas</p><p>de comunicação e liderança no ambiente industrial, processos de trabalho desatualizados ou problemáticos.</p><p>d. Uma causa especial é assinalável, geralmente é única e suficientemente grande para causar problemas no processo</p><p>produtivo. Exemplos de causas especiais podem ser: trovoadas e relâmpagos, ventos de janelas deixadas abertas,</p><p>funcionário doente, treinamento inadequado, atraso dos funcionários porque o ônibus estava quebrado, entre outras.</p><p>e. Uma causa é comum quando pode ser eliminável ou compensável, porém a causa comum ocorre periodicamente e</p><p>sempre em função de outra variável que se desconhece a causa.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 5</p><p>Completo</p><p>Vale 0,60 ponto(s).</p><p>Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito de melhoria contínua e assinale a alternativa correta que contém as opções</p><p>adequadas para V (Verdadeiro) e F (Falso)</p><p>no que diz respeito à cada afirmativa:</p><p>(  ) O gerenciamento da rotina encontra-se sob a responsabilidade dos dirigentes da empresa e tem como objetivo</p><p>sobrevivência e crescimento organizacionais, estando situado no nível estratégico e visando eficácia e busca propiciar apoio</p><p>para o comprimento das políticas e o estabelecimento de novas e melhores práticas.</p><p>(  ) O Gerenciamento da melhoria consiste em uma abordagem (ou trilogia) focada em três áreas principais: 1) planejamento da</p><p>qualidade; 2) controle da qualidade e 3) melhoria da qualidade.</p><p>(  ) O Controle Estatístico do Processo (CEP) consiste em uma coleção de métodos para controlar os resultados dos processos</p><p>organizacionais, por meio de indicadores que garantam que a qualidade do produto ou serviço esteja de acordo com o que foi</p><p>estabelecido pela empresa e as necessidades do cliente.</p><p>(  ) Gerenciamento da melhoria encontra-se sob a responsabilidade dos dirigentes da empresa e tem como objetivo</p><p>sobrevivência e crescimento organizacionais, estando situado no nível estratégico e visando eficácia e busca propiciar apoio</p><p>para o comprimento das políticas e o estabelecimento de novas e melhores práticas.</p><p>(  ) O gerenciamento da rotina consiste em um método de gestão, na responsabilidade dos funcionários em busca da eficiência</p><p>organizacional a partir da realização do trabalho dentro dos padrões, evitando alterações ou mudanças que possam</p><p>comprometer os níveis de qualidade estabelecidos.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a. F-F-V-V-F.</p><p>b. F-F-F-V-V.</p><p>c. F-F-V-V-V.</p><p>d. F-V-V-F-V.</p><p>e. V-F-V-V-V.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 6</p><p>Completo</p><p>Vale 0,60 ponto(s).</p><p>É comum na literatura sobre Gestão da Qualidade, encontrarmos a expressão “Gurus da Qualidade” para designar os principais</p><p>estudiosos ou mentores que fizeram importantes e históricas contribuições para a qualidade nas indústrias. Walter Andrew</p><p>Shewhart é considerado um desses gurus. Analise as afirmativas abaixo acerca dessas contribuições e identifique a afirmativa</p><p>correta quanto à contribuição de Shewhart para a Qualidade.</p><p>a. Walter Andrew Shewhart desenvolveu o Diagrama de Causa e Efeito e começou a estabelecer um conjunto de</p><p>princípios que consideravam que colocavam a satisfação dos consumidores no centro da discussão sobre qualidade e</p><p>competitividade sustentada no longo prazo.</p><p>b. Walter Andrew Shewhart desenvolveu sua própria técnica de incentivo à melhoria continua, chamada Trilogia Juran e</p><p>composta por Planejamento, Controle e Aperfeiçoamento.</p><p>c. Walter Andrew Shewhart defende o desenvolvimento de um Sistema Gerencial de Qualidade (SGQ) nas empresas.</p><p>d. Walter Andrew Shewhart foi considerado o pai do Controle Estatístico da Qualidade, introduzindo a estatística aos</p><p>processos industriais para garantir a qualidade, é criador dos gráficos de controle e do Ciclo PDCA, ferramentas</p><p>fundamentais para o gerenciamento da qualidade.</p><p>e. Walter Andrew Shewhart foi o grande defensor do Controle de Qualidade Total (CQT) e pregava que a Qualidade era</p><p>responsabilidade de todos. Algo que nem sempre foi visto dessa maneira, já que a qualidade anteriormente era</p><p>relegada à atividade de inspeção.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 7</p><p>Completo</p><p>Vale 0,60 ponto(s).</p><p>Analise as afirmativas abaixo sobre ferramentas do controle estatístico do processo e gerenciamento:</p><p>I) Cartas de controle ou Gráficos de controle consistem em um tipo específico de gráfico de controle utilizado para acompanhar</p><p>a variabilidade de um processo, identificando principalmente suas causas comuns e normais ou causas especiais.</p><p>II) “Diagrama de Ishikawa”, “Diagrama de Causa e Efeito” ou “Espinha de Peixe” consiste em uma ferramenta de representação</p><p>de possíveis causas que levam a determinados efeitos. As causas são agrupadas por categorias e semelhanças e possui como</p><p>vantagem permitir atuar de modo específico e direcionado no detalhamento das causas possíveis.</p><p>III) O Diagrama de dispersão ou diagrama de correlação, consiste em um gráfico que permite analisar a relação entre duas</p><p>variáveis de um processo.</p><p>IV) Cartas de controle consistem em uma ferramenta utilizada para definir prioridades dadas às alternativas de ação envolvendo</p><p>questões complexas para tomada de decisões. A matriz envolve três elementos distintos – gravidade, urgência e tendência que</p><p>devem ser avaliados de 1 a 5 para cada problema em questão.</p><p>V) O Diagrama de dispersão ou diagrama de correlação pode funcionar como uma ferramenta de priorização e organização de</p><p>atividades, como um checklist para atividades, prazos e responsabilidades. É dividido em 5 etapas interrogativas em que cada</p><p>aspecto é formado por interrogações sobre a atividade que precisam ser respondidas.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a. Apenas II e IV estão corretas.</p><p>b. Apenas I, II, III e VI estão corretas.</p><p>c. Apenas II e III estão corretas.</p><p>d. Apenas I, II e III estão corretas.</p><p>e. Apenas II, III e V estão corretas.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 8</p><p>Completo</p><p>Vale 0,60 ponto(s).</p><p>O Sigma é uma letra do alfabeto grego, e também uma medida de variação utilizada em estatística. No universo empresarial, a</p><p>Sigma se refere à frequência com que determinada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos necessários</p><p>para satisfazer o cliente, ou seja, ela determina uma taxa de desperdício/desvio por operação. Assim, você pode usar o Seis</p><p>Sigma para calcular matematicamente o nível de desempenho dos processos da sua empresa e obter um diagnóstico</p><p>(ENDEAVOR, 2015). Sobre os principais elementos da abordagem Seis Sigma, assinale a alternativa correta:</p><p>a. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: Gravidade-Urgência-</p><p>Tendência – ou Matriz G. U. T. A sua aplicação é utilizada para definir prioridades dadas às alternativas de ação</p><p>envolvendo questões complexas para tomada de decisões.</p><p>b. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: planejar; fazer; verificar;</p><p>agir (do inglês Plan-Do-Check-Act).</p><p>c. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: What? (O quê?); Who?</p><p>(Quem?); When? (Quando?); Where? (Onde?) E Why? (Por quê?); How? (Como?) e How much? (Quanto custa?). E cada</p><p>aspecto é formado por interrogações sobre a atividade que precisam ser respondidas.</p><p>d. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: Objetivos orientados ao</p><p>processo; uso da expertise do administrador ou diretoria; ciclo de melhoramento estruturado; capacidade e controle do</p><p>processo; treinamento estruturado e organização contínua do melhoramento.</p><p>e. Alguns principais elementos componentes da abordagem de melhoramento Seis Sigma são: Objetivos orientados ao</p><p>cliente; uso de evidência; ciclo de melhoramento estruturado; capacidade e controle do processo; projeto do processo;</p><p>treinamento estruturado e organização do melhoramento.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>Questão 9</p><p>Completo</p><p>Vale 0,60 ponto(s).</p><p>Sobre ferramentas básicas do Controle Estatístico do Processo (CEP), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta</p><p>que contém as opções adequadas para V (Verdadeiro) e F (Falso) no que diz respeito à cada afirmativa.</p><p>(  ) O 5W2H representa o fluxo ou sequência normal de qualquer trabalho, produto, documento, processo e serve para retratar</p><p>situações, demonstrando como são realmente feitas.</p><p>(  ) Assim como a ferramenta de brainstorming, o 5W2H também é frequentemente utilizado em conjunto com outras</p><p>ferramentas de qualidade, como por exemplo o Diagrama de Ishikawa.</p><p>(  ) O brainstorming (tempestade de ideias) é utilizado a partir de uma matriz que representa a Gravidade, Urgência ou</p><p>Tendência para definir prioridades com relação a ações ou problemas, auxiliando a tomada de decisões.</p><p>(  ) O brainstorming (tempestade de ideias) consiste em um processo em grupo em que se estimula a geração de ideias. Podem</p><p>ser ideias para se resolver um problema, ideias para gerar inovações de produtos, ideias para melhorar processos e inúmeras</p><p>outras aplicações.</p><p>(  ) O 5W2H consiste em uma ferramenta de priorização e organização de atividades, como um checklist para atividades, prazos</p><p>e responsabilidades. Os 5Ws são: What? (O quê?); Who? (Quem?); When? (Quando?); Where? (Onde?) E Why? (Por quê?).</p><p>a. F-F-F-F-V.</p><p>b. F-V-V-V-V.</p><p>c. F-F-F-V-F.</p><p>d. F-V-F-V-V.</p><p>e. V-V-F-F-V.</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>Questão 10</p><p>Completo</p><p>Vale 0,60 ponto(s).</p><p>O “Ciclo de Sthewhart”, impulsionado por Walter Andrew Shewhart e também conhecido como Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-</p><p>Check-Act) pode ser considerado como um guia para a melhoria nos processos e desempenho organizacionais. Sobre essa</p><p>ferramenta, assinale a alternativa correta:</p><p>a. A ferramenta chamada Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) consiste em formas de representação quantificáveis</p><p>das características de produtos e processos. São informações quantitativas ou fatos relevantes que expressam o</p><p>desempenho de um produto ou processo em termos de eficiência, eficácia ou satisfação.</p><p>b. A ferramenta chamada Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) foi amplamente utilizada nos anos 90, mas hoje é</p><p>considerada metodologia ultrapassada, deixando de ser aplicada nas empresas, enquanto outros métodos ganharam</p><p>popularidade por serem de fácil aplicabilidade.</p><p>c. Sthewhart organizou os conceitos de estatística em um método gráfico de fácil utilização no chão de fábrica e aplicou</p><p>na prática na empresa que trabalhava, a Bell, em 1924.  A ferramenta chamada Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-</p><p>Act) tinha a função de permitir facilmente distinguir entre causas de variação comuns ao processo e aquelas causas</p><p>especiais que deveriam ser investigadas.</p><p>d. A ferramenta Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) é uma abordagem muito utilizada nas organizações e também</p><p>pode ser aplicada na solução de problemas pessoais. e o método se divide em 4 etapas, referente a cada uma das</p><p>palavras ou letras.</p><p>e. A ferramenta do Ciclo PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act) consiste em uma abordagem focada em três áreas</p><p>principais: 1) planejamento da qualidade; 2) controle da qualidade e 3) melhoria da qualidade.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>◄ AB4 - CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA 06/09/2024 a 08/09/2024 - VALOR 6,0 PONTOS - 1ª OPORTUNIDADE</p><p>Seguir para...</p><p>AB6 - CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA SUBSTITUTIVA - DIA 20/09/2024 - VALOR 6,0 PONTOS ►</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1441190&forceview=1</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1441193&forceview=1</p>

Mais conteúdos dessa disciplina