Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Avaliação funcional
1. 
Os profissionais de Educação Física, ao estruturar e executar um programa de atividade física à população, devem levar em consideração a avaliação. No entanto, esses profissionais não possuem um entendimento claro com relação às questões básicas, como o que avaliar ou porque avaliar. Em relação à avaliação da flexibilidade, observe as afirmações que seguem.
I) Níveis do PERFLEX descrevem uma sensação que vai da normalidade à dor forte, podendo serem descritas na realização de um alongamento e do flexionamento, por exemplo.
II) Uma lesão pode ocorrer quando ultrapassa o estiramento extremo das estruturas envolvidas, incidindo, principalmente, sobre as estruturas esqueléticas.
III) O goniômetro universal é o instrumento mais utilizado para medir a flexibilidade em centros de treinamento e academias.​​​​​​​
IV) O FLEXITESTE é um método de avaliação por meio de uma escala de esforço percebido na flexibilidade.
V)  No FLEXITESTE, de acordo com os mapas de avaliação da flexão dorsal do tornozelo, a tendência central é o 2.
​​​​​​​​​​​​​​É correto o que se afirma em: ​​​​​​​​​​​​​​
Você acertou!
A. 
 I, II e V.
Na descrição do PERFLEX, método de avaliação por uma escala de esforço percebido na flexibilidade, uma lesão pode ocorrer quando ultrapassa o estiramento extremo das estruturas envolvidas, incidindo, principalmente, sobre as estruturas esqueléticas; essa é a sensação de dor forte que o instrumento pede para o avaliado relatar (normalidade, forçamento, desconforto, dor insuportável e dor forte). No FLEXITESTE, nos mapas de avaliação, verifica-se uma distribuição gaussiana para os dados, de forma que a tendência central é o valor 2; os valores 1 e 3 são menos frequentes, e os valores extremos, isso é, 0 e 4 são bem raros. O instrumento mais utilizado para medir a flexibilidade em centro de treinamento e academias é o teste de sentar e alcançar.
2. 
O acompanhamento da capacidade funcional do indivíduo é fundamental, pois influenciará por toda a vida. Se mesmo os indivíduos que estão dentro dos padrões normais de desenvolvimento devem ser avaliados e observados, em grupos especiais, como crianças e idosos, por exemplo, essa necessidade é ainda maior. Analise as alternativas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
(  ) A capacidade funcional pode ser entendida como a capacidade de realizar atividades diárias de vida com segurança e independência, sem fadiga. 
(  ) A flexibilidade é a capacidade de movimentar articulações com fluidez na amplitude de movimento completa. 
(   ) O equilíbrio é a habilidade de um indivíduo manter a postura de seu corpo inalterada, mesmo quando é colocado em várias posições.
(  ) Equilíbrio e flexibilidade são componentes da capacidade funcional.
​​​​​​​(  ) O alongamento é usada para descrever a técnica utilizada para melhorar a flexibilidade, por meio da execução de movimentos com amplitudes articulares específicas.
Diante do exposto, a sequência correta é:
C. 
V, V, V, V, V​​​​​​​.
A capacidade funcional pode ser entendida como a capacidade de realizar atividades diárias de vida com segurança e independência, sem fadiga. Ela requer resistência aeróbia, agilidade, força muscular, flexibilidade e equilíbrio. A flexibilidade é a capacidade de movimentar articulações com fluidez na amplitude de movimento completa; trata-se de um componente de aptidão física relacionado à saúde e ao desempenho atlético. O alongamento é usada para descrever a técnica utilizada para melhorar a flexibilidade, por meio da execução de movimentos com amplitudes articulares específicas. Por fim, o equilíbrio é a habilidade de um indivíduo manter a postura de seu corpo inalterada, mesmo quando é colocado em várias posições.
3. 
A avaliação tem um objetivo muito importante na área do desenvolvimento: torna possível monitorar alterações desenvolvimentistas, identificar retardos no desenvolvimento e obter esclarecimento sobre estratégias instrutivas e intervencionistas. Um instrumento de avaliação bem projetado deve possuir confiabilidade, validade e objetividade muito fortes. Essa afirmação se torna importante, pois leva a se considerar que:
I. Instrumentos de avaliação do equilíbrio confiáveis e validados são necessários para se diminuir as incertezas associadas com as decisões de diagnóstico e prognóstico.
II.  A validade é a capacidade do instrumento em medir o que se propôs medir. Já confiabilidade, refere-se a consistência com que um instrumento de pesquisa irá avaliar um fenômeno da mesma maneira em diferentes tentativas.
III. Aspectos como observação, objetividade e referência fazem parte de qualquer processo de exame para que as reações observáveis do sujeito possam estar representadas com fidelidade.
​​​​​​​IV.  A consistência de resultados obtidos pelos mesmos sujeitos em diferentes ocasiões ou com diferentes conjuntos de itens equivalentes refere-se à maneira como o avaliador executa a avaliação.
É correto o que se afirma em: 
D. 
 I, II e III.
Aspectos como observação, objetividade e referência fazem parte de qualquer processo de exame para que as reações observáveis do sujeito possam estar representadas com fidelidade. Instrumentos de avaliação do equilíbrio confiáveis e validados são necessários para se diminuir as incertezas associadas com as decisões de diagnóstico e prognóstico. ‘’A confiabilidade, reprodutibilidade ou fidedignidade de um instrumento é a consistência de resultados obtidos pelos mesmos sujeitos em diferentes ocasiões ou com diferentes conjuntos de itens equivalentes’’. Compreende-se como validade a confiança o que se pode tirar conclusões corretas da análise de um teste, ou seja, é a capacidade do instrumento em medir o que se propôs a medir. A confiabilidade refere-se a consistência com que um instrumento de pesquisa irá avaliar um fenômeno da mesma maneira em diferentes tentativas.
4. 
A flexibilidade pode ser definida como  “a qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude máxima, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão’ (Dantas, 2007). Diante deste contexto analise as alternativas a seguir.
I. A flexibilidade é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde e à performance esportiva.
II. Ela pode ser definida também como amplitude de movimento articular.
III. Utiliza-se alongamento quando o exercício for realizado em intensidade submáxima e flexionamento quando o exercício for realizado em intensidade máxima. Por isso, os conceitos de ambos tipos de trabalho não se diferem em nível conceitual, fisiológico e metodológico. 
​​​​​​​IV.  O teste sentar e alcançar (TSA) é um dos mais conhecidos para se avaliar a flexibilidade e aplicados em baterias de testes.
É correto o que se afirma em:
D. 
I, II e IV​​​​​​​.
A flexibilidade é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde e à performance esportiva.  Quando se consulta o vocábulo flexibilidade, nos Descritores em Ciência da Saúde, o resultado é: “amplitude de movimento articular”.  Sim! Os conceitos de ambos tipos de trabalho (flexionamento e alongamento) são diferentes em nível conceitual, fisiológico e metodológico. O teste sentar e alcançar (TSA) é um dos mais conhecidos para se avaliar a flexibilidade e aplicados em baterias de testes.
5. 
Uma avaliação funcional pode ser constituída por vários itens, como questões referentes à mobilidade (deambulação em distâncias determinadas, mudanças no curso da marcha, levantar-se e sentar-se em uma cadeira, mudanças de decúbito e transferências), a atividades básicas do cotidiano (vestir-se, alimentar-se, tomar banho etc.) E as atividades instrumentais do cotidiano (pegar ônibus, cozinhar, arrumar a casa e outras), além de algumas avaliações que contemplam o desempenho do indivíduo no trabalho, no ambiente social e no lazer. Um dos testes adaptados para a Língua Portuguesa e que avalia esses aspectos é o:
D. 
Avaliação da Marcha e Equilíbrio Orientada pelo Desempenho (POMA)​​​​​​​.
O teste POMA tem por objetivo a detecção detalhada de fatores de risco de quedas emindivíduos idosos, com base no número de incapacidades crônicas, e avalia o equilíbrio e a marcha. O equilíbrio é medido por meio de uma avaliação com três níveis de respostas qualitativas que consiste na realização de manobras que são realizadas durante as atividades da vida diária, com um total de 16 pontos. O EMTI é uma escala que possui um método de aplicação atrativo, que compreende um conjunto de provas diversificadas e de dificuldade graduada, não apresenta relação com as atividades de vida, bem como o teste de flexibilidade de sentar e alcançar. Os testes FRT e PPT não foram adaptados para a Língua Portuguesa.

Mais conteúdos dessa disciplina