Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

NÉFRON 
É a unidade funcional do rim. 
ESTRUTURA 
Os néfrons classificam-se em corticais, medicorticais e justamedulares. O néfron é formado pelo corpúsculo renal e uma estrutura tubular composta por túbulo proximal, túbulo intermediário (alça de Henle), túbulo distal e ducto coletor.
O aparelho justaglomerular é formado pelo contato da parede do túbulo distal com o glomérulo do qual se origina e com as arteríolas aferente e eferente. Neste local existem células especializadas que secretam renina. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo capilar envolto pela cápsula de Bowman. 
O glomérulo é um emaranhado capilar formado a partir da arteríola aferente que emite ramos e posteriormente forma alças capilares que se unem formando a arteríola eferente. O endotélio do capilar glomerular é descontínuo e as células endoteliais são separadas entre si por fenestrações por onde passam substâncias de peso molecular elevado, exceto elementos figurados do sangue. 
A cápsula de Bowman tem parede dupla formando o espaço de Bowman que é ocupado pelo filtrado glomerular. As células da parede interna desta cápsula se modificam para formar os podócitos que emitem prolongamentos chamados de pedicílios os quais formam canais alongados chamados fendas de filtração. 
Assim, o plasma filtrado atravessa o endotélio capilar, a membrana basal e a parede interna da cápsula de Bowman. O túbulo contorcido proximal é formado por epitélio cúbico simples com uma membrana apical ou luminal apresentando microvilosidades (borda em escova) e uma membrana basolateral ou peritubular. 
O ramo fino ascendente da alça de Henle apresenta epitélio baixo, poucas dobras e poucas mitocôndrias, sendo o transporte ativo inexistente e a função determinada em função das propriedades de permeabilidade passiva e por sua orientação espacial na medula. O ramo ascendente é formado por epitélio baixo no segmento fino e epitélio alto no segmento grosso. O ramo grosso apresenta muitas mitocôndrias e dobras internas da membrana e assim apresenta grande capacidade para o transporte ativo de soluto. O túbulo contorcido distal apresenta epitélio alto e grande número de mitocôndrias.

Mais conteúdos dessa disciplina