Logo Passei Direto
Buscar

PROVA E SIMULADOS DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Direito Civil é o ramo do direito que regula os atos entre particulares, não sem respeitar princípios e valores de ordem pública. Nesse sentido, o Código Civil dispõe que aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete:
R= Ato ilícito

A função social dos contratos está prevista no art. 421 do Código Civil de 2002. A seu respeito, analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
R= Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos
I - No plano interno, a função social diz respeito ao equilíbrio contratual e, no plano externo, ao afastamento da visão puramente individualista do contrato.
II - A função social do contrato tem certa ligação com semelhante princípio aplicável à propriedade, constante do título VII da Constituição Federal.
III - Ordinariamente, a função social é invocada para recusar efeitos aos contratos bilaterais.
IV - A função social aplica-se tanto aos negócios bilaterais quanto aos unilaterais.
V - Aplica-se o princípio da função social tanto nas negociais previas quanto na conclusão, na execução e mesmo após a execução do contrato.

Em um contrato de doação, Rodrigo se abrigou a entregar a Henrique um carro e uma moto. Caso Rodrigo venha a entregar somente o carro, quais direitos facultam a Henrique?
R = Rodrigo permanece sendo devedor, pois são obrigações cumulativas, podendo Henrique acionar o inadimplemento da obrigação

Considerando que João e Fábio são credores de um carro devido por José. Com base nas normas da relação jurídica obrigacional entre eles, se pode afirmar que:
R = João ou Fábio poderá exigir a totalidade da obrigação, exceto se convertida em perdas e danos

Considere a hipótese de, numa obrigação de dar coisa certa a três distintos credores, de um objeto ser indivisível. Nesse caso, quanto à forma correta de pagamento, a lei civil estabelece o seguinte:
R = Cada um dos credores poderá exigir a dívida inteira

Muitos são os conceitos de obrigação, a saber: O ato de obrigar; o fato de estar obrigado a; dever, preceito; o que se deve retribuir; favor, serviço: devo-lhe muitas obrigações. Contudo, mesmo não existindo uma definição positivada no Código Civil de 2002, no direito das obrigações encontra-se o emprego doutrinário do vocábulo obrigação no seu preciso sentido técnico-jurídico. Aponte a alternativa correta dentre as possibilidades abaixo sobre o conceito de obrigação.
R = Vínculo jurídico de conteúdo patrimonial, que se estabelece de pessoa a pessoa, colocando-as, como credora e devedora.

O conteúdo da prestação será sempre o objeto do pagamento, por conseguinte se considerará quitada a obrigação quando cumprida obrigação de fazer, ou entregue coisa na obrigação de dar. Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta:
R = O credor não pode ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim não se ajustou contratualmente

Sabe-se que quando o fornecedor de produtos não entrega, entrega incompleto ou diferente da mercadoria solicitada pelo consumidor, a luz do art. 35 do CDC, este poderá optar por 3 formas de resolução do problema: Exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade, ou seja, o consumidor pode exigir do fornecedor que este entregue o produto solicitado, que fora o escolhido; Aceitar outro produto equivalente; Rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia (eventualmente antecipada, monetariamente atualizada) e a perdas e danos. É importante saber que, conforme o artigo acima destacado, o consumidor poderá escolher uma das opções apresentadas. Ou até mesmo, resignar-se a aceitar o produto. Agora, no que se refere as normas do direito das obrigações, examine a situação a seguir apresentada, naquilo que toca o pagamento como forma de extinção das obrigações: O colecionador de artes Tício, na qualidade de credor em compra de uma obra de arte, aceita receber de Caio, vendedor, um quadro de igual valor econômico, no entanto, objeto diverso daquele estabelecido no instrumento obrigacional, relação de compra e venda, deste modo, extinguindo a obrigação pactuada. Pode-se afirmar que nesse caso, ocorreu:
R = Uma dação em pagamento

Um digital influencer, com mais de dois milhões de seguidores no instagram (@rafaelcunhaof) e com 322.301 inscritos no Youtube (o Vigarista), Rafael André de Araújo Cunha foi condenado a pagar uma indenização no valor de R$ 15 mil por postagem homofóbica. A decisão, unânime, é da Segunda Turma Recursal Permanente da Capital, ao dar provimento ao Recurso Inominado nº 0808339-33.2017.8.15.2003, oriundo do 1º Juizado Especial Misto de Mangabeira. A relatoria foi do juiz José Ferreira Ramos Júnior. Consta, nos autos, que Rafael publicou, em sua rede social Instagram, imagens do recorrente com os seguintes dizeres: Fanta Ligth, Fanta e Faço Melhor. Ao analisar o caso, o relator disse que, ao escrever as referidas palavras, o acusado estava fazendo menção à expressão popularmente conhecida essa coca é fanta, cujo significado faz referência ao fato de um homem, ser, na verdade, homossexual. Assim, extrai-se que o recorrido estava com a real intenção de desmerecer a imagem do recorrente, utilizando-se expressão de conotação homofóbica, causando elevada humilhação ao autor, destacou o magistrado, acrescentando que o comentário ofensivo caracteriza dano moral. Ele deu provimento ao recurso a fim de majorar o valor da indenização para um patamar de R$ 15 mil. Considerando o caso acima do Tribunal de Justiça da Paraíba, à luz da Responsabilidade civil, analise as afirmativas.
R = Apenas as alternativas I e IV estão corretas
I. A indenização deve prestar a coibir reincidência da conduta ilícita do causador o dano, porém sem proporcionar o enriquecimento sem causa da vítima.
II. O demandado possuía, na época do fato, mais de seis mil seguidores, sendo essa informação insignificante, considerando a humilhação e o constrangimento sofridos pela parte, não sendo suficiente para se condenar o demandado em danos morais.
III. Mesmo diante de tais considerações, o digital influencer, não precisa ter cuidado com suas publicações realizadas sem suas redes sociais, já que seu compromisso é entreter os seus seguidores.
IV. Digital influencer é um perfil famoso em redes sociais, que estabeleceu credibilidade em um nicho de mercado específico e, por ter acesso a um grande público nessas plataformas, possui a capacidade de influenciar outros usuários, ditar tendências, comportamentos e opiniões.

Liz foi levada pelo seu marido Álvaro para um hospital público tendo em vista que estava em trabalho de parto. No entanto, foi tratada com descaso e por um erro médico, seu bebê acabou morrendo, e Liz ficou com enorme cicatriz na barriga, o que gerou traumas tanto pela lembrança desse momento traumático e com vergonha do seu corpo na frente do seu marido. Diante dos fatos narrados, assinale a alternativa correta.
R = Tanto Liz quanto Álvaro podem pedir indenização por danos morais e materiais cumulativamente, mas apenas Liz pode pedir indenização por dano estético.

A Teoria Geral das Obrigações é o primeiro tema a ser tratado pela parte especial do Código Civil, entre os seus artigos 233 a 420. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
R = Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
I. O vínculo imaterial ou espiritual da obrigação consiste no vínculo jurídico existente entre as partes na relação obrigacional, ou seja, o elo que sujeita o devedor à determinada prestação, seja ela positiva ou negativa, em favor do credor.
II. Se um dos credores remitir a dívida, a obrigação não ficará extinta para com os outros; mas estes só a poderão exigir, descontada a quota do credor remitente. O mesmo critério se observará no caso de transação, novação, compensação ou confusão.
III. Nos contratos onerosos, responde por simples culpa o contratante, a quem o contrato aproveite, e por dolo aquele a quem não favoreça. Nos contratos benéficos, responde cada uma das partes por culpa, salvo as exceções previstas em lei.
IV - Na cessão por título oneroso, o cedente, ainda que não se responsabilize, fica responsável ao cessionário pela existência do crédito ao tempo em que lhe cedeu; a mesma responsabilidade lhe cabe nas cessões por título gratuito, se tiver procedido de má-fé.

Maria Tereza se reinventa durante a pandemia e cria uma empresa de entrega de produtos. Os produtos podem ser adquiridos em qualquer estabelecimento e ela se encarrega de realizar a retirada e entrega destes produtos. Para que consiga dar conta da demanda, que já na primeira semana é enorme em decorrência do lockdown decretado pelo prefeito da cidade em que mora, ela contrata três motociclistas: Adão, Bento e Caio. Após uma semana sem qualquer problema nas entregas, seu entregador Caio relata que ao realizar uma das entregas perdeu a cabeça, pois foi recebido por uma cliente linda em trajes de banho e acabou passando uma "cantada" na moça, que se sentiu ofendida. Sobre o caso exposto, assinale a alternativa correta:
R = A cliente poderá ingressar com pedido de danos morais contra a empresa e a empresa poderá ingressar com ação de regresso perante o funcionário Caio.

Acerca do enriquecimento sem causa, no âmbito do direito das obrigações, está correto afirmar que:
R = Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários.

Reginaldo e Cristiano, ourives, firmaram um contrato através do qual este se comprometeu a entregar àquele um anel de ouro cravejado de diamantes, estipulando uma data para esta entrega, bem como o valor respectivo. Confiando no pacto firmado, o credor organizou uma festa surpresa para sua esposa, ocasião em que lhe presentearia com a joia. A festa contaria com a presença de convidados ilustres da alta sociedade local. O credor ajustou que a entrega ocorreria em seu domicílio, 24 horas antes da festa, contudo, quando Cristiano se dirigia para realizar a entrega, por descuido, deixou a joia cair em um esgoto na rua. Qual a modalidade de obrigação contida nesta situação?
R = Obrigação de dar coisa certa.

É a transformação de uma dívida em outra, com extinção da antiga. Desta forma surge uma nova dívida do devedor em relação ao credor, com o desaparecimento da original. De acordo com a assertiva estamos tratando sobre qual instituto?
R = novação

Quando duas pessoas forem ao mesmo tempo credoras e devedoras uma da outra, as duas obrigações extinguem-se, até onde se igualarem. A este instituto do direito Civil damos o nome de:
R = Compensação

CARLA JOAQUINA é devedora das quantias de R$ 10.000,00 e R$ 8.000,00 para um estabelecimento bancário, relativas a débitos da mesma natureza, ambos líquidos e vencidos. O direito que a lei lhe assegura de indicar a qual deles oferece pagamento denomina-se:
R = imputação do pagamento

Acercada responsabilidade civil indique a hipótese de excludente do nexo de causalidade
R = culpa exclusiva da vítima

(Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRT - 1ª REGIÃO (RJ) Prova: FCC - 2015 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Juiz do Trabalho Substituto) Victor pediu a Jussara, sua empregada doméstica, que fosse ao mercado comprar mantimentos e passasse na lotérica para apostar na mega-sena com os seus números da sorte, pois estava acumulada em R$ 30.000.000,00. Após realizar as compras, Jussara voltou para casa e, no caminho, encontrou uma amiga e acabou esquecendo de fazer a aposta. No dia seguinte, ao chegar ao trabalho, soube que os números sorteados na mega-sena foram exatamente aqueles que ela deixou de apostar. Despedida por justa causa, Jussara sentiu-se injustiçada e ingressou com uma ação trabalhista. Em contraditório, Victor contestou e apresentou reconvenção, pleiteando indenização pela omissão de sua ex-empregada. O caso trata de
R = responsabilidade civil subjetiva pela perda de uma chance de Victor diante da omissão de Jussara.

Priscila era passageira em uma viagem de ônibus da empresa de transporte VIAGEM BEM LTDA., quando sofreu danos em decorrência de uma colisão. É correto afirmar que:
R = haverá responsabilidade civil da entidade empresária de transporte, independentemente de culpa;

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Direito Civil é o ramo do direito que regula os atos entre particulares, não sem respeitar princípios e valores de ordem pública. Nesse sentido, o Código Civil dispõe que aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete:
R= Ato ilícito

A função social dos contratos está prevista no art. 421 do Código Civil de 2002. A seu respeito, analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
R= Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos
I - No plano interno, a função social diz respeito ao equilíbrio contratual e, no plano externo, ao afastamento da visão puramente individualista do contrato.
II - A função social do contrato tem certa ligação com semelhante princípio aplicável à propriedade, constante do título VII da Constituição Federal.
III - Ordinariamente, a função social é invocada para recusar efeitos aos contratos bilaterais.
IV - A função social aplica-se tanto aos negócios bilaterais quanto aos unilaterais.
V - Aplica-se o princípio da função social tanto nas negociais previas quanto na conclusão, na execução e mesmo após a execução do contrato.

Em um contrato de doação, Rodrigo se abrigou a entregar a Henrique um carro e uma moto. Caso Rodrigo venha a entregar somente o carro, quais direitos facultam a Henrique?
R = Rodrigo permanece sendo devedor, pois são obrigações cumulativas, podendo Henrique acionar o inadimplemento da obrigação

Considerando que João e Fábio são credores de um carro devido por José. Com base nas normas da relação jurídica obrigacional entre eles, se pode afirmar que:
R = João ou Fábio poderá exigir a totalidade da obrigação, exceto se convertida em perdas e danos

Considere a hipótese de, numa obrigação de dar coisa certa a três distintos credores, de um objeto ser indivisível. Nesse caso, quanto à forma correta de pagamento, a lei civil estabelece o seguinte:
R = Cada um dos credores poderá exigir a dívida inteira

Muitos são os conceitos de obrigação, a saber: O ato de obrigar; o fato de estar obrigado a; dever, preceito; o que se deve retribuir; favor, serviço: devo-lhe muitas obrigações. Contudo, mesmo não existindo uma definição positivada no Código Civil de 2002, no direito das obrigações encontra-se o emprego doutrinário do vocábulo obrigação no seu preciso sentido técnico-jurídico. Aponte a alternativa correta dentre as possibilidades abaixo sobre o conceito de obrigação.
R = Vínculo jurídico de conteúdo patrimonial, que se estabelece de pessoa a pessoa, colocando-as, como credora e devedora.

O conteúdo da prestação será sempre o objeto do pagamento, por conseguinte se considerará quitada a obrigação quando cumprida obrigação de fazer, ou entregue coisa na obrigação de dar. Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta:
R = O credor não pode ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim não se ajustou contratualmente

Sabe-se que quando o fornecedor de produtos não entrega, entrega incompleto ou diferente da mercadoria solicitada pelo consumidor, a luz do art. 35 do CDC, este poderá optar por 3 formas de resolução do problema: Exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade, ou seja, o consumidor pode exigir do fornecedor que este entregue o produto solicitado, que fora o escolhido; Aceitar outro produto equivalente; Rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia (eventualmente antecipada, monetariamente atualizada) e a perdas e danos. É importante saber que, conforme o artigo acima destacado, o consumidor poderá escolher uma das opções apresentadas. Ou até mesmo, resignar-se a aceitar o produto. Agora, no que se refere as normas do direito das obrigações, examine a situação a seguir apresentada, naquilo que toca o pagamento como forma de extinção das obrigações: O colecionador de artes Tício, na qualidade de credor em compra de uma obra de arte, aceita receber de Caio, vendedor, um quadro de igual valor econômico, no entanto, objeto diverso daquele estabelecido no instrumento obrigacional, relação de compra e venda, deste modo, extinguindo a obrigação pactuada. Pode-se afirmar que nesse caso, ocorreu:
R = Uma dação em pagamento

Um digital influencer, com mais de dois milhões de seguidores no instagram (@rafaelcunhaof) e com 322.301 inscritos no Youtube (o Vigarista), Rafael André de Araújo Cunha foi condenado a pagar uma indenização no valor de R$ 15 mil por postagem homofóbica. A decisão, unânime, é da Segunda Turma Recursal Permanente da Capital, ao dar provimento ao Recurso Inominado nº 0808339-33.2017.8.15.2003, oriundo do 1º Juizado Especial Misto de Mangabeira. A relatoria foi do juiz José Ferreira Ramos Júnior. Consta, nos autos, que Rafael publicou, em sua rede social Instagram, imagens do recorrente com os seguintes dizeres: Fanta Ligth, Fanta e Faço Melhor. Ao analisar o caso, o relator disse que, ao escrever as referidas palavras, o acusado estava fazendo menção à expressão popularmente conhecida essa coca é fanta, cujo significado faz referência ao fato de um homem, ser, na verdade, homossexual. Assim, extrai-se que o recorrido estava com a real intenção de desmerecer a imagem do recorrente, utilizando-se expressão de conotação homofóbica, causando elevada humilhação ao autor, destacou o magistrado, acrescentando que o comentário ofensivo caracteriza dano moral. Ele deu provimento ao recurso a fim de majorar o valor da indenização para um patamar de R$ 15 mil. Considerando o caso acima do Tribunal de Justiça da Paraíba, à luz da Responsabilidade civil, analise as afirmativas.
R = Apenas as alternativas I e IV estão corretas
I. A indenização deve prestar a coibir reincidência da conduta ilícita do causador o dano, porém sem proporcionar o enriquecimento sem causa da vítima.
II. O demandado possuía, na época do fato, mais de seis mil seguidores, sendo essa informação insignificante, considerando a humilhação e o constrangimento sofridos pela parte, não sendo suficiente para se condenar o demandado em danos morais.
III. Mesmo diante de tais considerações, o digital influencer, não precisa ter cuidado com suas publicações realizadas sem suas redes sociais, já que seu compromisso é entreter os seus seguidores.
IV. Digital influencer é um perfil famoso em redes sociais, que estabeleceu credibilidade em um nicho de mercado específico e, por ter acesso a um grande público nessas plataformas, possui a capacidade de influenciar outros usuários, ditar tendências, comportamentos e opiniões.

Liz foi levada pelo seu marido Álvaro para um hospital público tendo em vista que estava em trabalho de parto. No entanto, foi tratada com descaso e por um erro médico, seu bebê acabou morrendo, e Liz ficou com enorme cicatriz na barriga, o que gerou traumas tanto pela lembrança desse momento traumático e com vergonha do seu corpo na frente do seu marido. Diante dos fatos narrados, assinale a alternativa correta.
R = Tanto Liz quanto Álvaro podem pedir indenização por danos morais e materiais cumulativamente, mas apenas Liz pode pedir indenização por dano estético.

A Teoria Geral das Obrigações é o primeiro tema a ser tratado pela parte especial do Código Civil, entre os seus artigos 233 a 420. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
R = Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
I. O vínculo imaterial ou espiritual da obrigação consiste no vínculo jurídico existente entre as partes na relação obrigacional, ou seja, o elo que sujeita o devedor à determinada prestação, seja ela positiva ou negativa, em favor do credor.
II. Se um dos credores remitir a dívida, a obrigação não ficará extinta para com os outros; mas estes só a poderão exigir, descontada a quota do credor remitente. O mesmo critério se observará no caso de transação, novação, compensação ou confusão.
III. Nos contratos onerosos, responde por simples culpa o contratante, a quem o contrato aproveite, e por dolo aquele a quem não favoreça. Nos contratos benéficos, responde cada uma das partes por culpa, salvo as exceções previstas em lei.
IV - Na cessão por título oneroso, o cedente, ainda que não se responsabilize, fica responsável ao cessionário pela existência do crédito ao tempo em que lhe cedeu; a mesma responsabilidade lhe cabe nas cessões por título gratuito, se tiver procedido de má-fé.

Maria Tereza se reinventa durante a pandemia e cria uma empresa de entrega de produtos. Os produtos podem ser adquiridos em qualquer estabelecimento e ela se encarrega de realizar a retirada e entrega destes produtos. Para que consiga dar conta da demanda, que já na primeira semana é enorme em decorrência do lockdown decretado pelo prefeito da cidade em que mora, ela contrata três motociclistas: Adão, Bento e Caio. Após uma semana sem qualquer problema nas entregas, seu entregador Caio relata que ao realizar uma das entregas perdeu a cabeça, pois foi recebido por uma cliente linda em trajes de banho e acabou passando uma "cantada" na moça, que se sentiu ofendida. Sobre o caso exposto, assinale a alternativa correta:
R = A cliente poderá ingressar com pedido de danos morais contra a empresa e a empresa poderá ingressar com ação de regresso perante o funcionário Caio.

Acerca do enriquecimento sem causa, no âmbito do direito das obrigações, está correto afirmar que:
R = Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários.

Reginaldo e Cristiano, ourives, firmaram um contrato através do qual este se comprometeu a entregar àquele um anel de ouro cravejado de diamantes, estipulando uma data para esta entrega, bem como o valor respectivo. Confiando no pacto firmado, o credor organizou uma festa surpresa para sua esposa, ocasião em que lhe presentearia com a joia. A festa contaria com a presença de convidados ilustres da alta sociedade local. O credor ajustou que a entrega ocorreria em seu domicílio, 24 horas antes da festa, contudo, quando Cristiano se dirigia para realizar a entrega, por descuido, deixou a joia cair em um esgoto na rua. Qual a modalidade de obrigação contida nesta situação?
R = Obrigação de dar coisa certa.

É a transformação de uma dívida em outra, com extinção da antiga. Desta forma surge uma nova dívida do devedor em relação ao credor, com o desaparecimento da original. De acordo com a assertiva estamos tratando sobre qual instituto?
R = novação

Quando duas pessoas forem ao mesmo tempo credoras e devedoras uma da outra, as duas obrigações extinguem-se, até onde se igualarem. A este instituto do direito Civil damos o nome de:
R = Compensação

CARLA JOAQUINA é devedora das quantias de R$ 10.000,00 e R$ 8.000,00 para um estabelecimento bancário, relativas a débitos da mesma natureza, ambos líquidos e vencidos. O direito que a lei lhe assegura de indicar a qual deles oferece pagamento denomina-se:
R = imputação do pagamento

Acercada responsabilidade civil indique a hipótese de excludente do nexo de causalidade
R = culpa exclusiva da vítima

(Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRT - 1ª REGIÃO (RJ) Prova: FCC - 2015 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Juiz do Trabalho Substituto) Victor pediu a Jussara, sua empregada doméstica, que fosse ao mercado comprar mantimentos e passasse na lotérica para apostar na mega-sena com os seus números da sorte, pois estava acumulada em R$ 30.000.000,00. Após realizar as compras, Jussara voltou para casa e, no caminho, encontrou uma amiga e acabou esquecendo de fazer a aposta. No dia seguinte, ao chegar ao trabalho, soube que os números sorteados na mega-sena foram exatamente aqueles que ela deixou de apostar. Despedida por justa causa, Jussara sentiu-se injustiçada e ingressou com uma ação trabalhista. Em contraditório, Victor contestou e apresentou reconvenção, pleiteando indenização pela omissão de sua ex-empregada. O caso trata de
R = responsabilidade civil subjetiva pela perda de uma chance de Victor diante da omissão de Jussara.

Priscila era passageira em uma viagem de ônibus da empresa de transporte VIAGEM BEM LTDA., quando sofreu danos em decorrência de uma colisão. É correto afirmar que:
R = haverá responsabilidade civil da entidade empresária de transporte, independentemente de culpa;

Prévia do material em texto

PROVAS E SIMULADOS 
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL 
Questionário - Clodomir S. Araújo 
 
1 - (Prova: IBADE - 2020 - Prefeitura de Linhares - ES - Analista de Controle Interno - Direito - 
ADAPTADA? 
O Direito Civil é o ramo do direito que regula os atos entre particulares, não sem respeitar princípios 
e valores de ordem pública. Nesse sentido, o Código Civil dispõe que aquele que, por ação ou omissão 
voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que 
exclusivamente moral, comete: 
R= Ato ilícito 
 
2 - Imaginemos a seguinte situação: Carlos pagou João, voluntariamente e mediante erro. Marque a 
alternativa que dispõe da ação correta para a recuperação do valor pago indevidamente: 
R= Ação de repetição de indébito 
 
3 - TRT 22 PI - 2013 - TRT - 22ª Região (PI) - Juiz do Trabalho - Prova 2 - ADAPTADA 
A função social dos contratos está prevista no art. 421 do Código Civil de 2002. A seu respeito, 
analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta. 
I - No plano interno, a função social diz respeito ao equilíbrio contratual e, no plano externo, ao 
afastamento da visão puramente individualista do contrato. 
II - A função social do contrato tem certa ligação com semelhante princípio aplicável à propriedade, 
constante do título VII da Constituição Federal. 
III - Ordinariamente, a função social é invocada para recusar efeitos aos contratos bilaterais. 
IV - A função social aplica-se tanto aos negócios bilaterais quanto aos unilaterais. 
V - Aplica-se o princípio da função social tanto nas negociais previas quanto na conclusão, na 
execução e mesmo após a execução do contrato. 
R= Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos 
 
4 - Acerca das principais características das obrigações, é possível afirmar que são dotadas de: 
R = transitoriedade, pessoalidade e patrimonialidade. 
 
5 - Em um contrato de doação, Rodrigo se abrigou a entregar a Henrique um carro e uma moto. Caso 
Rodrigo venha a entregar somente o carro, quais direitos facultam a Henrique? 
R = Rodrigo permanece sendo devedor, pois são obrigações cumulativas, podendo Henrique 
acionar o inadimplemento da obrigação 
 
6 - O direito das obrigações é regido por uma série de princípios que irão informar a regulação das 
relações negociais, a reparação dos danos civis e os atos unilaterais de vontade. Sobre os contratos, 
típicas relações negociais, verifica-se que: 
R = A boa-fé contratual representa um princípio de negociação aberta e justa, o qual se traduz 
formalmente em cláusulas contratuais claras e compreensíveis e materialmente em... 
 
7 - Considerando que João e Fábio são credores de um carro devido por José. Com base nas normas 
da relação jurídica obrigacional entre eles, se pode afirmar que: 
R = João ou Fábio poderá exigir a totalidade da obrigação, exceto se convertida em perdas e 
danos 
 
8 - Considere a hipótese de, numa obrigação de dar coisa certa a três distintos credores, de um objeto 
ser indivisível. Nesse caso, quanto à forma correta de pagamento, a lei civil estabelece o seguinte: 
R = Cada um dos credores poderá exigir a dívida inteira 
 
9 - Muitos são os conceitos de obrigação, a saber: O ato de obrigar; o fato de estar obrigado a; dever, 
preceito; o que se deve retribuir; favor, serviço: devo-lhe muitas obrigações. Contudo, mesmo não 
existindo uma definição positivada no Código Civil de 2002, no direito das obrigações encontra-se o 
emprega doutrinário do vocábulo obrigação no seu preciso sentido técnico-jurídico. Aponte a 
alternativa correta dentre as possibilidades abaixo sobre o conceito de obrigação. 
R = Vínculo jurídico de conteúdo patrimonial, que se estabelece de pessoa a pessoa, colocando-
as, como credora e devedora. 
 
10 - O conteúdo da prestação será sempre o objeto do pagamento, por conseguinte se considerará 
quitada a obrigação quando cumprida obrigação de fazer, ou entregue coisa na obrigação de dar. 
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta: 
R = O credor não pode ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim não 
se ajustou contratualmente 
 
11 - Sabe-se que quando o fornecedor de produtos não entrega, entrega incompleto ou diferente da 
mercadoria solicitada pelo consumidor, a luz do art. 35 do CDC, este poderá optar por 3 formas de 
resolução do problema: Exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, 
apresentação ou publicidade, ou seja, o consumidor pode exigir do fornecedor que este entregue o 
produto solicitado, que fora o escolhido; Aceitar outro produto equivalente; Rescindir o contrato, com 
direito à restituição de quantia (eventualmente antecipada, monetariamente atualizada) e a perdas e 
danos. 
É importante saber que, conforme o artigo acima destacado, o consumidor poderá escolher uma das 
opções apresentadas. Ou até mesmo, resignar-se a aceitar o produto. Agora, no que se refere as normas 
do direito das obrigações, examine a situação a seguir apresentada, naquilo que toca o pagamento 
como forma de extinção das obrigações: 
O colecionador de artes Tício, na qualidade de credor em compra de uma obra de arte, aceita receber 
de Caio, vendedor , um quadro de igual valor econômico, no entanto, objeto diverso daquele 
estabelecido no instrumento obrigacional, relação de compra e venda, deste modo, extinguindo a 
obrigação pactuada. Pode-se afirmar que nesse caso, ocorreu: 
R = Uma dação em pagamento 
 
12 - Um digital influencer, com mais de dois milhões de seguidores no instagram (@rafaelcunhaof ) 
e com 322.301 inscritos no Youtube (o Vigarista), Rafael André de Araújo Cunha foi condenado a 
pagar uma indenização no valor de R$ 15 mil por postagem homofóbica. A decisão, unânime, é da 
Segunda Turma Recursal Permanente da Capital, ao dar provimento ao Recurso Inominado nº 
0808339-33.2017.8.15.2003, oriundo do 1º Juizado Especial Misto de Mangabeira. A relatoria foi do 
juiz José Ferreira Ramos Júnior. Consta, nos autos, que Rafael publicou, em sua rede social 
Instagram, imagens do recorrente com os seguintes dizeres: Fanta Ligth, Fanta e Faço Melhor. Ao 
analisar ocaso, o relator disse que, ao escrever as referidas palavras, o acusado estava fazendo menção 
a expressão popularmente conhecida essa coca é fanta, cujo significado faz referência ao fato de um 
homem, ser, na verdade, homossexual. Assim, extrai-se que o recorrido estava com a real intenção 
de desmerecer a imagem do recorrente, utilizando-se expressão de conotação homofóbica, causando 
elevada humilhação ao autor, destacou o magistrado, acrescentando que o comentário ofensivo 
caracteriza dano moral. Ele deu provimento ao recurso a fim de majorar o valor da indenização para 
um patamar de R$ 15 mil. Fonte: https://www.tjpb.jus.br/noticia/digital-influencer-econdenado-a-
pagar-indenizacao-de-r-15-mil-por-postagem-homofobica Considerando o caso acima do Tribunal de 
Justiça da Paraíba, à luz da Responsabilidade civil, analise as afirmativas. 
I. A indenização deve prestar a coibir reincidência da conduta ilícita do causador o dano, 
porém sem proporcionar o enriquecimento sem causa da vítima. 
II. II. O demandado possuía, na época do fato, mais de seis mil seguidores, sendo essa 
informação insignificante, considerando a humilhação e o constrangimento sofridos pela 
parte, não sendo suficiente para se condenar o demandado em danos morais. 
III. III. Mesmo diante de tais considerações, o digital influencer, não precisa ter cuidado com 
suas publicações realizada sem suas redes sociais, já que seu compromisso é entreter os 
seus seguidores. 
IV. IV. Digital influencer é um perfil famoso em redes sociais, que estabeleceu credibilidade 
em um nicho de mercado específico e, por ter acesso a um grande público nessas 
plataformas, possui a capacidade de influenciar outros usuários, ditar tendências, 
comportamentos e opiniões. 
 
Assinale a alternativa correta. 
R = Apenasas alternativas I e IV estão corretas 
 
13 - Liz foi levada pelo seu marido Álvaro para um hospital público tendo em vista que estava em 
trabalho de parto. No entanto, foi tratada com descaso e por um erro médico, seu bebê acabou 
morrendo, e Liz ficou com enorme cicatriz na barriga, o que gerou traumas tanto pela lembrança 
desse momento traumático e com vergonha do seu corpo na frente do seu marido. Diante dos fatos 
narrados, assinale a alternativa correta. 
R = Tanto Liz quanto Álvaro podem pedir indenização por danos morais e materiais 
cumulativamente, mas apenas Liz pode pedir indenização por dano estético. 
 
14 - A Teoria Geral das Obrigações é o primeiro tema a ser tratado pela parte especial do Código 
Civil, entre os seus artigos 233 a 420. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo: 
I. O vínculo imaterial ou espiritual da obrigação consiste no vínculo jurídico existente entre as partes 
na relação obrigacional, ou seja, o elo que sujeita o devedor à determinada prestação, seja ela positiva 
ou negativa, em favor do credor. 
II. Se um dos credores remitir a dívida, a obrigação não ficará extinta para com os outros; mas estes 
só a poderão exigir, descontada a quota do credor remitente. O mesmo critério se observará no caso 
de transação, novação, compensação ou confusão. 
III. Nos contratos onerosos, responde por simples culpa o contratante, a quem o contrato aproveite, e 
por dolo aquele a quem não favoreça. Nos contratos benéficos, responde cada uma das partes por 
culpa, salvo as exceções previstas em lei. 
IV - Na cessão por título oneroso, o cedente, ainda que não se responsabilize, fica responsável ao 
cessionário pela existência do crédito ao tempo em que lhe cedeu; a mesma responsabilidade lhe cabe 
nas cessões por título gratuito, se tiver procedido de má-fé. 
 
Assinale a alternativa correta. 
R = Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
 
15 - São características da atividade dos influenciadores digitais, exceto: 
R = A desnecessidade de indicação de parcerias patrocinadas. 
 
16 - Maria Tereza se reinventa durante a pandemia e cria uma empresa de entrega de produtos. Os 
produtos podem ser adquiridos em qualquer estabelecimento e ela se encarrega de realizar a retirada 
e entrega destes produtos. Para que consiga dar conta da demanda, que já na primeira semana é 
enorme em decorrência do lockdown decretado pelo prefeito da cidade em que mora, ela contrata três 
motociclistas: Adão, Bento e Caio. Após uma semana sem qualquer problema nas entregas, seu 
entregador Caio relata que ao realizar uma das entregas perdeu a cabeça, pois foi recebido por uma 
cliente linda em trajes de banho e acabou passando uma "cantada" na moça, que se sentiu ofendida. 
Sobre o caso exposto, assinale a alternativa correta: 
R = A cliente poderá ingressar com pedido de danos morais contra a empresa e a empresa 
poderá ingressar com ação de regresso perante o funcionário Caio. 
 
17 - Acerca do enriquecimento sem causa, no âmbito do direito das obrigações, está correto afirmar 
que: 
R = Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o 
indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários. 
 
18 - Sobre a classificação das obrigações assinale a alternativa incorreta 
R = Obrigação natural é a que permite que seu cumprimento seja exigido pelo próprio credor, 
mediante ação judicial. 
 
19 - Sobre a obrigação de dar coisa certa marque a alternativa correta 
R = A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela embora não mencionados, salvo 
se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso. 
 
20 - Reginaldo e Cristiano, ourives, firmaram um contrato através do qual este se comprometeu a 
entregar àquele um anel de ouro cravejado de diamantes, estipulando uma data para esta entrega, bem 
como o valor respectivo. Confiando no pacto firmado, o credor organizou uma festa surpresa para 
sua esposa, ocasião em que lhe presentearia com a joia. A festa contaria com a presença de convidados 
ilustres da alta sociedade local. O credor ajustou que a entrega ocorreria em seu domicílio, 24 horas 
antes da festa, contudo, quando Cristiano se dirigia para realizar a entrega, por descuido, deixou a 
joia cair em um esgoto na rua. Qual a modalidade de obrigação contida nesta situação? 
R = Obrigação de dar coisa certa. 
 
21 - "É a transformação de uma dívida em outra, com extinção da antiga. Desta forma surge uma 
nova dívida do devedor em relação ao credor, com o desaparecimento da original. "De acordo com a 
assertiva estamos tratando sobre qual instituto? 
R = novação 
 
22 - Quando duas pessoas forem ao mesmo tempo credoras e devedoras uma da outra, as duas 
obrigações extinguem-se, até onde se igualarem. A este instituto do direito Civil damos o nome de: 
R = Compensação 
 
23 - CARLA JOAQUINA é devedora das quantias de R$ 10.000,00 e R$ 8.000,00para um 
estabelecimento bancário, relativas a débitos da mesma natureza, ambos líquidos e vencidos. O direito 
que a lei lhe assegura de indicar a qual deles oferece pagamento denomina-se: 
R = imputação do pagamento 
 
24 - Acercada responsabilidade civil indique a hipótese de excludente do nexo de causalidade 
R = culpa exclusiva da vítima 
 
25 - (Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRT - 1ª REGIÃO (RJ) Prova: FCC - 2015 - TRT - 1ª REGIÃO 
(RJ) - Juiz do Trabalho Substituto)Victor pediu a Jussara, sua empregada doméstica, que fosse ao 
mercado comprar mantimentos e passasse na lotérica para apostar na mega-sena com os seus números 
da sorte, pois estava acumulada em R$ 30.000.000,00. Após realizar as compras, Jussara voltou para 
casa e, no caminho, encontrou uma amiga e acabou esquecendo de fazer a aposta. No dia seguinte, 
ao chegar ao trabalho, soube que os números sorteados na mega-sena foram exatamente aqueles que 
ela deixou de apostar. Despedida por justa causa, Jussara sentiu-se injustiçada e ingressou com uma 
ação trabalhista. Em contraditório, Victor contestou e apresentou reconvenção, pleiteando 
indenização pela omissão de sua ex-empregada. O caso trata de 
R = responsabilidade civil subjetiva pela perda de uma chance de Victor diante da omissão de 
Jussara. 
 
26 - Priscila era passageira em uma viagem de ônibus da empresa de transporte VIAGEM BEM 
LTDA., quando sofreu danos em decorrência de uma colisão. É correto afirmar que: 
R = haverá responsabilidade civil da entidade empresária de transporte, independentemente 
de culpa;

Mais conteúdos dessa disciplina